Passeios Diurnos Monte Saint-Michel

As excursões ao Mont St Michel, a partir de Paris, sempre foram uma das preferidas quando se procura entretenimento cultural fora da cidade.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Passeios Diurnos Monte Saint-Michel

Monte Saint Michel | ©Charles JACQUES

Há tantas coisas para ver e fazer em Paris que, se desejar, pode também explorar os arredores, muitos dos quais são locais de grande importância histórica. O Mont St Michel é um desses locais e é, sem dúvida, um dos mais emblemáticos quando se pensa na beleza arquitetónica da França medieval.

Reuni uma lista de diferentes pacotes turísticos que podem levá-lo de Paris a esta bela ilha-fortaleza e depois deixá-lo de volta ao coração histórico da cidade do amor. Recomendo que continue a ler este post se quiser ficar com uma ideia mais clara das características que distinguem cada uma das excursões que estão disponíveis para si.

1. Excursão com guia privado com partida do centro de Paris

Excursão ao Monte Saint Michel| ©Stig Nygaard
Excursão ao Monte Saint Michel| ©Stig Nygaard

O Monte Saint Michel é um dos pontos mais visitados pelos turistas internacionais em França.

Para ser exato, é um local que costuma receber cerca de 3,5 milhões de pessoas anualmente, pelo que é bastante conveniente que aposte numa excursão que lhe ofereça um guia privado tanto para a viagem de autocarro como para a visita a esta ilha peculiar.

Os edifícios aqui presentes estão entre os mais importantes de toda a época medieval francesa, sendo a abadia dedicada ao arcanjo São Miguel a estrela deste belo cenário.

Outra das grandes atracções deste ponto turístico são as gigantescas marés da baía, que em determinadas épocas do ano tornam inacessível por terra o acesso à fortaleza amuralhada. De facto, estas são as maiores marés da Europa, uma vez que tendem a deslocar-se por um terreno que se estende por mais de 15 km.

Quanto a este tipo de visitas guiadas, deve saber que normalmente incluem a entrada na ilha e na abadia, bem como um passeio pedestre pelas poucas ruas da aldeia que assenta sobre os alicerces deste imponente monumento do catolicismo.

O guia também lhe contará todos os pormenores interessantes sobre a história da Normandia, a região em que se situa o Mont St Michel. É um local que foi marcado por várias invasões ao longo da sua história, desde os romanos até aos ingleses na Guerra dos Cem Anos.

Os pontos de partida e de chegada são sempre algures no centro da zona turística de Paris. Note-se que se trata de uma excursão partilhada, ou seja, o meio de transporte é um autocarro que irá com outros turistas nas mesmas condições que você.

Detalhes de interesse:

  • Preços: uma excursão com estas características custa normalmente cerca de 138 euros por adulto e cerca de 130 euros para crianças entre os 3 e os 11 anos de idade. Os bebés são gratuitos e os idosos pagam o mesmo preço que os adultos. Note-se que os preços são os mesmos, quer o guia fale inglês ou espanhol, o que faz desta uma das melhores excursões que pode fazer a partir de Paris para um local próximo da cidade.
  • Duração: A duração total de uma excursão deste tipo é geralmente de 14 a 15 horas, desde a saída de Paris de manhã cedo até ao regresso ao fim da tarde ou início da noite. A visita propriamente dita da abadia e da ilha dura geralmente cerca de 2 horas, e é frequente haver mais de 2 paragens nas estações de serviço para os passageiros comprarem refeições ligeiras e irem à casa de banho. É claro que se trata de uma viagem mais longa do que os transferes do aeroporto para Paris, mas vale bem a pena, tendo em conta a importância histórica do local que está a visitar.
  • Vantagens: com um guia privado, tem a possibilidade de ver todas as suas perguntas respondidas no momento exato em que elas surgem. Ao mesmo tempo, partilhar a viagem com pessoas de diferentes nacionalidades é uma excelente experiência de convívio, sobretudo se estiver à procura de amigos para fazer planos no seu regresso a Paris.

Reserve a sua viagem ao Monte Saint Michel a partir de Paris

2. Excursão do Mont St Michel para pequenos grupos

Monte São Miguel| ©Geert Orye
Monte São Miguel| ©Geert Orye

Se preferir fazer uma visita guiada e conhecer a história deste monumento impressionante, recomendo-lhe a visita do Monte Saint-Michel em pequenos grupos. Com apenas 8 pessoas no grupo e um guia que o acompanhará em todos os momentos, não perderá um único pormenor da ilha e da abadia. Esta excursão inclui também uma prova de sidra para terminar a viagem.

O início da excursão é basicamente o mesmo, pois um confortável autocarro com ar condicionado irá buscá-lo às primeiras horas da manhã num ponto designado no centro de Paris.

Ao longo do percurso pelo campo francês e a caminho da região da Normandia, pode desfrutar das actividades que preferir, uma vez que tem a opção de ouvir música através dos auscultadores, jogar às cartas ou conversar com os seus companheiros que estão a conhecer Paris consigo.

Quando chegar à ponte que o leva à ilha, o condutor do autocarro entregar-lhe-á um panfleto com os locais mais recomendados para visitar no Mont St Michel e será também informado da hora de partida. Poderá então calcular o número de horas de que dispõe para explorar a ilha ao seu ritmo e interesse.

Na ilha, poderá almoçar num dos muitos restaurantes que oferecem refeições tradicionais num ambiente totalmente medieval. Quando terminar, pode apanhar um dos autocarros públicos gratuitos, os mesmos que o levam da costa para a ilha no início.

A partir da ponte ou mesmo na própria ilha, pode apreciar a subida gradual da maré na baía, à medida que a noite se aproxima.

A soma de todas estas experiências faz deste passeio individualizado uma das melhores coisas para ver ou fazer em Paris numa viagem de 15 dias.

Detalhes de interesse:

  • Preços: os adultos pagam normalmente cerca de 213 euros por uma visita deste género, enquanto as crianças mais pequenas, com idades compreendidas entre os 11 e os 3 anos, beneficiam de um desconto de cerca de 15%. Note-se que existem diferenças entre os pacotes que incluem apenas o transporte e o bilhete para a ilha e a abadia e os que incluem os auscultadores do audioguia. As explicações do guia áudio estão disponíveis em 8 línguas diferentes, incluindo o espanhol.
  • Duração: a duração total da excursão é idêntica à das outras excursões que oferecem uma viagem de ida e volta no mesmo dia ao Monte Saint Michel. Por outras palavras, as 12 horas serão sempre uma boa aproximação da duração da excursão. O que muda muito são as condições de repartição das 2 ou 3 horas de permanência na ilha. Mas esta opção de pequenos grupos permitir-lhe-á conhecer bem este lugar mágico.
  • Vantagens: poder conhecer um monumento francês emblemático enquanto desfruta dos conhecimentos culturais e históricos que um guia especializado lhe pode dar num pequeno grupo. E, claro, não se esqueça de provar a tradicional cidra para completar um plano de sonho.

3. Excursão de 2 dias que o leva ao Monte Saint-Michel, a Saint-Malo e à Normandia

Casas da Normandia| ©Mariado
Casas da Normandia| ©Mariado

Esta opção tem uma duração muito mais longa, mas oferece-lhe o triplo da animação para que possa conhecer todos os segredos da Normandia antes do seu regresso a Paris.

Trata-se de um itinerário de dois dias em que se parte de manhã cedo do centro de Paris para visitar duas das cidades emblemáticas da região, Rouen e Honfleur.

Segue-se uma visita a alguns locais que foram cruciais para a condução da Guerra Mundial, incluindo a praia de desembarque do Dia D, o cemitério americano para os milhares de soldados que perderam as suas vidas na região e alguns memoriais.

O alojamento é normalmente num hotel de 4 estrelas com jantar e pequeno-almoço incluídos como parte do serviço e ao amanhecer do dia seguinte retomará a sua excursão, mas desta vez será levado para a cidade portuária murada de Saint-Malo. Aí verá as casas que recebem as ondas fortes e terá também uma visita guiada à catedral de Saint-Malo.

Finalmente, chegará ao destino final e mais importante da sua viagem, o Monte Saint-Michel. Nesta excursão, será acompanhado por um guia que lhe mostrará os pormenores mais importantes das fortificações da ilha e lhe recomendará os melhores locais para almoçar a partir da oferta gastronómica local.

Inclui normalmente a entrada na abadia de Saint Michel e na própria ilha. Além de todos os locais emblemáticos e turísticos que verá ao longo do percurso nas diferentes cidades da Normandia onde fará paragens.

Detalhes de interesse:

  • Preços: um adulto pagará cerca de 462 euros, enquanto as crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 3 anos pagarão cerca de 10 euros menos. Os bebés podem acompanhar os pais, mas não têm qualquer assistência adicional e não podem ocupar um lugar no veículo.
  • Duração: esta excursão dura dois dias completos, se tivermos em conta que a partida de Paris está prevista para cerca das 7h15 e o regresso é geralmente depois do pôr do sol do dia seguinte.
  • Meios de transporte: neste tipo de excursão, são utilizados autocarros de luxo, destinados a um grupo mais restrito de turistas do que um autocarro de dois andares. Por isso, pode contar com assentos bastante confortáveis, ar condicionado interno e até algumas características tecnológicas, como portas de carregamento ou wifi para os passageiros.
  • Condições: Os almoços não estão incluídos neste itinerário e terão de ser pagos do seu próprio bolso, tanto no Mont St Michel como nas paragens acima indicadas. No entanto, o simples facto de escolher um hotel com jantar e pequeno-almoço incluídos constitui uma importante economia de tempo e dinheiro.

Qual é a melhor altura para visitar o Monte Saint Michel com uma excursão a partir de Paris?

Conhecer o Monte Saint Michel| ©James West
Conhecer o Monte Saint Michel| ©James West

É preciso ter em conta que o Monte Saint-Michel e toda a região da Normandia são uma zona geográfica bastante temperada. Estão situados no extremo noroeste de França e, por conseguinte, recebem as temperaturas frias do oceano que atravessam o Canal da Mancha, que separa a Europa das Ilhas Britânicas.

Por esta razão, pode encontrar temperaturas próximas dos graus negativos durante o inverno, mas também pode sofrer com um sol avassalador durante os dias mais quentes do verão. Felizmente, é uma zona que se mantém sempre mais fresca do que o interior do país e, por isso, a melhor altura para visitar o Mont St Michel, do ponto de vista climático, é o verão.

Estar em Paris na primavera, ou numa época mais tardia, é outra boa alternativa, pois não encontrará o ambiente chuvoso que define Paris no outono, mas também não terá de lidar com os milhares de turistas que inundam as cidades e monumentos franceses durante os meses de verão.

Como se deve vestir para o Monte Saint Michel?

Sapatos confortáveis| ©Kindel Media
Sapatos confortáveis| ©Kindel Media

Em França, não existem grandes regulamentos sobre a forma como se deve entrar num local turístico. No entanto, deve ter em conta os factores climáticos que mencionei, bem como o conforto que deve manter na ilha e no autocarro que o leva até lá.

Por exemplo, no verão , é aconselhável usar roupas frescas, uma vez que começará a transpirar imediatamente após sair do autocarro. No outono, por outro lado, o cenário é completamente diferente e os casacos impermeáveis são mais apropriados.

O conforto do calçado é outro fator decisivo na escolha do vestuário, uma vez que irá caminhar bastante, tal como numa viagem a Versalhes a partir de Paris ou num passeio a pé pelo centro da cidade.

O autocarro e o autocarro destas excursões têm ar condicionado e algumas pessoas são bastante sensíveis a esta climatização artificial. Por isso, é justo e necessário que tenha uma manta à sua disposição se pertencer a este grupo de pessoas.

Uma viagem ao Monte Saint Michel a partir de Paris é um bom plano para as crianças?

Sobre o Monte Saint-Michel| ©Renee Grayson
Sobre o Monte Saint-Michel| ©Renee Grayson

A praticidade de uma excursão ao Mont St Michel como um plano de entretenimento familiar com crianças incluídas depende muito da personalidade dos mais pequenos da casa. É uma atividade muito divertida para aqueles que admiram a beleza arquitetónica dos locais que visitam e para aqueles que se interessam pelo fenómeno natural das marés desta baía peculiar.

No entanto, não deixa de ser uma viagem relativamente longa, em que é necessário encontrar um entretenimento contínuo e interessante para as crianças, se não quiser que elas se aborreçam rapidamente. Por isso, este pode não ser um plano muito viável para o que fazer em Paris com crianças, se elas não gostarem de viagens de carro.

Existem outras alternativas que podem compensar e ajudar a equilibrar a forma como as suas férias em família estão a decorrer, uma vez que tem a alternativa de comprar bilhetes para a Disneyland Paris numa data diferente da sua viagem.