Natal em Paris: o que ver e o que fazer

Mercados, iluminação pública, actividades especiais e muitas outras atracções. Nesta altura do ano, Paris brilha mais do que nunca e basta passear pelas suas avenidas para dar ao seu Natal o toque especial que deseja.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 10 minutos

Natal em Paris: o que ver e o que fazer

Vista do Arco do Triunfo na época do Natal | ©Pierre Blaché

Se em Paris há, normalmente, uma profusão de actividades e de locais a visitar, na época do Natal o encanto da cidade multiplica-se. A capital francesa veste-se para a época festiva com a sua elegante iluminação e oferece aos seus habitantes e visitantes um vasto leque de diversões para adultos e crianças.

Durante esta época do ano, o espírito natalício encarna-se nas ruas de Paris, ao ponto de ser difícil escolher o que visitar primeiro. Por isso, elaborei esta pequena lista de ideias e pontos-chave para que possa organizar a sua visita e escolher o que mais lhe agrada.

1. Visitar a Disneyland Paris

Espetáculo de iluminação e pirotecnia sobre o Castelo| ©Zino Scheers
Espetáculo de iluminação e pirotecnia sobre o Castelo| ©Zino Scheers

O Natal pode ser a melhor altura para visitar a vizinha Disneyland Paris para terminar a sua viagem à capital francesa. Seja qual for a sua idade, o parque oferece ilusão, magia e uma experiência única a todos os seus visitantes durante esta época.

Para além de partilhar as suas ruas com todas as personagens da Disney e de andar nas atracções da Disneyland Paris, no Natal todo o parque mostra a sua melhor cara com as suas grinaldas, bolas de Natal e luzes.

A enorme árvore de Natal destaca-se nesta altura do ano, adornada com um fantástico conjunto de luzes que a envolvem de cor e brilho. Não se pode perder os desfiles especiais que, várias vezes ao dia, percorrem a rua principal e mostram diferentes alegorias natalícias. A época natalícia na Disneyland Paris começa normalmente em novembro e prolonga-se até depois da Epifania.

Compre os seus bilhetes para a Disneyland Paris

2. Fazer um pequeno cruzeiro de Natal no rio Sena.

Rio Sena e Paris| ©jlfaurie
Rio Sena e Paris| ©jlfaurie

Há possivelmente apenas uma atividade mais romântica do que fazer um cruzeiro no rio Sena, e isso é durante o Natal ou, melhor ainda, na véspera de Ano Novo.

Embora possa fazer um cruzeiro durante todo o ano (cruzeiros diurnos, noturnos, cruzeiros com jantar, incluindo ....), algumas empresas organizam uma pequena festa a bordo dos seus barcos na noite em que o ano termina.

Esta celebração inclui um jantar de Ano Novo, cotilhão e um baile que se prolonga pela noite dentro. Tudo isto é acompanhado por vistas espectaculares do Louvre, da Torre Eiffel e da Catedral de Notre Dame, todas elas enfeitadas com uma iluminação especial de Natal.

Reserve o seu cruzeiro no Sena

3. Maravilhe-se com um espetáculo de Natal no Moulin Rouge

Moulin Rouge à noite| ©Leandro Kibisz
Moulin Rouge à noite| ©Leandro Kibisz

O Natal em Paris não é vivido apenas nas ruas, mas todos os tipos de estabelecimentos oferecem actividades especiais. Possivelmente, a mais conhecida é a organizada pelo cabaré mais famoso da cidade: o Moulin Rouge.

Nestas datas, os bilhetes para o Moulin Rouge com jantar e transporte oferecem a oportunidade de assistir a um espetáculo especial que reflecte o melhor da sua essência. Além disso, também está incluído um jantar que não tem nada a invejar aos melhores restaurantes da cidade.

Para passar uma noite de Natal neste local lendário, é preciso ser proactivo, pois os bilhetes tendem a esgotar-se rapidamente. Se não for possível, pode sempre tentar ir ver outro espetáculo popular que se realiza nesses dias. Este é o do Lido Paris Merveilles e tem a opção de comprar um bilhete normal ou um bilhete especial que inclui o jantar.

Reservar bilhetes para o Moulin Rouge com jantar e transporte

4. Fazer uma viagem a Versailles

Versalhes|©Javier Castillo Alcaide
Versalhes|©Javier Castillo Alcaide

Uma visita guiada a Versalhes é um must-do para o Natal. A opção mais conveniente é procurar uma que inclua viagens de autocarro, para não ter de se preocupar com a forma de lá chegar.

Além disso, será acompanhado por um guia profissional que lhe contará todas as histórias deste Património Mundial da UNESCO, que serviu de residência da realeza entre 1682 e 1789, altura em que ocorreu a Revolução Francesa.

Nesta visita, passará por salas emblemáticas como a Sala dos Espelhos, onde foi assinado o Tratado de Versalhes em 1919, que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial. Também passeará pelos jardins de 800 hectares, com uma miríade de plantas, flores, fontes e lagos.

Reservar uma excursão a Versalhes com visita guiada

5. Viagem aos Castelos do Loire

Castelo do Loire|©jorge_alarcon
Castelo do Loire|©jorge_alarcon

O Natal é uma óptima altura para fazer uma viagem aos castelos do Loire. A minha recomendação é visitar os castelos de Chenonceau, Chambord e Amboise.

Esta excursão de 12,5 horas é uma excelente opção porque inclui transferes de Paris. Além disso, será acompanhado por um guia especializado que lhe contará todos os pormenores sobre a história e a arquitetura destes três castelos.

Poderá visitar o túmulo de Leonardo da Vinci e a sua residência durante os últimos anos da sua vida. E para terminar um dia espetacular: uma degustação de 3 vinhos da região.

Reservar uma viagem aos castelos do Loire com uma prova de vinhos

6. Deixe-se surpreender pela decoração das montras

Visitar as Galerias Lafayette| ©Mario Sánchez Prada
Visitar as Galerias Lafayette| ©Mario Sánchez Prada

Os parisienses vivem o Natal com grande intensidade, o que se reflecte no esforço que fazem para decorar toda a cidade, tanto os ambientes públicos como os privados. Nos últimos anos, a decoração das lojas e dos centros comerciais tornou-se uma das principais atracções da cidade nesta época do ano. Passear pelas ruas e olhar para as montras é uma experiência que faz com que todos se sintam novamente crianças, pois as luzes, as cores e a ilusão estão por todo o lado.

Um local que não pode deixar de visitar é a Galeries Lafayette. Esta loja de departamentos não só tem uma fantástica árvore de Natal, mas também uma das montras mais espectaculares da cidade. Os responsáveis por esta montra criaram uma decoração que inclui movimento e música para conseguir um resultado hipnótico.

Por outro lado, algumas das boutiques parisienses têm nas suas montras autómatos e artifícios fantásticos que contam histórias e contos de fadas para todos os públicos. Entre as mais notáveis estão Printemps Haussmann, Le Bon Marché e BHV. Neste último, as crianças também podem tirar uma foto com o Pai Natal.

Reservar uma ida às compras no outlet de La Vallée

7. Passear sob as luzes de Natal

Paris à noite| ©Luciano Teixeira
Paris à noite| ©Luciano Teixeira

Se há uma altura do ano em que a Cidade Luz faz jus à sua alcunha, é o Natal. Passear pelas suas ruas para ver as luzes é uma obrigação se viajar para a capital francesa nesta altura do ano. Cada uma das suas avenidas está repleta de lâmpadas multicoloridas com as mais diversas formas, projecções e arcos luminosos. Da mesma forma, todos os seus edifícios e monumentos históricos também se enchem destas luzes e mostram o seu melhor lado.

Apesar de encontrar luzes de Natal inesquecíveis por toda a cidade, há algumas zonas que não pode perder: os Campos Elísios, a Praça Vendôme, todo o bairro de Montmartre e a Vila de Bercy são apenas algumas delas.

Para apreciar as decorações, basta dar um passeio sem pressa ou efetuar uma visita organizada a Paris. Outra forma de ver a iluminação é apanhar um dos autocarros turísticos de Paris que percorrem a cidade.

Reservar um lugar num autocarro turístico de Paris

8. Explorar os Marchés de Noël, os mercados de Natal de Paris

Paris - Mercado de Natal|©Manal A
Paris - Mercado de Natal|©Manal A

Durante a época natalícia, os Marchés de Nöel, os mercados de Natal, são uma das principais atracções de Paris quando se visita a cidade em dezembro. Ao passear por eles, com os seus cheiros e cores, será transportado para um mundo mágico.

A tradição dos mercados de Natal em Paris vem da Alsácia. Estes mercados, de que vos falo mais no artigo sobre os mercados de Natal em Paris, são constituídos por pequenas cabanas que oferecem produtos como crepes, castanhas assadas (marrons), waffles e vinho quente. São também óptimos locais para comprar decorações, presentes e muito mais.

Os mercados de Natal começam a abrir em meados de novembro. Entre os mais populares estão os situados nos Campos Elísios, nos Jardins das Tulherias, em Notre Dame ou nos Campos de Marte, embora também existam outros mais pequenos noutros bairros parisienses. Se puder, não perca a do bairro de Montmartre, onde encontrará bancas que vendem artesanato e produtos de todo o país.

Reservar uma visita guiada ao bairro de Montmartre

9. Assistir a um concerto de Natal

Maison de la Radio,| ©ferdee2
Maison de la Radio,| ©ferdee2

Os amantes da música terão muito por onde escolher quando visitarem Paris durante o Natal. Vários locais na cidade, bem como algumas igrejas, acolhem uma variedade de concertos de alta qualidade.

A Maison de la Radio, um edifício construído na década de 1960, é o mais famoso. Em várias noites, pode assistir a actuações de algumas das mais importantes orquestras do país, incluindo a Orquestra Filarmónica e a Orchestre National de France. Por outro lado, outro concerto que se realiza tradicionalmente nesta altura do ano é o oferecido pela Radio Classique, no Théâtre des Champs Elysées.

O concerto que se realiza todos os anos na Catedral de Notre Dame era um dos pontos altos do programa musical de Natal. Enquanto continua a ser reparado, foi transferido para a Igreja da Madeleine, a igreja neoclássica mais conhecida da capital, e para a Igreja de Saint Germain de Pres. Depois do concerto, recomendo que vá ao Bairro Latino (ou que reserve uma visita guiada) para provar os queijos oferecidos.

Reservar uma visita guiada ao Quartier Latin

10. Sentir-se como uma criança num carrossel

Carrossel em Paris| ©Marcelo Campi
Carrossel em Paris| ©Marcelo Campi

Se viajar com crianças para Paris, é quase impossível que elas não queiram divertir-se com os numerosos carrosséis instalados em alguns bairros da capital. Estes carrosséis são, além disso, completamente gratuitos e andar neles é uma experiência que os mais pequenos (e muitos adultos) nunca esquecerão.

Embora existam muitos nas ruas da capital, recomendo que não perca o que está instalado na Place du Trocadéro, com excelentes vistas para a Torre Eiffel. Também pode aproveitar para visitar o mercado de Natal que está instalado na própria torre.

Também é muito interessante visitar a Place de la Concorde. Aqui não se encontra um carrossel ou um carrossel, mas uma grande roda gigante de onde se pode ver parte da cidade. Se for de noite, poderá apreciar a iluminação parisiense em todo o seu esplendor.

11. Patinagem no gelo

Pista de patinagem no Grand Palais,| ©Eric Demarcq
Pista de patinagem no Grand Palais,| ©Eric Demarcq

Se for um bom patinador ou se estiver apenas com vontade de se divertir, um dos divertimentos de Natal mais populares em Paris é a patinagem no gelo. A entrada nas pistas de gelo é geralmente gratuita, mas tenha em atenção que terá de pagar o aluguer de patins e equipamento se não os trouxer consigo. Algumas pistas têm também uma área especial para crianças. Nos últimos tempos, no entanto, têm surgido algumas pistas de patinagem que exigem o pagamento de uma taxa para a sua utilização.

A diversão destas pistas não está apenas em patinar com maior ou menor perícia, mas a localização de algumas delas é certamente espetacular. Entre eles, o instalado no Grand Palais, sob a sua impressionante cúpula de vidro, que é o maior ringue não permanente do mundo. Se puder e estiver a desfrutar de Paris à noite, recomendo que vá a este ringue depois de escurecer, pois transforma-se numa espécie de discoteca com DJ e bolas estroboscópicas, onde pode dançar com os seus patins.

As Galerias Lafayette também têm a sua própria pista de gelo no seu terraço, que oferece uma bela vista da Ópera e da Torre Eiffel. Por fim, não posso deixar de recomendar a pista de gelo situada no primeiro andar da Torre Eiffel. A experiência de patinar nele enquanto desfruta das vistas da Torre Eiffel é irrepetível.

Joaquín's Traveller Tip:

Prepare-se para partilhar as ruas principais com uma grande multidão de pessoas a fazer as suas compras de Natal ou simplesmente a passear. Por outro lado, lembre-se de levar roupa quente, pois as temperaturas podem ser muito baixas...

12. Aproveite a passagem de ano e o réveillon em grande estilo

Véspera de Ano Novo nos Campos Elísios em Paris| ©Carlos
Véspera de Ano Novo nos Campos Elísios em Paris| ©Carlos

Os grandes dias do Natal são, sem dúvida, a passagem de ano e a véspera de Ano Novo. Desde há vários anos, Paris festeja a passagem do ano com diversas actividades que valem a pena, tanto pelo espetáculo organizado como pelo ambiente nas ruas.

Na noite de 31 de dezembro, os Campos Elísios de Paris vestem-se de festa. Milhares de parisienses e turistas juntam-se ali para dar as boas-vindas ao novo ano com um grande espetáculo de som e luz, em que um vídeo é projetado no Arco do Triunfo. No final, assiste-se a um espetáculo de fogo de artifício.

No dia seguinte, realiza-se um grande desfile de Ano Novo na mesma avenida. Carros alegóricos, músicos, palhaços, dançarinos e acrobatas desfilam por uma rua repleta de gente. E se procura mais planos, não deixe de visitar o nosso post actividades e locais a visitar em Paris.

Dica de viagem do Joaquín:

A passagem de ano é para se divertir, mas tenha cuidado para não beber demasiado. De acordo com as leis do país, se a polícia o encontrar na rua embriagado, pode multá-lo em mais de 100 euros. Também é proibido atirar foguetes.