12 coisas para fazer em Lisboa

Aqui fica uma lista dos meus "must-sees" em Lisboa que o vão deixar a querer mais e a querer sempre voltar à capital.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

12 coisas para fazer em Lisboa

©Claudio Schwarz

Há algo de especial e autêntico na capital de Portugal que não pode ser descrito por palavras. Lisboa são os telhados de Alfama, os cafés do Chiado, a atmosfera do Bairro Alto, as fachadas do centro histórico, os jardins de Belém e as margens do rio Tejo.

1. Faça uma visita guiada à cidade

Passear pelas ruas pitorescas de Lisboa| © Nima Izadi
Passear pelas ruas pitorescas de Lisboa| © Nima Izadi

Não me canso de dizer que a melhor maneira de conhecer uma cidade é passear pelas suas ruas e perder-se nos seus recantos. Por isso, a minha primeira recomendação se está a pensar ir a Lisboa é fazer uma visita guiada à cidade.

Lisboa tem muitos bairros e cada um deles tem um carácter e uma personalidade especial. Por isso, se tiveres tempo, recomendo que reserves uma visita guiada a Lisboa pelos diferentes bairros da capital portuguesa.

Se, por outro lado, tiver pouco tempo ou quiser experimentar a experiência de uma forma geral, também encontrará visitas guiadas a pé aos locais mais importantes de Lisboa.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

2. Subir e descer as colinas de elétrico

Elétrico numa colina em Lisboa| ©Lucy-Claire
Elétrico numa colina em Lisboa| ©Lucy-Claire

Os eléctricos amarelos de madeira que atravessam Lisboa são uma atração turística por si só, mas são também uma excelente forma de se deslocar pela cidade, levando-o rápida e confortavelmente aos pontos turísticos mais recônditos do centro histórico de Lisboa.

Para andar de elétrico há duas opções: ou se compra um bilhete simples para uma única viagem, como se fosse um autocarro normal, ou se reserva antecipadamente um percurso de elétrico em Lisboa.

Também é possível combinar os bilhetes de elétrico com os bilhetes de autocarro turístico, para que se possa deslocar confortavelmente por todos os cantos da cidade. Aqui está o meu guia prático de Os melhores autocarro Hop-on Hop-off em Lisboa para que possa organizar mais facilmente a sua viagem.

Reservar um lugar nos autocarros turísticos de Lisboa

3. Assistir a um espetáculo de Fado

A arte do Fado| ©Ricardo Santos
A arte do Fado| ©Ricardo Santos

Conhecer uma cidade é também conhecer a sua cultura e tradições e, no caso de Lisboa, isso significa descobrir o Fado. O Fado é uma canção melancólica baseada em sentimentos que teve origem nos bairros pobres de Lisboa e que ainda hoje está bem viva na capital portuguesa.

Espalhados pela capital, existem diferentes locais onde pode desfrutar de um espetáculo de Fado com ou sem jantar incluído e também diferentes pacotes que combinam um espetáculo de Fado e uma visita turística a Lisboa.

Recomendo que consulte este artigo sobre as melhores opções de jantar de fado em Lisboa para se decidir e reservar um bilhete para um espetáculo de fado que se adeqúe às suas preferências.

Reservar um bilhete para um espetáculo de fado

4. Visitar Sintra numa visita organizada

Quinta da Regaleira, Sintra| ©Raja Sen
Quinta da Regaleira, Sintra| ©Raja Sen

Se depois de passear por Lisboa acha que nada pode igualar a beleza da capital portuguesa, espere até ver tudo o que há para ver em Sintra.

Este Património Mundial está repleto de belos palácios, como o Palácio da Pena e o Palácio Nacional de Sintra, com as suas fachadas coloridas.

Chegar a Sintra a partir de Lisboa é fácil e demora apenas uma hora de carro, mas se puder, recomendo que reserve uma excursão a Sintra. Ao fazer uma excursão organizada a Sintra a partir de Lisboa, pode esquecer os pormenores da viagem e conhecer a zona com um guia especializado.

Reservar uma excursão a Sintra

5. Visita guiada ao Palácio da Pena

Palácio da Pena, Sintra| ©Mark Lawson
Palácio da Pena, Sintra| ©Mark Lawson

Um dos principais sítios a ver durante uma visita a Lisboa não está em Lisboa. É o Palácio da Pena e está localizado em Sintra. Se a excursão a Sintra é um "must", entrar no Palácio da Pena é outro.

Pode comprar bilhetes para o Palácio da Pena ou fazer uma visita guiada ao Palácio da Pena, mas o mais importante é que reserve pelo menos uma manhã para o ver todo, pois o Palácio da Pena tem também enormes jardins que valem a pena visitar.

Se for a Lisboa com crianças, este plano vai seduzi-las especialmente porque nos jardins do Palácio vão sentir-se como num divertido conto de fadas.

Reservar bilhetes para o Palácio da Pena

6. Provar a gastronomia portuguesa

Apreciar os deliciosos pastéis de Belém| ©André Luís
Apreciar os deliciosos pastéis de Belém| ©André Luís

Vai deixar Portugal sem provar os seus pratos mais típicos num passeio gastronómico por Lisboa? Para qualquer viajante que se preze, experimentar sabores e texturas diferentes faz parte da viagem e, em Lisboa, a escolha é imensa.

Sendo uma cidade grande, terá muitos restaurantes por onde escolher (recomendo que reserve com antecedência se estiver interessado num em particular). Outra opção é reservar um tour gastronómico por Lisboa para que um guia lhe mostre os melhores sabores da capital.

Há especialidades típicas de Lisboa que não pode perder, como o bacalhau, o vinho verde, a francesinha e os famosos pastéis de Belém. Por outro lado, tem também a possibilidade de fazer uma prova de vinhos em Lisboa ou nos seus arredores, o que também é muito típico da capital portuguesa.

Reservar um passeio gastronómico em Lisboa

7. Visitar o Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos| ©balavenise
Mosteiro dos Jerónimos| ©balavenise

Quando visitar o bairro de Belém, ficará impressionado com a estrutura do Mosteiro dos Jerónimos; não hesite em reservar bilhetes e, se puder, reserve uma visita guiada.

Concluído no século XVI em estilo manuelino, o Mosteiro dos Jerónimos é considerado Património Mundial.

Reservar bilhetes para o Mosteiro dos Jerónimos

8. Festa no Bairro Alto

Desfrute da vida nocturna de Lisboa no Bairro Alto| ©Senhor Estilo
Desfrute da vida nocturna de Lisboa no Bairro Alto| ©Senhor Estilo

Nem tudo é turismo e quem já esteve em Lisboa no verão sabe-o bem. Se estiver hospedado perto do Bairro Alto, uma multidão de pessoas nas ruas vai surpreendê-lo quando sair para jantar.

Música, festa, bebida, alegria e um sorriso em cada esquina das ruas estreitas e íngremes que atravessam este bairro são as principais características da festa lisboeta.

No meio de um ambiente boémio, o Bairro Alto é a estrela da noite lisboeta e alberga uma infinidade de pubs e bares, muitos deles também com música de fado. E se quiser algo um pouco diferente, pode reservar uma festa num barco em Lisboa.

Marcar uma festa num barco em Lisboa

9. Ver os telhados de Lisboa a partir dos miradouros

Vistas de Lisboa a partir do miradouro das Portas do Sol| ©Shadowgate
Vistas de Lisboa a partir do miradouro das Portas do Sol| ©Shadowgate

Teria sido um pecado não listar os maravilhosos miradouros que Lisboa tem para oferecer. A capital portuguesa é conhecida como A Cidade das 7 Colinas e esta alcunha garante que os viajantes podem desfrutar de vistas extraordinárias a partir de diferentes pontos da cidade.

Aqui estão alguns dos miradouros que não deve perder:

  • Miradouro das Portas do Sol: o meu favorito devido ao encanto dos telhados cor de laranja do bairro de Alfama. Pode visitá-lo quando reservar uma visita guiada a Alfama em Lisboa.
  • Miradourode San Pedro de Alcántara: localizado no Bairro Alto e com vista para o Castelo de São Jorge.
  • Castelo de S. Jorge: a partir da torre de Ulisses poderá ver uma vista panorâmica de 360 graus da cidade.
  • Mirador de Gracia: situado junto à igreja com o mesmo nome. Ideal para ver o pôr do sol.

Reservar uma visita guiada a Alfama em Lisboa

10. Desfrute do melhor pôr do sol num cruzeiro ao longo do rio Tejo

Vistas do porto de Lisboa
Vistas do porto de Lisboa

Sim, está a ler bem. Todas as noites, vários veleiros partem da doca prontos para navegar nas águas do Tejo durante o pôr do sol, permitindo-lhe desfrutar de um pôr do sol espetacular e de um copo de vinho enquanto isso.

A verdade é que para mim foi um dos melhores planos que pude fazer durante a viagem e o melhor de tudo é que o orçamento de que necessita não é excessivo, pois pode reservar um cruzeiro no Tejo a partir de cerca de 36 €.

Conto-vos todos os detalhes no meu artigo sobre os melhores cruzeiros no Tejo.

Reservar um cruzeiro no Tejo

11. Fazer uma viagem a Fátima ou ao Porto

Vistas do Porto
Vistas do Porto

Se vai ficar em Lisboa durante 4 dias ou mesmo se vai prolongar a sua estadia em Lisboa por 5 dias, provavelmente vai querer ver outras partes de Portugal. Eu recomendo duas: Fátima e Porto.

Ir de Lisboa a Fátima e de Lisboa ao Porto é bastante fácil e pode reservar uma excursão a Fátima a partir de Lisboa ou do Porto.

Quanto ao que verá em cada lugar, deve saber que Fátima é um destino principalmente religioso que deve a sua fama à aparição da Virgem Maria a três pastorinhos. Quanto ao Porto, é a outra grande cidade de Lisboa e até muitas pessoas têm dúvidas sobre se é melhor o Porto ou Lisboa. A minha recomendação, claro, é visitar ambas.

Reservar uma viagem a Fátima a partir de Lisboa

12. Visitar o Convento do Carmo

Teto do Convento do Carmo| ©grassrootsgroundswell
Teto do Convento do Carmo| ©grassrootsgroundswell

Depois de alguns dias a passear pela cidade, já terá reparado que muitos dos seus edifícios foram afectados pelos vários terramotos que assolaram Lisboa ao longo da sua história. É o caso do Convento da Carmo, que pertenceu à ordem dos Carmelitas e não tem teto.

No entanto, esta particularidade torna-o num dos locais preferidos dos viajantes. Está fechado aos domingos, mas no resto da semana pode visitá-lo das 10h às 18h e garanto-lhe que vale a pena, tanto pela sua estrutura como pelas suas vistas.

Escolha a melhor data para visitar Lisboa

Avião no aeroporto de Lisboa
Avião no aeroporto de Lisboa

As temperaturas na capital portuguesa permitem uma visita em qualquer altura do ano; de facto, muitas pessoas visitam Lisboa no inverno e especialmente Lisboa no Natal.

Embora seja necessário agasalhar-se, o frio é perfeitamente suportável (mais do que o calor do verão) e é por isso que janeiro, fevereiro, março, outubro, novembro e dezembro estão entre os meses mais populares para visitar Lisboa.

Finalmente, deve estar a perguntar-se quantos dias precisa para visitar Lisboa. Na minha opinião, o ideal é passar dois dias em Lisboa ou três dias em Lisboa, mas se for a Lisboa por apenas um dia, também poderá desfrutar dos pontos mais importantes de uma cidade que é bastante manejável.

Dicas para visitar Lisboa

Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran
Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran

No caso de estar em Lisboa apenas por um dia, certifique-se de que reserva o seu transfer do aeroporto para o centro de Lisboa com antecedência, para poupar tempo e juntá-lo às horas de visita a esta bela cidade.

Outra dica que poderá apreciar se for daqueles que preferem aproveitar ao máximo as suas viagens é obter um passe turístico que lhe permitirá poupar dinheiro.

Para este destino, pode reservar o Lisbon Card, um passe disponível por 24, 48 ou 72 horas com o qual tem acesso a inúmeros museus e monumentos da capital portuguesa, bem como a transportes ilimitados.

Reservar o Lisboa Card