Assim é o espetáculo do Moulin Rouge em Paris

De certeza que conhece ou já ouviu falar do Moulin Rouge, o cabaré mais famoso do mundo. Mas sabe o que se passa por detrás das suas portas? Descubra aqui
Assim é o espetáculo do Moulin Rouge em Paris

Mais sobre: Assim é o espetáculo do Moulin Rouge em Paris

O ano de 1889 foi o ano em que nasceram dois dos principais símbolos de Paris. Um foi a Torre Eiffel e o outro, que nos interessa hoje, é o Moulin Rouge. Ao pé de Montmartre, surgiu este peculiar local de espetáculos que, com o tempo, se tornou o cabaré mais famoso do mundo.

Por fora, o seu famoso moinho vermelho é um dos ícones mais fotografados de Paris. Mas o que acontece por trás das suas portas? Como é o espetáculo? Bem, se me acompanhar, descobriremos como é o espetáculo e toda a informação que precisa saber sobre ele.

Como conseguir bilhetes para ver o Moulin Rouge

Pessoas na fila para comprar ingressos| ©Viator.com
Pessoas na fila para comprar ingressos| ©Viator.com

A primeira coisa que deve saber é que o espetáculo do Moulin Rouge é tão famoso que colocam o cartaz de «lotado» em todas as apresentações que fazem. Por isso, a melhor e quase única maneira de conseguir os seus bilhetes para o Moulin Rouge com jantar é online. E com a maior antecedência possível, se quiser um lugar nas datas que deseja.

A minha recomendação é que compre os seus bilhetes com pelo menos um mês de antecedência. E se for numa sexta-feira ou fim de semana, com ainda mais antecedência. Como recurso de última hora, pode tentar comprar os bilhetes na bilheteira, mas é quase impossível encontrar lugares no mesmo dia.

Reserve bilhetes para o Moulin Rouge com jantar

Quanto custam os bilhetes para o espetáculo do Moulin Rouge

Pessoas à espera para entrar| ©Joan Oger
Pessoas à espera para entrar| ©Joan Oger

Existem várias opções com diferentes extras que encarecem os seus bilhetes. O mais básico oscila entre 70 e 90 euros, dependendo das datas e passes, e inclui o bilhete e meia garrafa de champanhe. Partindo dessa base, pode adicionar um jantar ao seu bilhete ou escolher lugares VIP, que aumentam o custo para aproximadamente 150 euros ou até mais em algumas datas.

Reserve bilhetes para o Moulin Rouge com jantar

O que esperar do espetáculo do Moulin Rouge

Espetáculo do Moulin Rouge| ©Larry Koester
Espetáculo do Moulin Rouge| ©Larry Koester

Embora o nome Moulin Rouge seja conhecido em todo o mundo, a verdade é que o espetáculo que acolhe tem outro nome. Féerie é o seu nome oficial e é um espetáculo de proporções raramente vistas. É composto por mais de 80 artistas, entre os quais se contam bailarinas, malabaristas, acrobatas, etc. As conhecidas como «Doriss Girls» ou «garotas alegres» popularizaram o famoso cancan parisiense.

O guarda-roupa também desempenha um papel fundamental no espetáculo. Os artistas vestem mais de 1000 vestidos de design italiano com penas, pedras preciosas e lantejoulas, tudo ao ritmo de uma banda sonora interpretada por 80 músicos e 60 coristas.

Quanto ao espetáculo, tem uma duração de quase duas horas e divide-se em 4+1 atos com temas próprios:

  • Ato 1. O Moulin Rouge ontem, hoje e sempre

O espetáculo começa com as luzes apagadas enquanto o pano se abre e toda a companhia é apresentada. O primeiro número é uma variedade musical e de danças que representam fielmente a essência do que foi, é e continuará sendo o Moulin Rouge.

  • Ato 2. Sandokan e os piratas

Este segundo ato gira em torno da figura de Sandokan, personagem criado pelo italiano Emilio Salgari. Através da dança e cenários com temática pirata, conta-se uma história de aventuras, perigos e romances.

  • Ato 3. O circo

Aqui entram em cena acrobatas, palhaços, malabaristas e até cavalos em miniatura com um espetáculo circense cheio de movimento, luzes e uma banda sonora genial. Este ato termina com o grande desfile das Doriss Girls e Doriss Dancers

  • Ato 4. O Moulin Rouge de 1900 até...

Esta parte é uma homenagem às mulheres parisienses desde o início do século XX e culmina com o famoso cancan francês. Foi esta dança que lançou o Moulin Rouge à fama absoluta pelos seus movimentos acrobáticos e sensuais que, durante mais de 100 anos, têm encantado o público assistente.

  • Ato 4+1. Artistas internacionais

Para encerrar a noite após assistir a todo o espetáculo, o Moulin Rouge convida artistas internacionais para encantar o público com seus números. De acrobatas a dançarinos e cantores, todos já subiram a este palco histórico.

Em definitiva, o espetáculo “Féerie” é um show de proporções incríveis. Sem dúvida, ele atende às expectativas geradas pela fama histórica do Moulin Rouge e seu cancan.

Reserve bilhetes para o Moulin Rouge com jantar

Horários das apresentações do Moulin Rouge

Moulin Rouge à noite| ©Leandro Kibisz
Moulin Rouge à noite| ©Leandro Kibisz

O Moulin Rouge tem duas apresentações por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano, exceto em raras ocasiões. A primeira apresentação é às 21h e a segunda às 23h.

Se quiser o seu ingresso com jantar incluído, ele só é oferecido na apresentação das 21h, embora o jantar seja servido às 19h, antes do início do espetáculo. Se escolher esta opção, deverá chegar entre as 18h45 e as 19h30. Para os restantes passes, é recomendável chegar pelo menos meia hora antes, mas tenha em conta que os lugares, exceto os VIP, são atribuídos por ordem de chegada.

Reserve ingressos para o Moulin Rouge com jantar

Breve história do Moulin Rouge

Moulin Rouge de Dia| ©Dennis Jarvis
Moulin Rouge de Dia| ©Dennis Jarvis

O Moulin Rouge abriu as suas portas em 1889, pelas mãos de Joseph Oller, um empresário espanhol, e Charles Zidler. Assim como a Torre Eiffel, ele foi inaugurado para aproveitar o impulso da exposição internacional realizada naquele ano na capital francesa.

No início, o negócio era conhecido como uma sala de festas com o apelido de «palácio das mulheres» e, embora não tenha começado mal, a má reputação que ganhou logo começou a prejudicá-lo. Para reinventar o salão e dar-lhe uma nova vida, os seus proprietários reformaram-no, adicionando o famoso moinho vermelho que coroa a sua fachada, em homenagem aos antigos moinhos que antes povoavam a colina de Montmartre, e mudaram a estratégia de negócio.

Mudaram o nome para Moulin Rouge, começaram a receber os espetáculos de cabaré mais populares da cidade e passaram a ser um salão de espetáculos. Rapidamente se consolidou como o número 1 em Paris. Foi na época conhecida como a**«belle époque»**de Paris, onde a luxúria e os espetáculos estavam na ordem do dia.

O artista Tolouse Lautrec também desempenhou um papel fundamental na história do Moulin Rouge, tornando-se o seu cartunista. Não foi a única lenda relacionada com o moinho vermelho.

Desde então, e sempre apoiado pela sua fama, o Moulin Rouge passou por várias fases, adaptando os seus espetáculos aos tempos correspondentes, mas mantendo sempre o seu estatuto de ícone de Paris.

Reserve bilhetes para o Moulin Rouge com jantar

Posso ver o Moulin Rouge com crianças? Este espetáculo é recomendável para menores?

Bailarina do espetáculo| ©Viator.com
Bailarina do espetáculo| ©Viator.com

Surpreendentemente, e ao contrário do que se possa pensar, o espetáculo do Moulin Rouge é adequado para ver com crianças em Paris. São admitidas crianças a partir dos 6 anos, sempre acompanhadas por um adulto. A desvantagem para os mais pequenos são os horários do espetáculo e o preço dos ingressos.

Não é comum que crianças vão ao Moulin Rouge, por isso não há descontos para menores. Mas os menus incluem uma opção para crianças. Também é preciso levar em conta que o ambiente da zona ao redor do Moulin Rouge nas horas de saída do espetáculo talvez não seja adequado.

Que nível de francês preciso para ver o Moulin Rouge?

Dentro do teatro| ©lin padgham
Dentro do teatro| ©lin padgham

A língua não é de todouma barreira para desfrutar do espetáculo. O espetáculo entra pelos olhos e pelos ouvidos, sem necessidade de fazer um esforço para compreender o que se passa no palco. Os figurinos, o cenário, os bailarinos e todo o conjunto falam por si.

Reserve bilhetes para o Moulin Rouge com jantar

Qual é o código de vestimenta para assistir a este espetáculo?

Parte do segundo ato do espetáculo| ©ParisCabaret
Parte do segundo ato do espetáculo| ©ParisCabaret

O código de vestimenta do Moulin Rouge não é muito rigoroso e é mais simples do que se possa pensar. Basta seguir a palavra**«formal»**e não terá problemas. Basta não ir de fato de treino nem de calções.

Devo jantar antes ou depois do espetáculo? Os restaurantes ao redor estarão abertos?

Jantar no espetáculo| ©Viator.com
Jantar no espetáculo| ©Viator.com

Isso depende se escolheu o ingresso com jantar ou não. Se optar por jantar no Moulin Rouge, serão oferecidas diferentes opções com nomes míticos relacionados ao local, como o menu Toulouse-Lautrec. A cozinha está à altura do espetáculo e consiste em uma entrada, prato principal e sobremesa, sempre acompanhados por uma garrafa de champanhe. Lembre-se de que a opção de jantar só está disponível com o passe das 21h.

Se preferir jantar fora, há uma grande variedade de opções gastronómicas nas proximidades do Moulin Rouge. Os restaurantes da zona servem entre as 19h e as 22h, por isso, independentemente do passe que escolher, deve sempre jantar antes.

Reserve ingressos para o Moulin Rouge com jantar

Por que recomendamos este espetáculo?

Bailarina do espetáculo| ©Roderick Eime
Bailarina do espetáculo| ©Roderick Eime

É fácil dizer que é o espetáculo de cabaré mais famoso do mundo. Mas a realidade vai muito além disso. É uma experiência mais completa. A começar pela sala em si, cuja estética da Belle Époque já vale a pena ser vista por si só. Restringindo-nos ao espetáculo, há poucos como este pelo despliegue de meios que fazem: os figurinos, a iluminação, a cenografia, a banda sonora e, claro, todo o elenco de artistas são do mais alto nível.

A forma de vivê-lo também é única. Poucos lugares oferecem a possibilidade de desfrutar de um espetáculo assim, sentado à mesa, acompanhado por uma garrafa de champanhe ou por um jantar requintado, se preferir. Por tudo isso, e por muitas outras coisas que o encorajo a descobrir, o espetáculo «Féerie» no Moulin Rouge é mais do que recomendável se visitar Paris.

Dicas sobre o Moulin Rouge

Outros espetáculos no Moulin Rouge| ©ParisCabaret
Outros espetáculos no Moulin Rouge| ©ParisCabaret

Para aproveitar ao máximo o espetáculo do Moulin Rouge, partilho uma série de dicas que podem ajudá-lo a otimizar essa experiência:

  • O mais importante é adquirir os seus bilhetes com a maior antecedência possível, pois a procura é muito alta, especialmente nos fins de semana.
  • Depois de comprar os seus bilhetes e chegar ao Moulin Rouge para assistir ao espetáculo, tenha em mente que os lugares ou mesas são distribuídos por ordem de chegada. Se quiser os melhores lugares, chegue pelo menos meia hora antes. No entanto, isso não se aplica aos bilhetes VIP, que já têm lugares reservados.
  • O Moulin Rouge tem um serviço de guarda-volumes próprio. Custa 2 euros e é obrigatório deixar bolsas e câmaras fotográficas.
  • Pode deixar o seu casaco no guarda-roupa, se quiser, mas recomendo que o leve consigo se for friorento, pois a sala pode ser um pouco fria.
  • No interior, não é permitido tirar fotos nem gravar vídeos por questões de direitos autorais do espetáculo. Mas há um fotógrafo oficial que se aproximará do seu lugar caso queira imortalizar o momento. No entanto, o custo da foto é elevado, cerca de 20 euros.

Reserve ingressos para o Moulin Rouge com jantar

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 4777 Avaliações
  • R
    R.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma noite inesquecível cheia de charme, boa comida e um espetáculo impressionante - o transporte incluído é uma vantagem!
  • J
    J.
    5
    (0 Avaliações)
    O jantar e o espetáculo em Paris foram maravilhosos.
  • N
    N.
    5
    (0 Avaliações)
    O jantar e o espetáculo no famoso cabaré foram impressionantes, embora o transporte pudesse ser mais organizado e pontual.
  • L
    L.
    5
    (0 Avaliações)
    O jantar e o espetáculo de cabaret foram absolutamente deslumbrantes, embora o transporte pudesse ter sido um pouco mais pontual.
  • P
    P.
    5
    (0 Avaliações)
    O jantar foi uma delícia e o espetáculo foi simplesmente de cortar a respiração. Sem dúvida, a dança do cancan foi a minha preferida, deixou-me boquiaberta!