O que fazer em Paris

Paris é a cidade da luz, da arte, do amor, da Torre Eiffel, dos crepes e dos croissants. Se a visitar, deixe-se levar e perca-se nas suas ruas, mas não se esqueça das coisas essenciais que a cidade lhe reserva.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 16 minutos

O que fazer em Paris

Ponte Alexandre III em Paris | ©Leonard Cotte

Depois de várias viagens à capital francesa, não é raro sentir que não viu todos os pontos turísticos obrigatórios; o bom de Paris é que a cidade está sempre à sua espera. Aqui estão 20 coisas que irá sempre recordar sobre Paris.

1. Visite a Torre Eiffel, o Trocadero e o Champs de Mars

Vista da Torre Eiffel a partir do Trocadero| ©Dimitry Anikin
Vista da Torre Eiffel a partir do Trocadero| ©Dimitry Anikin

Sem dúvida, o emblema de Paris é a torre que muitos parisienses rejeitaram em tempos como uma aberração estética para a cidade. Atualmente, ninguém pode imaginar uma primeira visita a Paris sem subir à Torre Eiffel. Se tiver sorte, primeiro avistá-la-á do avião, depois procurará as luzes da Torre Eiffel à noite na linha do horizonte enquanto passeia por Paris à noite e, por fim, não deixará de tirar a fotografia obrigatória da Place du Trocadéro.

Chegar à Torre Eiffel é fácil, mas o que é preciso saber se quiser subir? Em primeiro lugar, como acontece com a maioria das atracções turísticas em Paris, os bilhetes para a Torre Eiffel: é melhor reservá-los com antecedência para evitar a fila na bilheteira. Ao comprar os bilhetes, a primeira coisa que tem de decidir é se quer subir apenas até ao primeiro andar ou até ao topo e se quer subir de elevador ou de escadas. O preço dos bilhetes para a Torre Eiffel varia consoante a sua decisão.

Em ambos os casos, terá a opção de fazer uma visita guiada à Torre Eiffel ou comprar um bilhete combinado com um pacote da Torre Eiffel e do Cruzeiro no Sena para poupar dinheiro.

Vai adorar as vistas da Torre Eiffel, tanto de dia como com a cidade iluminada (para fazer as duas coisas sem ter de subir duas vezes, a melhor altura para subir é ao pôr do sol), mas não se esqueça de visitar a área circundante e até de comer num dos restaurantes perto da Torre Eiffel depois da sua visita. De um lado da Torre Eiffel está o Champs de Mars, onde se pode deitar no verão para fazer um piquenique, e do lado oposto estão os Jardins do Trocadero.

Aqui estão algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo a sua visita à Torre Eiffel para tornar a experiência ainda melhor.

Comprar bilhetes para a Torre Eiffel

2. Cultive-se no Museu do Louvre e relaxe no jardim das Tuileries

Museu do Louvre|Marla Prusik
Museu do Louvre|Marla Prusik

Passear ao longo das margens do Sena, chegar aos jardins das Tuileries que precedem o Museu do Louvre, sentar-se para ler um livro nas cadeiras que rodeiam as suas enormes fontes... Para mim, é uma das melhores experiências parisienses. Quero com isto dizer que, se a coleção de arte do Louvre é uma das mais extensas e famosas do mundo, o passeio até ao Louvre e os arredores do museu, incluindo a pirâmide de vidro através da qual se entra, são inigualáveis.

Depois de ter apreciado a área (e não se esqueça de a ver à noite), pode planear a sua visita ao museu. Entre as melhores obras do Louvre estão a Mona Lisa de Da Vinci, a Vénus de Milo, a Vitória de Samotrácia, a Liberdade Guiando o Povo de Delacroix e o Código de Hamurabi. O tempo necessário para visitar o Louvre varia em função do que pretende ver em profundidade, mas não recomendo menos de três horas.

Seleccione um dia e uma faixa horária para a sua visita (quanto ao horário de funcionamento do Louvre, saiba que está fechado às terças-feiras e abre mais tarde às quartas e sextas-feiras) e, sobretudo, compre os seus bilhetes para o Louvre com antecedência, porque a fila para chegar à bilheteira pode durar horas.

Não exclua uma visita guiada ao Louvre para tirar o máximo partido da coleção (se for ao Louvre com crianças, também encontrará visitas especiais para elas) e evite os feriados, quando as multidões são ainda maiores do que o habitual. Nesses dias, pode haver descontos nos preços dos bilhetes do Louvre, mas, na minha opinião, não valerá a pena, porque o museu estará demasiado cheio para o apreciar em paz e sossego.

Finalmente, não se esqueça de visitar a loja do museu do Louvre, onde pode encontrar grandes pechinchas, bem como o centro comercial subterrâneo. Aqui estão algumas recomendações de lugares para comer perto do Louvre.

Comprar bilhetes para o Museu do Louvre

3. Passear por Montmartre e visitar o Sacre Coeur

Sacre Coeur| ©Mattia Bericchia
Sacre Coeur| ©Mattia Bericchia

Provavelmente já leu histórias sobre a Paris boémia e os pintores e artistas que se juntaram à cidade no início do século XX. Todas estas histórias tiveram lugar no bairro de Montmartre, que hoje, surpreendentemente, não perdeu aquele encanto especial que faz dele o bairro mais visitado de Paris.

Encontrará este bairro no norte de Paris, longe do centro, mas bem servido pelo metro de Paris (paragens Blanche, Pigalle ou Anvers da linha 2). Os principais pontos de interesse são o Sacre Coeur, o Moulin Rouge e a Place des Painters, mas a verdadeira essência é passear pelas suas ruas e cafés e conhecer a sua história. Recomendo sempre uma visita guiada à zona.

Reservar uma visita guiada a Montmartre e ao Sacre Coeur

4. Ver um espetáculo no Moulin Rouge

Moulin Rouge| ©Lola Delabays
Moulin Rouge| ©Lola Delabays

Para chegar ao Moulin Rouge, é preciso entrar no bairro boémio de Paris. Na baixa de Montmartre, rodeado de lojas eróticas e luzes de néon, encontra-se o cabaré mais famoso de Paris, mais conhecido pelos seus cartazes de Toulouse Lautrec e pela dança do cancan.

Hoje em dia, algumas pessoas pensam que o Moulin Rouge é um museu, mas não é: continua a ser um clube noturno onde se pode ir e comprar bilhetes para o Moulin Rouge. O preço do espetáculo do Moulin Rouge não é barato, mas a experiência vale a pena. Quer vá ao jantar ou decida comer qualquer coisa perto do Moulin Rouge, não se esqueça de o visitar à noite para o ver iluminado e ter uma ideia real do carácter da área.

Comprar bilhetes para o Moulin Rouge

5. Passear pela Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame| ©Mehmet Turgut Kirkgoz
Catedral de Notre Dame| ©Mehmet Turgut Kirkgoz

É inevitável referir-se a um dos monumentos mais emblemáticos de Paris sem estremecer um pouco e mencionar as chamas que devoraram a estrutura em 15 de abril de 2019.

Embora não seja possível subir para ver as gárgulas que guardam Paris das suas torres, a Catedral de Notre Dame está a ser restaurada e pode passar pela Île de la Cité para visitar o exterior e dar um passeio pela área circundante. Se é um amante de livros, não se esqueça de visitar a livraria mais maravilhosa do mundo, situada a poucos metros da catedral: Shakespeare and Co.

6. Descobrir a desconhecida Sainte Chapelle

Janelas da Sainte Chapelle ©Ema Suriano
Janelas da Sainte Chapelle ©Ema Suriano

Sempre me impressionou o facto de a Sainte Chapelle passar tão despercebida aos turistas que visitam Paris. Esta igreja está situada a poucos metros da Notre Dame e destaca-se pelos seus impressionantes vitrais. Vale a pena entrar para ver o espetáculo de luz e vidro que, precisamente por ser pouco conhecido, pode ser apreciado com mais tranquilidade do que em igrejas mais concorridas como a Sacre Coeur ou Notre Dame.

Reservar bilhetes para a Sainte Chapelle em Paris

7. Fazer uma visita guiada ao edifício da Ópera de Paris

Escadaria da Ópera Garnier| ©Valerian Guillot
Escadaria da Ópera Garnier| ©Valerian Guillot

Outro edifício icónico é a Opéra Garnier. Os espectáculos realizados neste magnífico edifício (deve vê-lo tanto de dia como de noite, iluminado) reuniam a elite da sociedade e da política francesas, e estas histórias ser-lhe-ão contadas quando visitar os seus sumptuosos corredores e a sala de espectáculos. Durante o dia, pode visitar o edifício comprando bilhetes para uma visita guiada na Opéra Garnier: e se estiver em Paris à noite, saiba que ainda se realizam aqui concertos e espectáculos.

8. Atravessar o Arco do Triunfo e os Campos Elísios

Arco do Triunfo|Misko
Arco do Triunfo|Misko

A norte do Sena e no meio da Place Charles de Gaulle, encontra-se o famoso Arco do Triunfo de Paris, que pode ser visitado a partir de baixo ou subir para ver a cidade de cima. Se fizer esta última opção, verá que os arranha-céus do Defénse de Paris (o bairro comercial), o próprio Arco e a pirâmide do Louvre formam uma linha reta perfeita.

Também pode dar um passeio pela Avenue des Champs Elysées (se visitar Paris na época do Natal, as decorações das árvores são uma maravilha), percorrendo as muitas montras que a ladeiam.

9. Passear pelos Jardins do Luxemburgo

Jardins do Luxemburgo| ©Juanedc
Jardins do Luxemburgo| ©Juanedc

Paris é uma cidade de grandes espaços verdes e um dos mais bem conservados e mais visitados é o Jardim do Luxemburgo, a sul do rio Sena. O seu design, fontes e flores merecem uma visita, mas não vá apenas para fazer o controlo turístico: sente-se a ler, compre um gelado e veja a vida quotidiana de Paris passar neste parque. A azáfama de Paris pára nestes jardins impecáveis, no interior dos quais se encontra também o palácio que lhes dá o nome.

10. Apaixone-se pelo Museu d'Orsay

Museu D'Orsay| ©Johan Mouchet
Museu D'Orsay| ©Johan Mouchet

Depois do Louvre, este é o museu mais visitado de Paris e, para muitas pessoas, o seu preferido. O Musée d'Orsay tem obras de Monet, Rodin, Cézanne e Gauguin na sua coleção, está distribuído por vários andares e está perfeitamente organizado para uma visita.

No centro do Musée d'Orsay encontra-se uma galeria principal com estátuas e esculturas e banhada por uma luz espetacular; as diferentes salas estão continuamente distribuídas pelos lados da galeria. A menor afluência de pessoas em comparação com o Louvre permite-lhe desfrutar desta visita à vontade (recomendo que reserve algumas horas). Leia mais sobre este e outros museus no nosso guia dos melhores museus de Paris.

Reservar bilhetes para os museus de Paris

11. Divertir-se no Museu Pompidou

Centro Pompidou| ©Luis Tamayo
Centro Pompidou| ©Luis Tamayo

Numa cidade tão cosmopolita como Paris, a arte contemporânea tem muito a dizer e uma visita ao Museu George Pompidou é a prova disso. No Pompidou, verá uma das maiores colecções de arte contemporânea da Europa, com obras de Duchamp, Kandinsky, Picasso e Matisse, bem como obras originais de outros artistas que o farão passar um bom bocado durante a sua visita.

O Pompidou é um museu para passar um bom bocado, divertir-se e apreciar a arte enquanto aprende, é por isso que eu digo sempre que o Pompidou é um museu ideal para visitar se estiver a viajar para Paris com crianças. Leia mais neste artigo sobre os melhores museus de Paris.

Reservar bilhetes para museus em Paris

12. Visitar o túmulo de Napoleão em Les Invalides

Os Invalides| ©Brieuc DANIEL
Os Invalides| ©Brieuc DANIEL

Perto do Champs de Mars fica o complexo arquitetónico dos Invalides. Chama certamente a atenção com a sua grande cúpula dourada, mas o que é que está realmente dentro do edifício? A resposta é um museu militar e uma igreja que contém os restos mortais de Napoleão. Se estiver interessado nas eras da Revolução Francesa e da Segunda Guerra Mundial, encontrará uma enorme coleção de armas e artefactos relacionados com esses períodos.

Reservar bilhetes para Invalides em Paris

13. Passeio pelo Bairro Latino e pelo Panteão

O Panteão
O Panteão

De estilo neoclássico e inspirado no Panteão romano, é um dos principais edifícios do Quartier Latin. As suas galerias subterrâneas ou a sua abóbada elevada são as principais atracções da visita guiada que se pode fazer no seu interior, mas vê-lo de fora e, aliás, passear pelas ruas desta zona vale bem a pena.

Reservar bilhetes para o Panteão em Paris

14. Subir ao miradouro da Torre Montparnasse

Vista do miradouro da Torre Montparnasse| ©Henrique Ferreira
Vista do miradouro da Torre Montparnasse| ©Henrique Ferreira

A sul de Paris, encontra-se um dos melhores miradouros de Paris para ter uma vista fantástica da cidade. A Torre Montparnasse não está nesta lista por ser particularmente bonita, longe disso (na verdade, ela quebra o horizonte parisiense), mas as vistas de lá valem a pena tanto pela altura (não é tão alta quanto a Torre Eiffel, então você pode ver a cidade com mais detalhes) quanto porque você não vê a torre em si.

Reservar bilhetes para a Torre Montparnasse

15. Fazer uma visita guiada a Paris

Conhecer Paris| ©deepskyobject
Conhecer Paris| ©deepskyobject

Quando se tem pouco tempo numa cidade ou se está apenas de passagem, as minhas recomendações são sempre duas: contratar um transfer do aeroporto para poupar tempo na ida e na volta e, se só puder escolher uma atividade turística, escolher uma visita guiada a pé ao centro da cidade. Em Paris, devido à dimensão da cidade, há muito por onde escolher e as visitas são normalmente organizadas de forma a cobrir os melhores bairros de Paris.

Este artigo sobre as diferentes visitas guiadas que pode fazer em Paris resume as mais interessantes. Por exemplo, a visita nocturna de Paris pode ser uma excelente oportunidade para ver a cidade iluminada, mas não exclua nenhuma zona da cidade - cada bairro tem o seu próprio encanto!

Reservar uma visita guiada a Paris

16. Relaxar num cruzeiro no rio Sena

Cruzeiro no Rio Sena| ©Joe deSousa
Cruzeiro no Rio Sena| ©Joe deSousa

Fazer um passeio de barco no Sena é uma das actividades mais populares na capital francesa. A disposição dos monumentos da cidade permite ver muitos deles a partir do rio e este tipo de cruzeiro é uma oportunidade perfeita para o fazer de uma forma original e descontraída.

Devido à sua grande procura, existem diferentes opções, tais como um cruzeiro com jantar no Sena ou um cruzeiro noturno no Sena, adequado para todos os orçamentos. Contamos-lhe tudo sobre eles no guia prático dos melhores cruzeiros no Sena que pode fazer:.

Reservar um cruzeiro no Sena

17. Regressar à infância na Disneyland Paris

Disneyland Paris| ©Mathis Jrdl
Disneyland Paris| ©Mathis Jrdl

É difícil ser objetivo nesta recomendação: todos nós temos uma criança dentro de nós e muitos de nós adoram parques de diversões, especialmente parques temáticos e especialmente a Disneyland. Tanto as crianças como os adultos têm uma longa lista de coisas para ver e fazer na Disneyland Paris.

Se for com crianças, é uma visita quase obrigatória. Se não vai com crianças, mas vai passar vários dias em Paris, recomendo que aproveite para fazer uma escapadela. É facilmente acessível a partir do centro de Paris e a experiência vale bem a pena para os amantes do cinema e das atracções. Se está a pensar em fazer esta visita, recomendo que leia o artigo sobre como comprar bilhetes para a Disneyland: e verifique os horários de funcionamento dos parques Disney e como chegar à Disneyland a partir de Paris. Um bom planeamento é fundamental para poupar tempo (vai perder bastante tempo nas filas para muitas das atracções dos parques Disney) e dinheiro (tenha em conta que comer dentro do parque Disney já é uma despesa extra) nesta experiência.

Quanto ao tempo, dependendo dos dias que passar no parque, as dicas para visitar a Disneyland Paris serão diferentes. Deixo-vos com esta lista que, independentemente da opção que escolherem, vos vai ajudar:

Finalmente, se quiser a minha opinião sobre qual é a melhor altura para visitar a Disneyland Paris, tenho-a clara: visitar o parque da Disney no Natal ou experimentar a magia da Disneyland no Halloween são as melhores opções.

Comprar bilhetes para a Disneyland Paris

18. Viajar no tempo a partir do Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes| ©Anthony Choren
Palácio de Versalhes| ©Anthony Choren

Todos nós conhecemos a história da ascensão do absolutismo e a sua queda com a Revolução Francesa, mas visitar o Palácio e os jardins de Versalhes é revivê-la em cada um dos seus quartos. História à parte, uma visita a Versalhes é obrigatória tanto pela sumptuosidade do palácio como pelos seus deslumbrantes jardins.

Qualquer deslocação ao Palácio de Versalhes a partir de Paris: é necessário quase um dia inteiro e é possível chegar a Versalhes a partir do centro de Paris de comboio ou alugar um transporte independente e uma visita guiada.

Ao planear a sua visita, verifique os horários de abertura do Palácio de Versalhes, mas tenha em atenção que as filas de espera para os bilhetes para o Palácio de Versalhes são, no mínimo, de duas horas; ao reservar os seus bilhetes com antecedência, irá poupar-lhe um tempo precioso que poderá gastar em tudo o que há para ver no interior do Palácio de Versalhes.

Se decidiu fazer esta que é uma das melhores excursões a partir de Paris, vai achar úteis estas dicas para visitar Vers alhes (bem como estas dicas para visitar Versalhes com crianças) e este post sobre onde comer em Versalhes.

Reservar uma excursão a Versalhes a partir de Paris

19. Passeio de autocarro por Paris

Visitar Paris de autocarro turístico| ©zoetnet
Visitar Paris de autocarro turístico| ©zoetnet

Pode ser uma surpresa para alguns que um dos pontos desta lista seja a recomendação de utilizar um autocarro turístico. Há duas razões e ambas têm a ver com o tipo de cidade que é Paris. Em primeiro lugar, quando a cidade é tão grande como é, é muito difícil deslocar-se a pé, pelo menos num único dia.

Por isso, utilizar o autocarro turístico é a forma perfeita de percorrer uma grande área da cidade num curto espaço de tempo, o que penso ser ideal para quem tem pouco tempo ou quer apenas fazer uma visita geral à cidade. Além disso, se comprar o Paris Pass, o autocarro turístico é uma das atracções incluídas.

Em segundo lugar, o conforto é um fator; Paris é uma cidade bonita e, por vezes, só queremos olhar em volta sem a necessidade de fazer longas caminhadas no final de um dia cansativo. As condições panorâmicas deste tipo de autocarro são perfeitas para isso. Eis mais informações sobre o autocarro turístico de Paris.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Paris

20. Visitar as Catacumbas de Paris

Catacumbas de Paris| ©MykReeve
Catacumbas de Paris| ©MykReeve

Se já se apaixonou por Paris à superfície, falta-lhe o toque final da sua viagem: a Paris subterrânea. As Catacumbas de Paris são uma viagem fascinante pelo passado da cidade e uma visita muito interessante se quiser saber mais sobre a sua história. Não se esqueça de se agasalhar, porque lá dentro faz bastante frio devido à humidade.

Reservar bilhetes para as catacumbas de Paris

Dicas para tornar a sua viagem a Paris tão espetacular como a própria cidade

Campos Elísios| ©PCA Stream
Campos Elísios| ©PCA Stream

Há muitas dicas que lhe posso dar para viajar para Paris, desde os melhores restaurantes da cidade, passando pelos sítios onde comer os melhores crepes de Paris, até às recomendações para se deslocar no centro de Paris. No entanto, a experiência diz-me que a primeira coisa a ter em conta é quando é que vai visitar a cidade e por quantos dias.

As melhores coisas para fazer em Paris em cada estação do ano

Uma das primeiras perguntas que provavelmente fará a si próprio quando planear a sua viagem é quando é a melhor altura para visitar Paris. Por mais cliché que possa parecer, cada estação do ano (por exemplo) tem as suas coisas boas para oferecer, o que não é invulgar numa cidade com a dimensão da capital francesa.

O que fazer em Paris mês a mês

Há cores diferentes para todos os gostos. A minha altura preferida para visitar a cidade é o Natal, tanto pelos mercados de Natal que se podem encontrar em Paris como pelas luzes de Natal que se encontram tanto no centro como nos diferentes bairros de Paris. No entanto, tal como as estações do ano, cada mês tem o seu encanto próprio na cidade luz:

Quanto tempo vai ficar em Paris?

Não vou enganá-lo: estar em Paris por menos de quatro dias significa que há coisas que não vai ver e isso é uma verdadeira pena. Isso significa que não pode sentir a cidade em menos tempo? De forma alguma, pode sempre voltar e se seguir estes guias encontrará coisas para fazer em Paris de um dia a duas semanas:

Transferes entre os aeroportos de Paris e Paris

O último ponto é provavelmente um dos mais aborrecidos, mas também um dos mais importantes. Já sabe para que aeroporto deve ir? Charles de Gaulle é o mais próximo do centro e Beauvais é o mais distante, mas a partir de qualquer um dos três pode poupar tempo se reservar o seu transfer (de ou para) com antecedência.