Melhores Passeios Diurnos em Bruges saindo de Paris

Património Mundial da UNESCO, quando se visita a cidade de Bruges viaja-se no tempo até à Idade Média. Nesta cidade de conto de fadas, há muito para descobrir. Venha comigo e descubra uma das mais belas cidades europeias.

Verónica Álvarez

Verónica Álvarez

leitura de 10 minutos

Melhores Passeios Diurnos em Bruges saindo de Paris

Em Bruges | ©fotocalvito

A cidade de Bruges é considerada uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa. O estado de conservação dos seus edifícios históricos é tão perfeito que a cidade parece ter parado no tempo. Não é por acaso que foi declarada Património da Humanidade pela Unesco.

Outra caraterística inconfundível desta cidade são os seus canais, que lhe valeram o nome de "Veneza do Norte", criando uma atmosfera bucólica, com paisagens lindíssimas que parecem saídas de um livro. Eu sei que há muitas coisas para ver e fazer em Paris, mas se tiveres um dia no teu itinerário que possas reservar, recomendo-te que visites Bruges, não te vais arrepender.

A opção mais completa

Passeio Diurno em Bruges saindo de Paris

Viagem de um dia para descobrir as belezas de Bruges, conhecida como a Veneza do Norte.

Viajará em autocarro de luxo a partir de Paris. À chegada a Bruges, visitará os seus principais monumentos, passeará pelos seus canais e percorrerá as suas ruas medievais, enquanto desfruta da atmosfera única desta cidade maravilhosa.

Como é uma visita guiada, terás a oportunidade de conhecer a cidade, visitar os pontos turísticos, navegar pelos canais e terás também tempo para comer e fazer compras. Estando em Paris, a distância até Bruges é muito curta e nesta excursão a viagem é muito confortável, pois não tem de se preocupar com a condução, viaja num confortável autocarro de luxo.

Vou contar-lhe todos os pormenores desta excursão para que saiba em primeira mão as vantagens de visitar Bruges desta forma.

Recomendado se gosta de história e arquitetura. A cidade de Bruges é uma visita obrigatória se tiver oportunidade de a visitar. Em Bruges respira-se história e maravilha-se com os seus edifícios espectaculares.

Reservar as melhores excursões a Bruges a partir de Paris

Características de uma viagem de um dia a Bruges a partir de Paris

Conhecer Bruges| ©fotocalvito
Conhecer Bruges| ©fotocalvito

Aproveite a sua estadia em Paris para conhecer tudo o que a cidade tem para lhe oferecer, faça as melhores visitas guiadas de Paris, visite os melhores museus e coma nos restaurantes mais recomendados, mas se puder, reserve uma excursão de um dia a Bruges.

Uma das vantagens desta excursão é que não tem de se preocupar com a condução, pois será conduzido de um lado para o outro num autocarro de luxo com todo o conforto de uma casa.

Conduzir de Paris a Bruges pode ser uma dor de cabeça, especialmente quando se entra na Bélgica, porque os sinais estão em flamengo (a não ser que se fale a língua) e é um incómodo compreender as direcções.

Nesta excursão a Bruges, terá um guia especializado que fala inglês, pelo que desfrutará de todas as informações na sua própria língua. Além disso, o passeio de barco ao longo dos canais está incluído no preço, que normalmente tem de ser pago separadamente noutras excursões. No centro histórico, passará pelos principais pontos de interesse, como o Beguinage, a Basílica do Sangue Sagrado e a Câmara Municipal gótica (as entradas não estão incluídas).

Com a orientação do seu guia, no tempo livre que lhe é dado para explorar a cidade por conta própria, conhecerá os melhores locais para comer, fazer compras e tirar as melhores fotografias.

Detalhes interessantes sobre esta excursão

  • Preço: a partir de 152 euros por pessoa, aproximadamente.
  • Duração: cerca de 14 horas.
  • Meios de transporte: de Paris a Bruges, o percurso é feito em autocarro de luxo; uma vez em Bruges e devido às características da cidade, o percurso é feito a pé e em cruzeiro.

Reserve as melhores excursões a Bruges a partir de Paris

Como reservar uma excursão a Bruges a partir de Paris?

Reservar a sua viagem| ©Vlada Karpovich
Reservar a sua viagem| ©Vlada Karpovich

O melhor é fazê-lo com antecedência, quando estiver a organizar o seu itinerário em casa, para garantir a disponibilidade na data escolhida. Pode fazê-lo nas plataformas de excursões e visitas turísticas. Com este método também tem a vantagem de poder pagar com cartão de crédito ou débito, mas para mim o melhor de reservar neste tipo de plataforma é saber o que estou a comprar.

Muitas vezes acontece que se reservar no local não sabe bem o que vai encontrar, alguém pode recomendar uma determinada excursão, mas talvez tenha um interesse por detrás, como cobrar uma comissão, por exemplo, e não que tenha a melhor experiência. Nas plataformas, no entanto, tem os testemunhos de pessoas que contrataram esse mesmo passeio e dão a sua opinião depois de o fazerem, deve sempre lê-los.

Reserve as melhores excursões a Bruges a partir de Paris

O que é que eu vou ver nas excursões de Paris a Bruges?

As ruas de Bruges| ©fotocalvito
As ruas de Bruges| ©fotocalvito

Depende bastante do tipo de excursão, mas geralmente percorrerá o centro histórico de Bruges, vendo os edifícios mais emblemáticos da cidade, como o Palácio Provincial e a Basílica do Sangue Sagrado, por exemplo (as entradas não estão incluídas no preço das excursões, normalmente são pagas à parte).

Bruges é uma cidade relativamente pequena, fácil de explorar a pé. Também pode visitar os arredores da cidade e fazer um cruzeiro ao longo dos canais da Veneza do Norte. A maioria das excursões não inclui bilhetes para o cruzeiro, mas esta que recomendo inclui.

Regra geral, terá algum tempo livre para fazer algumas actividades por sua conta, como fazer compras e comer. Apesar de ser uma cidade pequena, devido à grande afluência de turistas ao longo do ano, existe uma variedade importante derestaurantes na cidade de Bruges.

Para compras, Bruges também tem uma oferta muito boa de zonas comerciais, como mercados, galerias de arte, antiquários e ruas pedonais repletas de comércio local.

Reservar as melhores excursões a Bruges a partir de Paris

Quais são os lugares imperdíveis em Bruges?

A praça principal da cidade| ©Jose Antonio Abad
A praça principal da cidade| ©Jose Antonio Abad

Há muitos locais de interesse em Bruges, incluindo museus, edifícios públicos, praças e parques. De todas as coisas para fazer, terá de escolher de acordo com o tempo que tem disponível, mas não deve perder a oportunidade de visitar:

1. O centro histórico de Bruges

O centro histórico de Bruges foi declarado Património Mundial da UNESCO na sua totalidade, uma ocorrência rara.

Dentro dos seus limites, encontram-se muitos dos principais edifícios e monumentos da cidade. É um bom local para começar a sua visita pessoal, de modo a que, ao percorrer as ruas, possa entrar nos edifícios que mais lhe interessam.

2. A praça principal da cidade (Burg)

Ao longo de vários séculos de história, a praça principal de Bruges foi e continua a ser o coração da cidade, onde se concentram vários dos edifícios mais importantes, como o Franconato e a Basílica do Sangue Sagrado.

3. Câmara Municipal de Bruges

A Câmara Municipal de Bruges merece uma visita. Ficará deslumbrado com o salão gótico com mais de 600 anos e com as obras de arte espalhadas pelo edifício, desde magníficas esculturas a frescos de arte típica flamenga que são uma maravilha de se ver.

4. Antigo Franconato de Bruges

Este edifício secular era o centro a partir do qual se controlava toda a campanha do burgo de Bruges. Ao longo dos anos, o Franconato de Bruges mudou de funções, tornou-se um tribunal e é atualmente o edifício mais visitado da cidade, bem como a sede do arquivo municipal.

5. A torre sineira da cidade

Declarado Património Mundial pela UNESCO, o Campanário da Cidade de Bruges, além de merecer uma visita pelo que representa e pela sua beleza arquitetónica, alberga importantes documentos medievais que podem ser vistos e a incrível partitura que faz soar os sinos.

6. A Basílica do Sangue Sagrado

Com uma beleza estrutural e decorativa de tirar o fôlego, a Basílica do Sangue Sagrado é um ponto de visita obrigatório na cidade de Bruges. Alberga uma relíquia que contém o sangue de Cristo, transportado pelos cruzados, daí o seu nome.

7. O Begijnhof Beguinage (Beguinage)

O Beguinage de Bruges tem uma história bastante peculiar: foi fundado em 1245 como um albergue para mulheres leigas emancipadas, mas também levou uma vida de clausura. Atualmente, é um mosteiro da Ordem Beneditina.

8. Cais do Rosário (Rozenhoedkaai)

Este deve ser um dos locais mais populares da cidade de Bruges, uma vez que todos os que o visitam estão habituados a tirar fotografias, pois é um dos locais mais emblemáticos da cidade.

O Cais do Rosário é, sem dúvida, um dos locais mais românticos da cidade e é o local ideal para tirar uma fotografia da sua visita a Bruges e recordar esta viagem para sempre. As fotografias que aí se podem tirar são magníficas.

9. Museu da Igreja de Notre Dame (Notre Dame)

O Museu da Igreja de Notre Dame é um ponto de passagem obrigatório em qualquer visita a Bruges. A torre da igreja é a segunda mais alta do mundo e poderás ver uma das obras mais famosas de Miguel Ângelo, conhecida como a Madona de Bruges. Poderá também ver os espectaculares mausoléus de Maria de Borgonha e de Carlos, o Ousado, bem como uma coleção inestimável de frescos religiosos.

10. Ponte de São Bonifácio (Bonifaciusbrug)

A Ponte de S. Bonifácio é um dos locais de Bruges que está envolvido por uma atmosfera diferente, quase mágica. O cenário da ponte, particularmente belo e tranquilo, é um convite para se sentar e desfrutar de momentos de introspeção e relaxamento, apesar de ser muito popular entre os visitantes.

Conselhos para uma viagem a Bruges a partir de Paris

Bonifaciusbrug| ©Jorge Franganillo
Bonifaciusbrug| ©Jorge Franganillo
  • Reserve uma visita guiada se estiver a visitar Bruges pela primeira vez.
  • Tente chegar alguns minutos antes da partida do autocarro.
  • Tente escolher lugares no autocarro para si e para o seu grupo antes do dia da visita, para que possam ir juntos.
  • Bruges é uma cidade que é melhor explorada a pé, por isso use sapatos confortáveis.
  • A noite em Bruges tende a ficar fria, por isso leve um casaco.

Reserve as melhores excursões a Bruges a partir de Paris

Porquê fazer uma excursão a Bruges a partir de Paris?

A Basílica do Sangue Sagrado| ©Crici Kawa
A Basílica do Sangue Sagrado| ©Crici Kawa

Se estiver a visitar Paris e tiver a oportunidade de incluir Bruges no seu itinerário, não hesite em fazê-lo. Para viajar para Paris e para que tudo seja perfeito é preciso planear bem a viagem e se durante o planeamento vir que tem um dia livre para sair da cidade, uma excursão a Bruges é uma excelente alternativa pelo rico património que a cidade possui.

A cidade de Paris fica bastante perto de Bruges pelo que é aconselhável aproveitar esta proximidade para fazer esta visita, caso não esteja nos seus planos imediatos visitar a Bélgica. Bruges é uma cidade pequena e não precisa de muitos dias para ver os principais pontos turísticos, com uma excursão de um dia pode ver os locais mais importantes da cidade.

Porque é que é melhor fazer uma visita guiada a Bruges e não fazê-lo sozinho?

Bruges| ©Aritz Morcillo
Bruges| ©Aritz Morcillo

A minha primeira visita a Bruges foi feita por conta própria e, embora tenha gostado muito da viagem, não a aproveitei tanto quanto poderia ter aproveitado. Apesar de ter planeado detalhadamente os locais que queria visitar, o facto de não conhecer a cidade criou contratempos devido à mudança de tempo e à definição de prioridades. Numa visita guiada, poderá aproveitar muito melhor o tempo que passa na cidade.

Ter uma pessoa que fala a sua língua e conhece a cidade como a palma da mão facilita muito as coisas. Numa visita guiada, saberá quais são os locais que não pode perder, terá um itinerário baseado nas distâncias e nos tempos de deslocação, tendo em conta possíveis contratempos em função da época do ano. Este último aspeto é muito importante, pois o afluxo de pessoas à cidade no verão é avassalador e provoca frequentemente atrasos à entrada das diferentes atracções, dificultando também o trânsito no interior da cidade.

Existem outras excursões disponíveis a partir de Paris, onde e quais são as melhores?

Monte Saint Michel| ©Geert Orye
Monte Saint Michel| ©Geert Orye

Se estiver a visitar Paris, recomendo que faça algumas das melhores excursões a partir de Paris para outros locais de interesse, que valem realmente a pena. Saindo de Paris, tem excursões para os principais pontos turísticos que não pode perder por estar tão perto. Verá que existem excursões para todos os gostos, incluindo os mais pequenos da família. Abaixo, digo-vos quais são as 3 excursões mais recomendadas a partir de Paris:

1. Disneyland Paris

Se viaja com crianças, a visita à Disneyland Paris é obrigatória ou os mais pequenos não lhe vão perdoar. Caso não esteja a viajar com crianças, a Disneyland Paris é também um destino recomendado porque há muitas actividades para adultos. Há várias formas de chegar à Disneyland a partir de Paris, mas a mais recomendada, com base na minha experiência pessoal, é numa excursão organizada. Numa excursão, pode esquecer o incómodo do trânsito e de andar às voltas à procura de estacionamento.

2. Excursões ao Monte Saint Michel

É outro destino obrigatório se estiver em Paris e puder passar alguns dias a visitar outras áreas de interesse em França. As vistas, o cenário, a história, a arquitetura e, sobretudo, a mística do Monte Saint Michel fazem dele um dos locais mais procurados, ano após ano.

3. Visitar os castelos do Loire a partir de Paris

Visitar os castelos do Loire a partir de Paris é outra excelente opção. Quando chegar e começar a percorrer os castelos desta região, sentir-se-á como se estivesse num conto de fadas. As paisagens que poderá contemplar e fotografar fazem deste passeio um dos melhores a ter em conta se estiver em Paris e quiser prolongar a sua visita.