Mais sobre: O que ver e fazer em Paris em 1 dia
Paris tem tudo! Ter um dia inteiro para aproveitar o que a capital francesa tem para oferecer é uma grande oportunidade e, neste guia, vou levá-lo por um itinerário agitado, mas cujo objetivo é que você possa riscar da sua lista de coisas para ver e fazer em Paris o máximo possível em um curto período de tempo.
Aprecie a arquitetura gótica de Paris: Notre Dame e Sainte-Chapelle
A cidade de Paris é dividida ao meio pelas águas do rio Sena. Por isso, é comum encontrar referências à margem esquerda ou margem direita de Paris. A margem esquerda refere-se à parte inferior, enquanto a margem direita refere-se à parte superior.
No meio do Sena , encontrará duas ilhas: Île de la Cité e Île Saint Louis. Recomendo começar o seu itinerário de um dia visitando a Île de la Cité, onde encontrará Notre-Dame e Sainte-Chapelle.
A Catedral de Notre-Dame
Considerada, juntamente com a Torre Eiffel, um ícone parisiense, é um destino imperdível na sua viagem de um dia a Paris. A construção desta famosa catedral começou no século X e levou cerca de 200 anos para concluir a sua impressionante estrutura.
Após o devastador incêndio de 2019, que danificou gravemente o seu telhado e a sua agulha, a Notre-Dame foi cuidadosamente restaurada e já reabriu as suas portas ao público. Agora é possível visitar a Notre-Dame gratuitamente e admirar tanto a sua fachada como o seu interior completamente renovado. Além disso, se contratar uma visita guiada pelo exterior da Notre-Dame, também poderá aceder à cripta arqueológica e descobrir mais sobre a sua história.
Sainte-Chapelle
Aproveite a sua rápida visita à Notre Dame para conhecer outra imponente obra da arquitetura gótica. Sainte-Chapelle é uma catedral famosa pela sua coleção de vitrais, considerada a mais extensa coleção de vitrais do século XIII em todo o mundo.
Reserve bilhetes para Sainte Chapelle de Paris e descubra as suas duas capelas:
- A Capela Superior, que foi criada para que a família real e a nobreza fizessem suas pregações.
- A Capela Inferior, que era destinada aos funcionários do palácio.
Mergulhe na arte e na história no Museu do Louvre
Nenhuma visita a Paris estaria completa sem uma paragem no museu mais famoso da cidade: o Museu do Louvre. Originalmente construído como palácio por Filipe II, este edifício icónico foi durante muito tempo a residência oficial da realeza francesa, até que, em 1682, Luís XIV decidiu transferir a casa real para o Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris.
Da Sainte-Chapelle até o Musée du Louvre, você terá uma curta caminhada de 12 minutos pela avenida Georges Pompidou, às margens do Sena.
Recomendo comprar os ingressos sem filas para o Museu do Louvre com antecedência para evitar as longas filas, tanto na bilheteira quanto na entrada, e aproveitar ao máximo a sua estadia de um dia em Paris.
Contrate uma visita guiada
E se é um apaixonado por arte, talvez prefira contratar uma das visitas guiadas ao Louvre. É um dos melhores investimentos que pode fazer para poupar tempo e esforço ao visitar as instalações do Louvre. A razão? É um museu de grande dimensão e, desta forma, aproveitará ao máximo o tempo mínimo que uma visita ao Louvre requer.
Terá muito para ver e muito pouco tempo para o fazer, pelo que uma visita guiada de duas horas e meia poderá levá-lo diretamente a ver as melhores obras do Louvre, tais como:
- A escultura da Vénus de Milo
- A Mona Lisa
- A escultura da deusa grega Artemis
- Os afrescos de Botticelli
- As joias da coroa francesa
Faça um passeio a pé pelo Jardim das Tulherias
Inicialmente, os Jardins das Tulherias foram projetados para uso exclusivo da família real e da corte. No entanto, os jardins, que se estendem por uma área de aproximadamente 55 acres, estão totalmente abertos ao público desde 1667 e são gratuitos.
Os jardins estão localizados em frente ao Museu do Louvre, por isso a melhor altura para os visitar é depois de terminar a sua visita ao museu.
Por que visitar o Jardim das Tulherias?
Desfrute de um passeio tranquilo pelo Jardim das Tulherias para absorver a paz e a tranquilidade do coração da cidade luz. Não precisa ter um itinerário definido, caminhe para onde os seus pés o levarem e aproveite o sol no final da manhã.
No início, a área não passava de um pântano banhado pelas águas do Sena, onde se produziam telhas para as casas e negócios parisienses. As obras para a construção do Jardim foram iniciadas em 1564 por ordem de Catarina de Médici. Quando o jardim foi aberto ao público em 1667, ganhou o título de primeiro jardim de Paris totalmente aberto ao mundo.
Mergulhe na história de Paris na Place de la Concorde
Visite a Place de la Concorde, o mítico local parisiense onde o rei Luís XVI e Maria Antonieta foram executados durante a Revolução Francesa.
No outro extremo do Jardim das Tulherias, encontrará a Place de la Concorde. O trajeto até à praça demora entre 10 a 20 minutos a pé, caminhando pelos jardins.
Por que visitar a Place de la Concorde?
Projetada por Ange-Jacques Gabriel e com uma área aproximada de 7,6 acres, é a maior praça de toda Paris. Inicialmente, foi construída com a intenção de glorificar o rei Luís XV, mas durante a época da revolução vários membros da realeza, incluindo o então rei Luís XVI, foram executados lá. Todos os anos, nesta praça, é construída uma tribuna de onde os dignitários franceses assistem ao desfile militar do Dia da Bastilha.
No centro, destaca-se o prestigiado obelisco de Luxor e, nas extremidades, duas importantes obras de arte que deve observar: as monumentais fontes de La Concorde.
- Fontaine des Mers (Fonte dos Mares)
- Fontaine des Fleuves (Fonte dos Rios)
Desfrute de um almoço bem parisiense
Paris está repleta de ofertas fabulosas para desfrutar de uma excelente refeição nos arredores do Museu do Louvre. Alguns locais para desfrutar de uma boa refeição de acordo com as suas preferências e o seu itinerário são os seguintes:
- Se procura comida parisiense autêntica, pode visitar o Café Blanc.
- Se procura comida francesa com um toque exótico, recomendo o Le Fumoir.
- Se procura um lanche rápido , as minhas opções preferidas são o Bo & Mie, o Pret-a-manger ou o supermercado Franprix.
Mas se é realmente um apaixonado por gastronomia e quer dedicar parte do seu dia a conhecer os segredos dos pratos tradicionais franceses, a minha sugestão é que reserve uma hora para fazer um tour gastronómico por Paris. Não ficará desapontado.
Faça um passeio pela avenida Champs-Élysées
A Place de La Concorde é o monumento que marca o ponto final da avenida mais bonita e conhecida de toda Paris: Le Champs-Élysées. A minha sugestão é que, depois de recuperar as energias, percorra o caminho desde o Obelisco de Luxor até ao final da avenida. É um passeio de 1,9 km que o convida a conhecer o melhor de Paris: com lojas e cafés prestigiados por onde quer que olhe.
Pontos de interesse
Embora haja muito para ver na Avenida Campos Elíseos, listo abaixo alguns locais que podem ser do seu interesse, dependendo dos seus gostos.
- Cafés e restaurantes: Café Di Roma, Fouquet's, Ladurée, Léon
- Lojas e boutiques: Boutique Lancôme, Sephora Paris, L'Occitane , Petit Bateau, Zara, DIOR Paris, Louis Vuitton e BOSS Store.
- Outros pontos de interesse: Cinéma Pathé, L'Atelier Renault e Galeries Lafayette Champs-Elysées.
Chegue até ao Arco do Triunfo de Paris
Chegou a hora de conhecer um dos monumentos mais emblemáticos da Cidade Luz. Visitar este destino emblemático pode ser tão simples quanto passear sob os seus enormes arcos e contemplar a bela avenida que acabou de percorrer; também tem a opção de subir ao miradouro localizado na parte superior da estrutura.
No final do percurso pela avenida Campos Elíseos, encontrará, no extremo oeste, o Arco do Triunfo de Paris, visita obrigatória num passeio de um dia.
Por que visitar o Arco do Triunfo?
Na verdade, é muito mais do que um monumento. O Arco do Triunfo de Paris, além de ser uma parada obrigatória nos passeios guiados por Paris, é também um museu cujo terraço superior oferece vistas impressionantes de Paris e em cuja base foi instalado o Túmulo do Soldado Desconhecido. A sua construção foi ordenada por Napoleão Bonaparte em 1806 e concluída em 1836; infelizmente, o imperador francês nunca viu a sua conclusão.
Se a sua intenção é conhecê-lo por dentro, o meu conselho é que compre os bilhetes para o Arco do Triunfo com antecedência para evitar filas e perda de tempo.
Se não entrar, reserve um momento para apreciar as quatro grandes esculturas que compõem as paredes exteriores. São elas:
- Le Triomphe de 1810 - (O triunfo)
- La Résistance de 1814 - (A Resistência)
- La Paix de 1815 (A Paz)
- Le Départ de 1792 (A Partida)
Visite a Praça e os Jardins do Trocadero
O próximo item da lista de imperdíveis numa visita a Paris é reservar um momento para apreciar a vista na Place du Trocadero e, em seguida, nos Jardins do Trocadero.
Para chegar do Arco do Triunfo à Praça Trocadero, deve seguir pela Av. Kléber numa caminhada de 30 minutos. É outra avenida bonita de Paris, onde poderá desfrutar de uma vista espetacular.
Por que visitar a Praça Trocadero?
De lá, tem uma das vistas mais impressionantes da Torre Eiffel. A maioria das fotos deste emblemático monumento parisiense que encontra na Internet, livros e postais são tiradas da Praça Trocadero. Não se esqueça da sua máquina fotográfica, pois fotos espetaculares são praticamente garantidas!
Por que visitar os Jardins do Trocadero?
Principalmente para admirar a Fonte de Varsóvia. Trata-se de uma fonte retangular, centrada em torno de 12 fontes enormes, cada uma delas capaz de projetar colunas de água de até 10 metros. O design espetacular é complementado por 24 fontes pequenas e 10 arcos de água.
Durante os momentos mais calmos do dia, o efeito espelhado da Fonte de Varsóvia pode ser belamente dramático, proporcionando imagens esplêndidas. Mas não se entretenha muito, pois você precisa chegar ao seu próximo destino antes do pôr do sol!
Aprecie o pôr do sol na Torre Eiffel
Embora o nosso passeio por Paris esteja quase no fim, é impossível deixar a cidade sem antes admirar o seu monumento mais icónico.
Deixe para trás a sua localização nos Jardins do Trocadero, atravesse a Av. de Nova Iorque para chegar à Pont d'Iéna, uma das clássicas pontes parisienses que ligam as duas margens do Sena, e estará nos Jardins da Torre Eiffel.
A Torre Eiffel ao pôr do sol
Este é um dos melhores lugares da cidade para ver o pôr do sol. As vistas da Torre Eiffel permitem-lhe ver toda Paris e desfrutar dos últimos raios de sol que incidem sobre esta bela cidade. O rio Sena com as suas avenidas, as belas ruas parisienses, os seus edifícios e os seus jardins bem cuidados, todos banhados por um céu alaranjado, vão acabar por conquistá-lo, fazendo com que queira voltar muito em breve para desfrutar de novas experiências.
Tendo em conta que o seu tempo em Paris é limitado, compre com antecedência o seu bilhete para a Torre Eiffel para não perder um segundo do seu itinerário. Além disso, lembre-se de que a Torre Eiffel é iluminada à noite e tem um espetáculo de luzes a cada hora.
Despeça-se de Paris com um cruzeiro pelo Sena
Para se despedir de Paris, faça um cruzeiro noturno pelo Sena, que inclui jantar a bordo e, ocasionalmente, música ao vivo.
Este tipo de excursão inclui um passeio a bordo de um cruzeiro pelos canais de Paris e rios próximos, incluindo o rio Marne e o canal Saint-Martin.
Por que fazer um cruzeiro pelo Sena?
A paisagem, a comida e o excelente serviço valem totalmente a pena. Paris ao anoitecer oferece paisagens excepcionais, poderá apreciar maravilhas arquitetónicas como o Louvre, o espetáculo de luzes noturnas da Torre Eiffel e muito mais.