Como se locomover em Paris

Falta muito para a sua viagem a Paris? De certeza que já está a ultimar detalhes e itinerários, por isso não perca as minhas dicas sobre como se deslocar confortavelmente pela cidade.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Como se locomover em Paris

Ruas de Paris | ©Adrien Olichon

Paris é uma cidade com muitos sítios para ver e coisas fantásticas para fazer. Percorrer toda a cidade pode ser quase impossível, a menos que se encontre a forma correcta de o fazer. Visitas organizadas, visitas personalizadas, metro, autocarro... As alternativas são muitas.

Em função da forma como pretende deslocar-se em Paris, do tempo de que dispõe ou do que pretende visitar, gostaria de lhe recomendar uma ou outra opção. O que acha?

Percorrer Paris numa visita organizada

Passear a pé em Paris| ©Earth
Passear a pé em Paris| ©Earth

Paris é uma cidade enorme e deslocar-se pode por vezes ser complicado se não soubermos qual o melhor caminho ou a melhor forma de ir de um ponto para outro. É por isso que opto sempre por reservar uma visita guiada a pé a Paris.

Desta forma, pode esquecer os mapas, os percursos e as direcções e concentrar-se apenas em ver a cidade sem medo de se perder. Outra vantagem é que as visitas guiadas incluem normalmente bilhetes de entrada para os pontos de referência de Paris, pelo que pode ter a certeza de que entra à hora especificada.

Em suma, se não quiser dar em doido, confie nos guias profissionais que, para além de lhe explicarem tudo o que vê, farão com que a deslocação em Paris pareça fácil.

Percorrer Paris num passeio a pé

É evidente que andar a pé é a melhor maneira de ver mais coisas, pois pode fazer paragens ou aproximar-se dos melhores museus de Paris ou dos monumentos parisienses que lhe chamam a atenção. Claro que provavelmente acabará por se perder, mas não tem um guia especializado.

Algo muito comum em Paris é reservar um passeio a pé personalizado, para que possa ver exatamente o que quer ver e parar onde quer parar, sem ter de esperar por um grande grupo de pessoas, o que sem dúvida também dificulta e atrasa qualquer movimento em Paris.

A verdade é que percorrer Paris ao seu próprio ritmo, mas com a confiança de que um guia desenhou o percurso especialmente para si, é um luxo, acredite. Basta que, antes de reservar, faça uma lista dos locais que pretende visitar para que o guia os inclua na visita e o informe se a entrada está ou não incluída.

Passear de bicicleta por Paris com um guia

Se gosta de ir de bicicleta aos sítios, deve tentar ver Paris em duas rodas. Atenção, o trânsito e as ruas de Paris podem ser um pouco caóticos, pelo que recomendo que reserve uma excursão de bicicleta por Paris organizada com um grupo maior de pessoas.

Assim, é mais fácil que os outros veículos o vejam e, embora possa parecer perigoso, a bicicleta é uma boa forma de se deslocar mais rapidamente em Paris e de chegar a alguns locais um pouco mais afastados do centro em menos tempo. Além disso, a excursão inclui uma bicicleta e um capacete em perfeitas condições.

Se quiser ver o máximo possível de Paris num só dia, recomendo vivamente a excursão de bicicleta, uma vez que irá realmente a mais sítios do que uma excursão a pé. No entanto, tenha em conta que não fará tantas paragens num passeio de bicicleta, por isso escolha este passeio se quiser uma visita geral a Paris.

Percorrer Paris de Segway

Passeio de Segway em Paris| ©Markus Tacker
Passeio de Segway em Paris| ©Markus Tacker

Quer ir de um sítio para outro em Paris ainda mais depressa? Está com sorte, porque há passeios organizados que o levam a percorrer a cidade num Segway, um meio de transporte rápido em que não tem de fazer qualquer esforço para além de controlar o guiador e seguir o guia.

Não há cansaço e poderá ver Paris com os olhos bem abertos. É também perfeito para quem viaja para Paris com pouco tempo e pretende percorrer rapidamente os locais mais importantes da capital francesa, aproveitando cada minuto.

Se nunca andou de Segway, não se preocupe. Haverá uma pessoa responsável no passeio que responderá às suas perguntas e o guiará pela cidade no seu passeio de Segway. E se gostou da experiência e vai ficar mais dias em Paris, recomendo que reserve o passeio de Segway no Château de Vincennes.

Percorrer Paris num autocarro turístico

Uma opção para se deslocar em Paris que eu considero sempre é reservar o autocarro turístico de Paris. Estes veículos percorrem quase toda a extensão de Paris e pode entrar e sair nas paragens que lhe interessam.

É uma óptima maneira de ter a certeza de que vê tudo, mas só passa tempo nos locais que lhe chamam a atenção. Se vai ficar dois dias em Paris, considere esta opção, porque o bilhete será válido para ambas as datas e pode utilizá-lo como transporte público.

Este autocarro pára em locais como Notre Dame, a Torre Eiffel e o Moulin Rouge. Além disso, a vantagem de optar por este tipo de autocarro em vez de um autocarro normal é que tem dois andares, um dos quais tem um teto aberto para que possa ver as vistas de Paris de uma perspetiva diferente.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Paris

Deslocar-se em Paris de metro e comboio suburbano

O metro em Paris| ©FranceHouse
O metro em Paris| ©FranceHouse

O metro de Paris tem um total de 16 linhas que ligam centenas de pontos da cidade, pelo que se pode imaginar que será sempre uma alternativa rápida, confortável e acessível para se deslocar em Paris.

As paragens são numerosas e a frequência é de cerca de 5 minutos. Além disso, muitas das estações de metro estão ligadas ou têm paragens de RER (comboio suburbano parisiense), que o podem levar mais longe, a locais como Versalhes.

As paragens de metro estão abertas das 5:30 da manhã à 1:00 (sábados e feriados até às 2:00), pelo que pode sempre apanhar um metro para se deslocar pela cidade. No entanto, ao comprar o seu bilhete, deve ter em conta as zonas em que se vai deslocar.

Zonas de Paris

Paris está dividida em 5 zonas, sendo as 3 primeiras as mais centrais e mais baratas e facilmente acessíveis de metro (aproximadamente 2€ para um bilhete simples e 23€ para um passe de 10 bilhetes). Nestas zonas, o RER comporta-se como um metro, pelo que está incluído no bilhete.

Por outro lado, as zonas 4 e 5 são mais distantes e para lá chegar é necessário apanhar o comboio suburbano RER, que não está incluído no bilhete simples mas está incluído no bilhete île-de-France. O preço varia consoante a distância a percorrer, mas pode consultá-lo no sítio Web oficial.

O Paris Pass

Se vai ficar em Paris durante uma semana ou mais e vai utilizar o metro ou o comboio, aconselho-o a adquirir um passe Navigo, que lhe permite circular livremente em todas as zonas que escolher. Se a sua estadia não for tão longa, tem sempre a possibilidade de adquirir um Paris Visite Card.

Estas são boas alternativas, mas também pode reservar o Paris Pass, um cartão que não só lhe permite utilizar os transportes públicos em Paris, como também inclui acesso prioritário a muitas das atracções turísticas da cidade.

Reservar o Paris Pass

Getting around Paris by bus

Autocarro da linha 30 em Paris, França| ©Bus Box
Autocarro da linha 30 em Paris, França| ©Bus Box

Embora o metro seja mais rápido, o autocarro é mais encantador, uma vez que se pode ver os arredores de Paris enquanto se desloca pela cidade. De facto, é também um dos meios de transporte mais populares entre os parisienses.

Existem 59 carreiras e a tarifa é bastante barata (cerca de 2 euros). Não te esqueças, no entanto, que os autocarros não são tão pontuais, uma vez que circulam a cada 15-20 minutos, aproximadamente, e estão disponíveis durante menos tempo (das 7h30 às 20h30).

As linhas que mais utilizarás se quiseres deslocar-te pelo centro de Paris são as de 20 a 99, uma vez que as últimas percorrem os arredores da cidade. Em todo o caso, pode consultar os percursos disponíveis no mapa oficial.

Como comprar um bilhete de autocarro

É muito fácil comprar o seu bilhete nas máquinas de venda automática em qualquer estação ou ponto de venda, embora também o possa comprar quando entra no autocarro. No entanto, se o fizer, o bilhete será um pouco mais caro e não poderá ser transferido para outros meios de transporte, como o metro ou o comboio.

Para poupar ainda mais dinheiro, pode sempre comprar um bilhete de época, como o Navigo ou o Paris Visite.

Autocarros noturnos

Mesmo que prefira não utilizar o autocarro durante o dia, se quiser desfrutar da vida nocturna de Paris e circular pela cidade à noite, terá de apanhar um dos 42 autocarros Noctilien (assinalados com um N) que circulam em Paris das 00:30h às 5:30h e nos quais pode utilizar o mesmo bilhete.

Getting around Paris by taxi

Táxi em Paris| ©joiseyshowaa
Táxi em Paris| ©joiseyshowaa

Não vou enganá-lo, o táxi parisiense não é a forma mais barata de se deslocar pela cidade (aproximadamente 1,06 euros por quilómetro), mas continua a ser uma boa opção se não quiser preocupar-se em encontrar o metro ou as paragens de autocarro.

É também uma opção muito segura, especialmente se precisar de se deslocar à noite, embora a tarifa seja um pouco mais elevada.

O meu conselho é que se certifique de que apanha um táxi oficial sempre que for apanhar um táxi. Se acabou de chegar a um dos aeroportos de Paris e quer ir para o centro da cidade, é fácil reconhecer um táxi oficial, porque são os que estão na praça de táxis específica. Se já se encontra no centro da cidade, confie apenas nos táxis com o sinal luminoso.

Deslocar-se em Paris de bicicleta

Paris de bicicleta| ©TRAVELBLOG
Paris de bicicleta| ©TRAVELBLOG

Quando vou a Paris, alugo sempre uma bicicleta em alguns dias. É uma forma rápida de ver a cidade sem perder nada. Mas não se esqueça que também pode reservar uma bike tour por Paris para conhecer a cidade com um grupo como expliquei acima.

Alugar uma bicicleta não contribui para a poluição parisiense e é bastante económico, pois a própria cidade tem bicicletas para alugar (as famosas Vélib) por cerca de 5€ a cada 24 horas.

Para além da sustentabilidade da bicicleta, é um meio de transporte bastante acessível, pois existem imensas estações de estacionamento de bicicletas (pode consultar as oficiais aqui) e imensas ciclovias, pelo que terá a certeza de conseguir chegar a todos os sítios onde quer ir.

Reservar um passeio de bicicleta por Paris

Getting around Paris by car

Conduzir em Paris de carro| ©Alexandr Podvalny
Conduzir em Paris de carro| ©Alexandr Podvalny

Se quiser deslocar-se em Paris de carro, deve ter em conta que o trânsito pode ser complicado, especialmente se não estiver habituado a conduzir em grandes cidades e zonas centrais. Mas se vai aproveitar a sua viagem a Paris para fazer alguns passeios turísticos em Paris, isto é perfeito.

Se é cidadão da UE, a sua carta de condução nacional é suficiente para alugar e conduzir um carro em Paris ou em qualquer outro lugar em França. Mas não se esqueça de consultar os regulamentos oficiais para não voltar da sua viagem com uma multa.

Mas o mais complicado de conduzir em Paris é o estacionamento, porque é sempre caro. Se quiser optar por uma opção mais segura, há sempre os parques de estacionamento subterrâneos, que estão abertos e vigiados 24 horas por dia.

Outras formas divertidas de explorar a cidade de carro

Reservar um passeio de carro clássico em Paris

Passeio a pé por Paris

À volta de Paris| ©Mathias P.R. Reding
À volta de Paris| ©Mathias P.R. Reding

Passear a pé e ver alguns dos lugares mais famosos e especiais do mundo é um prazer, não vou negar, mas é preciso entender que Paris é uma cidade com muitos bairros e centros turísticos.

Andar a pé é uma alternativa divertida, barata e encantadora, sim, mas vai perder muito tempo a ir de um sítio para outro. O que pode fazer é deslocar-se para um bairro específico e, uma vez lá, deslocar-se à volta dele para visitar os locais mais emblemáticos.

Por exemplo, ir da Torre Eiffel para o bairro de Montmartre demora mais de uma hora e, quando lá chegar, estará exausto e sem energia. É muito melhor chegar a Montmartre de metro e ir a pé.

Comparação dos transportes em Paris

  • Passeio organizado
  • A opção mais completa
  • Existe uma vasta gama de opções
  • Metro ou suburbano
  • Opção mais rápida
  • Pode ser caótico
  • Autocarro público
  • Opção mais económica
  • Depende do trânsito
  • Táxi
  • Opção mais cómoda e segura
  • Caro
  • Bicicleta
  • Opção mais sustentável
  • Não recomendado para famílias com crianças pequenas
  • Automóvel
  • Opção mais flexível
  • O estacionamento é caro e complicado