Lisboa em 1 Dia: um guia para aproveitar sua visita ao máximo

Se só tem 24 horas para visitar Lisboa, pode usar este guia para conhecer o essencial desta bela cidade.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

Lisboa em 1 Dia: um guia para aproveitar sua visita ao máximo

Comboio de Lisboa. | ©Julian Dick

Lisboa é uma cidade com muito para ver e fazer. Mas nem sempre se tem a sorte de ter vários dias para a visitar e, em muitos casos, só se tem 24 horas para conhecer a cidade portuguesa. Mas não se preocupe. Se se organizar bem , pode visitar os monumentos mais importantes num só dia.

Com este itinerário, concebido para aproveitar ao máximo a sua visita, ficará a conhecer o centro histórico da cidade e o bairro de Belém em apenas algumas horas. Nestas duas zonas, encontra-se a maior parte dos locais de visita obrigatória em Lisboa e ainda tem a oportunidade de conhecer algumas das tradições da cidade.

Comece o dia com as melhores vistas: o miradouro das Portas do Sol em Alfama

Miradouro das Portas do Sol| ©Vitor Oliveira
Miradouro das Portas do Sol| ©Vitor Oliveira

Lisboa é conhecida como a cidade das 7 colinas. A própria cidade cresce à volta delas. Graças a esta orografia temos a possibilidade de contemplar várias vistas panorâmicas de toda a cidade. A melhor vista, na minha opinião, é a oferecida pelo miradouro das Portas do Sol. Pode saber todos os pormenores com uma visita guiada ao bairro de Alfama

. Este miradouro oferece belas vistas da parte antiga da cidade com o rio Tejo ao fundo e é o melhor sítio para começar o dia. Perto deste ponto existem várias esplanadas onde se pode tomar um bom pequeno-almoço enquanto se aprecia a vista e se recarregam as baterias para começar o dia. Muito perto deste ponto temos também o miradouro de Santa Lúcia.

Outra forma de conhecer o essencial de Lisboa é através de uma visita guiada, algumas delas oferecem-lhe as melhores coisas para ver e fazer no centro da cidade. Basta ter atenção aos horários e verificar previamente o itinerário de cada visita para não perder nada.

Reserve uma visita guiada aos bairros de Alfama e São Jorge

Passeio pelo histórico bairro de Alfama

Bairro de Alfama| ©Vitor Oliveira
Bairro de Alfama| ©Vitor Oliveira

Tanto o miradouro das Portas do Sol como o de Santa Luzia situam-se em Alfama. Mais concretamente, Alfama cresce a leste de Lisboa, na encosta da colina abaixo do Castelo de São Jorge, e um passeio pelas suas ruas é obrigatório na cidade portuguesa.

Podemos aproveitar o passeio até ao nosso próximo destino para admirar a sua arquitetura e ver no exterior alguns dos seus monumentos, como o Castelo de São Jorge ou o Panteão Nacional. Infelizmente, como só temos 24 horas, não vamos poder parar para visitar o interior destes dois sítios e de muitos outros. Mas as vistas exteriores e o passeio são suficientemente atractivos para desfrutar desta zona.

Reservar uma visita guiada ao bairro de Alfama

Sé Catedral de Lisboa

Sé Catedral de Lisboa| ©Ian Gampon
Sé Catedral de Lisboa| ©Ian Gampon

De todos os monumentos do bairro de Alfama, há um que se destaca dos restantes e que merece uma visita mais demorada. Trata-se da Catedral de Lisboa, conhecida como Sé Catedral.

É um dos edifícios mais antigos da cidade, pois é um dos poucos sobreviventes dos inúmeros terramotos e incêndios que assolaram a cidade ao longo da sua história. O edifício de estilo românico alberga os restos mortais do padroeiro de Lisboa, São Vicente, bem como um belo claustro e um valioso tesouro. Pode ser visitado gratuitamente e por mais 2,5 euros podemos acrescentar o claustro e o tesouro à visita.

Uma forma divertida de conhecer a catedral é com um passeio de tuk tuk expresso por Lisboa. Uma das suas paragens é aqui, onde o guia lhe contará em espanhol a parte mais importante da sua história.

Reservar um passeio expresso de tuk tuk

Visitar o bairro de Belém

Casas no bairro de Belém| ©Eneritz Uriarte
Casas no bairro de Belém| ©Eneritz Uriarte

Há muito para ver e fazer neste bairro de Lisboa. Por isso, para não perder nada, recomendo que marque uma visita guiada ao bairro de Belém. Garanto-lhe que não vai ficar desiludido. Continue a ler e eu conto-lhe os pontos altos para que possa conhecer o mais importante na sua viagem de um dia. E lembre-se, para não

Para chegar ao bairro de Belém a partir da Praça do Comércio, basta apanhar o elétrico da linha 15. A viagem demora apenas 20 minutos e chegamos a um dos bairros mais importantes de Lisboa. Tecnicamente, Belém não é um bairro de Lisboa, mas uma vila que foi anexada à cidade. Está, portanto, longe do centro, a cerca de 7 quilómetros de distância, mas é o lar de muitos dos pontos turísticos mais importantes da cidade.

O Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, dois dos símbolos mais representativos de Lisboa, estão localizados nesta zona. Esta zona foi uma das menos afectadas pelo terramoto de 1755 que afectou gravemente muitas zonas da cidade e, por isso, conserva melhor os seus monumentos. As suas origens remontam ao século XVI, coincidindo com a época dos conquistadores, o que influencia muito o carácter dos seus edifícios.

Reservar uma visita guiada ao bairro de Belém

Praça do Comércio

Praça do Comércio| ©Francisco Anzola
Praça do Comércio| ©Francisco Anzola

A Rua Augusta conduz-nos a um dos locais mais representativos e emblemáticos de Lisboa. O acesso à histórica Praça do Comércio faz-se através do Arco da Rua Augusta e chegamos a um prolongamento coroado no seu centro pela estátua equestre de D. José I e que nos conduz diretamente às margens do rio Tejo.

Aqui podemos subir ao miradouro do arco, parar para contemplar a sua arquitetura, fotografar a estátua equestre de D. José I e aproximarmo-nos do cais do Cais das Colunas, nas margens do Tejo.

Esta praça é também um ponto de passagem dos transportes marítimos e do elétrico que circula com muita frequência e que utilizaremos para chegar a outra zona que visitaremos à tarde.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

Paragem para almoço

Bolos de Belenenses| ©André Luís
Bolos de Belenenses| ©André Luís

Se a manhã tiver corrido bem, chegaremos à Praça do Comércio ao meio-dia e é altura de parar para almoçar. Nesta altura, temos duas opções. Ou procuramos um restaurante nas imediações da praça ou apanhamos um elétrico para o bairro de Belém e comemos lá. Também é muito interessante fazer um passeio gastronómico por Lisboa, para conhecer os produtos locais e aproveitar ao máximo o seu almoço.

Omeu conselho é comer primeiro num restaurante perto da praça para recarregar as baterias e depois apanhar o elétrico para o bairro de Belém a tempo da sobremesa. A viagem da Praça do Comércio até Belém demora 20 minutos e, uma vez lá, podemos procurar uma pastelaria para provar os doces típicos de Belém com uma chávena de café.

Lisboa é uma cidade com uma forte tradição gastronómica. Há muitos passeios gastronómicos em Lisboa e provas de vinho que podem ser feitas em toda a capital portuguesa.

Reservar um passeio gastronómico em Lisboa

Elevador de Santa Justa e Rua Augusta

Elevador de Santa Justa e Rua Augusta| ©Rob Oo
Elevador de Santa Justa e Rua Augusta| ©Rob Oo

Depois de visitarmos a catedral, dirigimo-nos ao centro histórico de Lisboa. Há muito para ver aqui, mas vamos dar prioridade a um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, o elevador de Santa Justa. Localizado na rua com o mesmo nome, a cerca de 20 minutos da catedral, este elevador particular liga os bairros da Baixa Pombalina e do Chiado. Tem 45 metros de altura, o que lhe permite também ter uma boa vista do centro da cidade.

Se for pontual, perto deste ponto encontram-se as ruínas do convento do Carmo e a praça de D. Pedro IV Ambos merecem uma visita, mas só se o relógio permitir.

Depois de visitar o elevador de Santa Justa, é altura de visitar a rua mais famosa de Lisboa. A Rua Augusta é a principal artéria do bairro da Baixa, no coração de Lisboa. É uma longa rua pedonal que alberga uma miríade de lojas e restaurantes e liga a Praça Pedro IV ao nosso próximo destino.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

Património Mundial: O Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos| ©Minh TRAN
O Mosteiro dos Jerónimos| ©Minh TRAN

Lisboa é uma cidade com muito para ver e muito para fazer, e o Mosteiro dos Jerónimos, no bairro de Belém, é uma visitaobrigatória. Para aproveitar ao máximo o seu dia, recomendo que reserve os seus bilhetes para o Mosteiro dos Jerónimos com antecedência.

Este edifício nasceu da época dourada dos grandes exploradores que trouxeram grandes riquezas para a capital portuguesa e construíram o mosteiro como um sinal de grandeza. O investimento neste edifício foi tal que foram necessários mais de 100 anos para o construir. A sua fachada, o interior da igreja e o claustro são os destaques deste conjunto, que foi inscrito na Lista do Património Mundial em 1983.

Este é não só o monumento mais visitado de Lisboa, mas também de todo o país, pelo que recomendo que adquira os seus bilhetes com antecedência. Está aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, e a entrada custa 10 euros. É uma visita obrigatória se estiver a viajar para Lisboa.

Reservar bilhetes para o Mosteiro dos Jerónimos

O monumento do Padrão dos Descobrimentos

O Monumento do Padrão dos Descobrimentos| ©Matt Kieffer
O Monumento do Padrão dos Descobrimentos| ©Matt Kieffer

Saindo do Mosteiro dos Jerónimos e muito perto da costa do Tejo, encontra-se o Padrão dos Descobrimentos ou Monumento aos Descobrimentos. Se quiser conhecê-lo em profundidade, não hesite em reservar uma visita ao bairro de Belém

Esta espetacular construção de 52 metros de altura foi erguida em 1960 para comemorar os 500 anos da morte do Infante D. Henrique e como homenagem a todos os aventureiros e descobridores que marcaram parte da história de Portugal. O próprio terreno onde se encontra o edifício também faz parte do conjunto, pois nele está representado um mapa-mundo com as viagens e expedições dos mais famosos exploradores que partiram de Portugal.

Situado nas margens do Tejo, este monumento merece alguns minutos de contemplação antes de nos aproximarmos da última paragem do nosso itinerário.

Reservar uma visita a Belém

Terminamos o dia na Torre de Belém

Torre de Belém| ©Jan Krutisch
Torre de Belém| ©Jan Krutisch

Para terminar o nosso dia em Lisboa, vamos visitar outro dos principais símbolos da cidade, a Torre de Belém. Apesar da sua aparente simplicidade, este pequeno forte foi também declarado Património da Humanidade. É contemporâneo do Mosteiro dos Jerónimos e foi mandado construir pelo rei D. Manuel I para servir de forte e farol.

Embora à primeira vista não pareça muito imponente devido ao seu tamanho, o seu encanto reside na sua forma e nos pequenos pormenores. É quando olhamos para a sua decoração que apreciamos o encanto da torre. É possível visitá-la, embora não seja indispensável. Se tiver tempo livre e não houver muita fila, pode entrar para apreciar a vista do Tejo e do bairro de Belém.

Este é o sítio ideal para terminar a nossa viagem de um dia a Lisboa. E lembre-se, não se esqueça de reservar os seus bilhetes para a Torre de Belém com antecedência para aproveitar ao máximo o dia e a visita.

Reservar bilhetes para a Torre de Belém

Dicas para visitar Lisboa num dia

Vista aérea do Castelo dos Mouros em Sintra| ©Hellotickets
Vista aérea do Castelo dos Mouros em Sintra| ©Hellotickets

Para aproveitar ao máximo a sua visita de 24 horas a Lisboa, aqui ficam algumas dicas que lhe podem ser úteis:

  • Grande parte do itinerário é feito a pé em ruas íngremes de calçada, pelo que a escolha de um bom calçado é de importância vital.
  • Não deixe que os lençóis se colem a si. Neste cenário, o melhor é começar o dia ao nascer do sol. Desta forma, as vistas dos miradouros do bairro de Alfama são mais bonitas e terá menos dificuldade em encontrar um bom lugar numa esplanada para o pequeno-almoço.
  • Lisboa é uma cidade com uma longa tradição gastronómica. Para almoçar perto da Praça do Comércio, há restaurantes com boa relação qualidade/preço nas ruas entre o elevador de Santa Justa e a própria Praça do Comércio. O Da Prata 52 ou o Paludarium são dois bons sítios.
  • Deixe espaço para a sobremesa e quando visitar o bairro de Belém não pode perder os tradicionais pastéis de Belém. São pastéis de nata que se podem saborear em qualquer café, mas os melhores encontram-se nas imediações do Mosteiro dos Jerónimos,
  • O Mosteiro dos Jerónimos é um dos monumentos mais visitados de Portugal, pelo que recomendo vivamente que reserve os seus bilhetes com antecedência.
  • A melhor maneira de chegar da Praça do Comércio a Belém é pelo elétrico 15, mas também pode apanhar um barco ao longo da costa ao longo do Tejo, que também é uma boa opção se quiser ir mais relaxado.

Reservar um passeio por Lisboa