Coisas para fazer em Paris em cinco dias

Paris é uma cidade lindamente diversificada que eu poderia vaguear durante toda a eternidade sem me cansar dela. No entanto, uma viagem de cinco dias a Paris é suficiente para visitar os pontos mais turísticos e também algumas jóias secretas.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 12 minutos

Coisas para fazer em Paris em cinco dias

Torre Eiffel | ©Jeevan Jose

Estou a ouvi-lo! Planear uma viagem a Paris pode ser complicado; cheia de atracções, cafés e pontos turísticos em cada esquina, definir prioridades torna-se uma missão impossível. No entanto, a chave para uma viagem bem sucedida a Paris reside na organização e na compreensão de que, embora cinco dias seja tempo suficiente para visitar muitos locais, não conseguirá ver todos os recantos.

Neste guia, elaborei um itinerário de cinco dias para o ajudar a planear a viagem perfeita a Paris. Descubra o que fazer e ver durante a sua estadia em Paris.

Dia 1: Catedrais, Museus, Jardins e Cruzeiros.

Notre Dame| ©Adrienn
Notre Dame| ©Adrienn

Visitar a ilha da cidade

No meio do rio que divide a capital parisiense em duas, encontram-se duas pequenas ilhas de terra. Uma delas, a île de la cité, alberga alguns dos monumentos mais emblemáticos de toda a cidade de Paris, e é por isso que recomendo começar aqui o primeiro dia da sua viagem. Os monumentos que poderá ver nas excursões que o levarão à Île de la Cité são:

Notre-Dame de ParisFamosa em todo o mundo, Notre-Dame de Paris é um ícone parisiense por direito próprio. Esta joia da arquitetura gótica do início do século XII é um dos monumentos mais apreciados pelos parisienses e viajantes de todo o mundo.

Sainte-Chapelle Construída entre 1238 e 1248, é outra obra-prima da arquitetura gótica francesa, famosa em todo o mundo pela sua coleção de vitrais do século XIII. É o maior do mundo.

La ConciergerieAntigo edifício gótico que serviu durante algum tempo como residência do rei antes de ser convertido numa prisão.

  • Horário de abertura: Das 9h00 às 17h00
  • Preço do bilhete: A entrada custa a partir de 11,50 euros.
  • Duração da visita: A visita ao interior da Sainte-Chapelle para apreciar os interiores demora cerca de 30 minutos.

Visita ao Museu do Louvre

O Museu do Louvre é atualmente um dos museus mais visitados não só em Paris, mas em todo o mundo. Isto deve-se à maravilhosa coleção de história e arte que enche as suas salas. Obras originais como: La Gioconda, La Venus de Milo e Artemis de Gabios podem ser encontradas nas suas salas.

Se estiveres a pensar em quanto tempo dedicar ao Museu do Louvre, o museu mais importante de Paris pode ocupar um dia inteiro, por isso recomendo que optes por uma visita guiada que te leve pelas obras mais emblemáticas. Este tipo de visitas inclui normalmente a entrada no Louvre, evitando assim as filas para entrar.

  • Horário de funcionamento: Das 9:00 às 18:00 horas.
  • Taxade entrada: A taxa de entrada é de cerca de 15 euros para adultos.
  • Duração da visita: Para ver as principais obras de arte, é necessário reservar pelo menos duas horas para a visita.

Reservar uma visita guiada ao Museu do Louvre

Jardin des Tuileries e tarde de compras

Jardim das Tulherias| ©Roland Turner
Jardim das Tulherias| ©Roland Turner

Deixando o Louvre para trás, encontraremos o Jardim das Tulherias, um dos mais belos e extensos jardins de Paris. Mandado construir em 1564 para usufruto da nobreza e da família real, o local não passava de um pântano muito pouco atrativo. Anos mais tarde, em 1667, os jardins tornaram-se jardins públicos para o usufruto de todos os cidadãos franceses.

Explore os cantos e recantos do Jardim sem rumo; leve um lanche para levar enquanto caminha. Quando terminar, saia do Jardim pela Place de la Concorde para passar algumas horas a fazer compras em Paris.

  • Horário de abertura: Das 7h30 às 19h30.
  • Taxa de entrada: Entrada livre
  • Duração da visita: Programar um passeio de 30 a 40 minutos pelos jardins.

Reservar uma visita privada a Paris

Cruzeiro noturno nos canais do Sena

Termine o seu primeiro dia em Paris com uma nota alta, fazendo um cruzeiro nas águas do Sena. Este passeio mágico levá-lo-á a passar pelos marcos parisienses mais populares que rodeiam o seu famoso rio, tais como a Torre Eiffel, Louvre, Notre Dame, Sainte-Chapelle, Musée d'Orsay e outros.

Durante a noite, os melhores monumentos de Paris enchem-se de luz num espetáculo de cor e brilho que não deixará de apreciar.

Reservar um cruzeiro noturno no Sena

Dia 2: Palácios, Torre Eiffel e Arco do Triunfo

Arco do Triunfo| ©Olivier Bruchez
Arco do Triunfo| ©Olivier Bruchez

Excursão de meio dia a Versalhes

Versalhes é uma cidade situada a uma hora de Paris, conhecida pelo seu palácio emblemático. Passe toda a manhã do seu segundo dia a explorar os interiores deste castelo de estilo barroco; passeie pelos seus jardins de Versalhes, perfeitos para a fotografia, e mergulhe os seus sentidos no estilo de vida elegante da antiga monarquia francesa. O Palácio de Versalhes foi durante muito tempo a residência oficial da família real.

As excursões a Versalhes partem diariamente de Paris. A maior parte delas inclui, para além do transporte de e para Paris, uma entrada rápida no Palácio e um guia que acompanha o grupo em todos os momentos.

  • Horário de abertura: Aberto ao público das 9h às 17h30m.
  • Preçoda entrada: Para adultos, o bilhete de entrada no Palácio de Versalhes custa cerca de 27 euros.
  • Duração da visita: A partir de Paris, a viagem demorará pelo menos 6 horas, incluindo o regresso à cidade e a visita ao Palácio.

Reserve a sua excursão ao Palácio de Versalhes

A Torre Eiffel e a Praça do Trocadero

Depois da visita ao Palácio de Versalhes e de um almoço parisiense, aproveite o resto da tarde para subir ao topo da Torre Eiffel e passear pela Praça do Trocadero.

Torre Eiffel Considerada um dos monumentos mais importantes da cidade, a visita à Torre Eiffel é obrigatória em qualquer visita a Paris. Tem a opção de subir ao primeiro andar para desfrutar do terraço ou fazer a caminhada completa até ao topo, que inclui uma escadaria com mais de 300 degraus. O pote de ouro no fim do arco-íris é uma vista perfeita da cidade luz.

Pode ficar à espera do pôr do sol sobre Paris e tirar fotografias espectaculares.

Para evitar as filas e garantir um acesso rápido à Torre Eiffel, recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência.

Praça do TrocaderoRegresse ao solo e desça para tirar belas fotografias daTorre, dafonte e dosJardins do Trocadero.

  • Horário de abertura: A Torre Eiffel está aberta das 9h30m às 23h45m.
  • Preço de entrada: A partir de 10,7 euros, o preço aumenta se quiser subir até ao topo e se quiser utilizar os elevadores.
  • Duração da visita: Permitir aproximadamente 1,5 horas para visitar o primeiro andar e 2,5 horas se quiser ir até ao topo.

Comprar bilhetes para a Torre Eiffel

Passeio noturno em Paris

Dê um passeio noturno ao longo das **principais avenidas de Paris,**vendo as montras das mais prestigiadas boutiques de alta costura, admirando alguns dos restaurantes ou estabelecimentos mais elegantes de Paris.

Da Place du Trocadéro ao Arco do Triunfo, irá encontrar-se num passeio de 30 minutos ao longo da bela Avenue Kléber.

Os Campos Elísios, considerados a mais bela avenida do mundo, começam no Arco do Triunfo em Paris e terminam na Praça da Concórdia. O percurso de 1,9 quilómetros demora normalmente cerca de 30 minutos sem paragens.

Reservar um passeio noturno de bicicleta em Paris

Dia 3: O Bairro Latino e o Museu d'Orsay

Panteão de Paris,| ©Moonik
Panteão de Paris,| ©Moonik

Meio dia de visita ao Quartier Latin

Comece a manhã do seu 3º dia a explorar o Bairro Latino no 5º arrondissement. Esta zona popular de Paris é famosa pela sua vida universitária. É uma zona repleta de restaurantes informais, cinemas, museus, galerias de arte e teatros.

Contratar uma visita guiada de meio dia para ver e explorar o Bairro Latino é muitas vezes uma boa ideia. Neste tipo de visita, um guia especializado conduz o grupo pelos principais pontos de interesse, que podem incluir um ou mais dos seguintes destinos:

  • Visitar o Panteão de Paris, onde se encontram os restos mortais de figuras históricas como Victor Hugo ou Voltaire.
  • Visita ao Jardim do Luxemburgo
  • Visita ao Jardin des Plantes
  • Visita à Sorbonne em Paris

Reserve a sua visita ao Quartier Latin

Visitar o Museu d'Orsay

Para uma tarde cultural, pode fazer uma visita ao Museu d'Orsay. Famoso por abrigar uma das mais ricas colecções de arte contemporânea e impressionista do mundo, o museu é normalmente muito popular entre os turistas. Se gosta ou se interessa pelo trabalho de artistas como Matisse ou Vang Gogh, uma paragem no Orsay é uma oportunidade para admirar o melhor do seu trabalho. Para evitar as filas de espera no Museu d'Orsay, é preferível comprar os bilhetes com antecedência.

A partir do seu ponto de partida no Quartier Latin, apanhe a Riviera do Sena na direção noroeste; demorará cerca de 30 minutos a caminhar ao longo do rio. Em alternativa, apanhe a linha 87 do metro, do terminal Notre-Dame -Quai de Montebello até à estação Henry de Montherlant.

  • Horário de funcionamento: das 9h30 às 23h45
  • Taxa de entrada: A partir de 10,7 euros, o preço aumenta se quiser subir ao topo e se quiser utilizar os elevadores.
  • Duração da visita: Cerca de 1,5 horas para visitar o primeiro andar e 2,5 horas se quiser subir ao topo.

Tomar um aperitivo à francesa

Termine o seu dia de cultura e arte com um aperitivo ao verdadeiro estilo francês; traduzido como aperitivo, é um ritual francês que frequentemente combina vinho com charcutaria caseira. Muitos bares de vinho parisienses oferecem este tipo de experiência gastronómica, para que se possa sentar e desfrutar de uma boa garrafa de vinho, queijo e outros petiscos.

Dia 4: Cemitérios históricos, catacumbas e mercados

Abadia de Saint-Germain-des-Prés| ©DXR
Abadia de Saint-Germain-des-Prés| ©DXR

Começar na Abadia de Saint-Germain-des-Prés

Pode começar o seu dia visitando o que, no seu apogeu, foi um famoso centro de estudiosos e uma das abadias mais ricas de toda a França. Encomendada no século VI, é mundialmente famosa por ter funcionado durante um longo período como local de descanso final do filósofo René Descartes após a sua estranha morte.

No entanto, durante a Revolução Industrial, parte do complexo que constituía a Abadia foi destruído por uma rebelião. O túmulo de Descartes foi mais tarde transferido para o Panteão de Paris, noQuartier Latin, onde repousa ao lado de outras grandes mentes da humanidade.

  • Horário de abertura: Das 8h às 19h45min.
  • Taxa de entrada: A abadia está aberta ao público gratuitamente.
  • Duração da visita: Cerca de 30 minutos para visitar a igreja e os seus arredores.

Reservar uma visita guiada ao bairro de Saint-Germain-des-Prés

Almoçar e misturar-se com os parisienses na Rue Cler

Paragem para um almoço parisiense saboroso na Rue Cler. Uma das ruas comerciais mais famosas de Paris, onde os parisienses se encontram e fazem as suas compras quotidianas. Encontrará todo o tipo de restaurantes, cafés, padarias e lojas de especialidades.

A partir da sua localização em Saint-Germain-des-Prés, embarque num passeio para conhecer melhor os 6º e 7º arrondissements de Paris. Apanhe a Rue de Varenne para noroeste até ao famoso Hotel des Invalides, onde pode visitar o Musée d'Armes e o túmulo de Napoleão.

  • Horário de funcionamento: das 9:00 às 19:00 horas, de terça-feira a domingo, com uma pausa às segundas-feiras.
  • Taxa de entrada: É um mercado de rua gratuito e aberto ao público.
  • Duração da visita: Depende do que se pretende fazer e se se pára para almoçar ou tomar um café. Estima-se 30 minutos para ver as bancas e passear pelo mercado.

Visita ao cemitério de Montparnasse

Cemitério de Montparnasse| ©Jérôme Blum
Cemitério de Montparnasse| ©Jérôme Blum

Da estação Bosquet - Grenelle, apanhar o autocarro da linha 92 para o Cimetière Montparnasse, a estação mais próxima é Losserand - Maine. Considerado um dos cemitérios mais luxuosos e atractivos de Paris, pode passar algum tempo a visitar os belos túmulos adornados com esculturas fantásticas.

Montparnasse alberga os restos mortais de figuras importantes da história, música, literatura e arte, como Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Marguerite Duras, Samuel Beckett e Maria Montez.

  • Horário de abertura: Das 8h00 às 17h30 ou 18h00, consoante a época.
  • Taxa de entrada: Entrada gratuita.
  • Duração da visita: Se tiver consigo um mapa de Montparnasse que indique a localização dos túmulos, pode fazer a visita completa em 1,5 horas.

Descer até às fundações numa visita às Catacumbas

Mesmo à saída de Montparnasse, encontra-se a entrada para uma das visitas mais espantosas de Paris: as Catacumbas de Paris. De acordo com os registos, os túneis cavernosos no solo parisiense contêm os ossos de mais de 6 milhões de pessoas; parte destes túneis foi convertida e aberta ao público para uma visita guiada que olha para o lado sanguinário da história da cidade.

  • Horário de abertura: As visitas começam às 10h00 e as Catacumbas encerram às 20h30m.
  • Taxa deentrada: A taxa de entrada nas Catacumbas começa em 29 euros para um bilhete de adulto.
  • Duração da visita: O percurso de dois quilómetros demora cerca de uma hora.

Reserve a sua visita às Catacumbas de Paris

Dia 5: Le Marais, Picasso e Dali.

Entrada no museu de Dali| ©Florian75018
Entrada no museu de Dali| ©Florian75018

Visita de meio dia ao Marais

Situado nos 3º e 4º arrondissements, Le Marais é uma das zonas mais bonitas de Paris; é conhecido localmente por albergar algumas das mansões mais elegantes de toda a França, mas também pelos seus hotéis luxuosos, galerias de arte e pequenos cafés pitorescos. Comece o seu último dia em Paris com um café neste bairro de sonho.

Pode depois passear por alguns dos prestigiados museus da zona. Os meus favoritos incluem:Museu George Pompidou Exposições de arte contemporânea, vale a pena ir para ver pelo menos o exterior do edifício e a sua arquitetura peculiar.Museu Picasso - Paris Instalado numa bela mansão privada, tem uma coleção de 5.000 obras de arte de Picasso e muitos elementos da vida do artista.Museu Carnavalet Instalado noutra mansão privada, este museu exibe a história de Paris a partir da abordagem dos séculos XVI e XVII.

Reservar uma visita ao Le Marais

Visitar o Museu Dali

Depois de passar a manhã a explorar Le Marais, recomendo que faça uma viagem ao 18º arrondissement para explorar Montmartre. Pode fazer a viagem de metro, mas eu pessoalmente recomendo apanhar um táxi para desfrutar do luxo das ruas do norte de Paris.

Também conhecido como Espace Dalí, este é um espaço muito peculiar que recomendo aos amantes do surrealismo ou àqueles que têm curiosidade sobre Dalí e a sua obra. Nas suas instalações pode encontrar mais de 300 obras de Dalí, incluindo pinturas famosas como "A Persistência da Memória" e esculturas como "O Elefante do Espaço".

  • Horário de funcionamento: Das 10 às 18 horas.
  • Taxa deentrada: O bilhete de entrada custa a partir de 13 euros para adultos.
  • Duração da visita: É um museu pequeno, pode fazer a visita completa em cerca de uma hora ou menos.

Visita à Praça de Montmartre

Nas imediações do Museu Dali, em Paris, encontra-se a Place du Tertre, o ponto de encontro mais importante de Montmartre, onde os habitantes locais se reúnem para jantar, fazer compras e passear.

Após a Revolução Francesa, Montmartre foi o subúrbio onde os aspirantes a artistas em Paris decidiram instalar-se; o baixo custo de vida e as rendas acessíveis tornaram possível a muitos aspirantes a artistas manter as suas vidas à tona enquanto as suas carreiras descolavam. Várias figuras históricas importantes, incluindo Monet e Picasso, chamaram a esta localidade vibrante a sua casa durante algumas fases das suas carreiras.

Não se surpreenda se encontrar todo o tipo de talentos emergentes na Place du Tertre.

  • Horário de abertura: Das 10:00 às 20:00 horas.
  • Taxa de entrada: Gratuita, a praça está aberta ao público.
  • Duração da visita: Pode passar o tempo que quiser, encontrará muitas actividades para fazer e cafés para comer.

Reservar uma visita guiada a Montmartre

Ver o pôr do sol na Sacre Coeur

Pôr do sol na Sacre Coeur| ©Gwenael Blanck
Pôr do sol na Sacre Coeur| ©Gwenael Blanck

A apenas 3 minutos a pé da Place du Tertre, subindo a Rue de Azais, encontra-se a Sacre Coeur. Empoleirada imponentemente na colina de Montmartre, a Sacre Coeur é outro ícone parisiense a não perder.

De estilo romano-bizantino, foi inspirada em modelos como a Basílica de Santa Sofia em Constantinopla. Tem uma imponente cúpula situada a 83 metros de altura do solo e os visitantes têm de subir 300 degraus para aceder a ela.

Recomendo que chegue ao Sacre-Coeur com tempo suficiente para subir e ver o pôr do sol sobre Paris. Com uma vista de cortar a respiração, é uma das experiências mais bonitas que terá em Montmartre e a forma perfeita de terminar a sua aventura de cinco dias na Cidade Luz.

  • Horário de abertura: A basílica está disponível para visitas a partir das 6h. O acesso à cúpula é das 9h às 20h30, com variações em certos meses.
  • Taxa de entrada: Entrada gratuita.
  • Duração da visita: 45 minutos para visitar a cúpula e a cripta do Sacré Coeur.