Cruzeiro em Lisboa

Esta é uma das experiências mais românticas e bonitas de Lisboa: ajudo-o a escolher a melhor opção e dou-lhe algumas dicas para desfrutar do pôr do sol perfeito.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 5 minutos

Cruzeiro em Lisboa

Navegar em Lisboa | ©Jason Briscoe

Desfrutar de uma viagem no rio Tejo depois de um dia de turismo em Lisboa é uma experiência muito relaxante que dará o toque final à sua viagem a esta esplêndida cidade.

Existem muitas opções disponíveis para um cruzeiro fluvial em Lisboa, por isso seleccionei as melhores experiências, bem como algumas dicas úteis para facilitar a sua vida. Aqui fica um guia de como fazer um cruzeiro fluvial no rio Tejo em Lisboa.

Opções para um cruzeiro no Tejo em Lisboa

O rio Tejo na sua passagem por Lisboa| ©Daniel Lobo
O rio Tejo na sua passagem por Lisboa| ©Daniel Lobo

Cruzeiro ao pôr do sol no rio Tejo em Lisboa

Monumento ao Cristo Rei a partir do cruzeiro| ©Susanne Nilsson
Monumento ao Cristo Rei a partir do cruzeiro| ©Susanne Nilsson

Esta experiência combina três coisas que, para mim, a tornam perfeita: as vistas do pôr do sol sobre Lisboa a partir do rio, um copo de vinho de boas-vindas para brindar e um limite de 12 pessoas a bordo para fugir às multidões.

Fazer um cruzeiro ao pôr do sol no rio Tejo em Lisboa leva-o a ver o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Monumento ao Cristo Rei e o Padrão dos Descobrimentos, entre outros pontos de interesse, a partir do rio, num passeio que dura 2 horas. O preço desta experiência é de 34.

Ao longo da viagem, a tripulação vai apresentando os locais que visita ou que pode ver ao longe, contando a história ou falando da sua importância. A narração é inteiramente em espanhol, embora também possa ser feita em português ou inglês.

No entanto, tenha em mente que este passeio de barco não é uma visita guiada em si, por isso, se quiser aprofundar os monumentos e pontos turísticos da cidade, recomendo que leia este artigo: Os melhores tours e excursões saindo de Lisboa.

Reservar um cruzeiro ao pôr do sol em Lisboa

Passeio de barco ao pôr do sol com um copo de vinho no rio Tejo em Lisboa

Desfrute do vinho e da bela paisagem| ©Jon Gudorf Photography
Desfrute do vinho e da bela paisagem| ©Jon Gudorf Photography

Esta é outra opção para um passeio de barco no rio Tejo em Lisboa com uma empresa diferente. Trata-se de um passeio mais descontraído e menos orientado para o turismo e mais para desfrutar de um copo de vinho português à sua escolha enquanto navega ao longo do Tejo.

Tal como o outro, esta experiência tem a duração de 2 horas e será acompanhado por um pequeno grupo de outros viajantes (máximo 12). Se tivesse de escolher uma, esta seria a primeira, porque apesar de serem muito semelhantes, esta tem um preço ligeiramente mais baixo47).

Reservar um cruzeiro com um copo de vinho em Lisboa

Como reservar um cruzeiro no rio Tejo em Lisboa

Torre de Belém vista do cruzeiro| ©FlyingCrimsonPig
Torre de Belém vista do cruzeiro| ©FlyingCrimsonPig
  • Para reservar qualquer uma das duas experiências, terá de indicar a data e o número de participantes e o dia em que pretende fazer o cruzeiro. Assim que o pagamento for validado, receberá um e-mail de confirmação (o que indicou, por isso não se esqueça de indicar o e-mail que utiliza habitualmente).
  • Certifique-se de que tudo está correto e guarde o e-mail para o ter à mão no dia do cruzeiro. Outra opção é imprimir a confirmação para maior segurança, caso tenha algum problema com o seu telemóvel durante a viagem.
  • Ambas as experiências têm cancelamento gratuito e pode receber o valor que pagou se cancelar com pelo menos 24 horas de antecedência, caso não possa ou não queira fazer o passeio de barco no final.

Dicas para um passeio de cruzeiro no Tejo

Pormenor do Padrão dos Descobrimentos| ©Bert Kaufmann
Pormenor do Padrão dos Descobrimentos| ©Bert Kaufmann

Traga roupa para se cobrir e calçado apropriado

Mesmo no verão, pode ficar um pouco frio no convés do barco depois do pôr do sol. Recomendo que traga algo quente para desfrutar de toda a experiência. Em todo o caso, a maioria dos cruzeiros tem mantas e pode pedir uma se tiver frio.

Leve calçado que agarre bem o chão, pois o convés pode estar um pouco molhado e escorregar e dar um mergulho inesperado na água não costuma ser a coisa mais agradável a fazer.

Escolha um dia de sol

Se tiver oportunidade, é melhor reservar esta experiência com alguns dias de antecedência para saber em que dia o tempo estará bom. O barco sai mesmo que esteja nublado ou mesmo a chover, mesmo que isso piore as vistas e a experiência. Por isso, é preferível escolher um dia de sol.

Durante a viagem

Se não bebe álcool ou não gosta de vinho, pode trocar o seu copo por uma garrafa de água ou um refrigerante, simplesmente quando lhe oferecerem uma bebida. Por outro lado, os comentários sobre os locais por onde passa não são os mais interessantes do mundo, pelo que recomendo que se limite a apreciar as vistas e a brisa e que relaxe um pouco.

Chegar com tempo para conseguir o melhor lugar

Para tornar a viagem ao longo do Tejo num momento romântico (sim, esta experiência está cheia de casais) pode ir para a proa do barco onde há almofadas para se sentar e apreciar o pôr do sol. Tente chegar ao cais um pouco mais cedo para chegar primeiro e conseguir um bom lugar.

Se estiver interessado em fazer um cruzeiro no Tejo, também terá interesse em

Quinta da Regaleira, Sintra| ©Raja Sen
Quinta da Regaleira, Sintra| ©Raja Sen

Como disse anteriormente, os cruzeiros fluviais são uma experiência maravilhosa para relaxar e desfrutar de um copo de vinho, mas não lhe vão mostrar Lisboa e todos os seus pontos turísticos e história como deveria. Para isso, o melhor é fazer um passeio a pé pela cidade com um guia local. Se isto lhe soa bem, continue a ler aqui: Os melhores tours e excursões saindo de Lisboa.

Outra coisa a fazer numa viagem a Lisboa é assistir a um espetáculo de Fado ao vivo. Existem muitas casas de fado na cidade, e não é fácil distinguir entre as mais genuínas e as que oferecem uma experiência turística. Felizmente, temos um guia completo sobre como desfrutar de uma autêntica noite de Fado: Os melhores lugares para ouvir fado em Lisboa.

Finalmente, se tiver alguns dias livres em Lisboa e lhe apetecer descobrir os seus arredores, recomendo que faça uma viagem a Sintra e descubra o Palácio da Pena, um lugar que parece saído de um conto de fadas. Leia mais sobre esta excursão aqui: Excursões para Sintra saindo de Lisboa.