Como visitar o Palácio de Pena saindo de Lisboa

Visitar o Palácio da Pena será uma paragem luxuosa e colorida na sua viagem a Lisboa. Eis como visitá-lo numa viagem de ida e volta ou por conta própria.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

Como visitar o Palácio de Pena saindo de Lisboa

O Palácio da Pena | ©Mark Lawson

A meia hora de carro de Lisboa fica Sintra, um local repleto de castelos e palácios declarados Património da Humanidade e um cenário digno de um conto de fadas. A sua principal atração é o Palácio da Pena, expoente máximo do romantismo português.

A escolha perfeita

Bilhetes para o Palácio de Sintra Pena

Visitar o Palácio da Pena em Sintra sem filas nem tempo de espera

Descubra esta magnífica obra de arquitetura, verdadeiro reflexo do romantismo português. Um palácio cheio de estilos, tanto na sua decoração como nas suas colecções. Explore os seus jardins e a misteriosa casa da Condessa de Elda.

Surpreenda-se com a originalidade deste palácio, outrora um mosteiro do século XVI, que D. Fernando II fez seu. Uma mistura excêntrica de estilos romântico, renascentista, manuelino e árabe fazem dele uma das principais atracções de Sintra.

Visite os seus 200 hectares de jardins onde convivem 500 espécies de árvores de todo o mundo.

Pode também visitar a casa da Condessa de Elda, que esconde anedotas e histórias curiosas.

Recomendado se... quiser garantir o acesso a um dos monumentos mais importantes de Portugal, que recebe centenas de visitantes todos os dias. Se comprar os seus bilhetes com antecedência, não terá de fazer filas nem esperar, basta divertir-se.

Reservar uma excursão organizada a partir de Lisboa

Vista da Quinta da Regaleira a partir dos seus jardins.| ©Shadowgate
Vista da Quinta da Regaleira a partir dos seus jardins.| ©Shadowgate

O Palácio da Pena é a principal atração turística de Sintra, mas não é a única. Esta vila tem muitos mais palácios e recantos que merecem uma visita completa. Aqui está um guia de todas as opções de excursões a Sintra a partir de Lisboa.

Tem diferentes opções e de todos os preços; recomendo que dê uma vista de olhos e escolha uma que inclua tempo livre para visitar o centro histórico de Sintra à vontade e um guia especializado que o possa elucidar sobre a história de locais como o Palácio da Pena, o Palácio Nacional de Sintra, a Quinta da Regaleira ou o Castelo dos Mouros.

Excursão de um dia a Sintra e Cascais

Reserve a sua viagem de um dia a Sintra e Cascais a partir de Lisboa. Com este passeio poderá visitar os locais mais importantes destas cidades emblemáticas. Para além do transporte, a atividade inclui um guia local e a entrada no Palácio Nacional da Pena.

Esta opção é uma das mais completas e a mais indicada se procura conhecer Sintra em profundidade sem perder os seus principais locais. O melhor, sem dúvida, é contar com os serviços de um guia especializado que o fará descobrir o Palácio da Pena de uma forma muito diferente do que se o visitar sozinho, assim como as falésias do Cabo da Roca e as praias de Cascais.

Sintra, Cascais, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Regaleira

Com este passeio irá visitar as míticas cidades de Sintra e Cascais, mas também irá descobrir atracções naturais como as falésias do Cabo da Roca, a Boca do Inferno ou a Praia do Guincho...

Esta atividade não inclui as entradas no Palácio da Pena e na Quinta da Regaleira. No entanto, os dois palácios serão explorados por si e as explicações do guia incidirão sobre outros locais turísticos. Este passeio é ideal para pequenos grupos e para os viajantes que têm pouco tempo durante a sua viagem.

Reserve a sua excursão a Sintra, Cascais e Regaleira

Como comprar bilhetes para o Palácio da Pena online

Palácio da Pena, Sintra| ©Katia De Juan
Palácio da Pena, Sintra| ©Katia De Juan

Pode comprar bilhetes para o Palácio da Pena para adultos, crianças, jovens e idosos a preços diferentes consoante a época do ano. Com estes bilhetes não terá de esperar em filas, mas tenha em atenção que incluem apenas o acesso ao Palácio, sem visita guiada.

Reserve os seus bilhetes para o Palácio da Pena

Reservar uma visita guiada ao Palácio da Pena a partir de Lisboa

Palácio da Pena|©Henry Guilherme
Palácio da Pena|©Henry Guilherme

Se viajar para Sintra a partir de Lisboa, é melhor reservar online uma visita guiada ao Palácio da Pena. Estas excursões incluem um transfer de ida e volta a partir de Lisboa, uma visita ao Palácio da Pena (por vezes com ou sem entrada) e uma visita a outros pontos de interesse obrigatório na região.

Reserve os seus bilhetes para o Palácio da Pena

Como comprar bilhetes na bilheteira do Palácio da Pena

bilheteira do palácio da pena|©Ernst Schwyter
bilheteira do palácio da pena|©Ernst Schwyter

O Palácio abre às 9h00, embora o horário de abertura possa variar consoante a época do ano. Se for época alta, aconselho-o a chegar cedo para evitar filas de espera. O risco de ir diretamente à bilheteira é que a fila seja demasiado longa, pelo que não recomendo esta opção. Quanto ao preço, os bilhetes custam 14 euros por adulto na bilheteira.

Se não lhe apetecer visitar o interior do Palácio (o que acho um erro, já que está lá), saiba que existe a opção de visitar apenas os jardins, o Parque da Pena. Em ambos os casos, há descontos para maiores de 65 anos e menores de 18 anos e ainda um preço especial que combina bilhetes para dois adultos e duas crianças por um preço reduzido.

Reserve os seus bilhetes para o Palácio da Pena

Dicas sobre como organizar a sua visita ao Palácio da Pena

Pormenor da arquitetura exterior| ©Mark Lawson
Pormenor da arquitetura exterior| ©Mark Lawson

Como chegar a Sintra a partir de Lisboa

O Palácio da Pena está localizado na vila de Sintra, muito perto de Lisboa. Se estiver hospedado na capital e quiser chegar a Sintra, há duas maneiras de o fazer: pode apanhar o comboio na estação do Rossio, em Lisboa, e chegar a Sintra em 40 minutos, por um preço de cinco euros, ou pode contratar uma excursão organizada que não só lhe mostrará o Palácio da Pena, como também lhe mostrará os pontos altos de Sintra. Deve ter em conta que o Palácio da Pena fica no topo de uma colina. Pode chegar lá de autocarro a partir do centro de Sintra, mas uma vez lá, terá de subir uma colina íngreme (por dois ou três euros, pode apanhar um transfer). Não é permitida a subida a veículos privados, apenas a veículos turísticos.

Duração da visita

A visita ao Palácio da Pena inclui o interior, o exterior e os jardins. Os jardins são imensos, por isso, se os quiser ver bem, reserve cerca de duas horas e meia da sua viagem.

Horário de visita

O palácio abre normalmente às 9h30 e os jardins às 9h. O parque fecha às 20h e o palácio às 18h30, mas os últimos bilhetes para ambos os sítios serão vendidos uma hora antes da hora de fecho. Se vai comprar bilhetes na bilheteira, recomendo que vá com bastante antecedência para não perder a oportunidade nem esperar em longas filas.

O Palácio da Pena com crianças

As crianças vão divertir-se imenso a percorrer as salas do Palácio e vão também ficar impressionadas com as cores vivas da fachada. Não hesite em levá-las nesta visita, mas tenha em atenção que elas podem não aguentar a subida da colina desde a entrada, embora possam sempre apanhar um transfer.

Reserve os seus bilhetes para o Palácio da Pena

O que ver no Palácio da Pena em Sintra

O Salão Hexagonal| ©Vitor Oliveira
O Salão Hexagonal| ©Vitor Oliveira

O Palácio de Sintra foi mandado construir por Fernando II de Portugal sobre as ruínas de um antigo mosteiro devastado pelo terramoto de 1755. Durante uma viagem com a sua esposa Maria II de Portugal, o monarca apaixonou-se pela vila de Sintra, e criou esta maravilha da qual recomendo que não perca a oportunidade de ver:

A arquitetura exterior do Palácio da Pena

É algo que não passará despercebido aos visitantes de Sintra. Para além do facto de o palácio estar situado no topo de uma falésia, o que por si só é uma atração visual, há ainda as suas cores marcantes e originais. Um espetáculo a contemplar e um privilégio para as objectivas fotográficas.

Os jardins do Palácio

Tem mais de 500 tipos de árvores e plantas de todo o mundo. Antes de iniciar o seu passeio, obtenha um mapa dos jardins, pois há várias fontes e edifícios que merecem ser visitados. O mais notável de todos é o Chalet da Condessa ou Casa do Regalo, um edifício de madeira de dois andares encomendado por Fernando II para a sua segunda esposa.

O interior do Palácio

Por mais atrativo que seja o exterior do Palácio da Pena, não se pode perder o interior. Se for numa visita organizada, o guia dir-lhe-á tudo o que precisa de saber para a sua visita, caso contrário, obtenha um mapa na entrada e contrate um guia áudio por dois euros.

Antigo edifício do Mosteiro dos Jerónimos

É a primeira coisa que se vê quando se passa o claustro central. Antes de ser um palácio de inverno para uso dos monarcas portugueses, existia um mosteiro no atual Palácio da Pena e esta é uma das poucas salas que restam desse mosteiro.

Salão Árabe

Uma das salas mais marcantes dos aposentos da Rainha. Demore-se a contemplar os seus tectos e não perca a Janela do Tritão, concebida como uma alegoria da criação do mundo. É uma espécie de monstro metade homem, metade peixe, e do Terraço da Rainha terás uma visão de perto.

Dica de viagem da Ana

Da bilheteira até à entrada do palácio há uma subida íngreme, pode apanhar um vaivém por 2-3 euros. Não é permitido o acesso de carros particulares.