10 coisas para ver e fazer em Paris em dezembro

A Cidade Luz brilha mais do que nunca em dezembro graças ao ambiente natalício. No último mês do ano, Paris oferece experiências únicas.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Paris em dezembro

Paris sob a neve | ©Vivien Ebran

Inevitavelmente, falar do mês de dezembro é falar do Natal. Em Paris, e em cidades de todo o mundo, este feriado marca todo o mês. Mas não é certamente um facto negativo. Graças ao Natal, a chamada cidade-luz brilha mais do que nunca e está mais bonita e espetacular do que durante o resto do ano.

Também nos dá a oportunidade de desfrutar de eventos e actividades exclusivas deste mês. Ver as iluminações, visitar os típicos mercados de Natal ou patinar no gelo em alguns dos locais mais espectaculares de Paris são apenas alguns exemplos do que podemos fazer. Se quiser saber mais, neste post partilho consigo as melhores coisas para fazer e ver em Paris em dezembro.

1. Ver a Torre Eiffel na neve

Neve em Paris| ©Yann Caradec
Neve em Paris| ©Yann Caradec

É muito provável que a neve apareça em Paris em dezembro. Ver a cidade na neve mais do que compensa o tempo frio. E a melhor maneira de apreciar a capital francesa com neve é a partir do seu ponto de observação mais conhecido. Da Torre Eiffel, com as suas magníficas vistas.

A torre tem três miradouros, um no primeiro andar, outro no segundo andar e o último no topo, a mais de 300 metros de altitude. Destes, é possível ver monumentos como o Louvre, o Arco do Triunfo e Notre Dame. O preço do bilhete depende, entre outros factores, do facto de se subir a pé ou de elevador. Aqui estão todas as informações que precisa de saber para comprar os seus bilhetes para a Torre Eiffel.

Reserve o seu bilhete para a Torre Eiffel em Paris

2. Assistir a um espetáculo de ópera para espantar o frio

Ópera Garnier| ©Helen Simonsson
Ópera Garnier| ©Helen Simonsson

Em dezembro, há sempre planos alternativos para afastar o frio. Uma das melhores opções é visitar a Opéra Garnier e assistir a um dos seus espectáculos. O espetacular edifício pode ser visitado para conhecer os segredos da ópera e o que se passa nos seus bastidores. A sua beleza irá surpreendê-lo e dar-lhe-á vontade de assistir a um espetáculo.

Os bilhetes podem ser comprados no site ou na bilheteira, mas dada a elevada procura, recomendo que os compre online.

Reservar uma visita guiada à Opéra Garnier

3. Fazer uma pausa do Natal e do frio no Louvre

Fachada do Museu à noite| ©Lonni Besançon
Fachada do Museu à noite| ©Lonni Besançon

Tanto Natal e tanto frio podem ser cansativos para algumas pessoas. Se quiser fugir a ambos, que melhor maneira de o fazer do que ver algumas das melhores obras de arte do mundo. O Museu do Louvre permite-nos passar um dia longe da azáfama das ruas natalícias e ao abrigo enquanto vemos obras de arte como a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia ou a Vénus de Milo|element, entre muitas outras.

Nem sequer teremos de sair para comer, pois há vários restaurantes no Louvre.

E se tiveres de fazer compras de Natal, não percas as lojas do Louvre, bem como a loja oficial do museu. Esta última é ideal para presentes de arte. O museu está encerrado no dia 25 de dezembro.

Reserve o seu bilhete sem filas para o Louvre

4. Um Natal de conto de fadas na Disneyland Paris

O espetáculo da Big Band de Natal do Mickey| ©DLP Report
O espetáculo da Big Band de Natal do Mickey| ©DLP Report

Quem é que nunca sonhou em viver um Natal como nos filmes da Disney? Bem, em Paris, pode fazê-lo se visitar a Disneyland. Durante a época natalícia, o parque temático mais famoso da Europa enfeita-se com decorações de Natal espectaculares e organiza eventos e actividades exclusivas para a época festiva com as suas personagens mais emblemáticas.

É uma das experiências de Natal mais especiais que se pode ter, especialmente para os mais pequenos. Para além do encontro com o Mickey e companhia, nas lojas do parque é possível encontrar os melhores presentes para as crianças da casa. A Disney tem tudo para tornar o Natal mágico.

Reserve os seus bilhetes para a Disneyland

5. Veja a cidade da luz no seu melhor com as luzes de Natal

Iluminação dos Campos Elísios| ©Levon Avdoyan
Iluminação dos Campos Elísios| ©Levon Avdoyan

Paris é conhecida como a cidade da luz por ter sido a primeira capital europeia a instalar iluminação eléctrica. Desde então, ganhou uma reputação que faz justiça à cidade, especialmente no Natal. Paris no Natal é uma das melhores cidades do mundo para os amantes do Natal e das luzes de Natal.

Algumas das suas ruas são as mais bonitas do mundo neste domínio e milhões de turistas deslocam-se à cidade francesa apenas para admirar a sua iluminação. Os Campos Elísios, a Avenida de Montaigne e o bairro de Montmartre são os melhores sítios em Paris para ver a cidade no seu melhor.

Obviamente, é à noite que a cidade está no seu melhor. A minha recomendação é alugar um autocarro turístico de Paris que o levará a percorrer estas e outras ruas famosas pela sua iluminação. Também não pode perder as luzes de monumentos como a Torre Eiffel ou Notre Damme.

Reservar uma visita privada à Notre Dame para crianças

6. A melhor altura para ver o Sacré Coeur, a Igreja da Madeleine ou a Notre Dame

Vista exterior de Notre Dame| ©Fred PO
Vista exterior de Notre Dame| ©Fred PO

Paris é também conhecida pela beleza das suas igrejas. Uma beleza que na época natalícia é realçada pela iluminação especial de algumas delas. As mais recomendadas nesta altura do ano são:

  • Basílica do Sacré-Coeur: A igreja que coroa a colina de Montmartre e oferece uma das melhores vistas de Paris é iluminada nas noites de Natal de uma forma única e espetacular.
  • Igreja da Madeleine: Perto da Place de la Concorde encontra-se esta igreja neoclássica que recebe um grande número de visitantes na época natalícia graças ao seu famoso presépio.
  • Notre Dame: Embora o interior da NotreDame não possa ser visitado após um incêndio em 2019, a iluminação da fachada da catedral e o mercado na sua praça fazem da igreja mais famosa de Paris uma das principais atracções natalícias da cidade.

Reservar uma visita guiada a Montmartre

7. Visitar os mercados tradicionais de Natal

Mercado de Natal no Jardin des Tuileries| ©Sortiraparis
Mercado de Natal no Jardin des Tuileries| ©Sortiraparis

Outra das tradições ligadas a Paris em dezembro são os mercados de Natal parisienses. Em muitos dos locais e praças emblemáticos da cidade, estes mercados estão instalados desde o início de novembro, onde se pode comprar todo o tipo de artigos.

Produtos gastronómicos franceses, artesanato, roupas de inverno e artigos de Natal de todos os tipos podem ser encontrados nestes mercados. E onde estão localizados os principais mercados? Bem, pegue num lápis e num papel e tome nota:

  • Nos Campos Elísios (o mais famoso).
  • Nosjardins das Tulherias, junto ao Louvre.
  • Napraça do Hôtel de Ville (Câmara Municipal de Paris).
  • Na Catedral de Notre Dame.
  • No Champ de Mars (debaixo da Torre Eiffel).

8. Patinar no gelo em alguns dos locais mais emblemáticos de Paris

Pista de patinagem do Grand Palais,| ©Eric Demarcq
Pista de patinagem do Grand Palais,| ©Eric Demarcq

Os parisienses adoram patinar no gelo quando o inverno e o Natal se aproximam. É também uma atividade altamente recomendada para os turistas. De tal forma que se tornou quase uma tradição e a Câmara Municipal instala pistas de gelo por toda a cidade. Algumas delas em locais muito especiais:

  • A pista do Grand Palais des Glaces, a maior de França e a terceira maior pista de gelo coberta do mundo.
  • No Campo de Marte, sob a Torre Eiffel.
  • E na própria Torre Eiffel. Uma pista de gelo está instalada no primeiro andar a uma altura de 57 metros.
  • Nos Campos Elísios.
  • Na praça do Hôtel de Ville, a câmara municipal da cidade.

9. Visitar as Galerias Lafayette

Natal nas Galerias Lafayette| ©Coral Pin
Natal nas Galerias Lafayette| ©Coral Pin

Uma das tradições natalícias mais antigas de Paris é a visita às famosas Galerias Lafayette. Situada junto à Opéra Garnier, esta loja de departamentos é famosa pela sua cúpula de vidro e pela sua arquitetura.

A isto junta-se uma espetacular decoração de Natal que convida os visitantes a comprar os seus presentes de Natal. Embora seja um bónus adicional, só por si já vale a pena a visita. No centro, há uma enorme árvore de Natal interactiva, com luzes e figuras, e as montras são uma montra do espírito natalício.

10. Compras nos Campos Elísios

Campos Elísios| ©PCA Stream
Campos Elísios| ©PCA Stream

Por falar em compras, qual é a melhor zona de Paris para o fazer? Bem, há muitas opções, mas na altura do Natal eu escolheria os Campos Elísios. Se procura comprar os melhores presentes de Natal, esta famosa avenida de dois quilómetros de comprimento alberga muitas das lojas e marcas mais famosas do mundo.

Durante todo o ano, as suas montras e lojas atraem a atenção de qualquer visitante, mas no Natal isso é multiplicado graças à espetacular iluminação de Natal desta avenida que começa na Place de la Concorde e termina no Arco do Triunfo. Fazer compras nem sempre é um prazer, mas se o fizermos naquela que para muitos é a rua mais bonita do mundo, a história é diferente.

Temperaturas em dezembro em Paris

Natal na Place Vendome| ©lights.of.world
Natal na Place Vendome| ©lights.of.world

dezembro é o mês mais frio do ano em Paris, mas é o segundo mês mais frio do ano depois de janeiro. As temperaturas variam entre uma máxima de 7 graus Celsius e uma mínima de 2 graus Celsius. A precipitação também é frequente e o mês de dezembro tem uma média de 15 a 22 dias de chuva.

Mas a chuva não vem só, e é provável que a neve também apareça. Embora seja invulgar, não é raro nevar um par de dias por mês. Por isso, se for a Paris em dezembro, é obrigatório agasalhar-se.

Reservar uma visita guiada ao Quartier Latin de Paris

Multidões de turistas em Paris em dezembro

Véspera de Ano Novo nos Campos Elísios em Paris| ©Carlos
Véspera de Ano Novo nos Campos Elísios em Paris| ©Carlos

Há inúmeras coisas para fazer e ver em Paris. No entanto, em dezembro, há dois elementos opostos. O frio intenso da capital e o Natal. O frio pode fazer com que algumas pessoas pensem duas vezes antes de visitar Paris nesta altura do ano, mas o Natal ganha a batalha na maioria das vezes. Paris fica especialmente bonita em dezembro e é um chamariz suficiente para atrair milhões de turistas.

Por conseguinte, o número de turistas é muito elevado. No início de dezembro, o turismo é moderado, mas à medida que a época natalícia se aproxima, aumenta consideravelmente. Os hotéis e os restaurantes são reservados com muita antecedência para os últimos dias do mês e estão frequentemente esgotados. Isto também faz subir os preços na cidade.

Mas é um preço a pagar para visitar uma das mais belas cidades do mundo numa altura em que está no seu melhor.

Reservar uma visita guiada a Montmartre

O que levar na mala para uma visita a Paris em dezembro

Preparar a bagagem| ©Vlada Karpovich
Preparar a bagagem| ©Vlada Karpovich

O frio será, sem dúvida, um fator importante na preparação das malas para a sua viagem a Paris em dezembro. Leve uma mala grande, uma vez que as roupas de inverno ocupam muito espaço e é bom deixar algum espaço para o caso de comprar um presente de Natal. Na sua mala, deve levar

  • Um casaco pesado. É melhor se for impermeável.
  • Camisolas ou malhas grossas.
  • Roupa impermeável para a chuva e, eventualmente, para a neve.
  • Acessórios de inverno, como luvas, chapéu ou cachecol.
  • Calçado confortável e impermeável. E se houver previsão de neve, botas com boa aderência.
  • As meias grossas são indispensáveis se não quiser congelar os pés.
  • Leve uma mala grande para o vestuário de inverno e, se tenciona fazer as suas compras de Natal em Paris, uma mala extra.

Reservar uma visita privada a Paris