10 Coisas para Fazer em Lisboa no Natal

Lisboa é um destino perfeito para o Natal. Não só pelo seu clima ameno, mas também pelos seus impressionantes mercados e atracções de Natal nesta época do ano.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 11 minutos

10 Coisas para Fazer em Lisboa no Natal

Lisboa no Natal | ©Pedro

Embora todas as épocas do ano sejam propícias para conhecer todas as atracções de Lisboa e desfrutar do seu ambiente romântico e decadente, a capital portuguesa ganha o seu verdadeiro encanto durante as férias de Natal. Basta passear sem rumo pelas suas ruas para que o viajante se deixe cativar pela iluminação.

A partir de dezembro, são montados vários mercados de Natal onde miúdos e graúdos se divertem. As montras da cidade são decoradas com enfeites de Natal e passear pelo centro da cidade com o aroma das castanhas assadas, do café e dos doces é uma sensação mágica.

1. Passear sob a iluminação de Lisboa

Iluminação da Praça do Comércio| ©Rui Aperta
Iluminação da Praça do Comércio| ©Rui Aperta

Com a aproximação do Natal, as ruas da capital portuguesa enchem-se de cor e luz. Seja sozinho ou numa visita guiada, verá locais como a Praça Marquês de Pombal, a Praça do Comércio, o Parque Eduardo VII ou toda a Baixa decorados com uma bela iluminação de Natal que parece acentuar ainda mais o ambiente caraterístico da cidade.

Se há um local em Lisboa que se destaca pela sua iluminação de Natal, o centro comercial Vasco da Gama, na Avenida Dom João II, é provavelmente o escolhido. O seu espetáculo de luzes é verdadeiramente espetacular e não deve ser perdido se estiver na zona.

Além disso, estes passeios pelas ruas iluminadas da cidade serão animados pelos muitos concertos e espectáculos que se realizam nestes dias. Aproveite uma das muitas visitas guiadas a Lisboa para descobrir todo o seu esplendor.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

2. Escapadela a Sintra ou Cascais

O Palácio da Pena| ©laredawg
O Palácio da Pena| ©laredawg

As cidades vizinhas de Sintra e Cascais não ficam atrás no que toca à celebração do Natal. Se puder ir até eles (ou pelo menos a um deles) recomendo que o faça, mesmo que seja apenas por algumas horas.

Há muitas excursões organizadas a Sintra e algumas delas também passam por Cascais. Estas excursões focam-se nas muitas atracções que Sintra tem para oferecer, como a Quinta da Regaleira ou o Palácio da Pena.

No entanto, se quiser apenas ver a forma como celebram o Natal, é mais prático ir por conta própria. No meu artigo sobre como ir de Lisboa a Sintra pode ver as opções. Aqui ficam algumas das coisas a não perder se fizer estas excursões:

  • Reino do Natal: O Parque da Liberdade de Sintra transforma-se numa verdadeira aldeia natalícia nesta altura do ano, com a casa do Pai Natal incluída para que as crianças possam tirar uma fotografia com ele e convencê-lo de que se portaram bem. Junto a este espaço existe um mercado de Natal com uma pista de gelo e um carrossel.
  • Mercado de Natal de Cascais: Esta vila à beira-mar tem uma aldeia de Natal com bancas de comida, presentes, uma pista de gelo e um grande carrossel. Há também uma enorme árvore de Natal e muitos bonecos de neve. Para terminar , o Pai Natal em pessoa e as suas renas (as verdadeiras).

Reserve a sua excursão a Sintra e Cascais

3. Descubra a Torre de Belém

Uma visita obrigatória na sua viagem de Natal a Lisboa é, naturalmente, a Torre de Belém. Património Mundial, é um dos monumentos mais emblemáticos da capital portuguesa.

Projectada pelo arquiteto Francisco de Arruda, foi mandada construir pelo rei D. Manuel I para servir de forte e farol.

Com o seu bilhete para a Torre de Belém, terá acesso às Câmaras do Governador e do Rei, à capela e às baterias inferior e superior. O melhor de tudo é que poderá desfrutar de uma vista incrível sobre o rio Tejo e tirar fotografias maravilhosas para recordar, por isso não perca a oportunidade de conhecer este emblema da capital portuguesa!

Reserve o seu bilhete para a Torre de Belém

4. Visitar o Mosteiro dos Jerónimos

Outro dos monumentos mais visitados que não pode perder na sua viagem a Lisboa no Natal é o Mosteiro dos Jerónimos. Também Património Mundial da UNESCO desde 1983, é uma obra do arquiteto Diogo de Boitaca, que foi concluída no século XVI e tem como principal caraterística o estilo manuelino.

Com o seu bilhete para o Mosteiro dos Jerónimos, poderá explorar o antigo refeitório dos monges e o claustro, que não o deixarão indiferente. Para além disso, aqui se encontram os restos mortais do escritor e poeta Fernando Pessoa.

É claro que as vistas do Tejo também são espectaculares a partir do Mosteiro dos Jerónimos. Por isso, não hesite e inclua este plano na sua viagem a Lisboa.

Reserve o seu bilhete para o Mosteiro dos Jerónimos

5. Percorrer Lisboa de elétrico

E um plano muito divertido, também se for com os mais pequenos no Natal, é fazer uma viagem no elétrico turístico. Desta forma, pode facilmente ter uma ideia de como o Natal é vivido em cada zona da cidade. O ideal é que, assim que chegar a Lisboa, adquira um bilhete válido por 24 horas, para que possa entrar e sair quando quiser, dando-lhe a oportunidade de visitar a cidade de uma forma cómoda e flexível.

O passeio passa pelos principais pontos de interesse da cidade, como o popular bairro de Alfama, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade a partir do miradouro das Portas do Sol, o Castelo de São Jorge e o famoso elevador de Santa Justa, a Praça do Comércio, a Praça da Figueira e a Praça Pedro IV, entre muitos outros pontos de interesse. E tem um áudio-guia incorporado que lhe permitirá conhecer todos os pormenores onde quer que vá.

Além disso, com o seu bilhete terá descontos em lazer, cultura e gastronomia, em muitas atracções e espectáculos e espaços da cidade.

Reserve o seu bilhete para o elétrico turístico

6. Visitar a Plaza del Comercio

Árvore de Natal na Praça do Comércio| ©Marco Sciarroni
Árvore de Natal na Praça do Comércio| ©Marco Sciarroni

Se quiser ver a maior árvore de Natal (um abeto) de Lisboa, basta dar um passeio pela Praça do Comércio.

A Praça do Comércio é uma das paragens obrigatórias para quem viaja para a cidade. Devido à sua localização, é muitas vezes o ponto de partida para alguns dos passeios da cidade, bem como para vários autocarros turísticos de Lisboa. Para além disso, o ambiente aqui e nas ruas circundantes é sempre magnífico. Ainda mais no Natal, e não apenas por causa das luzes de Natal.

Se tiver sorte, a sua estadia pode coincidir com a iluminação das decorações das árvores de Natal no início de dezembro. Lisboa organiza todo um espetáculo por esta altura, que culmina com fogo de artifício que ilumina toda a cidade e marca o início do Natal.

Reservar um passeio de autocarro turístico em Lisboa

7. Provar o Bolo Rei e outras iguarias de Natal

Bolo Rei| ©Mark Atkinson
Bolo Rei| ©Mark Atkinson

O Natal em Lisboa tem o sabor dos doces típicos de Natal. Os mais gulosos vão apreciar a qualidade destes produtos, que podem ser encontrados em todos os cafés e confeitarias da cidade e que podem perfeitamente ser a estrela do melhor roteiro gastronómico:

  • Bolo Rei: a estrela da doçaria natalícia é o Bolo Rei, semelhante ao Roscón de Reyes espanhol. Uma das principais diferenças é a massa, que é mais parecida com a do panetone do que com o pão de ló com água de flor de laranjeira típico do roscón espanhol. Por outro lado, o recheio é feito com uma mistura de frutas cristalizadas, sultanas e nozes.
  • Rabanadas ( ou Fatias Douradas): estas fatias douradas são praticamente iguais às torrijas espanholas, embora muitas levem vinho do Porto.
  • Sonhos de Natal: são bolas de farinha, ovos, açúcar e manteiga que são fritas antes de serem servidas. Uma das variedades tem recheio de abóbora.

Reservar um passeio gastronómico por Lisboa

8. Descubra os mercados de Natal de Lisboa

Mercado de Natal de Lisboa| ©F Delventhal
Mercado de Natal de Lisboa| ©F Delventhal

Não é fácil decidir qual o mercado de Natal em Lisboa que mais vale a pena, pois todos merecem um passeio pelas suas bancas e barracas. Durante a sua estadia na cidade não deve perder o do Campo Pequeno, o do miradouro de Santa Catalina ou o de Alvalade, mas qualquer um dos outros que estão montados são também muito interessantes. Aqui ficam algumas informações sobre eles para o ajudar a decidir.

  • Mercado de Natal do Campo Pequeno: localizado numa antiga praça de touros, este mercado reúne todos os anos um grande número de artesãos e produtores de todo o país. São quase 100 bancas que oferecem todo o tipo de produtos: alimentos, decorações de Natal, jóias, roupas, brinquedos de madeira, etc. O mercado dispõe ainda de uma zona de restauração e, para os mais ousados, de uma sensacional pista de patinagem no gelo.
  • Mercado de Natal de Alvalade: as suas casas de madeira , a casa do Pai Natal e o ambiente geral do mercado de Alvalade tornaram-no num dos mercados mais populares de Lisboa nos últimos anos. As suas bancas vendem de tudo, desde comida a artesanato, e tem também uma área de entretenimento para crianças.
  • Wonderland Lisboa: se quiser sentir o Natal como quando era criança, o Wonderland será o seu destino obrigatório. Para além da sua localização central, este mercado tem várias atracções para as crianças, bem como uma roda gigante e uma aldeia de Natal. Destacam-se os carrosséis, a pista de tobogã, uma árvore de Natal gigante e animação ao vivo.
  • Mercado de Natal do Miradouro de Santa Catalina: apesar de não ser muito grande, o mercado de Santa Catalina tem uma qualidade que o torna altamente recomendável: o miradouro que permite apreciar as bancas de Natal enquanto se desfruta de vistas incomparáveis da cidade. Este local, situado entre o Bairro Alto e Santa Catalina, concentra-se no artesanato e na doçaria local.

9. Apreciar os concertos de Natal

Natal em Lisboa| ©Mauro
Natal em Lisboa| ©Mauro

Quem quiser apreciar música em cenários únicos tem no Natal de Lisboa uma proposta quase imbatível, os chamados Concertos de Natal. Estes são organizados pela Igreja e combinam espectáculos musicais com uma visita guiada ao rico património eclesiástico da capital portuguesa.

Assim, os interessados podem assistir a concertos em várias igrejas, sobretudo de música sacra barroca, e ao mesmo tempo apreciar a arquitetura e a arte destes templos, entre os quais a igreja da Graça, a basílica da Estrela, a igreja de São Domingos e a igreja de São Roque.

10. Um espetáculo diferente no Circo de Natal no Coliseu dos Recreios

Circo de Natal do Coliseu dos Recreios| ©Hélder Lopes
Circo de Natal do Coliseu dos Recreios| ©Hélder Lopes

Se estiver em Lisboa com crianças durante o Natal (ou mesmo antes, em novembro), provavelmente não encontrará um plano melhor para elas do que assistir ao Circo de Natal no Coliseu dos Recreios.

Este espetáculo circense entretém todos os públicos há mais de 125 anos e tornou-se um dos símbolos mais importantes das celebrações de Natal na cidade.

Além disso, o espetáculo não inclui animais e foi concebido para que todos possam desfrutar das representações, independentemente da sua idade.

Informações práticas

  • Datas: tal como acontece com outros espectáculos de Natal, as datas podem variar consoante o ano, pelo que é aconselhável verificar as datas no seu sítio Web. Normalmente, realiza-se de meados de novembro a 26 de dezembro, o dia a seguir ao Natal.
  • Endereço: Os espectáculos têm lugar num dos auditórios mais conhecidos da capital, o Coliseu dos Recreios, na Rua das Portas de Santo Antão 96.
  • Preços: Embora eu recomende que se verifique se houve alguma alteração nos preços, estes costumam variar entre os 18 e os 25 euros, consoante os lugares reservados.

11. Antecipar o Natal na Natalis

Mercado de Natal Natalis| ©Natalis Notabilis
Mercado de Natal Natalis| ©Natalis Notabilis

Curiosamente, o maior mercado de Natal de Lisboa, o Natalis, costuma ter lugar algumas semanas antes do início da época festiva, por volta do início de dezembro. No entanto, o seu tema e atrativo tornam-no uma visita obrigatória se estiver na cidade nessa altura do ano e considerar o Natal a melhor época do ano.

Esta feira de Natal oferece todo o tipo de produtos relacionados com o Natal. Aqui pode encontrar todo o tipo de iguarias natalícias, doces, vinho quente, licores e, sobretudo, chocolate. Há também bancas onde pode comprar artesanato e todos os presentes que precisa para a época festiva.

Há também uma grande área cheia de jogos e atracções para os mais novos da família. E, como estrela convidada , o Pai Natal aparece sempre em pessoa. Este evento, de entrada livre, tem lugar no centro de exposições da Feira Internacional de Lisboa. A forma mais fácil de lá chegar é através da linha verde do metro.

12. Participar (ou torcer) na corrida de São Silvestre

Corrida de São Silvestre| ©HMS Sports
Corrida de São Silvestre| ©HMS Sports

Como pode ver, visitar Lisboa em dezembro é uma experiência maravilhosa. Além disso, os adeptos do desporto têm uma data especial durante a época natalícia: o dia da corrida de São Silvestre. As ruas de Lisboa enchem-se de corredores para percorrer os 10 quilómetros da corrida. Quer seja como participante ou como espetador, não hesite em vir à zona e participar no fantástico ambiente que se cria.

Parte da atração desta corrida é o facto de o seu percurso passar por alguns dos recantos mais interessantes da cidade. Tanto a partida como a chegada estão situadas na Avenida da Liberdade, por onde certamente já passou quando visitou as atracções do centro de Lisboa.

A corrida tem também uma secção para crianças, a "Mini São Silvestre da Pequenada", que tem metade da distância da corrida para adultos. Ao contrário do que acontece noutras cidades, a São Silvestre de Lisboa não tem uma data fixa, pelo que recomendo que verifique quando se realiza no seu sítio Web. Aí encontrará também como se inscrever.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

13. Despedir-se do ano em Lisboa celebrando a passagem de ano.

Passagem de ano em Lisboa| ©Daniel Virella
Passagem de ano em Lisboa| ©Daniel Virella

Se decidiu passar a passagem de ano fora de casa e escolheu Lisboa, posso garantir-lhe que vai viver uma noite inesquecível num ambiente mágico. O palco principal das celebrações de despedida do ano é a Praça do Comércio. É lá que se encontra o enorme relógio que faz a contagem decrescente para dar as boas-vindas ao novo ano. No entanto, em Portugal não é costume comer uvas nesta altura, por isso, se quiser seguir a tradição espanhola, terá de trazer as suas.

O que é habitual no final da contagem decrescente é brindar com champanhe. É então que começa um impressionante espetáculo de luzes e sons, seguido do lançamento de fogo de artifício sobre o Tejo.

As celebrações continuam nas horas seguintes, com concertos e festas diversas em muitos dos bares que caracterizam a vida nocturna de Lisboa. Durante estas horas, é obrigatório parar pelo menos uma vez numa barraca de ginjinha para brindar com shots deste licor.

Reserve tudo com antecedência

Pessoa que faz uma reserva| ©picjumbo.com
Pessoa que faz uma reserva| ©picjumbo.com

Embora Lisboa esteja em época baixa no inverno, a afluência de visitantes aumenta um pouco no Natal. É por isso que é melhor reservar o seu alojamento com bastante antecedência e fazer o mesmo com os bilhetes para os espectáculos a que quer assistir.

Aproveite ao máximo os dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Torre de Belém| ©Jan Krutisch
Torre de Belém| ©Jan Krutisch

Como em todas as cidades, Lisboa demora a acordar depois das duas grandes noites de Natal. Por isso, são dias perfeitos para passear pelas ruas com uma tranquilidade que dificilmente encontrará noutras datas.

O meu conselho é que tente aproveitar estes dias para visitar bairros como Belém e conhecer todos os encantos de Alfama. É também uma boa altura para subir aos miradouros e ver o pôr do sol a partir deles sem ter de partilhar o espaço com centenas de turistas.