Visite a Ópera Garnier em Paris

Visitar o interior da Ópera de Paris sem ter de pagar para assistir a um espetáculo é possível: eu digo-lhe como fazer uma visita aos bastidores.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Visite a Ópera Garnier em Paris

Ópera Garnier | ©Caleb Maxwell

Apesar da sua lista interminável de monumentos espectaculares, talvez o maior marco de Paris seja a Ópera. Hoje em dia, é possível visitá-la sem pagar por um espetáculo, por isso não há desculpa para a perder.

Comprar bilhetes para a Opéra de Garnier

Vista aérea da parte de trás da Ópera
Vista aérea da parte de trás da Ópera

Se optar por comprar bilhetes para a Ópera online, recomendo que o faça com bastante antecedência. As crianças com menos de 10 anos e os titulares do Paris Pass têm entrada gratuita.

Embora a Ópera de Paris esteja aberta de segunda a domingo, pode haver dias específicos de encerramento excecional, que pode consultar no sítio Web oficial.

Assistir a um espetáculo na Ópera de Paris

Uma coisa é visitar o edifício da Ópera de Paris e outra é assistir a um dos seus espectáculos. Escolhendo a segunda opção (ou a primeira), terá acesso à sala principal durante o horário do espetáculo da sua escolha, mas não ao resto do edifício (de facto, os espectáculos são fora do horário de funcionamento).

Se desejar comprar bilhetes para qualquer espetáculo da Ópera de Paris, pode fazê-lo na bilheteira (com vários dias de antecedência, evidentemente) ou no sítio Web oficial da Ópera Garnier.

Horários de abertura da Ópera Garnier

Vista da Opéra Garnier em Paris
Vista da Opéra Garnier em Paris

A Ópera de Paris está aberta das 10h00 às 17h00, de segunda a domingo, mas há feriados em que a visita pode ser cancelada. A visita guiada dura geralmente uma hora e meia, mas se visitar o edifício por conta própria, uma hora será suficiente para o ver em profundidade. Isto permitir-lhe-á combinar a sua visita à Ópera de Paris com outras actividades ou museus que queira ver durante a sua viagem.

Recomendo o último passe (às 16h30) para que possa passar a tarde nas imediações e deixar a manhã livre para visitar outros locais de interesse como o Museu do Louvre, que requerem mais tempo de visita e espera.

Reservar uma visita guiada à Ópera Garnier

Visitar a Opéra Garnier com crianças

Ópera Garnier| ©Gwen King
Ópera Garnier| ©Gwen King

É possível visitar a Ópera com crianças, mas muitas visitas guiadas não aceitam crianças com menos de cinco anos. Mesmo assim, na minha opinião, a Ópera é um dos locais mais apropriados em Paris para visitar em família, devido à duração média da visita e porque os mais pequenos não se cansarão em longas horas de espera, como acontece noutros museus.

Visitar a Ópera Garnier com o Paris Pass

Assentos e camarotes da Ópera Garnier| ©Sheila Sund
Assentos e camarotes da Ópera Garnier| ©Sheila Sund

Se a Ópera de Paris é um dos edifícios que certamente visitará durante a sua viagem, talvez queira obter um Paris Pass. Este é um passe turístico da cidade que lhe dá entrada gratuita numa série de monumentos e museus parisienses (incluindo a Ópera) e descontos em muitos outros.

Com o Paris Pass, pode visitar a Ópera de Paris gratuitamente e também fazer as visitas guiadas ao interior da Ópera. Na minha experiência, o Paris Pass é um dos passes urbanos mais completos que existem; tendo em conta todos os locais que a cidade tem para oferecer, a sua utilização (independentemente dos dias que escolher) compensa, mas também requer um maior planeamento da sua visita a Paris, de modo a tirar o máximo partido do mesmo.

Escrevi um guia no Paris Pass cheio de dicas sobre quando usá-lo, suas vantagens e desvantagens e tudo o que você precisa saber antes de reservar.

Reservar uma visita guiada à Ópera Garnier

Organizar a sua visita à Ópera Garnier em Paris

Teto de vidro colorido do restaurante das luxuosas Galerias Lafayette, a poucos metros da Ópera Garnier.| ©Les Corpographes
Teto de vidro colorido do restaurante das luxuosas Galerias Lafayette, a poucos metros da Ópera Garnier.| ©Les Corpographes

Como chegar à Ópera Garnier

A Ópera de Paris está situada no Quartier de L'Opera, um bairro central a norte dos Jardins das Tulherias e do Museu do Louvre. É um bairro imponente, ideal para fazer compras e passear sem as multidões de turistas e pode ser acedido através de um passeio a partir dos bairros próximos na margem norte de Paris (o Louvre ou os Campos Elísios) ou de metro (linha 7, linha 8 e linha 3).

Onde comer

Se quiser comer no bairro antes ou depois da sua visita, encontrará tanto restaurantes simples como cafés elegantes onde poderá apreciar a comida francesa sem as multidões de outras zonas mais movimentadas da capital. No entanto, recomendo que tenha em atenção os horários franceses (a hora de almoço é normalmente entre as 12 e as 14 horas e o jantar começa às 19 horas) e que faça a sua reserva com antecedência para evitar esperas.

Ana's Traveller Tip

Aproveite o facto de estar na zona da Ópera Granier para fazer uma visita guiada às luxuosas "passagens" e galerias comerciais da zona.

Passear pela zona

Vista do telhado da Ópera de Paris
Vista do telhado da Ópera de Paris

A Ópera de Paris é um símbolo do estilo de vida parisiense abastado, que se reflecte nos arredores do edifício e nas galerias comerciais cobertas que o rodeiam. Uma das opções mais práticas para conhecer a zona é escolher um circuito que combine uma visita guiada à ópera com um passeio a pé pelos arredores e uma visita ao Palais Royal, situado entre os bairros da Ópera e Tulleries.

Galerias Lafayette e o seu terraço no telhado

Se é um viciado em compras, este será um dos seus paraísos. Tome nota da localização para poder voltar mais tarde e explorar este tipo de centro comercial à vontade, e pergunte ao seu guia qual é o melhor sítio para comprar presentes originais. Durante a sua visita, vai querer subir ao telhado para apreciar as vistas da zona; prepare a sua máquina fotográfica.

A partir dos telhados das Galerias Lafayette, terá uma vista panorâmica de toda a cidade e poderá apreciá-la enquanto lhe contam histórias sobre a alta sociedade parisiense e os escândalos da nobreza.

Praça das Pirâmides

Uma das muitas praças emblemáticas da capital francesa, situada no 1º arrondissement da cidade e presidida pela estátua equestre de Joana d'Arc. O seu guia aproveitará sem dúvida a primeira paragem desta visita para lhe contar a história mítica da Donzela de Lorena.

Teatro do Palácio Real

O Palais Royal foi a residência do Cardeal Richelieu no início do século XVII. Atualmente, alberga o Conselho de Estado e o Ministério da Cultura, entre outros locais que simbolizam a organização política do país, mas a sua verdadeira atração são as galerias cobertas repletas de lojas e galerias de arte. Irá visitá-las durante a visita, mas recomendo que reserve outro dia para fazer compras na zona.

Galerie Vivienne

Galerie Vivienne| ©Benh LIEU SONG
Galerie Vivienne| ©Benh LIEU SONG

Esta é uma das galerias interiores mais emblemáticas de Paris. Os seus tectos de vidro e a decoração das suas lojas valeram-lhe o estatuto de monumento histórico da cidade.

Templo La Madeleine

Esta igreja de estilo grego é uma das mais visitadas da capital. Destacam-se as suas 52 colunas coríntias e os baixos-relevos nas portas de bronze com os Dez Mandamentos. Uma paragem ideal para aprender um pouco mais sobre o papel que a religião desempenhou em Paris ao longo dos séculos e como os assuntos da igreja podiam estar intimamente ligados aos da alta sociedade parisiense.

Praça da Concórdia

Esta é a segunda maior praça de França e está situada no início da Avenida dos Campos Elísios. Atualmente, pode ver no centro desta praça o obelisco de Luxor do ado pelo Egipto à cidade de Paris, no entanto, há alguns séculos, o que se encontrava no seu centro era uma estátua de Luís XV erigida para celebrar a sua melhoria após uma longa doença.

Se gosta das histórias da Revolução Francesa, o seu guia irá contar-lhe tudo, pois a praça foi um dos cenários mais sangrentos da época; foi o local da famosa guilhotina que decapitou personalidades como Maria Antonieta, Luís XVI e Robespierre.

Se depois deste passeio ainda tiver fome de mais, o bairro da Ópera ainda tem muito para lhe oferecer. É o caso do Musée Grévin, o museu de cera de Paris que alberga os famosos espelhos deformados, do Palais de la Bourse, o edifício neoclássico onde se concentra a atividade económica da cidade, ou das lojas especializadas em trufas, champanhe e caviar na Place de la Madeleine.

Reservar uma visita guiada à Opéra Garnier

O que ver na Ópera Garnier em Paris

Escadaria da Ópera Garnier| ©Valerian Guillot
Escadaria da Ópera Garnier| ©Valerian Guillot

A Ópera de Paris é um edifício que vale a pena ver de fora; tanto durante o dia, para apreciar todos os detalhes arquitectónicos deste edifício neo-barroco, como à noite, quando é uma das mais poderosas atracções de Paris em luzes. Se a fachada já ostenta sinais de luxo e ostentação, entrar na Ópera é como entrar num pequeno Versailles.

O teto

Os bilhetes para a Ópera de Paris dão-lhe acesso ao local que inspirou a famosa peça de Leroux "O Fantasma da Ópera". O teto do auditório, onde ainda hoje são representadas óperas e bailados, é um dos principais pormenores a observar durante a sua visita.

A decoração

A decoração dos corredores e foyers onde se moviam as principais figuras da elite parisiense do século XIX é feita de folhas de ouro, lustres de cristal e mosaicos, símbolo da opulência da época e de como a cidade de Paris era um dos centros nevrálgicos europeus da sociedade e da cultura.

A escadaria

A escadaria de mármore branco que liga os dois níveis do edifício é também uma parte essencial da visita ao interior do edifício concebido pelo arquiteto Charles Garnier durante o reinado de Napoleão III.

Se gostou da visita à Ópera de Paris, também vai gostar

Palácio de Versalhes| ©lameato feliz
Palácio de Versalhes| ©lameato feliz

Para mim, passear pelos corredores da Ópera de Paris foi muito parecido com a opulência e a grandeza que se pode ver no Palácio de Versalhes. Para além do estilo de decoração luxuoso presente em ambos os pontos turísticos, penso que é porque os dois edifícios transmitem a mesma mensagem: a riqueza de uma sociedade, por um lado, e a de uma monarquia absolutista, por outro.

Paris sempre foi o espelho onde a Europa se olhava e penso que, embora cada um à sua maneira, ambos os edifícios o demonstram.

Se gostou do estilo da Ópera de Paris, vai certamente gostar do Palácio de Versalhes. Note-se que a visita é de um dia inteiro e que se situa nos arredores de Paris. Podes comprar os teus bilhetes com antecedência e escolher o tipo de visita que queres fazer e também podes ler mais sobre isso neste artigo que escrevi sobre o Palácio de Versalhes. Excursões a Versalhes saindo de Paris.

Se também quiser completar a sua viagem a Paris com uma visita cultural, posso dizer-lhe que Paris tem uma das mais ricas ofertas de museus da Europa.

Como a variedade pode ser esmagadora quando se escolhe quais os museus a visitar, compilei os meus favoritos neste guia dos museus em Paris. Os 17 melhores museus em ParisO Louvre é um dos museus mais populares do mundo, mas provavelmente acabará por escolher o Louvre. Deixo-vos aqui este artigo sobre Passeios Turísticos e Bilhetes para o Museu do Louvre em Paris: como comprar, preços e descontos para o caso de quereres saber mais.

Reservar uma visita guiada à Ópera Garnier

Perguntas Frequentes

  • É possível tirar fotografias no interior da Ópera Garnier?

    Sim, são permitidas fotografias sem flash no interior da Ópera.

  • Existe uma visita subterrânea à Ópera Garnier?

    Caso esteja a pensar visitar a infame residência subterrânea do Fantasma da Ópera, infelizmente não está aberta ao público. No entanto, devido às renovações efectuadas ao longo dos anos, não resta muito da atmosfera misteriosa que o local tinha no início do século XX.

  • O que posso fazer depois de visitar a Ópera Garnier?

    Pode fazer compras nas Galerias Lafayette, visitar o elegante Musée Fragonard du Parfum ou provar alguns dos melhores chocolates de Paris na Boutique Lindt.

  • Existe um código de vestuário para assistir à Ópera de Paris?

    Para a visita guiada à Ópera não há qualquer requisito especial, mas se for assistir a uma peça de teatro, recomendo um estilo mais elegante (evitando chinelos, calções e vestuário turístico).