11 coisas para ver e fazer em Paris em abril

Ar fresco, árvores em flor e menos multidões, viajar para Paris em abril tem certamente muitas vantagens.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

11 coisas para ver e fazer em Paris em abril

Passeio pelo Sena | ©Joe deSousa

abril é possivelmente um dos melhores meses para viajar para a capital francesa: a primavera em Paris é uma altura mágica em que a cidade se enche de ruas bonitas e coloridas, muitos concertos preenchem o calendário deste mês e realizam-se importantes exposições de arte e artesanato. Continue a ler para descobrir as 10 melhores coisas para fazer se viajar para a capital francesa em abril.

1. Participar na Maratona de Paris

Maratona de Paris| ©Caravanum
Maratona de Paris| ©Caravanum

A Maratona de Paris começa no domingo, no início de abril, no Arco do Triunfo, quando 65.000 corredores de todo o mundo iniciam o percurso nos Campos Elísios e cerca de um quarto de milhão de espectadores alinham-se no percurso de 42,2 km para assistir à corrida.

Os eventos pré-corrida incluem a Exposição da Maratona de Paris de 3 dias na Porte de Versailles, onde também pode levantar o seu dorsal de corrida, e uma corrida de pequeno-almoço de 5 km.

Quer esteja a correr ou a assistir ao percurso da Maratona, o percurso proporcionará vistas espectaculares centradas em marcos icónicos como a Torre Eiffel, Notre Dame, o Louvre ou os dois enormes parques arborizados de Paris. Este belo passeio pode ser feito a pé se reservar uma visita guiada a Paris, que também inclui bilhetes para o Arco do Triunfo.

Reservar uma visita guiada a Paris com bilhetes para o Arco do Triunfo

2. Descobrir a Feira de Arte de Paris

Feira de Arte de Paris| ©FRANCOIS GUILLOT
Feira de Arte de Paris| ©FRANCOIS GUILLOT

Se a arte moderna ou contemporânea é a sua paixão, a feira anual Art Paris deve estar no topo da sua lista de visitas obrigatórias em abril:

  • Realiza-se no Grand Palais no início de abril.
  • Pode ver obras de mais de 1.000 artistas de mais de 70 países.
  • Artistas de renome e emergentes realizam espectáculos especiais.
  • São apresentadas exposições individuais e projecções digitais.
  • Os bilhetes custam cerca de 25 euros.

Paris é uma cidade cheia de museus e obras de arte, e se quiser realmente aproveitar ao máximo a sua visita à capital francesa, a minha recomendação é comprar o Paris Pass, que inclui bilhetes para muitos dos museus da cidade, entre outros benefícios, como o acesso ao Big Bus Paris ou a um cruzeiro turístico. Parece-me bem, não é? Acesso ao Big Bus Paris

Reservar o Paris Pass

3. Passeio em busca das cerejeiras em flor

Notre Dam entre as cerejeiras| ©lagord5
Notre Dam entre as cerejeiras| ©lagord5

Embora a magnólia na cidade esteja a começar a desvanecer-se, não há como negar que algumas das mais fofas cerejeiras em flor estão em plena floração durante as duas primeiras semanas de abril. E não há nada melhor do que fazer um passeio pela Île de la Cité, Notre Dame, Sainte Chapelle e prisão La Conciergerie para as ver.

De facto, alguns dos melhores locais para apreciar as cerejeiras em flor em Paris são as árvores que rodeiam a catedral de Notre Dame. Mesmo no lado sul da catedral, verá milhares de flores cor-de-rosa, que atingem o seu auge em abril.

Pode também atravessar o Sena e visitar o Quai de Montebello. Aí, a densidade das cerejeiras é ainda maior, pelo que não é raro ver um manto de flores que se podem colher e colocar num vaso, segundo a tradição parisiense. Os cheiros são encantadores!

Fazer uma visita guiada à Île de la Cité e à Notre Dame

4. Visita à Feira Internacional de Livros Raros e Autógrafos

Leituras pessoais| ©cottonbro
Leituras pessoais| ©cottonbro

Este evento anual é um sonho para os bibliófilos, uma vez que conta com mais de cento e cinquenta expositores. A feira realiza-se no Grand Palais temporário, no Champ de Mars, ao ar livre.

Poder desfrutar de um ambiente literário em plena primavera, sem que as paredes sirvam de ecrã, é uma experiência e tanto. Embora as datas possam variar em função das condições meteorológicas, pode encontrar todas as informações necessárias no sítio Web oficial do Champ de Mars.

Uma boa maneira de lá chegar e visitar os locais mais importantes de Paris é reservar um lugar no autocarro turístico de Paris.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Paris

5. Descobrir a Feira de Arte e Design PAD Paris

Obras de arte do Salão de Arte e Design de Paris PAD| ©MAR SANTAMARÍA
Obras de arte do Salão de Arte e Design de Paris PAD| ©MAR SANTAMARÍA

O Salão de Arte e Design de Paris realiza-se há mais de 18 anos nos Jardins das Tulherias. Realiza-se no início de abril e dura normalmente apenas 4 a 5 dias, por isso não a perca, sobretudo se a arte lhe corre nas veias. E se for esse o caso, não hesite em reservar uma visita privada à arte em Paris, totalmente personalizada de acordo com os seus interesses e preferências.

Os participantes vão desde designers profissionais e coleccionadores até àqueles que simplesmente gostam de encontrar peças interessantes ou inspiração para a sua casa.

Reservar uma visita privada de arte em Paris

6. Apreciar a primavera nos Jardins de Versalhes

Visitar os Jardins de Versalhes| ©Dennis Jarvis
Visitar os Jardins de Versalhes| ©Dennis Jarvis

Embora Versailles* raramente esteja vazio, vale a pena chegar às horas de abertura para descobrir os belos jardins que rodeiam o Palácio Real de Versailles. Além disso, se estiver em Paris em abril para uma excursão de um dia ou apenas para uma viagem de dois dias a Paris, deve passar por este local emblemático para apanhar ar fresco e apreciar a grandiosidade do local.

O ar fresco que enche os pulmões quando se passeia pelo Grand Trianon é muito especial. Se o tempo estiver bom, é uma óptima opção comprar bilhetes para o Palácio de Versalhes, os jardins e a propriedade de Maria Antonieta e ver as flores da primavera, que devem estar no auge da sua floração.

Reservar uma excursão a Versalhes

7. Visitar a Disneyland Paris

Disneyland Paris| ©mariamartin23
Disneyland Paris| ©mariamartin23

abril é um dos melhores meses do ano para visitar a Disneyland Paris por duas razões principais:

  • Temperatura excelente: em abril evita-se o calor excessivo do verão e o frio do inverno. Tendo em conta que o parque é ao ar livre e que vai passar muito tempo nas filas, as condições climatéricas são mais do que relevantes.
  • Menos turistas: desde que se evitem os dias da Páscoa (nos anos em que este feriado cai em abril), este mês é perfeito para evitar as grandes multidões que ocorrem no verão. É verdade que há meses menos turísticos, mas são precisamente aqueles em que o tempo é menos favorável.

Se já te decidiste, não te esqueças de reservar os teus bilhetes para a Disneyland Paris com antecedência. Ao fazer a sua reserva, pode escolher entre comprar um bilhete para um único parque (Disneyland ou Walt Disney Studios) ou poupar dinheiro comprando ambos. No entanto, tenha em conta que estes bilhetes são para um dia, por isso, se quiser passar mais tempo a divertir-se como uma criança, recomendo que compre bilhetes para vários dias, que também incluem por defeito o acesso a ambos os parques.

Reservar bilhetes para a Disneyland Paris

8. Fazer uma excursão de um dia ao Château de Sceaux

Visitar o Château de Sceaux| ©Jean-Pierre Dalbéra
Visitar o Château de Sceaux| ©Jean-Pierre Dalbéra

A melhor altura para fazer uma excursão de um dia ao Château de Sceaux é em abril.

Afinal, é aqui, nos terrenos do castelo francês, que descobrirá um pomar plantado com cerejeiras em plena floração em meados de abril. Apesar de já não ser a joia escondida que era há alguns anos atrás, não deixe de lá ir o mais cedo possível para desfrutar das vistas sem multidões!

9. Visitar a Feira do Livro de Paris

Exposição de livros| ©Benh LIEU SONG
Exposição de livros| ©Benh LIEU SONG

Por falar em livros, outra feira do livro anual realiza-se na capital francesa e diz-se que é um dos festivais relacionados com a literatura mais populares do mundo- no final de abril, todos os tipos de livros e bibliófilos descem à cidade para celebrar a palavra escrita!

Para mais pormenores sobre a feira, pode visitar o :::link|text=website da Livre Paris|url=https://www.festivaldulivredeparis.fr. Além disso, no mesmo website, pode informar-se sobre os escritores que estarão presentes e todos os mini-eventos que acompanharão estes 3 dias de feira internacional.

10. Apaixonar-se pela Foire du Trone

Na Feira do Trono| ©Thomas Collins
Na Feira do Trono| ©Thomas Collins

A Foire du Trone atrai cerca de 5 milhões de visitantes e realiza-se todos os anos durante os meses de abril e maio, no Bois de Vicennes, 12º arrondissement. É uma feira famosa pelas diversões carnavalescas, animais de peluche, batatas fritas e cerveja.

A entrada é totalmente gratuita e os preços são bastante razoáveis. De metro, pode sair na paragem Porte Dorée (vale a pena saber como usar o metro em Paris).

Visite a enorme Foire du Trone de Paris para fazer parte de uma tradição que remonta a 857, quando o Rei Lothair , com 15 anos de idade, criou a primeira Fun Fair. Curiosidade: a primeira feira era uma espécie de mercado festivo repleto de acrobatas e jogos de azar para entreter as multidões.

11. Visitar La Promenade Plantée

Entrada da Promenade Plantée| ©jean-louis Zimmermann
Entrada da Promenade Plantée| ©jean-louis Zimmermann

A primavera é a altura ideal para visitar a Promenade Plantée (também conhecida como Coulée verte René-Dumont). Uma linha de caminho de ferro que estava em mau estado até ser convertida num passeio em 1993, com muitas flores.

Também pode obter vistas fantásticas da cidade enquanto passeia ao longo deste passeio elevado de 4,5 km com toneladas de espaço verde. Altamente recomendado em abril!

Porque é que deve visitar Paris em abril

Vista da Basílica do Sacré Coeur| ©Carlos Pinto
Vista da Basílica do Sacré Coeur| ©Carlos Pinto

Poderíamos citar muitas razões para visitar Paris em abril:

  • A primeira razão, sem dúvida, é o início das temperaturas amenas.
  • Outra razão para visitar a cidade do amor nesta altura do ano é ver as plantas a florir, enquanto as árvores estão naturalmente enfeitadas com flores e frutos.
  • abril, juntamente com outubro em Paris, são os melhores meses para visitar Paris, porque estes meses têm um bom equilíbrio entre o tempo quente e menos multidões.

Além disso, não se vai aborrecer aqui. Posso garantir-lhe que há muitas coisas para fazer em Paris em abril, tanto ao ar livre como dentro de casa.

O tempo em Paris em abril

Dia de chuva| ©Eduardo Espinoza Raggi
Dia de chuva| ©Eduardo Espinoza Raggi

As médias em abril são ligeiramente mais elevadas do que em março em Paris. Não só chove um pouco menos, como também é mais quente do que no mês anterior. O sol também brilha com mais frequência. Em abril, Paris regista, em média, 25 mm, apenas um pouco mais do que em março.

Por outro lado, abril tem muitas horas de sol por dia, cerca de 5 para ser mais específico. Estar nesta região da Europa é um verdadeiro prazer.

Quanto à temperatura em Paris em abril, pode subir consideravelmente durante o dia, permitindo agradáveis passeios ao longo do rio Sena ou nos parques da cidade.

  • Temperatura mínima: 7°C
  • Temperatura máxima: 16°C
  • Temperatura média durante o dia: 11°C

O que vestir em Paris em abril

Fazer as malas| ©Vlada Karpovich
Fazer as malas| ©Vlada Karpovich

Se vai a Paris em abril, é bom saber que a cidade vai ter um pouco de tudo ao longo do mês: chuva, sol e vento. Os sapatos confortáveis para o dia devem estar definitivamente na sua lista do que levar para Paris. E para a noite, leve um par de botas de couro sintético- serão certamente úteis quando as temperaturas baixarem nessa altura do dia.

A menos que esteja um frio invulgar para a época do ano, não precisará de chapéu ou luvas; no entanto, um cachecol leve dá sempre jeito em Paris. E, como dica final, certifique-se de que leva uma boa mala antirroubo, independentemente do sítio onde for, especialmente se for passar 7 dias ou mais ou se tiver de se deslocar muito. Paris está cheia de carteiristas.

Tráfego turístico em Paris em abril

Passear em Paris| ©Earth
Passear em Paris| ©Earth

Paris é a cidade mais visitada da Europa. Na época alta do turismo, de julho a setembro, milhares de turistas passeiam por Paris.

Em abril, as multidões são muito menores. Qualquer atração que visite não terá filas quilométricas ou multidões de pessoas a bloquear a vista.