12 Coisas para Fazer em Lisboa em Outubro

Quais são os seus planos para a sua viagem a Lisboa em outubro? Se quer aproveitar ao máximo a sua viagem, assistir a eventos culturais e celebrar os dias mais importantes do mês em Lisboa, continue a ler porque tenho várias propostas para si.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 12 minutos

12 Coisas para Fazer em Lisboa em Outubro

Miradouro de Lisboa | © Louis Droege

outubro é uma boa altura para viajar para Lisboa, porquê? Porque para além das datas mais internacionais como o Halloween, a capital portuguesa celebra durante este mês outros eventos importantes com um grande valor cultural para a cidade.

Se está à procura de planos alternativos para outubro ou quer visitar uma Lisboa única que não está disponível durante o resto do ano, escolheu um bom mês para ir. Os meus planos preferidos incluem muito cinema e uma noite de festa ocasional, mas não se preocupe que também terá a oportunidade de ver zonas mais rurais à volta de Lisboa.

1. Devorar Lisboa na rota das tapas

Tapas| ©Salomé Chaussure
Tapas| ©Salomé Chaussure

Lisboa tem muitas coisas boas para oferecer, e uma delas é a sua comida. Claro que não é preciso ir em outubro para desfrutar da sua gastronomia, mas se vai viajar nesse mês tenho boas notícias para si: está a decorrer a rota das tapas da cidade. Em que consiste exatamente? Por um preço acessível, que combina uma bebida e uma tapa em diferentes locais, pode fazer um passeio gastronómico e saborear Lisboa.

Na verdade, os portugueses chamam petiscos às tapas, pois são como pequenos pratos que se comem de uma só vez. Apesar de haver todo o tipo de petiscos, para mim os melhores e imperdíveis são os de marisco, que em Lisboa é um produto de grande qualidade.

A rota das tapas de outubro é uma alternativa muito boa para provar petiscos diferentes. Os bares da capital portuguesa costumam conceber e confecionar novas propostas exclusivamente para este evento, cumprindo o objetivo de combinar o prazer das tapas e de umas cervejas enquanto se passeia por Lisboa; em suma, uma forma de valorizar a sua cultura e gastronomia.

Faça um tour gastronómico por Lisboa

2. Proteja-se da chuva no Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa| ©Vitor Oliveira
Oceanário de Lisboa| ©Vitor Oliveira

Se chover num dos dias em que vai estar em Lisboa, o que é bastante provável se for a Lisboa (a previsão é de pelo menos 8 dias de chuva) aconselho-o a optar por um plano que o mantenha entretido durante pelo menos meio dia. Onde? Reservar bilhetes para o Oceanário. Vai ficar agradavelmente surpreendido com a quantidade de vida que existe nos seus 5 milhões de litros de água.

Com espécies de todos os oceanos do mundo, o Oceanário de Lisboa tornou-se uma das maiores atracções da cidade, tanto para crianças como para adultos. O melhor é que os habitats naturais dos animais marinhos foram muito bem recriados, pelo que, debaixo dos seus túneis e nas suas salas, é possível encontrar pinguins, raias e até um peixe-lua.

Reserve os seus bilhetes para o Oceanário de Lisboa

3. Correr a Maratona de Lisboa

Maratona de Lisboa| ©WordRidden
Maratona de Lisboa| ©WordRidden

Um corredor viaja sempre com os seus ténis de corrida... É esse o seu caso? Bem, está com sorte porque em outubro Lisboa celebra a sua maratona. Não só terá a oportunidade de bater o seu recorde pessoal, como o fará enquanto vê uma das partes mais bonitas da cidade: a sua costa. Porque sim, os 42 quilómetros percorrem belas paisagens, começando em Cascais e terminando no centro da capital.

Todos os anos, milhares de corredores, alguns vindos de todo o mundo, encontram-se em Lisboa para acrescentar mais uma maratona à sua lista. A boa notícia é que, se não gostar do percurso longo, há dois mais curtos: a Meia Maratona, que atravessa a ponte Vasco da Gama, e a corrida Vodafone de 10 km, que atravessa a ponte 25 de abril.

Não o vou enganar, o perfil montanhoso de Lisboa é cansativo e desafiante, mas vale a pena se tiver treinado para isso e quiser fazer alguns passeios turísticos na cidade e nos arredores enquanto corre uma maratona.

Reservar uma viagem para Sintra e Cascais a partir de Lisboa

4. Visitar o Santuário de Fátima no dia do aniversário da aparição da Virgem Maria

Igreja de Fátima| ©Olga Pavlovsky
Igreja de Fátima| ©Olga Pavlovsky

Os católicos sabem que no dia 13 de outubro de 1917 algo de importante aconteceu no Santuário de Fátima. Nessa data, a "Senhora do Rosário" terá aparecido pela primeira vez aos seus fiéis e depois em várias outras ocasiões também no dia 13. Desde então, é muito comum ir ao santuário nessa data e poderá ver a virgem!

Quer tenha ou não a sorte de ver a virgem aparecer diante de si, esta é uma visita obrigatória se estiver em Lisboa, pois demorará cerca de uma hora a lá chegar se reservar uma excursão a Fátima a partir de Lisboa. Mas atenção, devido à importância da data, irá encontrar muitos outros peregrinos. Mesmo assim, é uma boa oportunidade para contemplar a sua devoção e também para conhecer o próprio santuário, que é muito bonito.

A aparição em Fátima

Foi em 1917 que três pastorinhos, Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta Marto, tiveram a sorte de ver a Virgem Maria aparecer-lhes na aldeia de Fátima. Nessa primeira visita, disse-lhes que rezassem muito e que a voltariam a ver dentro de um mês. Quando esse dia chegou, pediu-lhes que construíssem uma basílica em sua honra.

A Capela das Aparições

Este é o local mais importante e o primeiro a ser construído. No local onde a Virgem apareceu aos pastorinhos, encontra-se uma imagem da Virgem; hoje, este local é como que um altar ao qual os peregrinos rezam quando chegam a Fátima, a pé, por um dos quatro caminhos.

A Basílica de Nossa Senhora de Fátima

Foi construída depois da capela para acolher o grande número de peregrinos que vinham ver a Virgem. Foi projectada por Gerard Van Kriechen em estilo barroco e o Moimento, a pedra mais famosa da região, foi utilizado para construir tanto o edifício como as esculturas no interior.

No interior da basílica encontram-se também os túmulos das três crianças que viram a Virgem Maria pela primeira vez.

Reserve uma excursão a Fátima a partir de Lisboa

5. Comer as primeiras castanhas assadas da época em Lisboa

Castanhas assadas| ©andreaseves
Castanhas assadas| ©andreaseves

outubro é o início da época das castanhas assadas em Lisboa, pelo que será difícil resistir a comprá-las em algumas das bancas de madeira que enchem a cidade. Apesar de ser em novembro que se consomem mais castanhas em Lisboa, é em outubro que começam a ser colhidas, por isso prepare-se para saborear castanhas tenras e saborosas.

Quando chegar a Lisboa vai descobrir que as castanhas assadas são uma verdadeira delícia, o seu cheiro está por toda a cidade! Tenha cuidado para não acabar por as comprar nas bancas mais caras e de pior qualidade. O meu conselho é que comece a deambular pelas ruas e, em zonas movimentadas e tradicionais como o Largo do Chiado ou a Rua Augusta, compre um cone de jornal cheio de castanhas.

Faça um tour gastronómico por Lisboa

6. Desfrute de Lisboa durante as noites de outono

Anoitecer no Miradouro de Santa Luzia| ©Theo Crazzolara
Anoitecer no Miradouro de Santa Luzia| ©Theo Crazzolara

Quem é que não quer desfrutar de Lisboa? Se for em outubro, sim, e com uma temperatura maravilhosa. Durante este mês, a capital de Portugal tem temperaturas bastante agradáveis, mesmo à noite (cerca de 16ºC), o que lhe permitirá viver a vida nocturna de Lisboa como nunca antes.

A capital portuguesa é famosa pela sua intensa vida nocturna. Se lhe apetecer dançar ao ritmo da música, ou simplesmente passear pelos bares da cidade, pode fazê-lo sem ter muito frio nas ruas ou muito calor nos bares. Independentemente do tipo de festa de que gosta, depois do jantar pode escolher entre beber umas cervejas numa esplanada, pagar a entrada numa discoteca ou simplesmente ir de bar em bar.

Onde sair? Pode dizer-se que a cena festiva de Lisboa se concentra em quatro bairros; qual deles escolher dependerá do seu estado de espírito, do ambiente que procura e do orçamento que pode pagar.

  • Bairro Alto: o preferido dos estudantes e, por conseguinte, o mais económico e moderno. Aqui encontrará muitas discotecas, bares com música ao vivo e também uma zona LGTBIQ+.
  • Docas: nesta zona terá de juntar as suas poupanças e também a sua melhor aparência, porque tendem a ter políticas de admissão.
  • Santos e Cais do Sodré: os sítios mais novos e alternativos estão neste bairro.

Reserve o seu passeio por Lisboa

7. Surf na fantástica costa de Cascais

Aula de surf em Cascais| ©Karma Surf Retreat
Aula de surf em Cascais| ©Karma Surf Retreat

Se gosta de surfar, a vila de Cascais, muito perto de Lisboa, é um destino idílico para aproveitar as ondas em outubro. A sua fama é tal que, há anos, neste mesmo mês, se realiza ali um dos mais importantes campeonatos internacionais de surf. Mesmo que não queira participar, pode sempre fazer uma viagem de um dia a partir da capital portuguesa e passar um dia a surfar.

Há alguns anos atrás Cascais, e o resto da Riviera Portuguesa, era conhecida como um destino turístico para a aristocracia, mas hoje em dia é uma cidade muito mais moderna e surfista. outubro é um mês em que muitos entusiastas dos desportos náuticos se reúnem aqui para aproveitar as ondas.

Se há uma praia que apaixona os surfistas, é Carcavelos, onde os locais se reúnem todas as manhãs. Se também quiser juntar-se a eles, não terá qualquer problema; existem várias escolas de surf e lojas de surf nas proximidades, onde pode alugar equipamento. Quando acabares de apanhar ondas, lembra-te que Cascais é uma vila piscatória, pelo que podes desfrutar de uma deliciosa refeição num dos seus restaurantes.

Também podes marcar uma aula de surf em Lisboa, na costa da Caparica, o local ideal para a prática deste desporto devido à extensão das suas praias e à proximidade da capital portuguesa.

Marcar uma aula de surf em Lisboa

8. Conhecer a cidade num dos seus símbolos: o elétrico

Elétrico de Lisboa| ©Alicia_rivas
Elétrico de Lisboa| ©Alicia_rivas

O elétrico é, sem dúvida, um dos símbolos que mais identifica a cidade de Lisboa. A sua utilização como transporte público é vital na cidade, mas que tal aproveitá-lo através de um passeio turístico?

Ao reservar um passeio de elétrico por Lisboa terá 24 horas para o utilizar e subir e descer as vezes que quiser. Entre as paragens ao longo do percurso, encontrará locais emblemáticos da cidade, como o bairro de Alfama, que pode ser visto do miradouro das Portas do Sol, o grande Castelo de São Jorge e o Elevador de Santa Justa, entre muitas outras atracções.

Reservar um passeio de elétrico por Lisboa

9. Assistir a um concerto de Fado em Lisboa

Noite de Fado| ©votsek
Noite de Fado| ©votsek

O fado é um género artístico que combina poesia e música e é praticado em quase todo o país. É uma canção e dança afro-brasileira que é considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2011 e que, se viajar para a capital portuguesa, pode testemunhar em muitos espectáculos.

Se reservar bilhetes para assistir a um concerto de Fado em Lisboa, pode descobrir uma das maiores jóias da cultura portuguesa. Assistirá a um concerto de música ao vivo, com cantores e guitarristas locais para experimentar esta forma de arte tradicional em primeira mão.

Reservar um concerto de Fado em Lisboa

10. Viva um Halloween aterrador em Lisboa

Festa de Halloween em Lisboa| ©Jonathan Borba
Festa de Halloween em Lisboa| ©Jonathan Borba

A noite mais assustadora do ano também chega a Lisboa. A cada 31 de outubro, a capital portuguesa celebra o Halloween com várias festas temáticas. Se vai estar na cidade por essa altura, não se esqueça de vestir o seu melhor disfarce e prepare-se para passar a noite inteira com fantasmas, boa música e planos que o vão manter acordado durante a noite.

Lisboa é uma cidade com uma grande vida nocturna e, no Halloween, não é raro encontrar toda a gente vestida a rigor, a andar de bar em bar e a ir a festas. Para além destas, há outras actividades e eventos que decorrem pela cidade, desde visitas guiadas para pedir doces ou travessuras (recomendadas se for a Lisboa com crianças) a visitas guiadas às lendas e histórias assustadoras de Lisboa.

O meu conselho é que aproveite um pouco de tudo. Quando a noite começar a cair, vista o seu fato, se ainda não o tiver, e reserve uma visita guiada nocturna a Lisboa. O guia também vai estar mascarado e vai tentar meter-te medo enquanto te conta as histórias mais assustadoras da cidade. Quando terminar, aproveite para jantar e juntar-se à festa.

11. Desfrute do cinema independente e documental no Festival Internacional de Cinema de Lisboa

As pessoas no cinema| ©Luis Quintero
As pessoas no cinema| ©Luis Quintero

Como é que está o mundo? É difícil responder a esta pergunta, mas dizem que se assistir ao Festival Internacional de Cinema que se realiza todos os anos em outubro em Lisboa, pode obter uma resposta mais clara. Este evento centra-se no cinema documental e exibe filmes que retratam a realidade mais imediata.

Para além dos muitos (e muito interessantes) filmes que se podem ver no DocLisboa, este festival é também conhecido por se ter tornado um espaço de debate, reflexão e ativismo. É, sem dúvida, um exemplo claro da ideia de que a arte pode mudar o mundo. No total, o festival decorre ao longo de 11 dias, pelo que há tempo para que filmes de diferentes autores e países sejam exibidos e concorram nas diferentes categorias.

Se gosta de um plano diferente em Lisboa e quer ver as estreias de documentários que poderão ser nomeados para os principais prémios internacionais, não pode perder o DocLisboa.

12. Mostre o seu lado mais elegante na Lisboa Fashion Week

Semana da Moda de Lisboa| ©Corrado
Semana da Moda de Lisboa| ©Corrado

Gostas de moda? A beleza de visitar diferentes cidades é ver como as pessoas se adaptam a diferentes tendências ou desenvolvem o seu próprio estilo de acordo com o local. Em Lisboa isso também acontece e, se viajar em outubro, terá também a oportunidade de o ver durante a sua Semana da Moda. Aqui, diferentes estilistas portugueses apresentam as suas propostas em desfiles de moda que, por vezes, são abertos ao público.

Claro que terá de preparar os seus melhores trajes, pois durante a semana em que decorre o evento Moda Lisboa, locais emblemáticos da cidade, como o Parque Eduardo VII, enchem-se de criatividade, elegância e originalidade. Se também quiser assistir, pode consultar no site o calendário de eventos, a localização e também se precisa de convite ou se pode assistir livremente durante o horário de funcionamento.

Para além dos valores artísticos, esta Fashion Week está muito envolvida com a sustentabilidade, a inclusão e a formação de jovens talentos, pelo que pode assistir a um workshop ou conferência sobre o tema. Outro aspeto que lhe pode interessar é o facto de abrirem uma loja pop-up onde pode comprar peças de designers portugueses.

Temperaturas em outubro em Lisboa

Noite no Bairro Alto| ©Retinafunk
Noite no Bairro Alto| ©Retinafunk

Está com sorte! outubro é um mês muito agradável em Lisboa. Porquê? Porque as temperaturas são outonais, nem demasiado frias nem demasiado quentes. Na maior parte dos dias, encontrará máximas de 23ºC, pelo que pode passear pela cidade sem casaco, e mínimas de 16ºC, sobretudo à noite.

Só há um senão: a chuva é frequente. Cerca de 8 dias por mês, embora em períodos curtos que não o impedirão de desfrutar da cidade. O meu conselho é que leve um mackintosh na mala, em vez de um guarda-chuva, que é sempre mais volumoso e só vai precisar dele durante algumas horas por dia. No entanto, quando o sol de outubro aparecer em Lisboa, vai precisar de óculos, acredite.

Preços de alojamento e voos para Lisboa em outubro

Pessoa que faz uma reserva| ©picjumbo.com
Pessoa que faz uma reserva| ©picjumbo.com

De um modo geral, Lisboa, mesmo sendo uma capital europeia, é bastante barata, pelo que é fácil encontrar voos e hotéis a bom preço durante todo o ano, mas especialmente em outubro. Como não é verão em Lisboa ou coincide com feriados como a Páscoa ou o Natal em Lisboa, a cidade está tranquila e com ela os seus preços.

A minha recomendação é sempre reservar tudo com antecedência para conseguir as melhores ofertas, mas mesmo planeando um fim de semana em Lisboa à última da hora é possível encontrar voos por cerca de 50€ (ida e volta) e alojamento também com preços reduzidos fora de época. O meu conselho é que aproveite para dormir em zonas mais centrais e históricas como o Chiado, Alfama e Bairro Alto.

Fazer uma visita guiada a Lisboa