10 dicas para visitar a Torre Eiffel (quando visitar, duração da visita etc.)

Subir à Torre Eiffel e ver Paris a partir de um dos monumentos mais famosos do mundo é uma experiência única. Siga estas dicas!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

10 dicas para visitar a Torre Eiffel (quando visitar, duração da visita etc.)

Cartão postal da Torre Eiffel ao pôr do sol | ©Eugene Dorosh

Subir à Torre Eiffel é um sonho tornado realidade. No entanto, há que ter em conta os preços e as multidões com que se vai deparar. É por isso que deve estar mentalmente preparado para desfrutar ao máximo desta experiência única e juntar-se aos 250 milhões de pessoas que fizeram da Torre Eiffel um dos monumentos mais visitados do mundo.

Saber como funcionam os elevadores, como lá chegar, os preços dos bilhetes da Torre Eiffel e ter em conta algumas das dicas que lhe darei neste artigo ajudá-lo-ão a desfrutar ao máximo das incríveis vistas da Dama de Ferro.

1. Reserve os seus bilhetes com antecedência

Vista do Pilar de la Torre| ©Ivo Jansch
Vista do Pilar de la Torre| ©Ivo Jansch

Aqueles que simplesmente aparecem sem bilhetes pré-reservados são susceptíveis de perder muito tempo na entrada. No verão, são muito frequentes as esperas de uma a duas horas (aos fins-de-semana e feriados pode ser pior). É uma pena, especialmente porque se reservar com antecedência é muito fácil e rápido reservar online e comprar o seu bilhete para a Torre Eiffel no sítio oficial Hellotickets.

Além disso, tem vários tipos de bilhetes: simples, com acesso ao elevador, com acesso ao topo para aqueles que querem vê-la de todos os pontos de vista, sem filas e com cruzeiro no Sena para aqueles que procuram uma experiência combinada, bilhetes noturnos para aqueles que querem ver a Torre Eiffel sob a luz dos bilhetes ou pode mesmo optar por fazer uma visita guiada. Aqui está a lista, qual é que escolhe?

Reserve o seu bilhete para a Torre Eiffel

2. Se os bilhetes se esgotarem, não desespere!

À espera de subir| ©gckwolfe
À espera de subir| ©gckwolfe

E se já estiver atrasado, com menos antecedência, mas com um custo acrescido, pode fazer uma aposta de última hora , reservando uma mesa num dos elegantes restaurantes da Torre Eiffel, para desfrutar de uma vista maravilhosa e de uma boa refeição. Desta forma, poderá desfrutar de uma vista mais do que maravilhosa e de uma boa refeição.

Lembre-se, no entanto, que os restaurantes da Torre Eiffel são um pouco mais caros. Por isso, se esta opção não estiver nos seus planos, aqui ficam algumas sugestões de restaurantes perto da Torre Eiffel.

Almoço no Madame Brasserie da Torre Eiffel

Com a sua reserva de almoço na Madame Brasserie da Torre Eiffel, desfrutará de uma experiência gastronómica num dos monumentos mais importantes do mundo. Terá acesso prioritário e subirá de elevador até ao restaurante, que serve cozinha clássica francesa.

Jantar no Madame Brasserie da Torre Eiffel

E se preferir jantar no Madame Brasserie, também é possível. Mas a um preço mais elevado. Mas é uma experiência de sonho desfrutar da gastronomia francesa a partir da Torre Eiffel.

Reserve o seu almoço na Torre Eiffel

3. Melhor altura para subir à torre

Vista da Torre Eiffel à noite| ©Gary Campbell-Hall
Vista da Torre Eiffel à noite| ©Gary Campbell-Hall

Recomendoque chegue por volta do pôr do sol para ver as vistas espectaculares e que fique em Paris quando escurecer para ver as luzes.

No topo , de cinco em cinco minutos, milhares de luzes brilhantes piscam na torre em rajadas de luz (na verdade, a melhor forma de as ver é a partir de um cruzeiro no rio Sena ou dos Campos Elísios).

Por muito impressionante que seja subir à torre durante o dia, irá certamente apreciá-la mais ao crepúsculo, quando a escuridão envolve completamente a cidade e a torre brilha com o seu espetacular espetáculo de luzes. Além disso, verá todas as luzes da cidade.

Reserve o seu bilhete sem filas para a Torre Eiffel e o cruzeiro no Sena

4. Mantenha os seus objectos guardados em segurança

Óculo de observação da Torre Eiffel| ©JOHN TOWNER
Óculo de observação da Torre Eiffel| ©JOHN TOWNER

Os ladrões de rua saqueiam os visitantes estupefactos que olham para baixo da torre e os turistas nos elevadores cheios de gente. Para os carteiristas, estas são as melhores ocasiões para roubar.

Use um cinto antirroubo ou qualquer outro meio de manter o seu dinheiro e cartões de crédito bem escondidos debaixo da roupa e, acima de tudo, tenha cuidado onde guarda o seu telemóvel, pois sem ele será uma agulha num palheiro.

5. Visitar todos os andares da Torre Eiffel

Vista do piso 01 da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut
Vista do piso 01 da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut

A torre tem três níveis com plataformas de observação (57, 115 e 276 metros), todos ligados por elevadores e escadas. Mas não existe um único elevador diretamente para o topo (le sommet).

Para chegar ao topo, deve primeiro escolher entre utilizar o elevador ou subir 775 degraus até ao segundo nível. Uma vez no segundo nível, não perca tempo e faça imediatamente fila para o elevador seguinte, o mesmo que o leva ao topo (procure a fila mais rápida, há vários elevadores e filas de espera).

Poder desfrutar de cada andar separadamente é o que torna esta magnífica torre tão significativa, uma vez que, graças à notável diferença de altura de um andar para o outro, as vistas parecem mudar drasticamente.

Reserve o seu bilhete para o topo da Torre Eiffel

6. Não perca de vista o apartamento secreto!

Vista da saída do apartamento secreto da Torre Eiffel| ©Col2
Vista da saída do apartamento secreto da Torre Eiffel| ©Col2

Poucas pessoas se apercebem que Gustave Eiffel construiu um pequeno apartamento escondido no nível superior da torre. Fica mesmo por cima da plataforma onde se encontra o observatório e tem uma área de 90 metros quadrados.

Eiffel utilizava o luxuoso espaço para meditar profundamente e convidar algumas pessoas em particular (incluindo o inventor Thomas Edison), e resistiu a todas as ofertas para o alugar.

O melhor de tudo é que pode ver o interior do espaço, que ainda está mobilado! Para mais informações sobre este apartamento, visite o seguinte link.

Reserve os seus bilhetes para a Torre Eiffel

7. A experiência suprema espera-o a meio caminho da torre!

Vista do piso 02 da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut
Vista do piso 02 da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut

Por muito que queira chegar ao ponto mais alto, recomendo que desfrute em primeiro lugar do primeiro e do primeiro andar; de facto, se o seu horário for apertado, aconselho-o a abortar o seu desejo de subir ao topo e a desfrutar destes maravilhosos dois andares.

Para começar, as melhores vistas da Torre Eiffel são as do primeiro andar: suficientemente alto para ver toda a Paris, mas suficientemente baixo para distinguir os pontos de referência. Recorde-se que a 276 metros de altura é difícil distinguir os pormenores dos monumentos e dos pontos de referência, ainda para mais se estiver a chover ou com nevoeiro.

O primeiro andar também não é de ignorar, pois a partir dele é possível explorar lojas e exposições de grande interesse, podendo também aproximar-se da zona envidraçada e sentir como é estar 18 andares acima do solo.

Reserve a sua visita guiada à Torre Eiffel

8. Poupe tempo descendo pelas escadas

As escadas da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut
As escadas da Torre Eiffel| ©Guilhem Vellut

A torre é conhecida pelas suas filas de elevadores, tanto para cima como para baixo. Até certo ponto, faz sentido suportar as longas filas para subir de elevador, mas para descer, acho que não vale a pena.

É verdade que pode apanhar o elevador do topo para o segundo nível, mas pode usar as escadas a partir daí. Demora apenas cinco minutos a andar entre cada nível, muito mais rápido do que a fila do elevador e uma forma muito mais memorável de regressar à terra. Uma vez de volta ao solo, apreciará ainda mais a engenharia da torre, uma vez que terá descido degrau a degrau.

E para um olhar inesquecível, recomendo passear ao longo do rio Sena até à Place du Trocadéro e olhar para trás para ter uma óptima vista do símbolo de Paris.

Reserve os seus bilhetes para a Torre Eiffel

9. Vá duas vezes para a poder ver tanto de dia como de noite

Vista da Torre| ©Chris Yunker
Vista da Torre| ©Chris Yunker

Há vantagens em apreciar a vista da Dama de Ferro à luz do dia e à noite. Durante o dia, é possível apreciar melhor os pormenores dos edifícios, das praças e dos monumentos. Além disso, a melhor maneira de apreciar o contraste entre o verde (os parques), o azul (o rio Sena) e os grandes edifícios é de manhã.

Não é necessário subir duas vezes à Torre, mas é certamente desejável vê-la às 22 horas, quando as luzes são brilhantes e Paris parece sonâmbula. No entanto, se não tiver a oportunidade de ir duas vezes, uma boa altura para subir à Torre é pouco antes do anoitecer, para que possa ver o pôr do sol e também, pouco depois, o pôr do sol. Outra opção é ideal se estiver em Paris no verão.

10. A melhor maneira de chegar à Torre

Metro de Paris| ©Pom'
Metro de Paris| ©Pom'

A estação de metro de Paris mais próxima da Torre Eiffel é a Champ de Mars / Tour Eiffel na linha RER C. Outras estações de metro próximas da Torre Eiffel incluem a École Militaire na linha 8 e Bir-Hakeim na linha 6.

Se quiser um passeio agradável até à Torre Eiffel, deve ir pelo lado oposto do rio Sena, que é acessível através da estação Trocadero na linha 9 e da linha de metro 6. De qualquer forma, se tiveres dúvidas, consulta este post sobre como chegar à Torre Eiffel. Além disso, recomendo que consulte também o artigo Preços dos bilhetes da Torre Eiffel para o ajudar a organizar as suas despesas de viagem.

Reserve os seus bilhetes para a Torre Eiffel