10 coisas para ver e fazer no bairro de Montmartre

Se for a Paris, não deixe de visitar Montmartre, o bairro boémio. Respira-se arte em cada canto.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer no bairro de Montmartre

Montmartre, Paris | ©John Gillespie

Visitar este bairro é uma das melhores coisas a fazer na sua viagem a Paris. Mantém o seu encanto tradicional desde o século XIX, o que o torna autêntico e único. O berço da arte parisiense faz com que se respire vida e alegria em cada canto.

Montmartre não é um lugar grande, mas tem muitas actividades e locais emblemáticos para ver num só dia. Neste artigo, vai descobrir tudo o que precisa de ver e visitar para conhecer Montmartre ao máximo.

1. O Moulin Rouge

O Moulin Rouge| ©Vadin Sadovski
O Moulin Rouge| ©Vadin Sadovski

Um dos ícones por excelência de Montmartre. O mais conhecido cabaré parisiense foi construído em 1889. Um lugar mítico para passar a noite parisiense. Encontra-se nos arredores de Montmartre, no Bairro da Luz Vermelha (Pigalle).

Recomendo que dedique uma noite para ver o incrível espetáculo do Moulin Rouge, que dura cerca de duas horas, com as famosas Doriss Girls numa exibição da melhor música original e os seus incríveis fatos de penas e lantejoulas. Verá o verdadeiro cancan!

Se está a planear ir ao Moulin Rouge, pode ir apenas para ver o espetáculo ou tem a opção de jantar e espetáculo. Recomendo também que faça a sua reserva com antecedência, pois apesar de ter dois espectáculos por dia (às 21h00 e às 23h00, este último apenas às sextas e sábados até ao final de março), os bilhetes esgotam muito rapidamente por ser um local tão concorrido e conhecido.

De notar que este espetáculo contém nudez parcial do corpo em vários momentos do espetáculo, pelo que não é recomendado para todos os públicos. Quanto ao preço do espetáculo Bilhetes para Moulin Rouge: como comprar e preçosO preço para entrar apenas para ver o espetáculo é de cerca de 100 euros aproximadamente. Se você também quiser ir jantar, custará cerca de 200 euros (com vários menus para escolher. O menu é composto por 3 pratos).

Comprar bilhetes para o Moulin Rouge

2. Café des Deux Moulins

Entrada para o Café Des Deux Moulins.| ©Jgp1723
Entrada para o Café Des Deux Moulins.| ©Jgp1723

O nome pode não lhe soar familiar, mas este é o conhecido café que aparece no filme Amèlie, onde a personagem principal trabalha. É um café tão conhecido que é agora uma paragem quase obrigatória para todos os visitantes de Montmartre.

Encontra-se entre a Rue Lepic e a Rue Cauchois. Tem o nome de Café des Deux Moulins, pois está situado entre os dois moinhos mais emblemáticos de Paris: o Moulin Rouge e o Moulin de la Galette. Visite o seu sítio oficial aqui

Ao chegar, ficará surpreendido com as cores da fachada exterior, toda vermelha paixão. Também notará do lado de fora toda a publicidade que menciona o filme Amèlie. Uma vez lá dentro, poderá reconhecer todos os cenários com fotografias da personagem principal, muito presentes na decoração do bar.

Neste bar, pode simplesmente tomar uma bebida ou experimentar os pratos mais tradicionais dos bistrôs parisienses. Está aberto de segunda a domingo (de segunda a quinta das 7h às 14h, sexta, sábado e domingo das 9h às 14h).

Reservar uma visita guiada a Montmartre

3. Bateau-Lavoir

Fachada do Bateau-Lavoir.| ©Davequ
Fachada do Bateau-Lavoir.| ©Davequ

Como sabe, Montmartre foi e continua a ser o berço parisiense dos artistas, o bairro onde viveram muitos pintores famosos, entre outros. O Bateau-Lavoir é conhecido por ter sido o ponto de encontro e a residência de muitos desses artistas, incluindo Picasso.

Encontra-se na Place Emile Goudeau. Embora tenha a possibilidade de contratar uma visita guiada, não a recomendo, pois não há muito para ver. Encontrará todas as informações úteis sobre o local na montra da loja.

Como curiosidade, fica a saber que este local ardeu num incêndio e anos mais tarde foi reconstruído. Continua a ser considerado um monumento histórico em Paris e, apesar de não ser um local para passar muito tempo durante a sua visita a Montmartre, se for fã de Picasso ou Van Gogh, pode ir até lá para admirar a fachada e a loja no interior.

Reservar uma visita guiada a Montmartre e ao Sacre Coeur

4. Praça do Terreiro

Praça do Terreiro| ©David Monniaux
Praça do Terreiro| ©David Monniaux

Conhecida como a praça dos pintores, este é um dos locais mais movimentados de Montmartre. Encontra-se a uma curta distância a pé do Sacre Coeur. Esta praça está repleta de pintores e artistas que vendem as suas obras. Também pode tirar o seu retrato lá, se quiser, pois há muitos artistas prontos para o desenhar a qualquer momento.

Esta praça está também rodeada de cafés e creperias parisienses, pelo que pode parar para um lanche a qualquer hora do dia. As lembranças abundam, e deve saber que este é o lugar mais barato em Paris se quiser levar para casa uma lembrança da sua viagem.

Nesta praça encontrará nada mais nada menos do que 300 artistas que expõem as suas obras diariamente, o que a torna um local muito concorrido, mas recomendo que vá, pois é um local declarado como bairro histórico. Não perca!

5. Sacré Coeur (Basílica do Sagrado Coração)

Basílica do Sacré-Coeur| ©Superchilum
Basílica do Sacré-Coeur| ©Superchilum

A Basílica do Sacré Coeur é um dos monumentos mais representativos de Paris. Situada no topo de Montmartre , a 130 metros acimado nível do mar, oferece uma vista panorâmica de toda a capital francesa. Construída no século XIX, este local de culto é dedicado ao coração de Cristo.

Pode aceder-se a pé, pelas escadas da Praça Louise Michel ou de funicular a partir da Praça Saint Pierre. A basílica oferece a possibilidade de subir à cúpula para descobrir as melhores vistas da capital. Se desejar, pode também entrar na cripta por um suplemento.

A entrada na basílica do Sacré Coeur é gratuita. Só tem de pagar para subir à cúpula ou descer à cripta. O preço é de cerca de 7 euros. E você pode ir todos os dias da semana das 6:00 às 22:30 horas.

6. Igreja de São Pedro de Montmartre

Igreja de São Pedro de Montmartre| ©Stephen Lea
Igreja de São Pedro de Montmartre| ©Stephen Lea

Esta igreja medieval, ao contrário do Sacre Coeur, é um refúgio de paz sem as multidões de turistas. É uma das igrejas mais antigas de Paris. Encontra-se na Rue du Mont-Cenis. É considerada património mundial da UNESCO devido à sua grande história.

Foi construída no século XII e, embora seja a menos conhecida, era a prestigiada igreja da abadia de Montmartre. Foi totalmente destruída durante a Revolução Francesa e só foi restaurada no século XIV. É um monumento que merece ser visto, por toda a história que contém. A sua beleza interior e exterior não deixa ninguém indiferente.

Encontra-se aberto para visita de terça a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 18h. Se se interessa pela história parisiense, recomendo-lhe que vá, não ficará desiludido!

7. Café Le Consulat

Café Le Consulat| ©Anshar
Café Le Consulat| ©Anshar

Também pode parar para almoçar no Café Le Consulat. Um café bem conhecido em Montmartre que também está impregnado de história. Neste café, durante o século XIX, artistas como Van Gogh, Picasso e Monet, entre outros, sentavam-se para comer neste delicioso bar-restaurante.

Encontra-o mesmo ao virar da esquina da basílica do Sacre Coeur. Situado na Rue Norvins e aberto há décadas, é um local bem conhecido no bairro devido à história que o precede. Apesar de todas as mudanças feitas no bairro, este café permaneceu aberto durante todas as suas mudanças, tornando-o um lugar imperdível para visitar em Montmartre.

Este lugar distingue-se também por ter mantido a sua essência desde a sua abertura, conservando assim o seu encanto. Sente-se para comer as suas deliciosas omeletes, carnes ou simplesmente para beber um delicioso café enquanto contempla as vistas à sua volta.

8. Mur des Je t'aime (Muro dos "Amo-te")

Muro dos
Muro dos "Amo-te| ©Shadowgate

O Mur des Je t'aime é um monumento dedicado ao amor. Encontra-se na Praça das Abadessas. Esta obra de Frédéric Baron e Claire Kito é outro monumento que deve ser visto durante a sua visita a Montmartre, e não pode perder uma visita ao muro "Eu amo-te" na cidade do amor!

Este muro é composto por 40 metros quadrados que cobrem nada menos que 600 azulejos nos quais estão escritos 311 "amo-te" em 250 línguas. Incrível, não é?

Pode passear pelo parque onde se encontra e caminhar ou simplesmente sentar-se e olhar para o mural. Vai precisar de tempo para encontrar a língua que procura... mas é divertido!

O acesso ao parque e ao Mur des Je t'aime é livre e gratuito. Pode ir quando quiser e passar lá o tempo que quiser.

9. Museu de Montmartre

Museu de Montmartre| ©Musée de Montmartre
Museu de Montmartre| ©Musée de Montmartre

Apesar de poucos turistas o visitarem, penso que é uma visita obrigatória se fores a Montmartre. Este museu reúne a tradição e a cultura do bairro, mas também está localizado ao lado da beleza dos belos jardins de Renoir.

Este museu foi fundado em 1960 e está alojado em dois edifícios: o Hotel Dêmarne e a Maison Bel Air. O museu foi outrora a casa de muitos artistas de renome internacional, como Renoir. Esteve fechado durante muitos anos, mas em 2011 reabriu novamente as suas portas ao público.

O Museu de Montmartre alberga numerosas pinturas, desenhos e cartazes de muitos dos artistas que viveram em Montmartre, como Lautrec, Modigliani e Utrillo, que nos contam muito da história do bairro. O museu tem também uma sala dedicada exclusivamente ao mundo do can-can.

Para além da exposição permanente do museu, é habitual encontrar uma exposição temporária sobre a vida cultural do bairro, que lhe dará uma visão mais profunda da cultura e do conhecimento da zona. Recomendo também que adquira um Paris Pass para ter acesso a numerosos museus e às melhores atracções de Paris.

Jardins de Renoir

O museu está rodeado pelos divinos Jardins de Renoir, um dos recantos mais bonitos e românticos de Paris, onde se podem ver as únicas vinhas que restam na cidade: as vinhas de Clos Montmartre.

Não deixe de visitar este museu. Apesar de Paris ter museus muito maiores e mais históricos, este museu raramente é visitado por turistas e é um dos mais bonitos da capital, não demorará muito tempo e terá também um belo passeio pelos jardins.

Encontrá-lo-á aberto de segunda a domingo das 10h às 18h (na época alta das 10h às 19h). A entrada é de cerca de 10 euros para adultos e gratuita para crianças com menos de 10 anos de idade.

10. Visitar o Dalí Paris

Entrada para o Dalí| ©Florian75018
Entrada para o Dalí| ©Florian75018

Este museu Dali representa uma exposição permanente das melhores obras deste mestre do surrealismo. Poderá contemplar mais de 300 obras do artista, com destaque para algumas esculturas tridimensionais das imagens mais conhecidas do autor, que falam da filosofia e das crenças mais enraizadas do pintor. Encontrará algumas peças limitadas e autênticas. Mais de 600 metros dedicados ao artista. O museu situa-se no número 11 da Rua Poulbot.

Existem também ateliers para os mais pequenos da família, sempre relacionados com o conteúdo da exposição. Durante a visita, poderá admirar todas as facetas do artista, onde poderá ver as suas influências científicas, literárias, filosóficas, teológicas e artísticas.

Embora o museu seja para todos os públicos e tanto adultos como crianças fiquem encantados com as suas obras, é possível que nem todas elas agradem a todos. Se é um admirador da obra de Salvador Dalí ou simplesmente quer saber mais sobre a sua história, não perca este museu - não ficará desiludido! Pode visitar o museu todos os dias da semana, das 10h às 18h. A entrada custa cerca de 13 euros para adultos e as crianças com menos de 8 anos podem entrar gratuitamente.

Descobrir Montmartre no Petit train de Montmartre

O pequeno comboio de Montmartre| ©Parisnet
O pequeno comboio de Montmartre| ©Parisnet

Talvez você queira visitar todos os lugares mencionados no post a pé, mas talvez você queira uma experiência diferente? Se você quiser, você tem a opção de visitar Montmartre fazendo um passeio no Petit train de Montmartre

Neste trem você vai mergulhar na história e cultura deste famoso bairro em uma visita guiada. Descobrirá as melhores lendas do bairro mais boémio e artístico da cidade.

Este comboio parte de duas praças diferentes e a visita desenrola-se em duas etapas: A primeira da Place Blanche para a Place du Ter tre (15 minutos) e a seguinte, no sentido inverso, da Place du Tertre para a Place Blanche (30 minutos). Pode escolher qual delas quer deixar primeiro e aproveitar para apanhar a seguinte, pois pode voltar quando quiser.

Verá locais emblemáticos como o Moulin Rouge, o cemitério de Saint Vincent, a basílica de Sacre Coeur, o mercado de Saint Pierre, o Museu de Montmartre... entre outros.

Os horários de partida são:

  • janeiro: sábados e domingos das 10h às 18h com partidas de 30 em 30 minutos.
  • fevereiro: de segunda a domingo, das 10h às 18h, com partidas de 30 em 30 minutos.
  • março: de segunda a sexta-feira das 10h às 18h com saídas de hora a hora e sábados e domingos das 10h às 18h com saídas de 30 em 30 minutos.
  • abril a setembro: Das 10h às 19h de 30 em 30 minutos. julho e agosto das 10h às 22h.
  • De outubro a dezembro: Das 10h às 17h. De segunda a sexta-feira, partidas de hora a hora, fins-de-semana de 30 em 30 minutos.

O preço do Petit train de Montmartre é de aproximadamente 6 euros por pessoa.

Fazer um passeio a pé por Montmartre

Bairro de Montmartre| ©Ed Webster
Bairro de Montmartre| ©Ed Webster

Se você quiser visitar Montmartre, mas preferir ser levado em um passeio a pé, você pode sempre escolher uma visita guiada de Paris. Uma visita programada onde pode esquecer-se de tudo e ser levado aos melhores lugares de Montmartre. Lugares a não perder. Uma visita de duas horas com um guia local experiente que o fará sentir como se soubesse tudo.

Espero que este guia o tenha ajudado a decidir quais são os lugares a não perder na sua visita a Montmartre. Desfrute do bairro boémio!

Reservar uma visita guiada a Montmartre