Como visitar a Catedral de Notre-Dame de Paris

Um dos cartões postais mais impressionantes e característicos de Paris é a Catedral de Notre Dame. Descubra tudo o que precisa de saber antes de marcar a sua visita a este marco icónico.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Como visitar a Catedral de Notre-Dame de Paris

Notre Dame, Paris | ©Vlada Karpovich

Notre Dame é, desde há séculos, um dos pontos altos não só da religião, mas também da arquitetura na Europa. Desde que foi construída em 1163, sofreu grandes modificações até ao recente incêndio que ocorreu há poucos anos.

No entanto, esta catedral dedicada à Virgem Maria conseguiu sobreviver a todos os tipos de catástrofes e, se está a pensar visitá-la como uma das actividades essenciais para fazer em Paris, aqui está um guia detalhado de tudo o que precisa de saber para visitar Notre Dame e conhecer as suas curiosidades.

Como adquirir o seu bilhete para a Catedral de Notre Dame

Vista externa de Notre Dame| ©Fred PO
Vista externa de Notre Dame| ©Fred PO

Notre D ame é um dos lugares mais visitados por todos os turistas que vêm visitar a capital da França. No entanto, deve saber que desde 2019, a catedral está fechada e em restauração devido aos danos sofridos por uma grande parte da estrutura no incêndio.

Antes disso, a entrada podia ser comprada tanto na bilheteira como antecipadamente online e era gratuita. Além disso, era possível obter dois tipos de bilhetes para aceder ao topo das torres e à sua espetacular cripta por entre 4 e 9 euros. Mas, infelizmente, durante a sua reconstrução, todas estas actividades foram temporariamente encerradas.

A reabertura está anunciada para meados de 2024, altura em que se estima que todos os trabalhos de reconstrução e restauro estarão concluídos e será possível visitá-lo novamente. Além disso, deve saber que o Paris Pass cobre todas as entradas, por isso, se adquirir um destes vouchers turísticos na sua viagem a Paris, a entrada completa na Notre Dame será gratuita.

Reserve o seu Paris Pass

Horário de abertura da Notre Dame

Na entrada da Notre Dame| ©Ștefan Jurcă
Na entrada da Notre Dame| ©Ștefan Jurcă

A Notre Dame está fechada desde 2019 e nos próximos anos será impossível visitar o interior da catedral ou mesmo chegar perto dela, pois há um perímetro de segurança em torno da catedral que impossibilita o acesso.

Antes da desgraça, a Notre Dame tinha horários de funcionamento que permitiam aos turistas ter muitas oportunidades de a ver e, caso precise de alguma orientação para o futuro, deve saber que o horário de funcionamento mudou dependendo da época.

Além disso, durante os meses mais quentes, ou seja, julho e agosto, havia também visitas nocturnas onde se podia ver a iluminação espetacular de todos os vitrais e rosáceas e também desfrutar das vistas de Paris à noite e do amor à noite. No entanto, para recuperar todas estas vistas, terá de esperar algum tempo.

Como chegar a Notre Dame

Dentro do Metro de Paris| ©Davyn Ben
Dentro do Metro de Paris| ©Davyn Ben

A Notre Dame está localizada numa das zonas mais centrais da cidade, pelo que chegar lá não deverá ser um grande problema. No entanto, é verdade que Paris é uma cidade enorme e pode ser difícil orientar-se no início. A catedral situa-se exatamente no número 6 do Parvis Notre-Dame, junto à Place Jean-Paul II.

Existem três meios de transporte principais para lá chegar: o metro, o autocarro e o comboio parisiense, também chamado RER.

De metro

A estação de Notre-Dame fica literalmente ao lado da catedral, o que a torna uma das formas mais cómodas e eficientes de se deslocar emParis. Basta apanhar a linha roxa 4 e sair na estação Cité.

De autocarro

O autocarro é outra alternativa para se deslocar em Paris e apreciar as vistas do exterior. Existem vários autocarros que vão para Notre Dame e arredores. É necessário verificar qual é o mais próximo do local onde se encontra para o apanhar na paragem adequada, mas os principais são o 21, 38, 47, 85 e 96.

O comboio RER

O RER é uma terceira forma bastante eficiente de se deslocar na cidade e tem a vantagem adicional de ter uma paragem dedicada a Notre Dame. Basta apanhar a linha B ou C e sair na paragem Saint-Michel - Notre-Dame.

Existem visitas guiadas à Notre Dame e vale a pena?

Detalhes de Notre-Dame| ©Gary Campbell-Hall
Detalhes de Notre-Dame| ©Gary Campbell-Hall

Devido ao seu encerramento temporário, não há forma de entrar na catedral, nem mesmo de ver a fachada de perto, uma vez que a catedral está rodeada por um perímetro de segurança durante a sua reconstrução.

Felizmente, durante este período, foram criadas visitas virtuais graças às tecnologias de realidade virtual, com as quais se pode ter uma ideia muito próxima de como era a catedral antes da tragédia e conhecer todos os seus cantos.

Estas visitas são geralmente bastante baratas e incluem passes diários, pelo que pode facilmente encaixá-las num dos seus dias de visita a Paris.

Reservar uma visita guiada a Paris

As partes de Notre Dame que pode ver

Gárgula de Notre Dame| ©Jean Pierre
Gárgula de Notre Dame| ©Jean Pierre

A Notre Dame está interdita desde o incêndio de 2019, mas uma das suas maiores atracções continua de pé, que pode apreciar sem sequer se aproximar; a sua fachada exterior.

Pode nunca ter entrado, ou mesmo ter estado em Paris, mas a fachada da Notre Dame é algo que todos nós já vimos em algum momento das nossas vidas, seja em livros, filmes ou documentários, e não é de admirar. O exterior de Notre Dame é um testemunho do enorme prodígio arquitetónico que foi iniciado em 1163, mas que atingiu o seu auge no século XIX.

Com uma fachada ocidental que serve de base à cruz latina de prata, impressionantes contrafortes que a mantiveram de pé durante todos estes anos e as suas gárgulas distintivas, a Notre Dame e o seu barroco impecável são já uma alegria de se ver apenas com um vislumbre do seu exterior.

O que fazer à volta de Notre Dame

Shakespeare e companhia| ©flo21
Shakespeare e companhia| ©flo21

Se vem a Paris em breve, talvez esteja ansioso por ver a Notre Dame por dentro. No entanto, deixe-me dizer-lhe que ainda há várias coisas que pode fazer a partir do exterior que vão para além de apenas olhar para o monumento de longe. Lembre-se que está num dos bairros mais centrais e bonitos de Paris, por isso estas são apenas algumas das coisas que pode passar o dia a fazer:

Os melhores sítios para tirar fotografias

Embora não se possa chegar muito perto da catedral devido ao perímetro de segurança para tirar fotografias detalhadas da impressionante fachada, pode ir a pontos estratégicos para obter a melhor perspetiva de Notre Dame.

A minha recomendação é ir para o outro lado do Sena, de onde terá dois pontos estratégicos. Um é à direita, no Jardin Jean XXIII, a poucos passos da fachada principal, onde se pode fotografar os impressionantes contrafortes que ainda estão de pé. O outro, na Île St Louis, oferece uma vista traseira bastante alternativa, misturando o verde com o mais puro estilo barroco.

Visitar a famosa livraria Shakespeare and Company

Uma das paragens obrigatórias nas imediações de Notre Dame é uma livraria que se tornou muito famosa ao longo dos anos devido à sua estética, que parece tê-la colocado no tempo. É a livraria Shakespeare and Company, um local especializado em literatura britânica com uma fachada antiga que atrai milhares de turistas todos os dias.

Descobrir a fonte de Saint Michel

Passeando perto de Notre Dame, pode aproximar-se, a poucos passos da catedral, da fonte de Saint Michel, uma impressionante escultura de pedra concebida por Haussmann que representa a luta do bem contra o mal através do arcanjo Miguel e do diabo. A fonte é também a porta de entrada para o Quartier Latin.

Onde comer perto de Notre Dame

Entrada do restaurante Le Quasimodo de Notre Dame| ©Yuliya Z
Entrada do restaurante Le Quasimodo de Notre Dame| ©Yuliya Z

Se está de passagem pela Notre Dame e não sabe onde ficar para almoçar em Paris, saiba que nesta zona de Paris existem dois locais bastante famosos, um deles por ser um dos restaurantes mais antigos e o outro por ter uma relação próxima com a catedral de Notre Dame e a sua história.

Au Vieux Paris

Só de passear pelo exterior já é impressionante, pois tem uma fachada cheia de vegetação e antiquários que vão chamar a atenção. No interior, é também um dos restaurantes mais antigos da cidade.

Localizado numa das esquinas perto da catedral, na Rue Chanoinnesse, Au Vieux Paris é um estabelecimento que está aberto desde 1594 e oferece um menu repleto de cozinha típica francesa. Sem dúvida, um lugar encantador para desfrutar de uma deliciosa refeição durante a sua visita a Notre Dame.

O Quasímodo de Notre Dame

Se quiser que a sua visita a Notre Dame seja repleta de referências ao monumento, recomendo que almoce ou jante no restaurante Le Quasimodo de Notre Dame, que leva o nome do famoso personagem de Victor Hugo.

Este lugar tem uma grande reputação em toda Paris, não só por ter uma incrível decoração temática no interior, mas também por oferecer pratos típicos franceses a um preço muito acessível.

É aconselhável ir a Notre Dame com crianças?

Nilos a brincar à entrada da Notre Dame| ©Martina Barbieri
Nilos a brincar à entrada da Notre Dame| ©Martina Barbieri

Pode pensar que, por vezes, viajar para Paris com crianças pode ser um pouco complicado devido ao grande repertório de museus e monumentos para ver. As crianças tendem a ser impacientes e não se interessam muito por salas grandes, escuras e silenciosas.

No entanto, no caso de Notre Dame, ganhou algum terreno, uma vez que a Disney tem trabalhado durante anos para colocar esta incrível catedral na imaginação das crianças. Durante a sua visita, poderá ver em primeira mão o que foi a casa do cativante Quasimodo e poderá ver de perto as famosas gárgulas que apareceram no filme de desenhos animados.

Sem dúvida uma visão diferente da que pode ter como adulto, mas que não faz mais do que encorajar adultos e crianças a desfrutar da visita a este belo lugar.

Conselhos para visitar a Catedral de Notre Dame

Notre Dame na primavera| ©Paul Deetman
Notre Dame na primavera| ©Paul Deetman

Visitar a Catedral de Notre Dame é um dos pontos turísticos obrigatórios de Paris em qualquer altura do ano. Pode estar fechada durante algum tempo, mas há alguns conselhos básicos para tornar a sua visita mais confortável quando reabrir as suas portas ao público e deixá-lo com uma memória indelével deste Monumento do Património Mundial.

Melhor em época baixa

Não se esqueça que está numa das cidades mais turísticas do mundo e a visitar uma das suas maiores atracções, por isso, se quiser evitar as longas filas e multidões, o melhor é escolher as datas da sua viagem a Paris na época baixa, para que a sua visita à Notre Dame e ao resto da cidade seja mais calma e "íntima". Estas datas tendem a ser entre os meses de outubro e março.

Orientar-se com uma visita guiada

Se quiser estar bem informado durante a sua visita à Notre Dame sobre tudo o que está a ver e a importância do terreno que está a pisar, recomendo que peça um audi oguia para conhecer a história dos pontos mais importantes da catedral, ou que contrate uma visita guiada por um profissional.

Vestir-se moderadamente

Não se esqueça de que está a entrar numa igreja e, apesar de os países ocidentais estarem a tornar-se cada vez mais flexíveis, pode não lhe ser permitida a entrada se estiver a usar calças ou saias muito curtas, decotes baixos e ombros nus. Se viajar para Paris no verão, pode simplesmente optar por colocar um lenço na cabeça durante a sua visita.

Tente chegar cedo

A Notre Dame tem dois dias por semana durante os meses de verão, com um horário alargado até às 23h00, para desfrutar de um belo pôr do sol. No entanto, durante o resto do ano, recomendo que chegue o mais cedo possível. Desta forma, será dos primeiros a entrar, evitando filas de espera e, sobretudo, não dando tempo a que se acumulem grandes multidões no interior.

Não perca a oportunidade de ver em primeira mão o esplendor de Notre Dame, um local que sobreviveu a guerras, revoluções, monarquias e até a incêndios recentes. Uma maravilha arquitetónica que testemunhou a passagem dos séculos e que o espera em Paris de braços abertos.