Vista da Torre Eiffel

Para além de ver a Torre Eiffel a partir de diferentes pontos da cidade, recomendo também que veja a cidade a partir do seu monumento mais emblemático.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Vista da Torre Eiffel

Postal da Torre Eiffel | ©Yovan Verma

Um dos pontos altos de qualquer primeira visita a Paris é subir à Torre Eiffel. A mundialmente famosa Dama de Ferro é um dos melhores pontos de vista de Paris. Da torre, pode ver-se o Arco do Triunfo, o Grand Palais, o Louvre, Notre Dame de Paris e até a basílica do Sacre Coeur, se o tempo estiver bom.

Há sinais no topo que explicam os pontos turísticos famosos que podem ser vistos do topo. Mas, para ser sincero, devemos perguntar-nos quais os sítios que não podem ser vistos do cimo da torre, uma vez que é possível ver, mais ou menos claramente, quase todos os cantos de Paris. Mas bem, vejamos quais são os sítios mais significativos que se podem ver a partir da Dama de Ferro.

1. Arco do Triunfo

Vista da Torre Eiffel para o Arco do Triunfo| ©Dennis Jarvis
Vista da Torre Eiffel para o Arco do Triunfo| ©Dennis Jarvis

O primeiro monumento que verá mesmo em frente e a norte da Torre é o Arco do Triunfo, para além de ser um dos monumentos mais importantes da cidade, a sua localização estratégica e os seus 50 metros de altura permitir-lhe-ão vê-lo sem qualquer problema, mesmo com mau tempo. No entanto, recomendo que veja o monumento a partir do primeiro andar (115 metros de altura), pois assim terá uma visão mais direta.

Se subir à Torre durante o dia, poderá ver o Arco do Triunfo rodeado de árvores e parcialmente delimitado pelo rio Sena. E se estiver na Torre Eiffel à noite, poderá ver as luzes do Arco e os parques circundantes. Dado o seu afastamento, é difícil ver muito bem as suas formas, embora seja fácil de identificar devido à sua altura.

Comprar bilhetes para a Torre Eiffel

2. Grand Palais

Vista da Torre Eiffel do Grand Palais| ©Roger W
Vista da Torre Eiffel do Grand Palais| ©Roger W

A nordeste da torre verá o Grand Palais (o Grande Palácio), um edifício de 45 metros de altura e 200 metros de comprimento, cujo telhado de vidro é a maior estrutura do seu género na Europa.

As fachadas de pedra, colunas e frisos do Grand Palais exibem características de design clássico, enquanto o intrincado trabalho em metal no interior é no estilo clássico Art Nouveau. O edifício é composto por três áreas principais: as Galeries Nationales, o Palais de la Découverte e a Nave.

É uma sala de exposições e um grande complexo de museus construído entre os Campos Elísios e o rio Sena, em Paris. Se realmente aprecia arquitetura, deve olhar para este edifício glamoroso.

Comprar bilhetes para a Torre Eiffel

3. Museu do Louvre

Museu do Louvre| ©Dennis Jarvis
Museu do Louvre| ©Dennis Jarvis

O Museu do Louvre está localizado a leste da Dama de Ferro, a cerca de 3,5 km (2,5 milhas) em linha reta (5 km) e tem 21,64 metros de altura sobre uma base quadrada de 35,42 metros de lado.A pirâmide de vidro do museu, que é o que realmente se vê da torre, é a entrada principal da galeria.

Diz-se que o Louvre é o maior museu do mundo. Verdade ou não, é um dos museus parisienses mais importantes da Europa e do mundo. Originalmente, era a antiga residência dos reis de França. Hoje, o museu do Louvre exibe mais de 38.000 peças de arte, e algumas das melhores pinturas do Louvre são também as melhores do mundo.

Reservar bilhetes para o Museu do Louvre

4. Les Invalides

Vista da Torre Eiffel de Les Invalides| ©TracyElaine
Vista da Torre Eiffel de Les Invalides| ©TracyElaine

Subtilmente a sudeste da Torre, é possível apreciar Les Invalides, cuja cúpula dourada de 107 metros de altura é impressionante a partir de diferentes pontos da cidade (Imagine a partir da Torre Eiffel).

O grande complexo de Les Invalides na margem esquerda é facilmente reconhecível pela sua magnífica cúpula. A sua boa altura e a proximidade da torre permitem-lhe apreciar este incrível palácio a partir de qualquer andar do edifício, embora a melhor vista seja a do primeiro andar (115 metros). Sem dúvida, um dos melhores edifícios para ver em Paris.

Curiosidade: foi originalmente construído por Luís XIV para alojar os sem-abrigo e os veteranos feridos do exército do rei. Atualmente, o Hôtel des Invalides é famoso por albergar o túmulo do imperador francês Napoleão Bonaparte.

5. Campos de Marte

Vista do Campo de Marte| ©Dennis Jarvis
Vista do Campo de Marte| ©Dennis Jarvis

Asul da Torre Eiffel e a apenas 482 metros de distância, pode ver este parque brilhante e muito famoso. Poderá vê-lo de quase todos os pontos do edifício parisiense.

Embora pareça um espaço verde visto da Torre, este espaço aberto foi testemunha de acontecimentos importantes, como os diferentes actos revolucionários ou o massacre de 1791. Se visitar Paris na primavera, o parque é um verdadeiro deleite, e está rodeado de restaurantes perto da Torre Eiffel, para o caso de ficar com fome devido às vistas espectaculares.

6. Notre-Dame

Vista da Torre Eiffel, Notre-Dame ao fundo.| ©Yortw
Vista da Torre Eiffel, Notre-Dame ao fundo.| ©Yortw

A Notre-Dame fica a leste da torre e tem 69 metros de altura. No entanto, as suas dimensões são 130 metros de comprimento e 48 metros de largura. Dada a sua localização, é aconselhável escolher um bom dia para a poder apreciar corretamente a partir da torre. Em qualquer caso, recomendo que suba ao topo da torre (276 metros) para ter uma boa visão desta catedral histórica.

Dedicada à Virgem Maria, Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais góticas do mundo e uma das mais conhecidas.Ao longo dos últimos oito séculos, o edifício da catedral foi renovado e restaurado várias vezes. A renovação mais significativa teve lugar em 1845 e demorou vinte e cinco anos a ser concluída. Durante este restauro, os contrafortes foram substituídos, a capela foi restaurada, foram acrescentadas estátuas e foi colocada uma nova rosácea.

7. Ponte Alexandre III

Vista da Ponte Alexandre III| ©Little Italy
Vista da Ponte Alexandre III| ©Little Italy

A Ponte Alexandre III, situada a nordeste, não muito longe do Grand Palais (por isso pode ver os dois no mesmo plano), é outro dos monumentos mais importantes para ver do cimo da torre.

A ponte é feita de um arco de aço de um só vão, uma incrível obra-prima da engenharia da época. A decoração da ponte é simplesmente espetacular graças às suas quatro colunas de ** 17** metros, com cavalos alados dourados no topo, em extremos opostos da estrutura. Belos candelabros negros, querubins e outros elementos decorativos fazem desta ponte uma construção impressionante, escolhida por muitos como pano de fundo para as suas fotografias de casamento. Embora se deva dizer que, a partir da torre, só se apreciam alguns destes pormenores.

Para que conste, a Pont Alexandre III (Ponte Alexandre III) é a ponte mais fascinante de Paris. O viaduto, inaugurado para a Exposição Universal de 1900 em Paris, está localizado entre o L'Hôtel des Invalides e o Grand e Petit Palais.

8. Sacré Coeur

O Sacré Coeur ao fundo a partir da Torre Eiffel| ©Roger W
O Sacré Coeur ao fundo a partir da Torre Eiffel| ©Roger W

A basílica do Sacré Coeur (Sagrado Coração) situa-se muito a nordeste da torre. Apesar dos seus 130 metros de altura, o ideal seria subir até ao topo para isolar a basílica de outras distracções que possam atravessar o seu olhar de 6,6 km.

Se estiver interessado em ver a basílica a partir da Torre Eiffel da forma mais clara possível, recomendo que suba à torre apenas quando o céu estiver completamente limpo. Quem sabe, poderá até vislumbrar o sino da basílica, o maior de França, com 18 toneladas.

Visível de muitos pontos de Paris, a basílica do Sacré-Cœur é o ponto alto da colina de Montmartre. Com o seu estilo românico-bizantino, a igreja tem mais semelhanças com o Taj Mahal, na Índia, do que com a catedral gótica de Notre-Dame.

9. Museu d'Orsay

Museu d'Orsay a partir da Torre Eiffel| ©Brule Laker
Museu d'Orsay a partir da Torre Eiffel| ©Brule Laker

Outro ponto de interesse a nordeste da Dama de Ferro é o famoso Museu d'Orsay, uma grande estrutura de 188 metros de comprimento por 75 metros de largura e 32 metros de altura. A sua proximidade com a torre é um verdadeiro ponto positivo, pois permite apreciar as suas dimensões e detalhes arquitectónicos sem ter de apertar muito os olhos. A sua localização nas margens do rio Sena torna a sua observação a partir da torre ainda mais espetacular.

O Museu está localizado numa antiga estação de comboios que abriu a tempo para a Exposição Universal de Paris em 1900, e apenas a 783 metros do Museu do Louvre, ambos classificados como dois dos melhores museus de Paris no mundo.

10. Rio Sena

Rio Sena| ©Joe Shlabotnik
Rio Sena| ©Joe Shlabotnik

O rio Sena, apesar de ser um curso de água, faz todo o sentido ser visto de uma altura considerável, pois é possível ver onde corre e que dimensões tem . E que melhor observatório para isso do que a própria Torre Eiffel? O melhor é que do alto da torre, e graças às suas dimensões, é possível apreciá-la a qualquer hora do dia. Se estivermos na Torre Eiffel à noite, podemos seguir a rota dos cruzeirosdo rio Sena, e se subirmos à torre durante o dia, podemos ver ainda mais claramente como é incrivelmente longo e como serpenteia através de Paris.

Hoje em dia, é uma das principais atracções turísticas e marcos de Paris, graças às fabulosas pontes que o atravessam e graças ao facto de rodear as duas ilhotas de Paris. O rio Sena é um dos principais rios do noroeste da França e é, na verdade, o segundo rio mais longo da França, depois do rio Loire, com um comprimento impressionante de 776 km. A foz do rio está localizada no Canal da Mancha, entre Le Havre, na região da Alta Normandia, e Honfeur, na região da Baixa Normandia.

Comprar bilhetes para a Torre Eiffel

Pontos de vista da Torre Eiffel

Vista do Piso 01 da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut
Vista do Piso 01 da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut
  • Primeiro andar: A partir do primeiro andar é possível ver com grande precisão as zonas mais próximas da Torre, entre as quais se encontram o Parque do Campo de Marte e o Museu do Homem.
  • Primeiro andar: Este primeiro andar pode ser considerado como um miradouro, como tal, Paris começa a desdobrar-se e já é possível ver alguns dos monumentos mais importantes da cidade, tais como os mencionados nas secções anteriores. É de salientar que este piso é o mais visitado.
  • Topo: O terceiro andar é simplesmente espetacular em termos de vistas, Paris parece calar-se e pode ver-se Paris a seus pés. É aqui que se pode avaliar a extensão de Paris e ver alguns monumentos remotos, como a Basílica de Sacre Coeur e a zona de Montmartre em geral.

Como tirar fotografias a partir da Torre Eiffel?

Vista do piso 02 da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut
Vista do piso 02 da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut

A altura tem uma grande influência na fotografia, pois tanto a luz como o grau de focagem são muito diferentes daquilo a que está habituado. Por um lado, a luz é uma vantagem, pois não há nenhum obstáculo que possa impedir a sua câmara de captar luz suficiente, a menos que esteja a tirar fotografias à noite. Por outro lado, a focagem é o ponto mais fraco, uma vez que não existe um objeto próximo para focar. Caso pretenda focar uma área específica, deve levar consigo uma boa lente.

No entanto, se a sua ideia é tirar fotografias panorâmicas, não tem de se preocupar, qualquer posição da câmara serve, dependendo do enquadramento que procura. No entanto, não recomendo tirar fotografias à noite a partir da Torre Eiffel, uma vez que a luz da própria torre "ofusca a sua câmara" e torna difícil captar imagens da cidade de uma forma clara.

Comprar bilhetes para a Torre Eiffel