10 coisas para ver e fazer em Lisboa em janeiro

Se escolheu Lisboa como o seu primeiro destino do ano, preparei para si uma lista dos melhores planos para conhecer a cidade e viver um início de ano único.
10 coisas para ver e fazer em Lisboa em janeiro

Mais sobre: 10 coisas para ver e fazer em Lisboa em janeiro

Está a planear a primeira viagem do ano e a cidade escolhida foi Lisboa? Boa escolha. A capital portuguesa tem temperaturas amenas durante todo o ano e, embora em janeiro faça um pouco mais de frio e chova, é um mês em que se pode aproveitar o final do Natal e a chegada dos Reis Magos.

Sem dúvida, uma das grandes vantagens de ir a Lisboa em janeiro é que há muito menos gente, pelo que poderá desfrutar dos museus e da viagem em geral com mais tranquilidade. Talvez sinta algum frio, mas não precisa de se preocupar; encontrei muitas alternativas para conhecer Lisboa a partir do calor da tradição.

1. Comemore o Ano Novo em Lisboa

Véspera de Ano Novo em Lisboa| ©Daniel Virella
Véspera de Ano Novo em Lisboa| ©Daniel Virella

Como em qualquer outro lugar, no dia 1 de janeiro é hora de celebrar o Ano Novo em Lisboa. Como? Em uma das festas organizadas durante a madrugada do dia 1, depois de brindar com champanhe na Praça do Comércio e ver os fogos de artifício sobre o rio Tejo. O meu conselho é que prepare as suas melhores roupas e vá aos diferentes concertos que acontecem pela cidade, onde também encontrará barracas para tomar uns shots ou uns drinks.

Normalmente pensamos que as festas de Ano Novo são caras, mas em Lisboa você ficará surpreso ao ver que muitos dos concertos e festas são gratuitos. É claro que talvez sinta um pouco de frio, já que são ao ar livre. Apesar disso, não pode perder esta oportunidade de desfrutar da noite lisboeta e dar as boas-vindas ao ano novo nas suas ruas cheias de música, dança e diversão.

Quando amanhecer e tiver descansado um pouco, lembre-se de que é um dia festivo e familiar, pelo que os lisboetas estarão nas suas casas a celebrar com os seus entes queridos. Como muitos locais estarão fechados, recomendo que reserve um local para comer com antecedência ou aproveite a tranquilidade da cidade para passear.

Reserve um tour por Lisboa

2. Ouça as Janeiras da Noite de Reis

Palácio de Belém| ©Artem Beliaikin
Palácio de Belém| ©Artem Beliaikin

Sabias que em Portugal também chegam os Reis Magos na noite de 5 de janeiro? Embora esta celebração seja cada vez mais caseira e não haja desfiles ou grandes eventos, é muito comum que grupos se reúnam para cantar janeiras, os tradicionais cânticos natalícios. Se estiveres em Lisboa nessa noite, aproxima-te de um desses concertos para ouvir as belas melodias acompanhadas por cavaquinhos, um instrumento semelhante ao ukulele.

Antigamente, a tradição era mais arraigada; eram grupos formados por profissionais da mesma profissão ou bairro que se dedicavam a ir de casa em casa cantando essas canções e pedindo um aguinaldo durante os primeiros dias de janeiro.

Atualmente, há cada vez menos grupos e eles já não vão de casa em casa, mas em Lisboa é muito comum organizar um concerto no Palácio de Belém, pois não se quer perder completamente a tradição de cantar as janeiras, cujas letras fazem referência específica ao Dia de Reis.

Reserve um tour por Lisboa

3. Experimente o bolo rei do Dia de Reis

Bolo Rei| ©Mark Atkinson
Bolo Rei| ©Mark Atkinson

Quando os lisboetas acordam no dia 6 de janeiro, a primeira coisa que fazem é abrir os presentes que os Reis lhes deixaram, mas depois chega a hora de saborear um pedaço do delicioso bolo rei, que se assemelha ao tradicional roscón de reyes espanhol. A diferença é que o bolo português é mais duro e não tão esponjoso. Se quiser prová-lo, pode comprá-lo em qualquer uma das muitas pastelarias da cidade.

Embora a receita do bolo rei pareça ser originária de França, 1869 é o ano em que este doce aparece pela primeira vez em Lisboa. É feito com passas e frutos secos, mas também com vinho do Porto, pelo que notará uma ligeira (e deliciosa) diferença em relação ao nosso bolo de Reis.

A minha recomendação é que reserve o seu bolo rei com antecedência, pois no dia 6 de janeiro as pastelarias só abrem para entregar encomendas e, além disso, costuma haver muita procura por estes bolos, e não vai querer ficar sem um!

Reserve um tour gastronómico por Lisboa

4. Aproveite os últimos dias dos mercados de Natal

Mercado de Natal de Lisboa| ©F Delventhal
Mercado de Natal de Lisboa| ©F Delventhal

Em janeiro, ainda há alguns vestígios das festas de Natal em Lisboa, como as luzes e os mercados natalinos. Você pode aproveitar para passear por eles ou fazer algumas compras e levar um belo presente da viagem para a família. Além disso, como eles estão prestes a fechar, é possível que haja algum desconto.

Sem dúvida, o mercado de Natal por excelência de Lisboa é o Wonderland, que é mais um vilarejo natalino completo. Em janeiro continua aberto, pelo menos nos primeiros dias, por isso não perca a oportunidade de o visitar antes que desapareça até ao ano seguinte. No Wonderland encontrará muitas barracas de madeira onde poderá comprar enfeites, objetos artesanais, roupas e, claro, doces e comida típica de Lisboa.

Por outro lado, também terá a oportunidade de patinar na pista de gelo, algo que recomendo especialmente se viajar com crianças para Lisboa, elas adoram!

Reserve uma visita guiada por Lisboa

5. Visite os museus de Lisboa sem multidões

Museu Calouste Gulbenkian| ©Mark
Museu Calouste Gulbenkian| ©Mark

Ir a Lisboa em janeiro tem uma grande vantagem: poder visitar os museus sem tanta gente. Por ser baixa temporada, não encontrará tantos turistas tentando entrar ao mesmo tempo que você ou ficando na frente da obra de arte que deseja ver. Lisboa é uma cidade muito artística e para todos os gostos, por isso conta com diferentes museus de acordo com períodos históricos ou estilos. Quer minhas recomendações?

Museu Calouste Gulbenkian

Para mim, o Calouste Gulbenkian é um dos melhores museus de Lisboa, e tenho a certeza de que você vai pensar o mesmo quando entrar e contemplar a quantidade de arte e história que há lá dentro. Na verdade, são duas grandes coleções: uma mais antiga e outra mais moderna.

A coleção antiga conta com objetos egípcios, mas também obras de Rembrandt ou Rubens. A moderna, no entanto, reúne peças de artistas portugueses atuais, por isso, se quiser conhecer a cultura mais contemporânea do país, deve visitar este museu.

Museu Nacional de Arte Antiga

Se não tiver muito tempo, este museu é uma boa opção, pois é pequeno, mas está repleto de peças interessantes. Destacam-se sobretudo as suas pinturas, principalmente de artistas portugueses, mas também alguns internacionais.

Outras coleções que também me chamaram muito a atenção foram as de caráter mais decorativo, como ourivesaria ou têxteis.

Museu do Fado

Nunca ouviu fado? Isso tem de mudar, mas não apenas indo a um concerto de fado, mas visitando o museu em Lisboa dedicado a este estilo de música tradicional. O fado é um canto triste e melancólico, mas ouvi-lo é muito bonito.

6. Aqueça-se com uma prova de vinhos

Tomando Vino| ©Breakingpic
Tomando Vino| ©Breakingpic

Existem muitos remédios para o frio, mas um dos melhores é, sem dúvida, um bom vinho, não acha? Para aqueles dias de inverno que janeiro traz a Lisboa, em que as temperaturas normalmente amenas baixam um pouco, o meu conselho é que reserve uma degustação de vinhos em Lisboa ou arredores e aqueça-se rapidamente.

Lisboa, e Portugal em geral, é conhecida por ser uma das cidades com os melhores vinhos do mundo, por isso não pode perder a oportunidade de fazer uma degustação. Garanto-lhe que o seu sabor intenso irá surpreendê-lo, assim como o seu preço, uma vez que normalmente a exportação destes vinhos acarreta um preço muito mais elevado do que o que têm em Portugal.

Além disso, as provas de vinhos em Lisboa incluem normalmente vinhos de adegas mais familiares e menos industriais, pelo que são mais exclusivas e permitem-lhe conhecer melhor a cultura (e o sabor) deste país.

Reserve uma degustação de vinhos em Lisboa

7. Fuja do frio com um café e um pastel de Belém acabado de fazer

Pastéis de Belém| ©André Luís
Pastéis de Belém| ©André Luís

Não importa a hora, tomar um café com Pastéis de Belém é sempre uma boa ideia se estiver em Lisboa. No entanto, as noites de janeiro tornam isso ainda mais apetecível. Tenha em conta que, se viajar nesta altura do ano, o fim da tarde chega por volta das 18h, precisamente à hora do lanche e quando o cansaço e o frio começam a fazer-se sentir após um dia inteiro a passear por Lisboa.

Certamente já ouviu falar dos pastéis de Belém, muito tradicionais em Lisboa desde o século XIX. Elaborados à base de natas, estes pastéis têm uma receita secreta (na verdade, os pasteleiros têm de assinar um acordo de confidencialidade) e são especialmente famosos os do bairro de Belém, na margem do Tejo.

A verdade é que não consigo pensar em nada melhor do que deixar um pastéis de Belém acabado de fazer aquecer o seu estômago enquanto observa o Tejo.

Reserve um passeio pelo bairro de Belém

8. Tire fotos espetaculares nos miradouros de Alfama

Pôr do sol no Miradouro de Santa Lúcia| ©Theo Crazzolara
Pôr do sol no Miradouro de Santa Lúcia| ©Theo Crazzolara

Se viajar para a capital portuguesa em janeiro, talvez não precise de acordar tão cedo para evitar as multidões nos miradouros. Porquê? Porque não há tantos turistas e, consequentemente, os melhores miradouros da cidade estão mais vazios, à sua espera para tirar fotos.

Conhecida como a cidade das sete colinas, Lisboa é uma cidade de encostas que sobem até pontos altos, de onde as vistas (e as fotos) são magníficas.

Aproveitando que janeiro é época baixa, recomendo levar a sua câmara a alguns dos miradouros, especialmente os do bairro de Alfama, e capturar as perspetivas. Os meus favoritos são, sem dúvida:

  • O miradouro de Portas do Sol: de onde terá vistas incríveis do nascer do sol.
  • O de Santa Luzia: a vista panorâmica também é perfeita para uma foto, mas recomendo também que pare entre as bancas dos artistas de rua que se reúnem ali.

Reserve um passeio pelos bairros de Alfama

9. Percorra a cidade protegido da chuva de janeiro

Autocarro Turístico Lisboa| ©laredawg
Autocarro Turístico Lisboa| ©laredawg

A previsão indica que, em média, chove em Lisboa durante metade do mês de janeiro. Embora, para mim, a melhor forma de conhecer a cidade seja caminhando pelas suas ruas, compreendo que sob uma chuva forte isso pode ser complicado. Como em janeiro é bastante provável que se encontre nesta situação, recomendo reservar um lugar no autocarro turístico de Lisboa (ou outro meio de transporte) para que possa deslocar-se entre os locais mais importantes de Lisboa sem ficar encharcado até aos ossos.

É claro que o autocarro é sempre a opção mais acessível, já que por aproximadamente 20 € pode percorrer a cidade e, como bónus, ouvir as explicações de um guia. No entanto, em Lisboa existem outras opções de transporte, como o seu histórico elétrico, que o manterá protegido enquanto sobe e desce as colinas.

Reserve um autocarro e um elétrico turísticos

10. Faça as suas compras nas promoções de janeiro

Aproveite as promoções| ©Artem Beliaikin
Aproveite as promoções| ©Artem Beliaikin

Certamente já ouviu dizer que Lisboa é uma cidade muito boa para comprar tecidos ou toalhas. Não sei se é isso que precisa, mas se quiser dar-se ao luxo de organizar uma sessão de compras durante a sua visita a Lisboa em janeiro, tem de aproveitar as promoções que começam com o ano.

Em geral, as promoções de inverno são bastante boas e encontrará pechinchas, incluindo em marcas de luxo. Se é isso que procura, recomendo que vá ao centro de Lisboa e, mais concretamente, à Avenida da Liberdade, onde encontrará marcas como Gucci ou Chanel.

Se o seu orçamento for mais apertado, vá a bairros mais tradicionais com lojas mais pequenas, como o Chiado. É uma forma de apoiar o comércio local e também de encontrar alguma peça de roupa ou objeto especial que lhe sirva como lembrança da sua viagem a Lisboa. Outra alternativa é fazer uma escapadela aos arredores da cidade e ir a algum outlet.

A temperatura em Lisboa durante o mês de janeiro

Cruzeiro pelo Tejo| ©wolli s
Cruzeiro pelo Tejo| ©wolli s

Lisboa é uma cidade famosa pelas suas temperaturas amenas durante todo o ano. Janeiro não é exceção e, geralmente, não sentirá frio extremo (mínimas de aproximadamente 5 ºC). No entanto, deve saber que as temperaturas baixam neste mês em relação às do verão ou da primavera, que é quando a maioria das pessoas viaja para Lisboa.

Além da descida do termómetro, que também não é problemática, o que deve ter em conta é que chove bastante, cerca de metade do mês. Para não ser surpreendido pelas intempéries, leve um impermeável na mala e alguma roupa quente.

Os preços em Lisboa em janeiro

Bilhete Euro| ©Ibrahim Boran
Bilhete Euro| ©Ibrahim Boran

Se vai a Lisboa em janeiro e não tem um orçamento grande, não se preocupe. Este mês é época baixa, logo após o Natal e antes da chegada do bom tempo, por isso os preços dos alojamentos e dos voos são bastante baratos (por aproximadamente 40 € pode conseguir bilhetes de ida e volta).

O bom é que os preços permanecem acessíveis durante todo o mês, mesmo se procurar transporte ou hotel de última hora, algo que noutras cidades implica não encontrar lugar ou ter de pagar muito por ele. Por outro lado, os restaurantes e comércios da cidade também costumam baixar os preços nesta época, oferecendo menus mais acessíveis.

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 3681 Avaliações
  • J
    J.
    4
    (0 Avaliações)
    Ouvi dizer no passado que este palácio tinha sido um mosteiro, fiquei um pouco triste porque é realmente um belo lugar para um retiro espiritual. Está rodeado por uma natureza esplêndida e versátil. Continua a ser um palácio fantástico!
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Lugar maravilhoso
  • D
    D.
    5
    (0 Avaliações)
    O Palácio Da Pena é um desses lugares a visitar mais de uma vez!
  • I
    I.
    4
    (0 Avaliações)
    O palácio vale uma visita, é muito bonito. O palácio inteiro é bastante exótico. Há uma versatilidade de estilos, desenhos e cores. É um edifício bem feito, bem montado, com gosto e um ambicioso sentido de arte. Louvo o gosto de Fernão II.
  • J
    J.
    5
    (0 Avaliações)
    Admirável!