Mais sobre: Bilhetes e visitas à Catedral de Notre-Dame de Paris
Notre Dame tem sido durante séculos um dos pontos altos não só da religião, mas também da arquitetura na Europa. Desde que foi construída em 1163, sofreu grandes modificações até chegar ao recente incêndio que ocorreu há apenas alguns anos.
No entanto, esta catedral dedicada à Virgem Maria conseguiu sobreviver a todo o tipo de catástrofes e, se está a pensar visitá-la como uma das atividades imperdíveis em Paris, vou deixar-lhe um guia detalhado com tudo o que precisa saber para visitar Notre Dame e conhecer as suas curiosidades.
Como conseguir bilhetes e visitas à catedral de Notre Dame
Notre Dame é um dos locais mais visitados por todos os turistas que vêm conhecer a capital da França. Após o incêndio de 2019, a catedral permaneceu fechada durante quase cinco anos, mas reabriu as suas portas a 8 de dezembro de 2024.
A entrada geral no interior continua a ser gratuita, embora possa ser gerida através de um sistema de reserva prévia online (site ou aplicação oficial) para controlar a lotação. Esta reserva gratuita opcional é recomendada para agilizar o acesso à catedral e reduzir os tempos de espera.
Descubra Notre Dame do exterior com uma visita guiada
Se estiver interessado em conhecer a fundo a história, o simbolismo e os detalhes arquitetónicos da Notre Dame, uma boa opção é fazer uma visita guiada pelo exterior da catedral e sua cripta subterrânea. Acompanhado por um guia especializado, descobrirá não só os segredos do design gótico do monumento, mas também a sua importância em momentos-chave da história de Paris.
É uma alternativa altamente recomendável para quem quer compreender o que está a ver, além de uma simples visita fotográfica.
Como é o tour pelo exterior da catedral de Notre Dame?
Este passeio a pé pelos arredores da Notre Dame é uma forma enriquecedora de explorar não só a catedral pela sua fachada, mas também todo o contexto histórico que a rodeia. O passeio começa na estação de metro Cité, no coração da Île de la Cité, e a partir daí um guia especializado irá levá-lo para conhecer os segredos deste monumento icónico. Ao avançar pelas ruas históricas, irá descobrir anedotas e lendas sobre a catedral e outros locais de destaque do bairro, como a Sainte-Chapelle ou o mercado das flores.
Além disso, o passeio inclui acesso à cripta arqueológica sob a esplanada de Notre Dame, onde poderá explorar por conta própria vestígios da antiga Lutécia romana. Terá um audioguia em vários idiomas para que possa desfrutar do seu interior renovado ao seu ritmo.
Mais informações
- Preço: a partir de 29 €
- O que inclui: guia especializado em inglês, francês, espanhol ou italiano, tour pelo exterior, entrada na cripta e audioguia para o interior da Notre Dame em 10 idiomas.
- Recomendado se...: queres compreender a história e o simbolismo da Notre Dame para além de uma visita superficial.
O que pode ver com os bilhetes para a Notre Dame?
Notre Dame recuperou o seu esplendor e já é possível voltar a percorrer muitos dos seus espaços mais emblemáticos. No entanto, nem todos os elementos do monumento estão disponíveis ao mesmo tempo, uma vez que a sua restauração continua em curso após o incêndio de 2019, com uma reabertura progressiva de algumas zonas.
Além do interior, poderá ver:
- Cripta arqueológica: aberta desde abril de 2025, permite descobrir os vestígios da antiga cidade romana de Lutécia. Para visitá-la, é necessário pagar um ingresso separado, mas com o tour guiado pelo exterior da Notre Dame, o ingresso está incluído.
- Torres e agulha central: reabertura ao público prevista para setembro de 2025.
Embora algumas partes ainda estejam em fase final de restauração, a visita já permite apreciar muitos dos elementos mais emblemáticos da Notre Dame. Desde a sua impressionante fachada ocidental até às icónicas gárgulas e arcobotantes, a experiência é completa tanto para quem acede ao interior como para quem prefere explorar a sua história a partir do exterior.
Há visitas guiadas no interior da Notre Dame? Vale a pena?
Há visitas guiadas no interior da Notre Dame? Vale a pena?
Sim, é possível fazer visitas guiadas ao interior da Notre Dame, com percursos organizados que permitem descobrir a sua história, arquitetura e detalhes simbólicos em profundidade. Também pode optar por uma visita autoguiada com audioguia em vários idiomas, ideal para percorrer a sua própria ritmo.
Por um lado, pode explorar a catedral ao seu ritmo graças a uma audioguia multilingue disponível numa aplicação móvel. Por outro lado, também são oferecidas visitas guiadas oficiais que permitem descobrir mais profundamente a história, a arte e a arquitetura deste monumento icónico.
Estas experiências são especialmente recomendadas se estiver interessado em compreender o simbolismo dos seus vitrais, esculturas ou capelas. As visitas duram normalmente entre 45 minutos e uma hora e estão disponíveis em vários idiomas.
E se também estiver interessado em conhecer os arredores da catedral e o seu contexto histórico, pode optar por uma visita guiada pelo exterior e pela cripta arqueológica, que complementa muito bem a visita e inclui um audioguia para o interior.
Horários da Notre Dame
Após quase cinco anos de restauração, a Notre Dame já pode ser visitada novamente gratuitamente nos seguintes horários:
- Segunda a quarta-feira e sexta-feira: 7h50 – 19h
- Quintas-feiras: 7h50 – 22h
- Sábados e domingos: 8h15 – 19h30
A última entrada é permitida 30 minutos antes do encerramento.
Como chegar à Notre Dame
A Notre Dame está localizada numa das zonas mais centrais da cidade, por isso chegar lá não será difícil. No entanto, é verdade que Paris é uma cidade enorme e, no início, pode ser difícil orientar-se e saber como se deslocar. A catedral fica exatamente no número 6 da Parvis Notre-Dame, junto à praça Jean-Paul II.
Para chegar lá, existem três meios de transporte principais: o metro, o autocarro e o comboio parisiense, também chamado RER.
De metro
Movimentar-se de metro em Paris é bastante simples e rápido e, além disso, a estação Notre Dame fica literalmente ao lado da catedral, sendo uma das formas mais úteis e eficazes de se deslocar. Basta apanhar a linha 4, de cor roxa, e sair na estação Cité.
De autocarro
O autocarro é outra alternativa se quiser circular por Paris e, além disso, apreciar as vistas do exterior. Existem vários autocarros que chegam à Notre Dame e arredores. Deve verificar qual fica mais perto de onde está para apanhá-lo na paragem correspondente, mas os principais são o 21, 38, 47, 85 e o 96.
Comboio RER
O RER ou comboio é uma terceira forma bastante eficaz de se deslocar pela cidade e, além disso, tem a vantagem de ter uma paragem dedicada à Notre Dame. Basta apanhar a linha B ou C e sair na paragem Saint-Michel - Notre-Dame.
O que fazer nos arredores da Notre Dame
Além de visitar o interior da catedral, uma boa maneira de completar a experiência é fazer um tour guiado pelo exterior da Notre Dame, que também inclui a entrada na cripta arqueológica. Através deste passeio, descobrirá detalhes históricos e arquitetónicos que muitas vezes passam despercebidos e conhecerá melhor o contexto em que foi construída. E já que está num dos bairros mais centrais e bonitos de Paris, deixo-lhe outros planos para a zona:
- Melhores vistas para fotografar a Notre Dame: atravesse o rio Sena para obter boas perspectivas a partir do jardim Jean XXIII (perto da fachada principal) ou da Île Saint-Louis, com uma vista traseira mais tranquila e arborizada.
- Livraria Shakespeare and Company: parada obrigatória para os amantes de livros. A Shakespeare and Company mantém uma estética única e é especializada em literatura britânica.
- Fonte de Saint Michel: situada a poucos passos da catedral, esta imponente fonte de estilo haussmanniano marca a entrada do Quartier Latin e representa o arcanjo Miguel vencendo o diabo.
Onde comer perto da Notre Dame
Se está de passagem para conhecer a Notre Dame e não sabe onde comer em Paris, saiba que nesta zona de Paris há dois locais bastante conhecidos: um por ser um dos restaurantes mais antigos da cidade e outro pela sua ligação direta com a história da catedral.
- Au Vieux Paris: restaurante com mais de 400 anos de história, fachada coberta de vegetação e cozinha tradicional francesa. Está localizado na Rue Chanoinesse, muito perto da catedral.
- Le Quasimodo de Notre Dame: local temático inspirado na personagem de Victor Hugo, com decoração chamativa e pratos franceses a preços razoáveis.
É recomendável ir à Notre Dame com crianças?
Pode pensar que, por vezes, viajar com crianças a Paris pode ser um pouco complicado devido ao grande número de museus e monumentos para visitar. As crianças costumam ser impacientes e não se interessam muito por grandes salas escuras e silenciosas.
No entanto, no caso da Notre Dame, já tem parte do terreno ganho, pois há anos que a Disney se dedicou a colocar esta incrível catedral no imaginário infantil dos mais pequenos. Durante a visita, poderão ver em primeira mão o que foi o lar do querido Quasimodo e poderão ver de perto as famosas gárgulas que apareciam no filme de animação.
Sem dúvida, uma visão diferente da que você pode ter como adulto, mas que não faz outra coisa senão incentivar adultos e crianças a desfrutar da visita a este belo lugar.
Dicas para visitar a Catedral de Notre Dame
Notre Dame na primavera
Visitar a Catedral de Notre Dame é uma das atrações imperdíveis de Paris em qualquer época do ano. Para aproveitar ao máximo a sua visita a este Monumento Património da Humanidade, aqui estão algumas dicas práticas:
- Evite as multidões: viajar na época baixa (de outubro a março) permitirá que desfrute da catedral com mais tranquilidade.
- Informe-se durante a visita: use um audioguia ou faça uma visita guiada para conhecer melhor a história e a arquitetura do local.
- Vista-se com respeito: se for no verão, leve algo para cobrir os ombros ao entrar.
- Chegue cedo: assim evitará filas e poderá visitar o interior com mais tranquilidade.
- Atenção ao horário noturno: no verão, alguns dias a catedral fica aberta até às 23h, ideal para vê-la ao pôr do sol.
Notre Dame é um lugar que combina beleza, história e simbolismo. Seja a sua primeira vez em Paris ou não, a visita sempre deixa uma marca.