Os Melhores Passeios Guiados da Torre Eiffel

Gostaria de descobrir a Torre Eiffel com uma visita guiada? É muito divertido! Não perca o post seguinte onde lhe falo das melhores opções.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 8 minutos

Os Melhores Passeios Guiados da Torre Eiffel

Vista da Torre Eiffel | ©Thorsten

A Torre Eiffel é o principal símbolo de Paris e a atração turística mais visitada do mundo. Subi-la é uma das coisas essenciais a fazer durante uma viagem à capital francesa.

Um monumento com uma história curiosa que, no século XIX, foi uma revolução no campo da engenharia e que agora se tornou num dos miradouros mais surpreendentes da cidade.

Se quer conhecer a Torre Eiffel e usufruir das vantagens de uma visita guiada, fique atento à leitura deste post onde abordamos as opções disponíveis, os preços dos bilhetes e o que pode ver durante esta fantástica experiência.Vamos começar!

1. Visita guiada à Torre Eiffel, pelas escadas!

Pelas escadas da Torre Eiffel| ©Selena N. B. H.
Pelas escadas da Torre Eiffel| ©Selena N. B. H.

A 300 metros de altura, a Torre Eiffel é sempre tentadora para subir de elevador mas, embora possa não parecer, há boas razões para fazer um pequeno esforço e subir pelas escadas.

Porquê escolher esta experiência?

Por um lado, vai poder ver algumas vistas muito curiosas da paisagem que a maioria dos visitantes perde ao escolher sempre o elevador para subir. Por outro lado, as escadas da Torre Eiffel são normalmente menos concorridas do que os elevadores, onde se podem formar longas filas de espera e atrasar os seus planos de coroar o monumento. Num bom dia de turismo, no entanto, o tempo de espera para subir as escadas é geralmente inferior a 30 minutos.

As visitas às escadas da Torre Eiffel demoram geralmente cerca de 2 horas, embora as filas de espera na segurança ou para aceder às escadas durante os períodos de maior afluência possam fazer com que demorem um pouco mais.

O que é que se pode esperar?

Pode dizer-se que se trata de uma experiência bastante exclusiva, uma vez que quase todas as visitas guiadas ao monumento tendem a omitir o primeiro andar, ao qual se acede subindo mais de 300 degraus. E é uma pena, porque atravessar o chão de vidro a 57 metros de altura é uma emoção e vai pôr à prova a sua vertigem!

Depois, terá de subir mais uns 600 degraus para chegar ao primeiro andar do miradouro, mas garanto-lhe que vale bem a pena o esforço, porque ao longo do caminho começará a ver alguns dos monumentos mais emblemáticos de Paris, como a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo e os Campos Elísios. Estará a 116 metros de altura!

E se decidir fazer um upgrade a este bilhete para chegar ao nível superior e coroar a Torre Eiffel, não se preocupe porque não terá de caminhar até ao topo, apanhará um elevador diretamente do primeiro andar. Prepare a sua máquina fotográfica porque daqui poderá desfrutar das melhores vistas panorâmicas de Paris!

Porque é que gosto desta opção?

Se estiver em forma e não se importar de subir degraus, recomendo esta opção porque, à medida que sobe os diferentes níveis da Torre Eiffel, verá como a paisagem muda lentamente diante dos seus olhos e se expande à sua volta. É uma sensação incrível!

Durante a atividade, terá a oportunidade de ver o interior do monumento e contemplar algumas das mais belas vistas de Paris, enquanto o guia que o acompanhará no percurso explica a história desta atração turística, muitas curiosidades e alguns detalhes de outros monumentos que irá ver.

Reservar uma visita guiada à Torre Eiffel

2. Visita guiada à Torre Eiffel de elevador, a opção mais cómoda

Elevadores da Torre Eiffel| ©Stewart Holmes
Elevadores da Torre Eiffel| ©Stewart Holmes

Se a ideia de ter de subir mais de 900 degraus para chegar ao miradouro da Torre Eiffel no primeiro andar não lhe agrada, não se preocupe, porque há outra opção muito mais tentadora, que é apanhar o elevador até ao topo e desfrutar de uma das vistas mais memoráveis de Paris.

Porquê escolher esta experiência?

Embora visitar a Torre Eiffel pelas escadas lhe proporcione uma vista única da paisagem que a maioria dos turistas não tem, é verdade que não é uma possibilidade ao alcance de todos, uma vez que requer uma boa condição física para fazer o esforço envolvido numa subida de 116 metros. Nesse caso, o passeio de elevador da Torre Eiffel é a melhor opção para si.

O que é que pode esperar?

O passeio de teleférico da Torre Eiffel dura normalmente cerca de 2 horas. A única desvantagem desta atividade é que os tempos de espera para apanhar os elevadores no monumento são longos, uma vez que esta é a opção pela qual a maioria dos visitantes opta, e podem ser superiores a uma hora.

No entanto, pelo lado positivo, isto não é motivo de preocupação porque o guia que o acompanhará durante a visita explicará em pormenor a história da Torre Eiffel, quem a criou e como, o seu simbolismo para a cidade de Paris, bem como muitas anedotas curiosas que tornarão a sua espera mais agradável.

Pode ainda aproveitar a oportunidade para colocar ao guia as suas questões sobre a Torre Eiffel ou pedir-lhe algumas recomendações para aproveitar ao máximo a sua viagem à capital francesa.

Como é que é esta experiência?

Assim que entrar no elevador, aconselho-o a observar bem o seu funcionamento e a estrutura interior do monumento, pois a sua construção foi uma das maiores revoluções da engenharia do século XIX.

Quando sair, aproveite para passear pelo miradouro do primeiro andar e apreciar as vistas inesquecíveis de Paris: o Arco do Triunfo, os Campos Elísios, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame, entre outros. Desfrutará de uma das mais belas vistas panorâmicas da sua viagem, que não terá em nenhum outro lugar de Paris.

O guia também explicará em profundidade não só os monumentos que verá, mas também alguns dos bairros como Montparnasse, Les Invalides ou Buttes-Montmartre. E para terminar, se optar por fazer um upgrade ao seu bilhete, pode apanhar o elevador até ao topo da Torre Eiffel para ver a cidade do seu ponto mais alto, a 276 metros acima do nível do mar. As vistas de Paris lá de cima são de cortar a respiração!

Porque é que gosto desta opção?

Se estiver com um orçamento limitado durante a sua viagem, o passeio de elevador da Torre Eiffel é uma excelente opção porque não terá de subir escadas e poderá fazê-lo sem esforço e confortavelmente.

Além disso, terá o benefício de uma visita guiada onde um profissional lhe mostrará a Torre Eiffel em profundidade e lhe contará tudo sobre Paris e vários dos seus pontos de referência.

Reservar uma visita guiada à Torre Eiffel


Porque é que vale a pena fazer uma visita guiada à Torre Eiffel?

À espera de subir| ©gckwolfe
À espera de subir| ©gckwolfe

Embora possa visitar a Torre Eiffel por conta própria, se é a sua primeira vez em Paris, o meu conselho é que participe numa visita guiada ao monumento, porque vai tirar mais partido da experiência ao ter mais contexto sobre o local que está a visitar.

A Torre Eiffel é mundialmente famosa, mas há muitos factos interessantes sobre a sua história e construção que são desconhecidos do público em geral. Com a ajuda de um guia, pode aprender muitas coisas sobre esta atração turística de uma forma divertida, para que se divirta muito. Irá apreciar o facto de ele estar consigo durante as filas para entrar, porque as suas anedotas tornarão a sua espera mais suportável.

Além disso, como ele conhece perfeitamente a estrutura da Torre Eiffel, pode também pedir-lhe conselhos sobre como encontrar a melhor posição nos miradouros para tirar as mais belas fotografias da paisagem. Ele até o ajudará a identificar todos os monumentos parisienses que aparecerão na linha do horizonte, para que não perca nenhum pormenor.

E, finalmente, algo de que gosto muito na visita guiada à Torre Eiffel é que os guias são pessoas muito simpáticas a quem pode pedir recomendações para aproveitar ao máximo a sua viagem em Paris. Estão sempre dispostos a ajudá-lo!

Reservar uma visita guiada à Torre Eiffel

Quanto custa fazer uma visita guiada à Torre Eiffel?

Vista da Torre a partir do segundo andar| ©gckwolfe
Vista da Torre a partir do segundo andar| ©gckwolfe

O preço do bilhete para participar numa visita guiada à Torre Eiffel varia consoante se opte pela opção das escadas ou do elevador para subir ao monumento.

Se o explorar pelas escadas

Apartir de 33 €, pode obter um bilhete Hellotickets para uma visita guiada pelas escadas da torre mais popular de Paris.

Com este bilhete, você terá acesso ao primeiro e primeiro andares e desfrutará de vistas incríveis que os passeios de elevador geralmente ignoram.

É ideal se estiver a viajar para a cidade com um orçamento limitado e quiser ver esta icónica atração turística sem gastar muito dinheiro.

Se fizer a visita guiada de elevador

No caso de querer ver a Torre Eiffel com uma visita guiada por elevador, pode obter um bilhete da Hellotickets por apenas 43 euros.

Se você estiver viajando para Paris com um orçamento flexível, esta é uma alternativa que eu recomendo que você considere, porque desta forma você vai escapar do enorme lance de escadas da base para o primeiro andar, o que não é uma questão trivial se você se sentir cansado ou não estiver em boas condições físicas.

É também uma boa opção se você passou toda a manhã andando em torno de Paris e, neste momento, você prefere ir com calma e dar às suas pernas um descanso em vez de mais trabalho.

Com um bilhete para uma visita guiada à Torre Eiffel por elevador, pode subir diretamente ao segundo nível e desfrutar imediatamente das belas vistas de Paris.

Se quiser coroar o topo da torre

E por um pouco mais de dinheiro, a partir de 15 euros, pode completar a experiência escolhendo também a opção de visitar o topo da Torre Eiffel no terceiro nível.

Esta parte do passeio deve ser feita de elevador, pois não há outra maneira de chegar ao topo. Chegará ao ponto mais alto da torre, a uma altura de 276 metros, e as vistas espectaculares de Paris que terá no topo serão de cortar a respiração!

E como se isso não bastasse, também poderá ver o escritório do engenheiro Gustave Eiffel, famoso por construir esta torre para a Exposição Universal de 1889 em Paris. Vale a pena pagar por isso, porque é realmente algo para se ver.

Reservar uma visita guiada à Torre Eiffel

Como comprar bilhetes para uma visita guiada à Torre Eiffel?

Fila de espera para comprar bilhetes na Torre Eiffel| ©Hello Paris
Fila de espera para comprar bilhetes na Torre Eiffel| ©Hello Paris

Se quiser visitar a Torre Eiffel, o meu conselho é que compre os seus bilhetes para uma visita guiada com a maior antecedência possível e online.

Sendo o monumento mais visitado do país, este pequeno passo permitir-lhe-á reservar o seu lugar para o dia e hora que melhor se adapte ao seu horário e também evitar as filas mais longas nas bilheteiras, que são normalmente as mais longas.

Desta forma, só terá de fazer fila no posto de controlo de segurança nos jardins à entrada e mais algumas filas de acesso para regular o fluxo de visitantes ou para subir os elevadores ou as escadas.

Reservar uma visita guiada à Torre Eiffel

Qual é a melhor altura para fazer uma visita guiada à Torre Eiffel?

Vista da Torre Eiffel| ©Chris Yunker
Vista da Torre Eiffel| ©Chris Yunker

A melhor altura

A Torre Eiffel é o monumento mais visitado em França, por isso vai estar sempre cheia de gente. No entanto, se estiver à procura de uma altura menos concorrida para fazer uma visita guiada e poder andar à volta do monumento sem multidões, recomendo que vá de manhã cedo (entre as 9h e as 11h) ou que espere até ao final do dia à noite (entre as 20h e as 22h).

O pôr do sol em Paris é um momento mágico para apreciar a Torre Eiffel, mas também um dos mais concorridos. Se não gosta de multidões, é melhor escolher outra altura para visitar esta atração turística, como por exemplo à noite. É uma experiência mágica!

O melhor dia

Em termos de dia da semana, a melhor altura para fazer uma visita guiada à Torre Eiffel é às terças, quartas e quintas-feiras, quando há menos turistas do que ao fim de semana, quando pode haver longas filas de espera nas entradas.

Reservar uma visita guiada à Torre Eiffel