Mais sobre: 11 coisas para ver e fazer em Paris em abril
Abril é possivelmente um dos melhores meses para viajar para a capital francesa: a primavera em Paris é uma época mágica em que a cidade fica repleta de ruas bonitas e coloridas, muitos concertos preenchem o calendário deste mês e importantes exposições de arte e artesanato são realizadas. Continue a ler para descobrir os 10 melhores planos que pode fazer se viajar para a capital francesa no mês de abril.
1. Aproveite a primavera nos Jardins de Versalhes
Embora Versalhes raramente esteja vazia, chegar na hora da abertura para descobrir os belos jardins que cercam o Palácio Real de Versalhes definitivamente vale a pena. Além disso, se for a Paris em abril por um dia ou se viajar apenas por dois dias a Paris, deve passar por este local icónico para respirar ar fresco e apreciar a grandiosidade do lugar.
O ar fresco que enche os seus pulmões quando caminha pelo Grand Trianon é muito especial. Se o tempo estiver bom, é uma ótima opção comprar bilhetes para o Palácio de Versalhes, os jardins e a propriedade de Maria Antonieta e contemplar as flores da primavera, pois elas devem estar no auge do seu florescimento.
2. Visite a Disneyland Paris
Abril é um dos melhores meses do ano para visitar a Disneyland Paris por duas razões fundamentais:
- Excelente temperatura: em abril, evita o calor excessivo do verão e o frio do inverno. Tendo em conta que o parque é ao ar livre e que vai passar algum tempo em filas, as condições atmosféricas são mais do que relevantes.
- Menor afluência turística: desde que evite os dias da Semana Santa (nos anos em que esta festividade calha em abril), este mês é perfeito para evitar as grandes multidões que se formam no verão. É verdade que há meses menos turísticos, mas são precisamente aqueles em que o tempo não acompanha.
Se já se decidiu, não se esqueça de reservar os seus bilhetes para a Disneyland Paris com antecedência. Ao fazer a sua reserva, poderá escolher entre comprar o bilhete para um único parque (Disneyland ou Walt Disney Studios) ou poupar dinheiro comprando os dois. No entanto, tenha em conta que estes bilhetes são para um dia, por isso, se quiser passar mais tempo a divertir-se como uma criança, recomendo que compre bilhetes para vários dias, que também incluem, por defeito, o acesso a ambos os parques.
3. Participe na Maratona de Paris
A Maratona de Paris começa no domingo, no início de abril, no Arco do Triunfo, quando 65 000 corredores de todo o mundo iniciam o percurso pelos Campos Elísios e cerca de um quarto de milhão de espectadores se alinham ao longo do percurso de 26,2 milhas (42,2 km) para assistir à corrida.
Os eventos antes da corrida incluem a Paris Marathon Expo de 3 dias em Porte de Versailles, onde também poderá recolher o seu dorsal, e uma corrida de 5 km com pequeno-almoço.
Quer esteja a correr ou a assistir ao percurso da maratona, o trajeto proporcionará vistas espetaculares de locais emblemáticos como a Torre Eiffel, Notre Dame, o Louvre ou os dois enormes parques florestais de Paris. Pode fazer este belo percurso a pé se contratar uma visita guiada por Paris que também inclui entradas para o Arco do Triunfo.
4. Descubra a Feira de Arte de Paris
Se a arte moderna ou contemporânea é a sua paixão, a feira anual Art Paris deve estar no topo da sua lista de visitas obrigatórias em abril:
- Ela é realizada no Grand Palais no início de abril.
- Poderá contemplar obras de mais de 1000 artistas de mais de 70 países.
- Artistas renomados e emergentes realizam espetáculos especiais.
- São exibidas exposições individuais e projeções digitais.
- Os ingressos custam cerca de 25 euros.
Paris é uma cidade repleta de museus e obras de arte, e se você realmente deseja aproveitar ao máximo a sua visita à capital francesa, recomendo que adquira o Paris Pass, que inclui entradas para muitos museus da cidade, entre outras vantagens, como acesso ao Big Bus Paris ou um cruzeiro turístico. Parece bom, não é?
Acesso ao Big Bus Paris
5. Passeie em busca de cerejeiras em flor
Embora as magnólias na cidade estejam a começar a desaparecer, não se pode negar que algumas das cerejeiras em flor mais espessas estão em plena floração durante as duas primeiras semanas de abril. E nada melhor do que reservar um passeio pela cidade com visita à Sainte Chapelle e à Conciergerie e um cruzeiro pelo Sena para contemplá-las.
Na verdade, alguns dos melhores locais para apreciar as cerejeiras em flor em Paris são as árvores que rodeiam a catedral de Notre Dame. Verá que, mesmo ao lado sul da catedral, existem milhares de flores de uma cor totalmente rosa, uma vez que em abril atingem o seu máximo esplendor.
Também pode atravessar o Sena e visitar o Quai de Montebello. Lá, a densidade de cerejeiras é ainda maior, por isso não é raro ver um manto de flores que pode colher e colocar num vaso, seguindo a tradição parisiense. Os aromas são encantadores!
6. Visite a Feira Internacional de Livros Raros e Autógrafos
Este evento anual é o sonho de todo bibliófilo, pois contará com mais de 150 expositores. A feira é realizada no Grand Palais temporário no Campo de Marte , ao ar livre.
Poder desfrutar de um ambiente literário no auge da primavera, sem paredes a atrapalhar, é uma experiência única. Embora as datas possam variar de acordo com o clima, todas as informações necessárias podem ser encontradas no site oficial do Campo de Marte.
Uma ótima opção para chegar lá e, de passagem, visitar os locais mais importantes de Paris é reservar um lugar no autocarro turístico de Paris.
7. Descubra a Feira de Arte e Design PAD Paris
O evento de Arte e Design de Paris acontece há mais de 18 anos nos Jardins das Tulherias. Ele ocorre no início de abril e geralmente dura apenas 4 a 5 dias, então não perca essa oportunidade, especialmente se você é apaixonado por arte. E se for esse o caso, não hesite em contratar um tour privado sobre arte em Paris, totalmente personalizado de acordo com os seus interesses e preferências.
Os participantes vão desde designers e colecionadores profissionais até aqueles que simplesmente gostam de encontrar peças interessantes ou inspiração para a sua casa.
8. Faça uma excursão de um dia ao Château de Sceaux
A melhor altura para fazer uma excursão de um dia ao Château de Sceaux, algo semelhante ao que acontece nos contos de fadas, é em abril.
Afinal, é aqui, nos terrenos do castelo francês, que você descobrirá um pomar repleto de cerejeiras em plena floração em meados de abril. Embora não seja mais um tesouro escondido como era há alguns anos, certifique-se de chegar lá o mais cedo possível para poder apreciar a vista sem as multidões!
9. Visite a Feira Anual do Livro de Paris
Por falar em livros, outra feira anual do livro é celebrada na capital francesa e é considerada um dos festivais literários mais populares do mundo. No final de abril, todos os tipos de livros e bibliófilos descem à cidade para celebrar a palavra escrita!
Para mais detalhes sobre a feira, pode visitar o :::link|text=site da Livre Paris|url=https://www.festivaldulivredeparis.fr. Além disso, no mesmo site, poderá obter informações sobre os escritores que estarão presentes e todos os mini-eventos que acompanharão estes 3 dias de feira internacional.
10. Apaixone-se pela Foire du Trone
A Feira do Trono atrai quase 5 milhões de visitantes e é realizada todos os anos durante os meses de abril e maio no Bois de Vicennes, distrito 12. É uma feira famosa pelas atrações de carnaval, animais de pelúcia, batatas fritas e cerveja.
A entrada é totalmente gratuita e os preços são bastante razoáveis. De metro, pode descer na estação Porte Dorée (é bom saber como usar o metro em Paris).
Visite a enorme Foire du Trône de Paris para fazer parte de uma tradição que remonta a 857, quando o rei Lothair, de 15 anos, criou a primeira Feira da Diversão. Como curiosidade, a primeira feira foi uma espécie de mercado festivo repleto de acrobatas e jogos de azar para entreter as multidões.
11. Visite La Promenade Plantée
A primavera é a época perfeita para visitar a Promenade plantée (também conhecida como Coulée verte René-Dumont). Uma via férrea que estava em mau estado até se tornar uma passarela em 1993, repleta de flores.
Também poderá desfrutar de vistas fantásticas da cidade enquanto passeia por esta passarela elevada de 4,5 km com muito espaço verde. Altamente recomendável em abril!
Por que deve visitar Paris em abril
Podemos citar muitas razões pelas quais deve visitar Paris em abril:
- A primeira razão, sem dúvida, é o início das temperaturas quentes.
- Outra razão para visitar a cidade do amor nesta época é ver as plantas a florescer, enquanto as árvores estão naturalmente adornadas com flores e frutos.
- Abril, juntamente com outubro, são os melhores meses para visitar Paris, porque têm um bom equilíbrio entre clima quente e menos multidões.
Além disso, não ficará entediado aqui. Posso garantir que há muitas coisas para fazer em Paris em abril, tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados.
O tempo em Paris em abril
As médias em abril são ligeiramente mais altas do que em março em Paris. Não só chove um pouco menos, como também é mais quente do que no mês anterior. O sol também brilha com mais frequência. Paris em abril tem, em média, 25 mm, apenas um pouco mais do que em março.
Por outro lado, abril traz muitas horas de sol por dia, cerca de 5 para ser mais específico. Para quem está nessa região da Europa, isso é um verdadeiro prazer.
Quanto à temperatura em Paris em abril, ela pode aumentar consideravelmente durante o dia, permitindo agradáveis passeios ao longo do rio Sena ou pelos parques da cidade.
- Temperatura mínima: 7 °C
- Temperatura máxima: 16 °C
- Temperatura média diurna: 11 °C
O que vestir em Paris em abril
Se for a Paris em abril, é bom saber que a cidade terá um pouco de tudo durante todo o mês: chuva, sol e vento. Sem dúvida, um par de sapatos confortáveis para o dia deve estar na sua lista do que levar para Paris. E para a noite, leve um par de botas de couro sintético, com certeza serão úteis, já que as temperaturas baixam a essa hora.
Amenos que faça um frio incomum para a época do ano, não precisará de gorro nem luvas; no entanto, em Paris, um cachecol leve sempre vem a calhar. E, como último conselho, certifique-se de levar uma boa bolsa antirroubo, não importa aonde vá, especialmente se for ficar 7 dias ou mais, ou se precisar se deslocar muito. Paris está cheia de carteiristas.
Afluência turística em abril em Paris
Paris é a cidade mais visitada de toda a Europa. A alta temporada turística, de julho a setembro, atrai milhares de turistas que passeiam por Paris.
Em abril, as multidões são muito menores. Qualquer atração que visitar não terá filas de um quilómetro de comprimento ou multidões de pessoas bloqueando a vista.