Paris Pass

Com o Paris Pass, pode aproveitar ao máximo as atracções da cidade sem se preocupar com o seu orçamento: eis como obtê-lo e se vale ou não a pena.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Paris Pass

Paris vista dos telhados de Notre Dame | © Pedro Lastra

O Louvre, o Pompidou, o Museu D'Orsay, o Museu Rodin, a Torre Eiffel, a Opéra Garnier, Versalhes, Notre Dame, o Sacre Coeur, o Arco do Triunfo... Há tanto para ver em Paris! Para o ajudar no seu itinerário, eis todas as informações sobre os monumentos e as actividades incluídas no Paris Pass.

A melhor opção

Paris Pass

Se está à procura de um cartão turístico para visitar as principais atracções de Paris, o Paris Pass é a sua melhor escolha.

Desfrute dos melhores monumentos de Paris, dos autocarros turísticos e até de um cruzeiro com este passe turístico de dois dias.

Os cartões turísticos são passes que podem ser adquiridos durante um certo número de dias para aceder aos transportes e às principais atracções turísticas da cidade a um preço reduzido. O Paris Pass é o principal cartão de Paris e também um dos mais rentáveis.

Com este cartão, poderá aceder às atracções mais populares de Paris, como a Torre Eiffel ou Notre Dame, ao melhor preço. Além disso, inclui um pequeno-almoço parisiense, uma prova de vinhos e queijos e ainda pode apanhar o autocarro turístico e fazer um cruzeiro no Sena - uma mais-valia!

  • Porque é que recomendo o Paris Pass: Se é uma pessoa que quer aproveitar ao máximo a sua viagem, visitando os monumentos e museus mais emblemáticos, pode poupar tempo (com o Paris Pass poupa filas na bilheteira) e dinheiro, pois dá-lhe acesso às atracções a um preço fixo.

Reservar o Paris Pass

Quanto custa o Paris Pass?

Vista aérea do Arco do Triunfo
Vista aérea do Arco do Triunfo

O Paris Pass pode ser adquirido a partir de 98 euros. A primeira coisa a saber é que o preço do Paris Pass depende do número de dias que reservar o cartão. Pode reservar o Paris Pass por dois ou três dias.

Durante o tempo em que o tiver ativo, pode aceder a todas as atracções incluídas que quiser sem pagar nada mais e sem esperar na fila (em alguns locais há uma entrada reservada exclusivamente para os membros deste cartão).

Reservar o Paris Pass

Como funciona o Paris Pass

Passeando pela Pirâmide do Louvre
Passeando pela Pirâmide do Louvre

Coleção

Depois de ter comprado o seu Passe, pode escolher entre os seguintes métodos de entrega:

  • Entrega ao domicílio
  • Entrega no alojamento onde ficará alojado durante a sua viagem a Paris.
  • Levantamento em qualquer um dos balcões de Paris indicados no voucher que lhe foi enviado aquando da sua reserva.
  • Versão digital para levar consigo no seu telemóvel (quando o comprei, não era este o caso, mas imagino que seja atualizado em breve).

Ativação

Depois de comprar o seu Paris Pass, este será válido durante dois anos até ser ativado e será ativado na primeira vez que o utilizar numa atração ou atividade. Tenha em atenção que a ativação é feita por dias de calendário e não por horas, pelo que não deve utilizar o seu Paris Pass pela primeira vez no final de um dos dias da sua viagem, mas sim no início do dia para tirar o máximo partido dele durante todo o dia.

Reservar o Paris Pass

O que está incluído no Paris Pass

Ópera de Paris| ©Edgardo W. Olivera
Ópera de Paris| ©Edgardo W. Olivera

O Paris Pass é um passe digital válido por 2 ou 3 dias consecutivos que lhe dá acesso direto a algumas das principais atracções da cidade, bem como a algumas das actividades obrigatórias de Paris, como um cruzeiro, um pequeno-almoço parisiense ou uma prova de vinhos e queijos.

Atracções e actividades incluídas

  • Visita guiada à Torre Eiffel
  • Um cruzeiro no Sena
  • Um passeio de um dia a bordo do autocarro turístico de Paris
  • A subida da Torre Montparnasse
  • Visita guiada à cripta arqueológica de Notre Dame
  • Degustação de queijos
  • Uma prova de vinhos e champanhe
  • Pequeno-almoço parisiense
  • Visita ao Stade de France

Atracções não incluídas

Como pode ver, há uma grande ausência nesta lista: a entrada em museus como o Louvre não está incluída no Paris Pass, nem a entrada nas Catacumbas, a entrada na Disneyland ouo espetáculo do Moulin Rouge. Estas são experiências que terá de pagar separadamente, mas tendo em conta tudo o que este passe cobre, posso assegurar-lhe que continua a ser uma boa relação qualidade/preço.

Reservar o Paris Pass

O Paris Pass vale ou não a pena?

Dentro do Museu d'Orsay| ©Derek Key
Dentro do Museu d'Orsay| ©Derek Key

Não há uma resposta exacta, tudo depende da utilização que lhe for dada e do seu tipo de viajante. Se tirar o máximo partido dele, o Paris Pass permitir-lhe-á poupar dinheiro e tempo, sem dúvida.

Quando é que o Paris Pass se paga a si próprio?

  • Se não quiser perder os pontos turísticos mais emblemáticos (como a Torre Eiffel e Notre Dame), faça uma lista dos preços separados, some-os e compare-os com o preço do passe.
  • Se estiver a planear um cruzeiro no Sena, este também está incluído.
  • Se quiser ter uma vista panorâmica da cidade, um passeio de autocarro turístico é sempre uma boa opção e um passeio no Big Bus está incluído.
  • Se estiver interessado em planos gastronómicos, Paris é perfeita para degustar queijos, vinhos e champanhe. Também pode desfrutar de um autêntico pequeno-almoço francês.

Quando é que o Paris Pass NÃO se paga a si próprio?

  • Se vai estar em Paris durante uma longa viagem, não precisa de fazer todas as suas visitas turísticas em poucos dias, pelo que o Paris Pass não será rentável e é preferível desfrutar da cultura de Paris à sua vontade.
  • Se estiver mais interessado na cultura e não quiser perder os pontos turísticos obrigatórios de Paris, como o Louvre, Versalhes ou o Arco do Triunfo, terá de pagar um suplemento.

Ana's Traveller Tip

Faça uma lista dos museus e atracções que quer ver em Paris e calcule quanto custariam os bilhetes separadamente para ver quanto pode poupar com o Paris Pass.

O Paris Pass e o autocarro turístico de Paris

Vista aérea do Arco do Triunfo
Vista aérea do Arco do Triunfo

Se decidiu comprar o Paris Pass, não perca a oportunidade de fazer uma visita guiada de autocarro turístico a Paris. As excursões em autocarro são muitas vezes subestimadas como uma opção "demasiado turística", mas aconselho-o a deixar os seus preconceitos de lado, porque esta excursão é muito agradável.

Tenha em atenção que a dimensão da cidade torna impossível vê-la "de relance", algo que a excursão em Big Bus de Paris proporciona. O facto de visitar uma cidade a partir de um veículo não ser a opção ideal não exclui a possibilidade de desfrutar de um passeio com comentários incluídos para apreciar os seus principais pontos de interesse antes ou depois de os visitar em profundidade.

A duração do passeio completo é de uma hora e meia e pode saber mais detalhes sobre o percurso e o que vai ver neste artigo em Os melhores autocarro Hop-on Hop-off em Paris.

Reservar o Paris Pass

Paris Museum Pass

Museu d'Orsay| ©mfnure31
Museu d'Orsay| ©mfnure31

O Paris Museum Pass é uma óptima opção se o seu principal interesse são os museus de Paris. A diferença em relação ao Paris Pass é que a maioria das visitas incluídas são a museus. Por exemplo, ao contrário do Paris Pass, o Paris Museum Pass não inclui uma prova de vinhos, uma visita à Ópera de Paris, passeios a pé ou a subida à Torre Montparnasse.

No entanto, inclui uma visita ao Arco do Triunfo, uma visita à Sainte Chapelle, a entrada em Versalhes ou uma subida às torres de Notre Dame (esta última não está atualmente disponível devido ao incêndio de 2019) e um cruzeiro de uma hora no Sena com comentários ao vivo durante o passeio. Se comprar este cartão online, tem a opção de o entregar no seu hotel em Paris, mas não numa residência privada dentro da cidade.

Outros passes turísticos de Paris

Pormenor do Centro Pompidou| ©Matt Seymour
Pormenor do Centro Pompidou| ©Matt Seymour

Embora o Paris Pass seja o mais** popular**, existem outros cartões turísticos para visitar Paris. Todos eles são bastante semelhantes em termos de utilização, número de atracções incluídas e condições. No entanto, existem diferenças subtis entre eles que podem fazer com que escolha um ou outro.

O Paris Passlib é muito semelhante ao Paris Pass, mas é adequado se estiver à procura de uma opção de 5 dias, que é a única que o Paris Pass não tem. O preço é um pouco mais baixo, pelo que pode ser uma boa opção se não estiver interessado em ver a Ópera de Paris, subir à Torre Montparnasse ou fazer a prova de vinhos.

Estas três atracções turísticas são a principal diferença do Paris Pass, por isso, se não estiver interessado em nenhuma delas, o Paris Passlib pode ser uma melhor opção. Além disso, com o Paris Pass, se pagar um pouco mais, pode ter acesso a uma visita guiada ao primeiro andar da Torre Eiffel.

Dicas para tirar o máximo partido do Paris Pass (ou de qualquer outro passe turístico)

Ponte Alexandre III, Paris| ©Léonard Cotte
Ponte Alexandre III, Paris| ©Léonard Cotte

Plano

É evidente que qualquer passe compensa se quiser ver o máximo de coisas possível num curto período de tempo, mas isso não significa andar a correr de um lado para o outro. Com um bom planeamento, poderá ver mais pontos turísticos (e, portanto, poupar dinheiro) sem sacrificar a paz e o sossego.

Antes de iniciar a sua viagem, faça uma lista das coisas que quer ver e organize-se de acordo com as zonas onde elas se situam; em muitas destas zonas terá também a oportunidade de fazer um passeio a pé gratuito, por isso não pense que comprar o Paris Pass significa passar o dia inteiro a visitar sítios fechados.

Atenção aos horários de abertura

Antes de ativar o seu passe, verifique os dias e horários de abertura dos museus e atracções turísticas. Alguns estão frequentemente encerrados em feriados ou dias especiais. Se a sua viagem coincidir com um desses dias, não active o seu cartão para esse dia nem aproveite o cruzeiro no rio Sena, a prova de vinhos ou a visita a Versalhes.

Mais informações sobre descontos e visitas guiadas

Ópera de Paris| ©Jacqueline Duclercq
Ópera de Paris| ©Jacqueline Duclercq

Pode estar a passear pelo bairro de Notre Dame e não saber que o seu Paris Pass inclui uma visita guiada às criptas arqueológicas situadas mesmo em frente à catedral. Antes de planear uma visita a uma atração, verifique se o Paris Pass não inclui qualquer visita guiada à zona.

Pergunte também às lojas ou restaurantes que frequenta se obtém descontos com este cartão, pois pode não só poupar uma quantia considerável nas visitas, mas também nos restaurantes locais ou nas lojas de recordações.

Tenha também em atenção que o tempo de utilização deste cartão é calculado por dias de calendário e não por horas; se chegar a Paris à noite, passe esse dia a passear pela cidade e active o seu Paris Pass na manhã seguinte para não perder tempo de utilização.

Reservar o Paris Pass

Se estiver interessado no Paris Pass, também terá interesse em

Perto do Moulin Rouge| ©Dennis Jarvis
Perto do Moulin Rouge| ©Dennis Jarvis

Com o Paris Pass, você ainda terá muito o que ver em Paris. Para aproveitar ao máximo o resto do seu tempo na Cidade Luz, recomendo que visite o nosso post sobre O que ver e fazer em Paris, onde seleccionamos as visitas, passeios e monumentos imperdíveis.

Monumentos à parte, há espectáculos que valem a pena ver em Paris. Um dos mais famosos é o espetáculo do Moulin Rouge e também pode Bilhetes para o Moulin Rouge com Jantar e Transporte Pode também visitar o Moulin Rouge para completar a sua visita a Paris e saber mais sobre o espetáculo neste outro artigo: Este é o show Moulin Rouge em Paris.

Finalmente, uma das dúvidas mais frequentes que pode ter quando lê a vasta gama de museus incluídos no Paris Pass será como escolher. Escrevi este outro artigo sobre Os 17 melhores museus em Paris que pode consultar para o ajudar a decidir.