Museu de Orsay em Paris: bilhetes, preços, horários...

Se gosta de arte impressionista, o Museu d'Orsay é uma visita obrigatória em Paris. Eis como comprar os seus bilhetes e tudo o que precisa de saber para o aproveitar ao máximo.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Museu de Orsay em Paris: bilhetes, preços, horários...

Museu d'Orsay | ©lights.of.world

O Museu d'Orsay é famoso pela sua grande coleção de arte impressionista. De pinturas e fotografias a esculturas e artes decorativas, este museu engloba algumas das obras mais importantes pertencentes ao período de 1848 a 1914.

Se está indeciso sobre o que ver e fazer em Paris e é um amante de arte, não deixe de visitar este museu e mergulhar no mundo do impressionismo. Neste artigo, conto-lhe tudo o que precisa de saber para organizar o seu itinerário: como e onde comprar os seus bilhetes, preços, como chegar e todos os pormenores para que possa desfrutar das melhores obras do impressionismo em Paris.

A opção mais básica

Bilhetes Museu de Orsay em Paris

Entrada especial sem fila para o Museu d'Orsay em Paris

Desfrute de uma das mais belas colecções de arte impressionista com a sua visita ao Museu d'Orsay. Entre no museu pela entrada reservada e desfrute da coleção permanente e das exposições temporárias com o seu bilhete.

Com esta opção, pode evitar as filas e entrar no museu diretamente pela entrada C. Terá liberdade para explorar o museu e ver não só as colecções permanentes, mas também todas as exposições temporárias que estão disponíveis durante a sua visita.

Aprecie toda a arte de grandes artistas como Degas, Cézanne e muitos outros. Lembre-se que tem sempre a opção de alugar um guia áudio se quiser um pouco mais de informação.

Recomendado se... não precisar de um guia privado para explicar as diferentes obras e preferir ir sozinho com mais liberdade.

Quanto custam os bilhetes para o Museu d'Orsay?

No interior do museu| ©drip&ju
No interior do museu| ©drip&ju

Você pode comprar um bilhete para o museu a partir de 16 euros, mas aqui estão todas as opções disponíveis para beneficiar de descontos ou mesmo de entrada gratuita.

Descontos e ofertas

  • A entrada no museu é gratuita no primeiro domingo de cada mês. Não é necessária qualquer reserva prévia.
  • O museu oferece entrada gratuita aos visitantes que se enquadrem num dos seguintes perfis (é necessária prova de idade): crianças com menos de 18 anos de idade, cidadãos de países da União Europeia entre os 18 e os 25 anos de idade, pessoas com deficiência e seu acompanhante, e visitantes com um cartão ICOM.
  • O museu oferece um preço reduzido de 12 euros em vez de 16 euros todas as quintas-feiras para os bilhetes a partir das 18 horas.
  • Se for o acompanhante de uma criança com menos de 18 anos, o seu bilhete terá um preço reduzido e poderá comprá-lo a partir de 13 euros.

Comprar o seu bilhete para o Museu d'Orsay em Paris

Informações úteis sobre os bilhetes

Para além das colecções permanentes, pode desfrutar de exposições temporárias (consulte o site oficial do museu para mais informações sobre exposições temporárias nas datas da sua visita)

Com os seus bilhetes terá acesso prioritário ao museu dentro de 30 minutos do seu horário reservado.

Se desejar visitar o Museu Rodin antes ou depois da sua visita ao Museu d'Orsay, pode comprar os seus bilhetes combinados a partir de 14 euros.

Também é possível comprar bilhetes combinados com o Museu do Louvre a partir de 33 euros. Para mais informações sobre outros museus em Paris, aqui está um guia para os 17 melhores museus da cidade.

Compre o seu bilhete para o Museu d'Orsay em Paris

Como obter bilhetes para o museu

Funcionamento do museu| ©SWazerty
Funcionamento do museu| ©SWazerty

Pode comprar os seus bilhetes para o museu na bilheteira, no sítio Web oficial ou com o seu Paris Pass:

  • Se decidir comprar os seus bilhetes na bilheteira, recomendo que vá com antecedência, pois o acesso está ligado a um horário específico, pelo que se for a meio do dia poderá ter de esperar. Os preços são os mesmos que no sítio Web, bem como as condições de desconto.
  • Também pode comprar os seus bilhetes online, procurando a opção que mais lhe convém: bilhete normal, bilhete de acompanhante, bilhete da tarde para as quintas-feiras, etc. e escolher o dia e a hora em que pretende visitar o museu. Pode também acrescentar o serviço de audioguia e o audioguia especial para crianças (ver pormenores abaixo).
  • Se tiver o Paris Pass, pode entrar gratuitamente sem reserva prévia e sem ter de respeitar qualquer faixa horária.

Comprar o seu bilhete para o Museu d'Orsay em Paris

Os bilhetes para o Museu d'Orsay estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?

Passe de Paris| ©Indepent Travel
Passe de Paris| ©Indepent Travel

Se comprou o Paris Museums Pass (veja como funciona o Paris Pass, que inclui o Paris Pass, aqui) pode beneficiar de entrada gratuita e não terá de esperar por uma faixa horária - pode entrar no museu quando quiser.

Compre o seu Paris Pass

Existem bilhetes especiais para crianças?

Visitar o museu em família| ©Darryl Bond
Visitar o museu em família| ©Darryl Bond

Os mais pequenos não só desfrutarão de entrada gratuita (até aos 18 anos) como também podem utilizar o serviço de audioguia (a partir de 3,50 euros) que explicará as obras de arte do museu com comentários fáceis e divertidos para os ajudar a aprender sobre a história artística de França.

Além disso, o museu oferece diferentes oficinas para estimular a curiosidade e a imaginação dos mais pequenos. Estes devem ter lugar após a visita, para que possam comentar e realizar práticas artísticas após a visita. Os preços destes ateliers começam em 7 euros.

Duas vezes por ano (consulte as datas no sítio Web oficial do museu), são organizados espectáculos de dança, música e teatro com diferentes artistas para proporcionar uma experiência única no museu para toda a família.

Consulte este guia se estiver de visita a Paris com crianças e precisar de opções sobre o que ver e fazer na cidade.

Existem visitas guiadas - valem a pena?

Visitas guiadas| ©edwardhblake
Visitas guiadas| ©edwardhblake

O Museu d'Orsay não só oferece visitas guiadas ou bilhetes de grupo, mas se preferir ir sozinho, também pode pedir guias áudio para adultos ou para crianças.

Visita guiada em inglês:

O museu propõe visitas guiadas com uma duração aproximada de 90 minutos. O guia acompanhá-lo-á neste passeio pelo mundo do impressionismo, mostrando-lhe as melhores peças e explicando-lhe as obras para que possa mergulhar na história artística de Paris.

Não é permitida a entrada de crianças com menos de 13 anos e a visita será efectuada em inglês. O preço da visita começa a partir de 6 euros e, se a comprar com o seu bilhete, começará a partir de 22 euros.

Guia áudio

Depois de ter comprado os seus bilhetes, pode solicitar (a partir de 6 euros) uma visita áudio que inclui comentários e informações especializadas sobre mais de 300 obras das colecções permanentes do museu.

O guia áudio está disponível em várias línguas, incluindo o espanhol. Para as exposições temporárias, a visita áudio só está disponível em inglês e francês.

Áudio-guia

para crianças

Se viajar em família e um dos membros do seu grupo tiver entre 6 e 12 anos, pode solicitar ao museu (a partir de 3,50 euros) uma visita áudio explicativa da coleção permanente e das exposições temporárias com comentários adaptados aos mais pequenos, para que possam aprender sobre a arte do impressionismo de uma forma divertida e lúdica.

Como chegar ao Museu d'Orsay

Metro de Paris| ©QbiT
Metro de Paris| ©QbiT

O museu está localizado na Rue de la Légion d'Honneur, 1, na margem esquerda do Rio Sena, em frente aos Jardins das Tulherias. Pode chegar ao museu a pé, de autocarro, metro, comboio, táxi ou carro. Leia este guia para mais informações sobre como se deslocar em Paris.

  • Chegar ao museu de metro: Esta pode ser uma das formas mais económicas de chegar ao museu, a seguir ao autocarro. As estações de metro mais próximas são Solférino (6 minutos a pé) ou Tuileries (9 minutos a pé). A linha 12 é uma das mais próximas. Aqui está um link para o caso de ter dúvidas sobre como utilizar o metro de Paris.
  • Utilizar o autocarro para chegar ao museu: A seguir ao metro, o autocarro é uma opção muito económica em Paris. As paragens mais próximas são Musée d'Orsay e Pont Royal-Quai Voltaire, a 4 minutos a pé, ou Solferino-Bellechasse e Pont de Solferino-Quai Des Tuileries, a 6 minutos a pé. As linhas de autocarro que passam por esta zona são a 68, 69, 72, 73 e 85.
  • Apanhar um comboio para maior rapidez: as linhas de comboio H, L e N passam perto do museu e podem ser uma opção rápida e conveniente.
  • Passeare desfrutar de Paris: o museu fica perto de outras actividades turísticas da cidade. O Museu do Louvre fica apenas a 12 minutos a pé, o Musée de l'Orangerie e os Jardins das Tulherias estão a uma curta distância, por isso, dependendo do seu itinerário, caminhar até ao Museu d'Orsay pode ser a sua melhor opção. Além disso, passear ao longo do rio Sena é uma experiência encantadora para terminar o seu dia com uma visita ao museu. Veja este post sobre os melhores cruzeiros no rio Sena.
  • Estacionamento perto do museu: Se decidiu ir de carro até ao museu, pode encontrar dois parques de estacionamento nas proximidades: no centro comercial Carrousel du Louvre, localizado na Avenue 1 du General Lemonnier, e no parque de estacionamento Bac Montalembert, no número 9 da Rua Montalembert.

Acesso ao museu

Ao chegar ao museu, encontrará diferentes portas em função do tipo de bilhete ou passe que possui:

  • Porta A: Se não tiver comprado os seus bilhetes com antecedência, se pretender comprá-los na bilheteira ou se se enquadrar nos perfis que podem beneficiar de uma entrada gratuita no museu, dirija-se à porta A. Esta entrada é também destinada aos portadores de passes do museu.
  • Porta B: Esta porta destina-se apenas a grupos de adultos com reserva prévia.
  • Porta C: Dirija-se a esta entrada se for membro da AFMO, se tiver comprado os seus bilhetes antecipadamente, se for portador de um passe, ou para pessoas com necessidades especiais ou deficiências.
  • Porta D: Esta entrada destina-se exclusivamente a grupos escolares com reserva prévia.

Principais obras a não perder no Museu

Papoilas, Monet| ©ccahuana
Papoilas, Monet| ©ccahuana

O museu contém mais de 6000 obras de arte, entre as quais se encontram pinturas, medalhas, fotografias, arte decorativa, etc.

No piso superior, encontrará grandes obras-primas como Londres, Parlamento e Papoilas de Monet, Noite Estrelada e Auto-Retrato de Van Gogh, esculturas como A Idade do Bronze de Rodin ou o Busto de Ludwig Van Beethoven de Antoine Bourdelle.

Também pode apreciar pinturas importantes, como a Dança no Moulin de la Galette, de Renoir, ou Olympia, de Manet.

Quanto tempo é necessário para visitar o museu

Conhecer o museu| ©Eddie Crimmins
Conhecer o museu| ©Eddie Crimmins

O tempo de visita recomendado para o museu (exposição permanente e exposições temporárias) é de 2 a 4 horas. Tudo depende do tempo que se quer dedicar a cada obra.

Por exemplo, as visitas gu iadas oferecidas pelo museu duram cerca de 90 minutos e algumas visitas guiadas duram até 2 horas. Se também quiser alugar um auto-guia ou rever as suas obras preferidas, a sua visita durará aproximadamente 4 horas.

Horário de abertura do museu

Entrada do museu| ©Eric
Entrada do museu| ©Eric

O Museu d'Orsay está aberto das 9h30 às 18h00, exceto às quintas-feiras, em que encerra às 21h45m. O museu está fechado às segundas-feiras e nos feriados de 1 de maio e 25 de dezembro.

Se tiver deixado a sua visita ao museu para as últimas horas do dia, tenha cuidado, pois a última hora de acesso às colecções permanentes é às 17h00 (21h00 às quintas-feiras).

Dicas e informações de interesse

Vistas do museu| ©Dave
Vistas do museu| ©Dave
  • Não se preocupe em levar o seu casaco, sacos, etc. O museu dispõe de cacifos onde pode guardar as suas malas e mochilas e de vestiários para os seus casacos. Além disso, pode pedir emprestado um carrinho de bebé, uma vez que não são permitidos carrinhos de bebé volumosos no interior do museu, ou, se precisar, pode pedir uma cadeira de rodas ou uma cadeira dobrável.
  • O museu está equipado com elevadores e rampas para o tornar acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
  • No piso -1, junto à receção, encontrará uma área para bebés.
  • O museu oferece acesso Wi-Fi gratuito.
  • Se quiser visitar o museu à vontade, recomendo que o faça no período da manhã, das 9h30 ao meio-dia, e durante a semana, pois é menos concorrido.

Esta é a loja do museu

Restaurante do museu| ©sergio barbieri
Restaurante do museu| ©sergio barbieri

No interior do museu, encontra-se a loja e a livraria. É dedicada a todas as idades e tem conteúdos em francês e inglês. Com o seu bilhete normal, pode aceder à loja que se encontra atrás da bilheteira e que tem o mesmo horário de funcionamento do museu.

Nesta loja, pode comprar livros de arte, catálogos e obras de pintura, escultura, fotografia, etc. Tudo isto faz desta loja a sua livraria de referência se precisar de informações sobre a arte do período de 1848 a 1914.

Pode também comprar presentes inspirados nas obras do museu, produtos relacionados com as exposições temporárias ou escolher alguns postais para enviar como lembranças aos seus entes queridos. Há também vários jogos sobre as colecções do museu para se divertir com a família.

Se ficou com vontade de levar para casa uma recordação da sua visita ao museu, pode fazê-lo online através do site da loja.

Onde comer quando se visita o museu

Dia do Museu| ©Alex Lawrence
Dia do Museu| ©Alex Lawrence

O museu oferece duas zonas de restauração diferentes. Aqui pode desfrutar de diferentes produtos e bebidas ou menus para o almoço ou jantar após a sua visita ao museu.

O restaurante, para além de ser um espaço majestoso, com os seus tectos altos típicos das antigas estações de comboios e o seu lustre contrastante e tectos dourados, oferece menus e pratos tradicionais da oferta gastronómica francesa pelo chefe Gabriel Ferrier e Benjamin Constant. O restaurante está aberto de terça-feira a domingo das 11:45 às 17:30 e às quintas-feiras das 11:45 às 14:45 e das 19:00 às 21:00.

Se preferir algo mais informal ou apenas um lanche, pode sempre ir ao Café Campana, concebido pelos irmãos Campana, cujo ambiente o transportará para um mundo submarino em homenagem à Arte Nova.

O menu é periodicamente reformulado, mas pode encontrar saladas, guisados, sobremesas gourmet, gelados, etc. O café está aberto de terça a domingo, das 10h30 às 16h45, e às quintas-feiras, das 10h30 às 19h.

Se preferir almoçar ou jantar fora do museu, recomendo-lhe que consulte este guia dos melhores restaurantes de Paris ou das melhores creperias da cidade.