11 coisas para ver e fazer à noite em Paris

Paris à noite é uma cidade totalmente diferente e vale a pena ver esta versão. A Torre Eiffel iluminada, os bares, o ambiente, os passeios noturnos... é uma experiência a não perder.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

11 coisas para ver e fazer à noite em Paris

A Île de la Cité à noite | ©Falcon® Photography

Muitas vezes planeamos o que vamos fazer durante o dia nas nossas viagens, mas depois chega a noite e, infelizmente, damos o dia por terminado. Se se identifica com esta situação e a sua próxima aventura será em Paris, está com sorte, porque aqui está o guia definitivo para aproveitar ao máximo cada momento da sua viagem e não desperdiçar as noites numa das cidades que mais brilha quando o sol se põe, e é por isso que lhe chamam a cidade da luz!

1. Faça um cruzeiro noturno no Sena para ver Paris iluminada

Cruzeiro de dia| ©jlfaurie
Cruzeiro de dia| ©jlfaurie

Fazer um passeio de barco em Paris é sempre uma boa ideia, mas que melhor maneira de ver a cidade iluminada do que à noite? Poucas coisas se comparam a desfrutar de um agradável passeio enquanto vê a Torre Eiffel iluminada ou monumentos como a espetacular Pont Alexandre III, uma das mais belas da capital francesa.

Estes cruzeiros duram entre 40 minutos e uma hora, mas existem diferentes opções para escolher "extras", como uma visita combinada à Torre Eiffel mais o cruzeiro ou um jantar espetacular a bordo do barco enquanto desfruta das vistas que pode reservar clicando no botão abaixo:

Reservar um cruzeiro no Sena

2. Visitar a Torre Eiffel à noite

Paris à noite| ©Luciano Teixeira
Paris à noite| ©Luciano Teixeira

Se o monumento mais emblemático de Paris surpreende à luz do dia, à noite é um verdadeiro espetáculo. Esta torre colossal, que foi construída em 1889, é iluminada à noite por mais de 300 lâmpadas e pode ser vista de diferentes maneiras, embora não se possa deixar Paris sem a ver à noite.

A visita nocturna à Torre Eiffel permitir-lhe-á ver o pôr do sol a partir de um dos pontos estratégicos da cidade e também poderá ver numerosos monumentos como o Sacre Coeur, a Catedral de Notre Dame, os Jardins do Trocadero ou a Cúpula dos Inválidos, entre muitos outros, sem dúvida uma experiência que vale a pena.

A última visita é às 22:30, mas o acesso depende da época e dos feriados, pelo que recomendo que reserve o seu bilhete com antecedência para evitar surpresas e garantir que pode fazer esta grande experiência. Claro que só está disponível durante a época de verão.

Aqui tem o link para conhecer todas as possibilidades que existem para subir à Torre Eiffel.

Reservar bilhetes para a Torre Eiffel

3. Ver um espetáculo no icónico Moulin Rouge

Moulin Rouge| ©Vadin Sadovski
Moulin Rouge| ©Vadin Sadovski

Cenário de cabarés e até de um filme famoso, o Moulin Rouge é outro ponto de passagem obrigatório durante a sua visita a Paris. Inaugurado em 1889, durante a famosa "Belle Époque", este local foi durante muitos anos um marco social e até cultural e económico da capital francesa.

Inúmeras celebridades passaram pelos seus palcos, de Liza Minelli a Frank Sinatra, e durante os espectáculos pode desfrutar de um grande grupo de artistas, incluindo malabaristas, dançarinos, equilibristas e mais de mil figurinos!

O Moulin Rouge está localizado no bairro de Montmartre e é muito fácil de encontrar, mas aqui está um artigo sobre como chegar ao Moulin Rouge para não se perder, e se ainda estiver curioso para saber mais, aqui está toda a informação sobre o espetáculo do Moulin Rouge.

Reservar bilhetes para o Moulin Rouge com jantar e transporte

4. viver o espetáculo de cabaret parisiense

Bailarina do espetáculo| ©Roderick Eime
Bailarina do espetáculo| ©Roderick Eime

Se já gostou do Moulin Rouge e quer ver outros espectáculos de cabaret em Paris, pode desfrutar de espectáculos mais baratos que ainda lhe darão a oportunidade de experimentar a magia da vida nocturna parisiense.

Crazy Horse Paris

Este é um dos clubes de cabaré mais famosos da cidade, onde pode desfrutar do espetáculo "Tottally Crazy", um conjunto de actos hilariantes que celebram o 65º aniversário do lendário clube. Os bilhetes para o Cabaret Horse Paris proporcionar-lhe-ão um momento inesquecível com champanhe ou mesmo aperitivos para uma experiência completa.

Cabaret Paradis Latin

Um teatro reconstruído pelo próprio Gustave Eiffel no coração do Quartier Latin de Paris espera-o para viver um espetáculo de cabaret num ambiente único. Com os bilhetes para o Cabaret Parad is Latin, desfrutará de um espetáculo em que a luxúria, o humor e a poesia se juntam para o deixar com vontade de mais. E, claro, quando escolher os seus bilhetes, pode acrescentar o jantar e as bebidas ao espetáculo.

Reservar bilhetes para o Cabaret Paradis Latin

5. Visitar o Louvre ao cair da noite

Fachada do Museu do Louvre à noite| ©Lonni Besançon
Fachada do Museu do Louvre à noite| ©Lonni Besançon

O Louvre é uma joia entre os museus franceses e europeus, por isso uma visita ao Louvre é uma obrigação na sua viagem a Paris. No entanto, embora o Museu do Louvre esteja normalmente aberto das 9h às 18h, há dois dias por semana em que o resto dos museus e actividades turísticas fecham por volta das 18h, este incrível museu abre as suas portas a quem o quiser visitar até às 21h45m.

Sem dúvida, a maior vantagem deste horário é o facto de ser menos concorrido, pelo que desfrutar das melhores obras do Louvre que este museu alberga será uma tarefa muito mais fácil do que em qualquer outra altura. Além disso, ao contrário do que se pensa, a luz artificial para iluminar as obras de arte não diminui a qualidade da visita, pois mesmo durante o dia a maior parte das salas não são iluminadas naturalmente, pelo que não haverá qualquer diferença.

Como as visitas nocturnas terminam às 21:45, esperemos que por essa altura já tenha começado a ficar com vontade de comer. Se assim for, e não faz ideia de onde ir, aqui fica uma lista dos melhores sítios para comer perto do Louvre.

Reservar bilhetes para o Louvre

6. Visitar a Opéra Garnier

A Ópera Garnier| ©Helen Simonsson
A Ópera Garnier| ©Helen Simonsson

O edifício que inspirou a famosa peça "O Fantasma da Ópera" não deve ser deixado de fora da sua visita. Durante a visita aos seus interiores, poderá ver o luxo e a decoração ostensiva típica dos edifícios mais imponentes da época, em grande parte adornados com folhas de ouro e mosaicos espectaculares.

Existem duas formas de ver o interior da Ópera, uma é fazendo uma visita guiada e a outra é assistindo a uma representação de uma peça. Se escolher a primeira opção, a minha recomendação é que escolha o último espetáculo da tarde, uma vez que a visita será provavelmente menos concorrida, desfrutará do majestoso edifício à noite e terá tido o resto do dia para fazer outras actividades que valem mais a pena à luz do dia.

Reservar uma visita guiada à Opéra Garnier

7. Fazer uma visita nocturna de autocarro

Autocarro turístico noturno| ©TourScanner
Autocarro turístico noturno| ©TourScanner

Os autocarros turísticos são sempre uma boa ideia, porque em cerca de meia hora é possível ver quase todos os principais pontos turísticos da cidade, e é também uma boa forma de descansar os pés enquanto se continua a passear.

A maioria destas excursões realiza-se normalmente durante o dia, mas há cidades como Paris que vale bem a pena ver iluminadas. Se não estiver muito frio, fazer um passeio noturno num autocarro panorâmico enquanto aprecia as vistas da cidade luz é um plano que não irá desiludir.

Para mais informações, eis tudo o que precisa de saber sobre os melhores autocarros turísticos de Paris para que possa escolher a sua melhor opção.

Reservar uma excursão nocturna de autocarro em Paris

8. Desfrutar de um concerto de Jazz no Quartier Latin

Festival de Jazz de Paris| ©InfoParis
Festival de Jazz de Paris| ©InfoParis

Paris é uma das cidades mais jazzísticas da Europa, por isso, se gosta de jazz, vai ter uma surpresa. No Quartier Latin (Quarteirão Latino de Paris), situado no sul da Ìle de la Cité, encontrará muitos locais para desfrutar da música e de um ambiente agradável.

Se lhe agrada a ideia de passar uma noite incrível com boa música ao vivo num dos bairros mais característicos da capital francesa, aqui ficam algumas sugestões:

Le Petit Journal Saint Michel

Le Petit Journal Saint Michel é um clube acolhedor situado muito perto dos Jardins do Luxemburgo, que transporta o espetador para os anos 50, um lugar encantador onde também se pode jantar durante o concerto.

O Caveau de la Huchette

O Caveau de la Huchette é um clássico entre os clubes de jazz parisienses. O ambiente aqui é espetacular, com muita gente a dançar e público de todas as idades. No entanto, é preciso ter em conta que, por ser um local tão conhecido, haverá muitos turistas, para além dos parisienses.

O Caveau des Oubliettes

Le Caveau des Oubliettes é um pequeno bar de jazz e também um ótimo local se estiver com vontade de ouvir música ao vivo e, o melhor de tudo, terá a oportunidade de subir ao palco e mostrar os seus dotes todas as quartas-feiras para soul, todas as quintas-feiras para jazz e todos os domingos para blues.

Aux Trois Mailletz

Outra viagem no tempo, o ambiente e a energia do Aux Trois Mailletz merecem ser vistos. Está aberto até às primeiras horas da manhã e pode também desfrutar de um jantar enquanto assiste ao espetáculo.

Reservar uma visita guiada ao Quartier Latin

9. Saborear a gastronomia parisiense nos melhores bistrôs

Prato de ratatouille| ©amirali mirhashemian
Prato de ratatouille| ©amirali mirhashemian

Paris é, sem dúvida, uma das capitais gastronómicas da Europa, mas é também um daqueles lugares onde, quando se trata de comer, há tanto por onde escolher que pode acabar por cometer um erro.

Na minha opinião, a melhor altura para provar estas comidas é à noite, uma vez que se pode passar mais tempo e desfrutar mais da experiência, sem pressas e sem ter de interromper os passeios turísticos, por isso aqui estão as comidas francesas imperdíveis e os melhores locais para comer em Paris.

Foie Gras

Esta iguaria não é mais do que um paté de fígado de pato ou ganso e é normalmente barrado num pedaço de pão ou como acompanhamento de outro prato. Um alimento estrela na gastronomia francesa, com um sabor forte e delicioso que não pode faltar. Um dos melhores sítios para comer foie gras em Paris é o Le Comptoir de la Gastronomie.

Ratatouille

Este prato francês, também famoso pelo filme da Disney com o mesmo nome, é tradicionalmente feito com tomate, cebola, beringela e curgete, embora por vezes os chefes variem alguns destes ingredientes ou acrescentem outros para lhe dar o seu toque pessoal. Também pode ser consumido como prato principal ou como acompanhamento de pratos de carne. O ratatouille é uma boa opção vegetariana, é delicioso e o melhor sítio para o comer é no bairro de Montmartre.

Fondues, raclettes e queijos franceses

A França é conhecida pela sua grande variedade de queijos e em Paris pode encontrar lojas de queijo em quase todas as esquinas. Mas se é fã de queijo, não pode deixar Paris sem experimentar um fondue ou uma raclette, ambas técnicas em que o queijo é derretido para acompanhar outros alimentos. Se já está a salivar, recomendo o restaurante Le Chalet Savoyard, onde desfrutará de um verdadeiro espetáculo para o seu paladar.

Doces e pastelaria

Embora possa ter ouvido maravilhas sobre a pastelaria francesa, não se aperceberá de como é deliciosa até a experimentar a sério. Macarons, croissants, crepes, pain au chocolat, praliné... Paris é um paraíso para quem gosta de doces, e para saborear estes doces recomendo o Café Pouchkine e a Mère de Famille, uma incrível pastelaria com 200 anos onde pode escolher entre mais de 1200 doces. E se quiser experimentar crepes, aqui está uma lista das melhores creperias de Paris.

Reserve o seu passeio de pastelaria em Paris

10. Ir ao cinema para ver um filme

Noite de cinema| ©Erik Witsoe
Noite de cinema| ©Erik Witsoe

Os parisienses são geralmente cinéfilos muito cultos, e ir ao cinema não só os diverte, como também lhes ensina muito sobre arte e cultura.

É verdade que o ideal seria saber a língua para aproveitar ao máximo esta experiência, no entanto, há ocasiões em que os filmes estrangeiros são exibidos na sua versão original e, desta forma, o francês não seria um impedimento.

Existem milhares de cinemas onde se pode desfrutar de um bom filme, no entanto, a minha recomendação é ir a um cinema clássico como La Filmothèque, muito conhecido em Paris, onde são exibidos filmes clássicos e onde se realizam frequentemente festivais de cinema. Este sítio tem duas salas diferentes e está localizado no Quartier Latin.

Ainda assim, se estiver com vontade de ver os últimos lançamentos, pode ir a um dos muitos cinemas de Paris com as últimas ofertas, como o UGC Cine Cité les Halles, o MK2 Beaubourg, o UGC Montparnasse ou o Le Grand Rex, entre muitos outros.

11. Desfrutar de uma noite em Paris

A festa| ©Maurício Mascaro
A festa| ©Maurício Mascaro

Quando se pensa numa saída à noite, a primeira coisa que vem à mente é uma discoteca, e é por isso que esta é uma obrigação no nosso guia sobre o que fazer em Paris à noite.

A verdade é que, sendo uma cidade grande, há muitos sítios por onde escolher para sair e festejar. Por exemplo, Le Marais é uma zona muito em voga ultimamente, e a zona da Bastilha também é muito popular entre os estudantes universitários, embora se estiveres à procura de um ambiente mais exclusivo, os Campos Elísios são o local ideal para ti, embora devas ter em conta que o acesso aos locais não é assim tão fácil, uma vez que não deixam entrar qualquer pessoa. Em todo o caso, aqui fica a minha seleção para que possa ver as melhores opções:

La Féline

Com um ambiente alternativo e perfeito para os roqueiros. La Fé line fica na Rue Victor Letalle 6, e oferece concertos ao vivo, sessões de DJ e outros espectáculos todas as semanas.

Le Balajo

Ideal para os amantes da música latina, uma vez que cada dia é dedicado a um género de música diferente e também oferecem aulas de salsa e bachata. Se gosta de dançar, Le Balajo pode ser o sítio ideal para si. Situado na Rue de Lappe 9.

Le Duplex

Este local é perfeito para o público mais jovem, pois é conhecido pelo seu ambiente universitário e, se a discoteca não for suficiente, há também uma pista de bowling e um restaurante. Le Duplex está localizado na Avenue Foch 2bis.

Le Carmen

Inaugurado em 1875, este sítio merece uma visita, nem que seja só para o ver. Situa-se no número 34 da Rue Duperré e as suas decorações espectaculares que evocam o luxo e a sensualidade transportá-lo-ão para outra época. No Le Carmen, pode desfrutar de pequenos concertos ao vivo, sessões de DJ e espectáculos.