10 coisas para ver e fazer em Paris no inverno

Viajar para Paris no inverno, apesar do frio, continua a ser uma óptima ideia. A capital francesa oferece grandes atracções nesta época do ano, em que se enfeita para celebrar o Natal, e há actividades que certamente lhe agradarão.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Paris no inverno

Paris vista do ar | ©Celvin Purnama

Embora se pense que o clima parisiense no inverno pode fazer com que as férias não sejam tão agradáveis como noutras estações, a verdade é que as atracções de Paris nesta época do ano são muitas e que no inverno há muitas actividades que são impossíveis de encontrar noutras estações e que o farão não querer deixar a cidade para continuar a desfrutá-la.

1. Patinagem no gelo

Pista de gelo do Grand Palais,| ©Eric Demarcq
Pista de gelo do Grand Palais,| ©Eric Demarcq

À medida que o Natal se aproxima, na verdade desde algumas semanas antes, Paris enche-se de pistas de gelo para que todos possam desfrutar. Algumas delas, além disso, situam-se em locais verdadeiramente fantásticos:

  • Entre as mais recomendáveis estão as do Grand Palais, também abertas para a festa de Ano Novo. A partir de uma certa hora da noite, este ringue transforma-se praticamente numa discoteca onde se pode dançar com os seus patins.
  • O ringue do Jardin des Tuileries não é menos espetacular no seu cenário.
  • O ringue situado no terraço das Galerias Lafayette permite-lhe desfrutar de uma vista maravilhosa sobre a Torre Eiffel e a Ópera.
  • Existe também um ringue no Trocadero, mas, consoante as circunstâncias, pode ser deslocado para os Campos de Marte.

A maioria destas pistas é gratuita, embora tenha de pagar o aluguer de equipamento se não trouxer o seu.

Patinar na Torre Eiffel

Se alguma vez houve uma pista de patinagem num local inesquecível, é a Torre Eiffel. Se viajar para Paris, saberá que é uma atração obrigatória e recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência. Se estiver no inverno, pode também patinar no primeiro nível do monumento, 57 metros acima do solo.

Reserve o seu bilhete para a Torre Eiffel

2. Visitar os mercados de Natal

Mercado de Natal de Notre Dam| ©Claudia
Mercado de Natal de Notre Dam| ©Claudia

Uma das principais atracções deParis no inverno é passear, fazer compras e tomar uma bebida nos mercados de Natal parisienses. É preciso ter em conta que, apesar de estarem relacionados com estas datas, alguns abrem já em meados de novembro.

Estes mercados são constituídos por várias cabanas e bancas que vendem todo o tipo de especialidades locais. Aqui pode provar pão de gengibre, castanhas assadas e, claro, um bom copo de vinho quente para afastar o frio.

Embora haja um grande número de mercados, recomendo que não perca o da praça Saint Germain des Prés, o da praça Abbesses em Montmartre e o dos Campos Elísios. Um bom plano é reservar uma visita guiada ao bairro de Montmartre e desfrutar dos encantos do Natal.

Reservar uma visita guiada ao bairro de Montmartre

3. Viver a magia do Festival de Merveilleux

Festival de Merveilleux| ©Eyesevent
Festival de Merveilleux| ©Eyesevent

Se quiser sair dos circuitos habituais em Paris e estiver à procura de algo verdadeiramente original, não perca uma visita ao Museu das Artes Forains, que abre as suas portas a todos os visitantes no Natal, durante o Festival du Merveilleux.

Durante estes dias, pode também assistir a vários espectáculos de mágicos, dançarinos, músicos, contadores de histórias e acrobatas. O sítio está dividido em quatro áreas temáticas: o Théâtre du Merveilleux, o Carnaval de Veneza, os seus magníficos jardins (decorados para a ocasião) e uma réplica de um parque de diversões da Belle Époque.

Informações práticas

  • Local: as actividades decorrem no Musée des Arts Forains, nos Pavillons de Bercy.
  • Horário de abertura: das 10:00 às 18:00
  • Preço: os adultos pagam cerca de 20 euros, enquanto as crianças pagam apenas cerca de 12 euros. As crianças com menos de 3 anos têm entrada gratuita.

Reservar bilhetes para os museus de Paris

4. Desfrutar do Mardi Gras e do Carnaval em Paris

Carnaval de Paris| ©Julien Ricard
Carnaval de Paris| ©Julien Ricard

Embora menos conhecido do que noutras cidades, o Carnaval de Paris enche as ruas de Paris de cor, música e festa. É liderado por uma vaca que representa a Promenade du Boeuf-Gras ("o desfile da vaca gorda"), antigo nome do Carnaval de Paris, e o resto do desfile é composto por acrobatas e todo o tipo de artistas, sem esquecer os grupos de samba brasileiros, recentemente adicionados.

Esta festa, que se realiza em fevereiro em Paris, anuncia o fim do inverno. Originalmente realizado no início do mês, começa agora no domingo anterior ao Mardi Gras, 40 dias antes da Quaresma. Para além do desfile, Paris oferece também uma série de espectáculos de dança, música ao vivo e circo durante estes dias.

Informações práticas

  • Local do desfile: o desfile começa geralmente por volta das 13 horas na Place Gambetta e percorre algumas das ruas mais centrais até chegar à Place de la République.

5. Deslumbre-se com a animação e a iluminação de Natal

Decoração da Avenida Champs Elysées| ©Pierre Blaché
Decoração da Avenida Champs Elysées| ©Pierre Blaché

Com a chegada do Natal, Paris faz jus, mais do que nunca, à sua alcunha de Cidade das Luzes. Entre as mais de 150 ruas que são decoradas e iluminadas todos os anos para a alegria de adultos e crianças, há alguns lugares que ninguém deve perder em Paris em dezembro e início de janeiro. Entre eles, os Campos Elísios, a Avenue Montaigne e a Rue du Faubourg Saint-Honoré.

Naturalmente, os principais monumentos de Paris são também espetacularmente iluminados:

Uma maneira perfeita de apreciar as luzes de Natal, abrigar-se do frio do inverno e descansar as pernas depois de um dia intenso de turismo é reservar um lugar no Big Bus, o autocarro turístico de Paris. Parece apetitoso, não é?

Reservar um lugar no Big Bus Paris

6. Participar nos serões do Panthéon

O Panteão em Paris| ©Mark Bonica
O Panteão em Paris| ©Mark Bonica

Uma das actividades de inverno mais especiais são as Noites do Panteão. Se participar, não só se divertirá, como também aprenderá sobre a história deste prestigiado monumento parisiense. A atividade, realizada à noite, consiste num jogo baseado em perguntas e com a ajuda de uma simples lanterna. Realiza-se habitualmente às 8 quartas-feiras, entre meados de novembro e os primeiros dias de fevereiro.

A título de curiosidade (e no caso de ter de responder à pergunta), este monumento (construído entre 1764 e 1790) foi durante muito tempo o monumento mais alto de Paris. Está situado no Quartier Latin, muito próximo do Jardim do Luxemburgo.

Reservar uma visita guiada ao Quartier Latin em Paris

7. Provar os pratos de inverno

Sopa de cebola| ©Dan McWeeney
Sopa de cebola| ©Dan McWeeney

Nem tudo se resume a actividades, viagens a Versalhes a partir de Paris ou visitas aos melhores museus da capital francesa quando se viaja para Paris. Por isso, provar os pratos típicos de inverno também deve fazer parte da sua experiência parisiense.

Tal como noutros países, a cozinha francesa muda à medida que o tempo fica mais frio. Quer contrate um tour gastronómico por Paris ou escolha os seus próprios restaurantes, há alguns pratos que não deve perder:

  • Um dos pratos mais tradicionais e invernais é a fantástica sopa de cebola.
  • Naturalmente, os crepes são outro prato obrigatório. Embora seja verdade que os encontrará durante todo o ano, no inverno vale bem a pena procurar uma das melhores creperias de Paris e sentar-se para os saborear.
  • Nada melhor para acompanhar o lanche da tarde ou o pequeno-almoço do que pedir um chocolate quente, uma bebida muito apreciada pelos parisienses durante a época mais fria do ano.

Reservar uma visita gastronómica a Paris

8. Aproveite os saldos de inverno

Aproveite ao máximo os saldos| ©Polina Tankilevitch
Aproveite ao máximo os saldos| ©Polina Tankilevitch

Se é viciado em compras, Paris pode ser o seu paraíso. Uma das vantagens de viajar no inverno é que se encontra em plena época de saldos. Os saldos começam no início de janeiro em Paris e duram cerca de 5 semanas.

Os descontos não se limitam às lojas com produtos de qualidade média, mas os grandes armazéns do chamado Triângulo de Ouro (na zona da Opéra/Haussman) também baixam consideravelmente os seus preços. Esta é a melhor altura para ir às Galerias Lafayette ou Le Printemps à procura de pechinchas.

Para quem procura as melhores pechinchas, nada melhor do que os centros outlet. Nestas lojas de liquidação, encontrará produtos de alta qualidade com descontos que podem chegar a 80% do preço normal.

9. Descubra o Ano Novo Chinês

Ano Novo Chinês em Paris| ©Sébastien Bertrand
Ano Novo Chinês em Paris| ©Sébastien Bertrand

Paris não é exceção e a sua comunidade chinesa enfeita os bairros onde vive com decorações coloridas e coloridas. O Ano Novo Chinês não tem data fixa, mas é sempre celebrado entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro de cada ano.

As celebrações incluem desfiles, cânticos e vários tipos de espectáculos de rua, incluindo as danças do leão e do dragão.

Por outro lado, esta data também pode ser a altura ideal para visitar alguns museus para além dos tradicionais. Em Paris, para além dos museus do Louvre e do Orsay, existem outros como a galeria Paris Beijing, dedicada à arte asiática tradicional e contemporânea.

Reservar bilhetes para os museus de Paris

10. Andar na grande roda gigante da Place de la Concorde

Grande roda gigante na Place de la Concorde| ©Quim Esteban Osta
Grande roda gigante na Place de la Concorde| ©Quim Esteban Osta

Ver Paris a partir da Torre Eiffel, da Torre Montparnasse (incluída se comprar o Paris Pass) ou de qualquer um dos outros miradouros de Paris é sempre uma experiência gratificante. No entanto, a atmosfera criada pelo inverno dá à capital um aspeto totalmente diferente.

Para aqueles que estão a desfrutar da capital francesa durante estes meses, para além dos miradouros acima mencionados, existe outro local impressionante para observar Paris de cima: a roda gigante na Place de la Concorde.

A roda gigante tem 42 cabines e está instalada nos Campos Elísios. Todos os anos é utilizada por mais de 300.000 pessoas que querem chegar ao topo, que tem 65 metros de altura. De lá, é possível ver o Louvre, o jardim das Tulherias e muitas outras atracções da cidade. Embora seja uma questão de sorte, a melhor altura para subir à roda gigante é depois de uma boa queda de neve. A visão de Paris em branco é absolutamente inesquecível.

Comprar o Paris Pass

Clima em Paris no inverno

Paris no inverno| ©xiaoshu.paris
Paris no inverno| ©xiaoshu.paris

O inverno em Paris é geralmente bastante frio, embora seja a possibilidade de chuva que pode realmente incomodar os viajantes. Para se precaver, é melhor verificar a previsão do tempo alguns dias antes de viajar.

As temperaturas máximas rondam, em média, os 5 graus Celsius, mas nalguns dias podem descer até aos 0 graus Celsius. As mínimas, por seu turno, rondam os 3 graus Celsius, atingindo os -3 graus Celsius nas alturas mais frias.

Embora não aconteça todos os anos, não é raro nevar durante o inverno parisiense. Se acontecer durante a sua estadia, o meu conselho é que aproveite as paisagens brancas da cidade.

O que levar na mala quando visitar Paris no inverno

Preparar a mala| ©Ketut Subiyanto
Preparar a mala| ©Ketut Subiyanto

O frio do inverno em Paris é algo a ter em conta quando fizer a sua bagagem. Se viajar entre novembro e março em Paris, não se esqueça de levar roupa quente: camisolas grossas, meias quentes, gorros, luvas, cachecóis e até alguma roupa térmica. É claro que um bom casaco também é indispensável.

Quanto ao calçado, deve aliar o conforto ao calor. Recomendo também que tenham uma boa aderência para o caso de nevar durante a sua estadia.

Levante-se cedo, pois o sol põe-se cedo

Nascer do sol na Torre Eiffel| ©julia larrigue
Nascer do sol na Torre Eiffel| ©julia larrigue

Um dos aspectos que é frequentemente esquecido quando se planeia uma viagem é a quantidade de horas de luz do dia que terá. Este aspeto pode fazer toda a diferença no planeamento da sua estadia.

Em Paris, no inverno, o sol nasce por volta das 8h30 e põe-se por volta das 16h50. Isto significa que, a partir dessa hora, tudo o que fizer será feito à noite.

Felizmente, os monumentos e as praças de Paris são muito bem iluminados, o que se acentua se viajar para Paris no Natal.