Mais sobre: O que ver e fazer em Paris em 4 dias
Seja qual for a sua versão de Paris, um itinerário de viagem de 4 dias é tempo suficiente para experimentar tudo o que a Cidade Luz tem para oferecer: arte, monumentos, gastronomia, cultura... Siga este itinerário e vai apaixonar-se pela capital francesa.
Dia 1: Explore os arrondissements 7 e 8 de Paris
No primeiro dia do seu itinerário de viagem, recomendo que concentre os seus esforços em conhecer os pontos mais encantadores dos arrondissements 7 e 8. Grande parte do percurso pode ser feito a pé, embora reservar um lugar no Big Bus de Paris seja sempre uma excelente opção para uma primeira aproximação à cidade, especialmente se for a primeira vez que a visita.
Café e passeio matinal pelos Campos Elísios
Comece o seu primeiro dia em Paris com um passeio matinal pela avenida comercial Les Champs Elysées, a mais bonita da cidade. Ao longo da avenida, encontrará alguns dos melhores cafés, restaurantes, lojas de moda e comércios mais importantes de Paris. Se gosta de fazer compras, aproveite este momento!
Além disso, já poderá contemplar alguns dos monumentos parisienses mais representativos, como o Arco do Triunfo. Tire fotos, pare para admirar as estátuas gigantes que compõem as suas paredes e a estrutura do arco e, se quiser entrar para contemplar a vista panorâmica ou visitar a exposição que abriga, não se esqueça de reservar os seus bilhetes com antecedência.
Por fim, chegará à Praça da Concórdia, a maior praça de Paris e o local onde os nobres franceses, incluindo o rei Luís XVI, foram executados durante a Revolução. Reserve um momento para observar o Obelisco e as duas maravilhosas fontes localizadas nas suas extremidades.
Reserve um almoço na Torre Eiffel
A partir da sua localização na Place de la Concorde, é fácil chegar à Torre Eiffel, basta atravessar a Pont de la Concorde, cruzar o Sena e subir à direita pelas passarelas que margeiam a zona do Sena. É um percurso de 30 minutos durante o qual poderá desfrutar da paisagem atraente.
Uma vez lá, tem várias opções:
- Pode reservar bilhetes sem filas para a Torre Eiffel, que também incluem acesso ao topo como opção.
- Também pode fazer uma visita guiada à Torre Eiffel para descobrir todos os seus segredos.
- Ou, se começar a sentir fome, pode reservar um almoço no Madame Brasserie na Torre Eiffel. Viverá uma experiência única!
Visite o mercado da Rue Cler
A apenas 10 minutos a pé dos jardins que circundam a Torre Eiffel, encontrará o mercado La Rue Cler, uma autêntica rua comercial ao estilo parisiense, onde os locais se reúnem para comprar as suas comidas favoritas e sentar-se com os amigos para tomar um café e desfrutar da companhia.
Totalmente recomendado para passar algumas horas de um primeiro dia tranquilo em Paris e, especialmente, se quiser visitar um destino um pouco singular e não lotado de turistas.
Visite o Jardim e a Praça do Trocadero
Depois de tomar um café no mercado Rue Cler, dirija-se à Praça e aos Jardins Trocadero para ver o pôr do sol sobre a Torre Eiffel. Está com a sua máquina fotográfica? É hora de pegá-la!
A característica mais marcante do Jardim Trocadero é o seu espelho d'água gigante com inúmeras fontes ao redor, que nos proporcionam um espetáculo alucinante. Em determinados momentos do dia, como ao pôr do sol ou ao amanhecer, o efeito da fonte tipo espelho d'água é realmente lindo.
Localizada bem em frente aos jardins, a Praça do Trocadero é o melhor lugar de Paris para tirar fotos da Torre Eiffel. Não precisa ser um fotógrafo experiente, a vista é tão perfeita que basta limpar bem a lente da sua câmara e focar corretamente.
Termine o dia com um cruzeiro com jantar
Não consigo pensar em um plano melhor para terminar o seu primeiro dia em Paris do que fazer um cruzeiro pelo Sena que inclui jantar gourmet e música ao vivo.
Será uma noite inesquecível!
Dia 2: Explore os arrondissements 1, 4 e 5 de Paris
Faça um passeio de meio dia pelo Quartier Latin
O Quartier Latin de Paris é uma zona conhecida pela sua vida estudantil, ambiente animado e bistrôs com comida deliciosa.
No seu segundo dia em Paris, recomendo que participe num passeio pelo Quartier Latin para conhecer as atrações e curiosidades deste recanto de Paris.
Entre os pontos de interesse que irá visitar estão:
- O Panteão de Paris, onde se encontram os restos mortais de Victor Hugo e Voltaire e que também pode conhecer adquirindo os bilhetes para ir por conta própria.
- Os Jardins de Luxemburgo.
- A Universidade da Sorbonne.
- Shakespeare & Co.
Visite a Catedral de Notre Dame e a Sainte-Chapelle
Em uma curta caminhada de apenas 5 minutos, você passará do Quartier Latin (arrondissement 5) para a Île de la Cité (arrondissement 4) para visitar Notre Dame e a Sainte-Chapelle. Ambas são joias da arquitetura gótica francesa, admiradas em todo o mundo.
Notre Dame é uma joia arquitetónica da Idade Média que, infelizmente, permanece fechada ao público desde o devastador incêndio de 2019 que derrubou o telhado e a agulha central. No entanto, o acesso à Praça Frontal é permitido e também pode fazer um tour pelo exterior de Notre Dame com entrada na cripta que o deixará fascinado.
Por sua vez, Sainte-Chapelle é considerada uma das obras mais grandiosas do gótico, devido à sua rica decoração interior e aos seus vitrais de sonho. Se quiser visitá-la por dentro, recomendo que reserve os seus bilhetes para Sainte Chapelle com antecedência.
Faça uma visita guiada ao Louvre
Deixe para trás a Île de la Cité atravessando a Pont au Change para cruzar o Sena e, à esquerda, siga pelo Boulevard Georges Pompidou em direção ao Louvre. Este percurso levará cerca de 13 minutos a pé, enquanto aprecia a margem do Sena.
O Louvre é um museu gigantesco e as obras de arte que o compõem são quase infinitas. Para aproveitar bem a visita ao Louvre, recomendo comprar antecipadamente os bilhetes sem filas e, se realmente se interessar por arte, contratar uma visita guiada em que, em duas horas e meia, poderá apreciar as obras mais emblemáticas do museu.
Tome um aperitivo num bar de vinhos parisiense
Em francês, um apero é um aperitivo que se toma antes do jantar e é um ritual tradicional francês.
Em Paris, encontrará muitos bares que oferecem este tipo de experiência gastronómica, em conjunto com um ambiente descontraído que o ajudará a encerrar a sua segunda noite com chave de ouro.
Dia 3: Excursões fora de Paris e exploração do 14.º arrondissement
Excursão de meio dia a Versalhes
Versalhes é uma comunidade francesa localizada nos arredores de Paris, mundialmente conhecida por ser o local onde se encontram o Palácio e os jardins de Versalhes, uma das maiores expressões da arte barroca francesa
Além da impressionante quantidade de detalhes que poderá encontrar no interior dos seus salões extravagantes, é surpreendente o quão bem conservada está toda a estrutura, apesar da sua antiguidade.
Versalhes foi declarado Património Mundial da UNESCO e está aberto ao público todos os dias. A partir de Paris, pode contratar uma excursão a Versalhes para visitar o interior do palácio e os jardins exteriores.
Visita ao Museu d'Orsay
Ao regressar de Versalhes, recomendo reservar algumas horas da tarde para visitar o Museu d'Orsay. Considerado um dos museus mais importantes de Paris e do mundo, é uma paragem obrigatória para todos os que apreciam arte e história.
Nas suas instalações é possível encontrar uma das maiores coleções de arte moderna e impressionista, com obras de artistas como:
- Monet.
- Degas.
- Van Gogh.
- Rodin.
Duas dicas que lhe permitirão aproveitar ao máximo a sua visita ao Musée d'Orsay:
- Se for por conta própria, reserve os bilhetes para o Museu d'Orsay com antecedência para evitar filas.
- Se quiser aproveitar ao máximo a visita, considere a possibilidade de contratar uma visita guiada ao Museu d'Orsay com duração de uma hora e meia.
Dia 4: Explore os arrondissements 3 e 18 de Paris
No seu último dia em Paris, acorde cedo para ver três monumentos históricos importantes localizados próximos uns dos outros no 3.º arrondissement e, em seguida, vários museus alternativos de Paris.
Place de la Bastille
Durante a Revolução Francesa, a Bastilha, então símbolo da frivolidade e do poder despótico do rei da França, foi tomada por uma multidão armada de parisienses nos primeiros dias da revolta, aquecendo o ambiente do movimento político que culminaria com a abolição da monarquia e a execução dos reis.
Place des Vosges
Sendo uma das praças mais antigas de Paris, é também uma das mais bonitas. Reserve um momento para passear sob os seus arcos, caminhar pelos caminhos do jardim e admirar as belas fachadas de tijolos vermelhos das suas lojas. É permitido parar para tomar um café!
Em seguida, visite a Victor Hugo Maison, casa do famoso escritor, poeta e político francês, que se tornou um museu após a sua morte. Está localizada nas proximidades da Place des Vosges.
Excursão pelo Museu Picasso
No Museu Nacional Picasso de Paris, poderá encontrar uma grande coleção de esculturas do artista, bem como milhares de documentos e fotografias que pertenceram a esta importante figura da história da arte. O museu em si é um centro de investigação sobre a vida e obra de Picasso, por isso, se sente admiração ou curiosidade pelo seu trabalho, não pode perder.
Da Praça dos Vosgos até ao Museu Picasso em Paris, terá um curto percurso pelas ruas do bairro Le Marais de apenas 8 minutos. Como sempre, recomendo comprar os bilhetes para o Museu Picasso com antecedência, para poupar tempo e filas desnecessárias.
Sacre Coeur
Partindo do Museu Picasso, pode chegar ao Sacré-Cœur de metro. Terá de apanhar a linha 8 na estação Saint-Sébastien - Froissart e depois mudar para a linha 4 para descer na estação Barbès-Rochechouart. Por fim, terá de subir a colina a pé num trajeto de 15 minutos.
Também pode investir alguns euros e fazer o trajeto de táxi, que leva 25 ou 30 minutos, passando pelos bairros importantes de Paris localizados ao norte da cidade.
No entanto, a minha opção favorita é fazer um tour privado pelo Sacré-Cœur, que o levará do coração do bairro de Montmartre até a basílica, enquanto um guia conta todos os segredos dos artistas que lá residiram.
Museu Dalí Paris
Descendo as colinas de Sacré-Coeur, a apenas 5 minutos da basílica, encontrará o Museu Dalí ou Espace Dalí.
Neste espaço, encontrará uma exposição permanente do mestre do surrealismo, com uma coleção de 300 obras disponíveis. A visita completa ao museu não costuma demorar mais de 1 hora.
Passeio pela Praça de Montmartre
A apenas minutos do Museu Dalí, encontrará uma das opções de entretenimento favoritas dos habitantes de Montmartre.
Esta praça, localizada no topo da colina, é famosa em toda Paris pelos pintores que sempre expõem ali os seus melhores trabalhos.
Em outros tempos, importantes figuras históricas como Monet ou Picasso fizeram parte da vibrante localidade de Montmartre, ao mesmo tempo em que suas carreiras decolavam e seus trabalhos ganhavam fama e reconhecimento.