Coisas para fazer em Paris em três dias

Sendo uma das cidades mais visitadas do continente europeu, Paris tem muito para oferecer aos viajantes. 3 dias é tempo suficiente para visitar os pontos altos, desde catedrais, museus, jardins, monumentos históricos e cafés.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 10 minutos

Coisas para fazer em Paris em três dias

Vista do Arco do Triunfo | ©Rodrigo Kugnharski

Paris é uma daquelas cidades a que se pode voltar centenas de vezes e ficar sempre maravilhado com a beleza das suas paisagens, os seus monumentos espantosos e a sua rica cultura. Não há como errar ao escolher Paris como destino de férias, seja qual for a duração da sua estadia na capital francesa.

É uma das cidades mais românticas e turísticas do planeta, pelo que é tão fácil circular pelos principais pontos de interesse turístico como chegar aos bairros e recantos mais afastados da cidade. O seu sistema de transportespúblicos é excelente, pelo que se deslocar de um local para outro é muito fácil.

Há tanto para ver e fazer em Paris, e é por isso que partilho convosco o meu itinerário para 3 dias em Paris, esperando que a minha experiência vos inspire e que consigam organizar uma bela viagem.

Dia 1: Monumentos históricos e visitas à cidade.

À espera de subir| ©gckwolfe
À espera de subir| ©gckwolfe

Apreciar o nascer do sol na Praça Trocadero

A Praça do Trocadero é, sem dúvida, um dos melhores sítios de Paris para ver o nascer do sol e também o local perfeito para começar uma aventura de três dias que o levará por toda a cidade. Devido à sua localizaçãoprivilegiada e ao facto de ser um dos locais mais emblemáticos de Paris, é o melhor local para fotografar a Torre Eiffel, uma vez que quase todas as fotografias perfeitas deste monumento parisiense icónico são tiradas a partir da Praça.

Deixe que a beleza do nascer do sol o absorva enquanto vê a luz tingir a estrutura de dourado e despertar lentamente toda a cidade de Paris. Tire muitas fotografias, recarregue as suas baterias e a aventura começa.

Caminhada até ao topo da Torre Eiffel

Da Praça do Trocadéro, parta para a sua aventura até ao topo da Torre Eiffel, percorrendo os Jardins do Trocadéro. A principal atração dos Jardins é a Fonte de Varsóvia, uma gigantesca fonte de água espelhada, rodeada por 12 enormes fontes cujas colunas de água atingem 33 pés de altura. Não deve perder o efeito de espelho da Fonte de Varsóvia nas primeiras horas da manhã.

A visita aos Jardins pode demorar cerca de 30 minutos; quando estiver pronto, parta à aventura até à Torre Eiffel. O monumento abre as suas portas ao público a partir das 9h30 da manhã e, se comprar os seus bilhetes para a Torre Eiffel com antecedência, poupará tempo e evitará filas de espera.

Pode parar no primeiro andar da Torre para tomar um café e depois subir os mais de 300 degraus até ao topo (uma dica: não os conte). A recompensa final é uma vista magnífica e perfeita de toda a cidade.

  • Horário de funcionamento: das 9h30 às 23h45
  • Taxa de entrada: A partir de 10,7 euros, o preço aumenta se quiser subir ao topo e se quiser utilizar os elevadores.
  • Duração da visita: Reservar cerca de 1,5 horas para visitar o primeiro andar e 2,5 horas se quiser ir até ao topo.

Reservar bilhetes para a Torre Eiffel

Desfrute de um almoço ao estilo francês no Sena

Um cruzeiro à hora do almoço no Sena permite-lhe desfrutar de uma excelente cozinha francesa enquanto aprecia à distância jóias arquitectónicas francesas como o Louvre, a Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame e muito mais.

Esta é uma excursão ideal para fazer no seu primeiro dia, a comida, o serviço e a paisagem valem totalmente a pena. Esta excursão pode demorar 4 a 5 horas, dependendo da empresa que contratar e do seu itinerário de pontos turísticos.

Reservar um cruzeiro no rio Sena

Autocarro turístico de Paris

Autocarro turístico de Paris| ©Tilemahos Efthimiadis
Autocarro turístico de Paris| ©Tilemahos Efthimiadis

Quando se vai pela primeira vez a uma nova cidade, uma forma de se familiarizar rapidamente é fazer um passeio num dos autocarros turísticos de Paris. Tendo em conta todas as actividades e pontos turísticos que Paris tem para oferecer, recomendo-o vivamente!

Muitas destas excursões começam normalmente nas imediações da Torre Eiffel e do Sena para levar os turistas numa rota pela cidade onde podem dar uma vista de olhos rápida aos monumentos mais emblemáticos, tais como: La Concorde, Ópera de Paris, Le Champs Elysée, Arco do Triunfo, L' Ecole Militarie, Torre Eiffel e muito mais.

  • Horário: Este tipo de serviço está normalmente disponível das 9h30 às 17h. Em média, sai um novo autocarro a cada 40 minutos.
  • Preço do bilhete: A partir de 36 euros por pessoa.
  • Duração da visita: A visita completa dura aproximadamente 2 horas.

Reserve o seu autocarro turístico de Paris

Visita nocturna ao bairro de Le Maries

Situado no 4º distrito de Paris, o Marais é famoso pela sua excelente e variada vida nocturna: discotecas, bares e locais de entretenimento de todos os tipos. É também uma zona muito agradável para explorar à noite; mesmo que esteja à procura de uma noite mais calma, encontrará muitos restaurantes e cafés para desfrutar nas ruas. Pode fazer uma visita guiada ao bairro com prova de vinhos e queijos.

Dia 2: Catedrais, Museus e Compras em Paris.

Vista exterior do Museu| ©Pedro Szekely
Vista exterior do Museu| ©Pedro Szekely

Comece o dia na Île de la Cité.

O rio Sena divide a cidade de Paris em duas. A Île de la Cité é uma das duas pequenas ilhas de terra que se encontram no rio parisiense. Recomendo que comece o seu segundo dia de aventuras aqui, tanto pela beleza da paisagem como por ser o lar de duas das jóias arquitectónicas góticas da Europa: a famosa Catedralde Notre Dame de Paris e a famosa Sainte-Chapelle.

Na sequência de um incêndio ocorrido em 2019, a Notre Dame está encerrada ao público; no entanto, a praça no exterior do monumento foi reaberta para visitas guiadas, pelo que uma paragem rápida lhe permitirá ver bem o exterior da Catedral.

Sainte Chapelle, por outro lado, se estiver aberta ao público para visitas guiadas, recomendo que preste muita atenção aos seus belos vitrais, famosos em todo o mundo pelo seu esplendor e beleza. O santuário desta capela albergou durante muitos anos as relíquias mais importantes do rei Luís IX.

  • Horário de abertura: Das 9h00 às 17h00
  • Preço do bilhete: A entrada custa a partir de 11,50 euros.
  • Duração da visita: A visita ao interior da Sainte-Chapelle para apreciar os interiores demora cerca de 30 minutos.

Reservar bilhetes para a Sainte Chapelle de Paris

Faça uma visita guiada ao Museu do Louvre

Deixando a Île de la Cité para trás, uma curta caminhada de 15 minutos ao longo do Boulevard Georges Pompidou colocá-lo-á frente a frente com o Louvre.

Uma visita ao Museu do Louvre é obrigatória em qualquer visita a Paris. O museu mais icónico da cidade, e um dos mais famosos do mundo, é conhecido por albergar obras como a Vénus de Milo e a Mona Lisa. A melhor maneira de fazer uma visita rápida ao Louvre é contratar uma visita guiada, que incluirá um passe sem filas e o levará às obras mais famosas e culturalmente interessantes do Louvre.

  • Horário de funcionamento: Das 9:00 às 18:00 horas.
  • Taxa deentrada: A taxa de entrada é de cerca de 15 euros para adultos.
  • Duração da visita: Para ver as principais obras, deve reservar pelo menos duas horas para a visita.

Reserve o seu bilhete para o Museu do Louvre

Visita ao Jardim das Tulherias e à Praça da Concórdia

Ao sair do Louvre, deparar-se-á com dois marcos históricos parisienses: O Jardim das Tulherias e a Praça da Concórdia. O primeiro, o maior jardim público de Paris, foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1991. Construído em terrenos pantanosos durante o século XVII, o objetivo inicial era criar uma área verde de lazer para a família real e a nobreza.

A Praça da Concórdia, por seu lado, é o local de um dos marcos históricos mais importantes para a França e para o mundo: a abolição da monarquia durante a Revolução Francesa. Foi aqui que os nobres franceses da época foram executados, incluindo o Rei Luís XVI e, mais tarde, a Rainha Maria Antonieta.

  • Horário de abertura: Das 7h30 às 19h30
  • Taxa de entrada: Entrada gratuita
  • Duração da visita: Prever um passeio de 30 a 40 minutos pelos jardins.

Passeio pela Avenida dos Campos Elísios

Avenida dos Campos Elísios.| ©Josh Hallett
Avenida dos Campos Elísios.| ©Josh Hallett

Passear ao longo da Avenida dos Campos Elísios, passar o resto da tarde a apreciar os belos cafés e as espectaculares lojas. A Place de la Concorde é a praça parisiense que enquadra o final da mais bela e famosa avenida de Paris: os Campos Elísios; por isso, será perfeito começar o seu passeio a partir deste local.

Alguns pontos de interesse ao longo da avenida são:

Ver o pôr do sol sobre o Arco do Triunfo em Paris

No final do seu passeio ao longo dos Campos Elísios, irá deparar-se com um dos ícones mais famosos da cidade: o Arco do Triunfo de Paris, encomendado pelo próprio Napoleão Bonaparte.

Para além de monumento, o Arco do Triunfo é também um museu, podendo visitar o seu interior e subir ao terraço para ver o pôr do sol sobre os Campos Elísios e a bela cidade de Paris. Sem dúvida, uma das vistas mais perfeitas que alguma vez terá a oportunidade de admirar. O acesso ao interior custa cerca de 9 euros. Não se esqueça de admirar as estátuas gigantes que compõem as paredes exteriores do arco e de visitar o Túmulo do Soldado Anónimo na sua base.

  • Horário de abertura: Das 10h às 23h.
  • Taxa de entrada: Entrada gratuita na praça. A entrada no museu custa cerca de 13 euros.
  • Duração da visita: Cerca de 45 a 1h30 minutos.

Visitar os melhores bares do 8º arrondissement

Se ainda tiver energia, aproveite a sua noite no 8º distrito de Paris para visitar alguns dos bares mais bem cotados da zona. Eis algumas ideias.

Dia 3: Jardins, catacumbas e espetáculo noturno em Paris

Passeio pelo Quartier Latin| ©Harald Groven
Passeio pelo Quartier Latin| ©Harald Groven

Comece o dia com um passeio pelo Bairro Latino

Famoso em Paris e no mundo inteiro pela sua vida estudantil, pelo seu ambiente animado e pelos seus numerosos bistrôs, recomendo que não saia de Paris sem antes visitar o Bairro Latino, onde se encontram os mais prestigiados centros de ensino superior de Paris, como a própria Universidade de Paris e a Sorbonne.

É possível reservar uma visita guiada ao Quartier Latin, onde normalmente são geridos pequenos grupos que o levam a percorrer as zonas mais emblemáticas e os pontos de interesse histórico. Embora o itinerário possa variar de um passeio para outro, o seu itinerário pode incluir um ou mais dos seguintes destinos:

  • A Universidade de Sorbonne
  • O Panteão de Paris, onde estão enterrados os restos mortais de Victor Hugo e Voltaire
  • Os Jardins do Luxemburgo
  • Shakespeare & Co e muitos outros.

Visitar o Museu d'Orsay

Mantendo a sua localização na margem sul do Sena, recomendo que tire algumas horas para visitar a fantástica coleção que faz parte da exposição permanente do Musée d'Orsay.

Partindo do Quartier Latin até ao Museu d'Orsay, pode fazer um passeio de 25 minutos ao longo das margens do Sena, com todas as belas paisagens que o acompanham. É também uma oportunidade de parar para almoçar num dos muitos restaurantes com vista para o Sena ao longo do caminho.

O Musée d'Orsay é um dos mais ricos museus de belas artes do mundo, onde pode encontrar obras originais de mestres modernos e impressionistas, tais como: Henri Matisse, Claude Monet, Vincent Van Gogh e Auguste Rodin. Recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência, pois as filas de espera para entrar podem ser bastante longas.

  • Horário de abertura: Das 9h30 às 18h
  • Preço do bilhete: Cerca de 16 euros.
  • Duração da visita: Deve reservar entre 2 a 4 horas.

Atravessar Paris a pé até à basílica do Sacre-Coeur

Basílica do Sacre-Coeur| ©Superchilum
Basílica do Sacre-Coeur| ©Superchilum

Paris é o lar de muitas igrejas bonitas, incluindo a Basílica de Sacre-Coeur, localizada numa imponente colina no bairro de Montmartre, no 18º arrondissement. Organize o seu itinerário para chegar a Sacre-Coeur ao pôr do sol e ver o pôr do sol do outro lado de Paris, outra visão espetacular para recordar para sempre.

A melhor maneira de chegar ao Sacre Coeur a partir do Museu d'Orsay é usar o Metro. A pé, do museu até ao terminal Assemblée Nationale, onde apanhará a linha 12 e sairá no terminal Abbesses. A partir daí, é uma caminhada de cerca de 8 minutos pela colina até à Sacre-Coeur.

  • Horário de abertura: a basílica está aberta para visitas a partir das 6h. O acesso à cúpula é das 9h00 às 20h30, com variações em certos meses.
  • Taxa de entrada: entrada gratuita.
  • Duração da visita: 45 minutos para visitar a cúpula e a cripta do Sacré Coeur.

Reservar uma visita guiada a Montmartre e ao Sacré Coeur

Jantar e espetáculo noturno no Moulin Rouge

Para terminar o seu último dia em Paris, recomendo uma noite de espetáculo, diversão e boa comida no Moulin Rouge. Conhecido nos seus primórdios como um centro de reputação duvidosa, é hoje o lar de alguns dos espectáculos noturnos mais emblemáticos de Paris. Os bailarinos do Moulin Rouge são de classe mundial, treinados nas artes do jazz clássico e da dança contemporânea.

Sugiro que compre os seus bilhetes para o Moulin Rouge com antecedência, pois os bilhetes esgotam rapidamente nas horas de ponta.

A partir da sua localização em Sacre-Coeur, estará a uma curta distância do Moulin Rouge, uma caminhada de 15 minutos ou menos. Desça a colina até ao boulevard Marguerite de Rochechouart, vire à esquerda e siga em frente até encontrar o inconfundível estabelecimento.

  • Horário de abertura: Se for assistir ao jantar e ao espetáculo, o serviço está disponível a partir das 17h00 e terá lugares privilegiados com uma excelente vista para o palco.
  • Preço do bilhete: Dependerá de muitos critérios, mas pode estimar um custo médio de 90 euros para o espetáculo e 185 euros para o jantar e espetáculo.
  • Duração da visita: Um espetáculo dura, em média, 1,5 horas ou mais.

Reservar bilhetes para o Moulin Rouge