10 coisas para ver e fazer em Paris em outubro

Um mês calmo, com eventos e festivais únicos e a beleza do outono a acompanhá-los. outubro é uma óptima altura para visitar Paris e neste post digo-lhe porquê.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Paris em outubro

Vista do Museu do Louvre | ©Shubhagata Sengupta

Se está a pensar organizar a sua viagem a Paris e ainda não decidiu quais as melhores datas para a visitar, hoje vou falar-lhe das virtudes que Paris tem para oferecer em outubro e das melhores actividades que pode fazer nesse mês.

Se é daqueles que não suporta grandes multidões em monumentos turísticos, pode relaxar em outubro. É verdade que em Paris não vai conseguir evitar as filas, mas pode minimizá-las. E embora o tempo esteja um pouco frio, o outono fica espetacular nas ruas parisienses. Quer saber quais são as melhores festas, eventos e actividades em Paris em outubro? Descubra-os abaixo:

1. Viva um Halloween especial na Disney ou um Halloween aterrador nas catacumbas

Catacumbas de Paris| ©MykReeve
Catacumbas de Paris| ©MykReeve

O Halloween é agora celebrado em quase todo o mundo e Paris não é exceção. De facto, é celebrado com especial dedicação. Por toda a cidade, nos seus museus e parques, há inúmeras actividades relacionadas com este dia. Se quiser viver um dia aterrador, da melhor maneira possível, aqui estão algumas coisas para fazer em Paris no dia 31 de outubro.

Desfrutar da Disneyland Paris

A primeira é celebrar o Halloween na Disneyland Paris. Todos os dias de Halloween, o parque é decorado de acordo com este dia e há actividades em que as personagens mais maléficas e aterradoras são o centro das atenções. Um Halloween altamente recomendado para miúdos e graúdos. Se quiser viver este dia na Disney, terá de o organizar com antecedência e comprar os seus bilhetes para a Disneyland o mais cedo possível, pois a procura é muito elevada.

Visitar as Catacumbas de Paris

Se quiser entrar no clima desta festa, o melhor a fazer é visitar as catacumbas de Paris e os seus cemitérios. Nas primeiras, é possível ver ossos e crânios amontoados nas profundezas da capital francesa. Os cemitérios de Paris são bonitos à sua maneira, mas também podem ser aterrorizantes, especialmente no Halloween. O mais famoso deles é o Père Lachaise, onde estão sepultados nomes como Jim Morrison, entre outras celebridades.

2. Desfrute do espetáculo das fontes em Versalhes

Apreciar o espetáculo| ©FranceTourist
Apreciar o espetáculo| ©FranceTourist

O outono é uma das épocas mais fotogénicas do ano para visitar os jardins e parques de Paris. Os jardins do Palácio de Versalhes são um dos mais belos. Nos jardins do palácio existem mais de 50 fontes com temas mitológicos que servem de atração para os visitantes, pois de maio a outubro há um espetáculo noturno de luz e música.

Todos os sábados e domingos à noite é realizado este espetáculo em que a água se move ao ritmo da música acompanhada por um jogo de luzes. Só pode ser visto de 22 de maio a 31 de outubro, pelo que no décimo mês do ano temos uma das últimas oportunidades de apreciar as famosas fontes de Versalhes. E, como bónus adicional, os jardins de Versalhes ficam especialmente bonitos no outono.

Reservar uma viagem a Versalhes

3. Proteger-se do frio do outono no Louvre

A Opéra Garnier| ©Helen Simonsson
A Opéra Garnier| ©Helen Simonsson

outubro é quase inevitavelmente um dia nublado, chuvoso ou mais frio na cidade. Estes dias são ideais para aproveitar e visitar alguns dos tesouros interiores que Paris tem para oferecer. A minha principal recomendação é uma visita ao Louvre. Pode passar o dia inteiro a contemplar algumas das obras de arte mais importantes do Louvre enquanto está a chover. E nem precisa de sair para comer, pois o próprio museu tem restaurantes e algumas lojas.

Outra alternativa é visitar a Opéra Garnier. Se é linda por fora, é incrível por dentro. Nos dias frios, pode fazer uma visita guiada à morada do Fantasma da Ópera e não ficará desiludido.

Reserve o seu bilhete para o Louvre

4. Celebrar a Fête de la Vendimie em Montmartre

Festa da Vindima de Montmartre| ©ViajaaFrancia
Festa da Vindima de Montmartre| ©ViajaaFrancia

Em outubro, realiza-se uma das festas mais especiais e únicas de Paris, a Festa das Vindimas de Montmartre. Esta festa é centrada num festival gastronómico e em actividades como desfiles, danças e fogo de artifício.

O bairro, famoso pela sua atmosfera boémia e por albergar a basílica do Sacré-Coeur, é composto por várias colinas que outrora estavam repletas de vinhas. Atualmente, algumas destas vinhas ainda estão preservadas e, após a vindima em outubro, realiza-se uma festa com mais de 100 anos.

Após as vindimas, no primeiro ou segundo fim de semana de outubro, organiza-se esta festa que conta com a presença de milhares de visitantes. Todas as actividades decorrem em torno da Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Pode aproveitar este festival para ver o bairro de Montmartre em todo o seu esplendor e, sobretudo, para apreciar a gastronomia e o vinho. Todos os eventos são gratuitos e todos são bem-vindos, por isso verifique as datas e horários oficiais antes de viajar para Paris e certifique-se de que tem a oportunidade de viver algo único.

Reservar uma visita guiada a Montmartre

5. Visite a Conciergerie de Paris e recorde a figura de Maria Antonieta

A Conciergerie ou Palácio da Justiça| ©Ricardo André Frantz
A Conciergerie ou Palácio da Justiça| ©Ricardo André Frantz

A Conciergerie ou Palácio da Justiça é uma visita obrigatória em Paris. Este edifício histórico é mais conhecido por albergar a Sainte Chapelle, uma das mais belas igrejas de Paris e do mundo para o meu gosto. Mas não é pela capela que a visita a este complexo em outubro é mais recomendada. Maria Antonieta é a responsável por ela. Esta famosa rainha de França esteve presa no mesmo edifício, que se tornou uma prisão durante a Revolução Francesa, durante os seus últimos dias.

E o que é que isto tem a ver com o mês de outubro, perguntam vocês? Bem, foi no mesmo mês, mas em 1793, que Maria Antonieta foi executada na praça atualmente conhecida como Place de la Concorde. A Conciergerie preserva o calabouço onde ela passou seus últimos dias, agora convertido em uma capela, e amostras de guilhotinas, como a usada na execução da rainha, que foi um dos pontos-chave da Revolução Francesa.

Reserve o seu bilhete para a Sainte Chapelle e a Conciergerie

6. outubro é o mês da cultura graças ao Festival de outono

Noite de outono| ©Paola Breizh
Noite de outono| ©Paola Breizh

Podemos dizer com segurança que outubro é o mês da cultura em Paris. Para além da Noite Branca, o ** Festival** de outono ou Festival d'Automne à Paris realiza-se durante todo o mês de outubro. Embora comece em setembro e termine em novembro, a maior parte deste festival decorre em outubro.

Durante estas datas, os mais de 45 locais que fazem parte do festival acolhem uma vasta gama de actividades culturais. Peças de teatro, concertos de música de todos os géneros, espectáculos de dança, projecções de filmes... a lista é interminável. O Centro Pompidou, o teatro Odeon e o Museu d'Orsay são apenas alguns dos locais que acolhem eventos especiais nestas datas.

Reserve o seu bilhete para o Museu d'Orsay

7. Viva a melhor corrida de cavalos do mundo. Qatar, Prémio Arco do Triunfo

Hipódromo de Longchamp| ©Wikimedia
Hipódromo de Longchamp| ©Wikimedia

Já que falamos de desporto, sabia que em outubro Paris acolhe aquela que é considerada a melhor corrida de cavalos do mundo? Exatamente. O Grande Prémio do Arco do Triunfo tem lugar no primeiro fim de semana de outubro no hipódromo de Longchamp e é um verdadeiro espetáculo.

O evento conta com a presença dos melhores puros-sangues do mundo e dos melhores jóqueis numa corrida rodeada de actividades e, acima de tudo, de muito glamour. Se já viu tudo em Paris, esta é uma forma diferente de aproveitar a sua estadia na capital francesa.

Reserve o seu bilhete para o Arco do Triunfo

8. Uma das noites mais especiais do ano em Paris, a "Nuit Blanche" (noite de branco)

Noite Branca de Paris| ©Hervé
Noite Branca de Paris| ©Hervé

Se visitar Paris no primeiro fim de semana de outubro, poderá viver uma das noites mais especiais da cidade. Desde 2002, todos os primeiros sábados de outubro, a cidade celebra a chamada Nuit Blanche ou Noite Branca.

A cultura é a protagonista e, durante toda a noite, as ruas enchem-se de artistas de todos os géneros, muitos museus e salas abrem de madrugada e acolhem exposições exclusivas para esse dia. Os concertos e festivais de música também são comuns na noite branca. Além disso, a maior parte dos transportes públicos para se deslocar em Paris funciona até tarde da noite. Se a sua viagem é mais cultural do que qualquer outra coisa, apreciará muito estar em Paris nessa noite.

Reservar uma visita privada a Paris

9. Passear e apreciar o outono no Jardim das Tulherias

O Jardim das Tulherias no outono| ©Jim Lukach
O Jardim das Tulherias no outono| ©Jim Lukach

Como já disse, o outono é uma altura ideal para passear pelos parques e jardins de Paris. É claro que os jardins de Versalhes ficam nos arredores, mas não é preciso ir tão longe para ver um cartão postal perfeito. No centro de Paris e junto ao Museu do Louvre, encontram-se os Jardins das Tulherias.

Outrora os jardins do palácio que hoje alberga o Louvre, foram hoje convertidos num belo parque que serve de ponto de encontro para os parisienses. Se o tempo estiver bom, pode almoçar tranquilamente num dos quiosques-restaurantes do parque ou simplesmente passear como a nobreza francesa fazia antigamente. É um bom lugar para se desligar por algum tempo da agitação da cidade.

Reservar uma visita privada a Paris

10. Correr os 20 km de Paris

Participar numa maratona| ©Edward Gebuis
Participar numa maratona| ©Edward Gebuis

Os atletas também têm um grande evento para participar ou assistir em Paris. Em outubro, realiza-se uma das mais importantes corridas populares da capital. Os 20 quilómetros de Paris. Esta corrida realiza-se desde 1979 e atrai atualmente cerca de 30.000 corredores de todo o mundo. A corrida começa na ponte Pont de Léna e termina aos pés da mítica Torre Eiffel.

Participar nesta corrida permite-lhe correr à volta de muitos dos monumentos emblemáticos de Paris enquanto pratica desporto e também contribui para causas sociais, uma vez que as receitas da corrida revertem a favor de instituições de caridade. E se não gostar de correr, pode sempre assistir à chegada dos participantes num cenário único sob a Torre Eiffel.

Reservar um passeio de bicicleta por Paris

Temperaturas em outubro em Paris

O outono em Paris| ©Cliffano Subagio
O outono em Paris| ©Cliffano Subagio

outubro em Paris é um mês de clima puramente outonal. As temperaturas são mais frescas, variando entre uma mínima de 9 graus Celsius e uma máxima de 16 graus Celsius.

Quanto à chuva, esta cai normalmente entre 8 e 15 dias por mês, por isso não se esqueça do seu guarda-chuva. No entanto, em outubro ainda pode desfrutar de muitas horas de sol. O pôr do sol chega normalmente entre as 19:00 horas no início do mês e as 18:00 horas no final do mês. É preciso não esquecer que o Sena atravessa a capital francesa, o que faz com que o clima seja húmido.

Em suma, em outubro, o frio começa a fazer-se sentir, mas as temperaturas continuam a ser suficientemente agradáveis para visitar Paris. Ainda assim, deixo-te com o artigo quais as melhores datas para visitar Paris para que saibas as vantagens e desvantagens de cada data.

Reservar um passeio noturno de bicicleta em Paris

A época turística de outubro em Paris

Vista exterior do Museu| ©Pedro Szekely
Vista exterior do Museu| ©Pedro Szekely

O mês de outubro insere-se no que é considerado a época alta em Paris, que vai geralmente de 1 de abril a 31 de outubro. No entanto, é verdade que o número de turistas começa a diminuir consideravelmente em outubro. Não terá grandes dificuldades em conseguir um quarto de hotel ou uma mesa num restaurante, e não haverá longas filas de espera nos locais de interesse.

A ausência de feriados importantes e o clima frio do outono fazem com que o número de turistas que visitam a capital parisiense diminua. Consequentemente, os preços também baixam. Neste sentido, é um mês muito recomendável para organizar a sua viagem a Paris.

Reservar uma visita privada a Paris

O que levar na mala para a sua visita a Paris em outubro

Preparar a sua bagagem| ©Vlada Karpovich
Preparar a sua bagagem| ©Vlada Karpovich

Tendo em conta o frio, a humidade, a chuva e a chegada do outono, eis o que deve levar na mala para a sua visita a Paris em outubro:

  • Roupa de algodão não muito grossa.
  • Casacos e vestuário impermeável.
  • Um guarda-chuva é indispensável.
  • Calçado quente e, sobretudo, confortável.
  • Leve algo mais elegante para o caso de ir à ópera ou a um espetáculo que exija um traje formal.

Reservar uma ida às compras no outlet La Vallée