10 Coisas para Fazer em Lisboa em Fevereiro

Viva a experiência de Lisboa em pleno num mês sem tantos turistas mas com grandes festividades que o vão fazer apaixonar-se pelo local. Não pode perder!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Lisboa em Fevereiro

Praça do Comércio, Lisboa | ©Claudio Schwarz

Lisboa em fevereiro está cheia de festa e amor. A chegada do Dia dos Namorados e do Carnaval junta-se à chegada de temperaturas ligeiramente mais quentes do que em dezembro e janeiro.

Além disso, como é considerado um mês de época baixa, poderá divertir-se sem tantos turistas. Basta levar um casaco quente e vir desfrutar de tudo o que há para fazer na boémia cidade de Lisboa.

1. Celebrar o Dia dos Namorados com um cruzeiro no rio Tejo

O rio Tejo a passar por Lisboa| ©Daniel Lobo
O rio Tejo a passar por Lisboa| ©Daniel Lobo

Lisboa tem um encanto que hipnotiza todos os seus visitantes. É de imaginar então que, durante o dia do amor, 14 de fevereiro, são muitos os panoramas que pode oferecer ao seu par para o apaixonar.

Muitos restaurantes oferecem jantares românticos e em cada esquina vendem-se flores e caixas de bombons. No entanto, apesar do típico, há três planos turísticos que, neste dia especial, ganham um significado extra para todos os casais que vêm a Lisboa para um encontro:

  • Miradouro da Graça: este imponente miradouro, também chamado Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, é um dos melhores sítios de onde se pode ver toda a cidade, tendo uma vista privilegiada sobre o bairro de Alfama. Levar a sua cara-metade a ver o pôr do sol no Dia dos Namorados é um dos planos mais românticos em Lisboa à noite.
  • Rua Garrett. A famosa Rua Garrett veste-se a rigor para o Dia dos Namorados, pois nela se encontra uma das mais antigas floristas da cidade, a Pequeño Jardim. Este é o local ideal para comprar um belo ramo de flores à sua cara-metade.
  • Cruzeiros no Tejo. O rio Tejo desagua em Lisboa de uma forma espetacular, atravessando toda a península. Isto faz com que seja uma cidade com uma tradição fluvial muito enraizada e, claro, com belos passeios e cruzeiros fluviais que, durante o dia 14 de fevereiro, ganham um ar muito mais romântico.

Reservar um cruzeiro no Tejo

2. Percorrer Lisboa em autocarro turístico

Autocarro Turístico de Lisboa| ©laredawg
Autocarro Turístico de Lisboa| ©laredawg

Se o frio de fevereiro em Lisboa não lhe permite continuar a passear e a caminhar por esta bela cidade, pode sempre reservar um dos muitos autocarros turísticos que estão disponíveis na cidade de Lisboa e que o levarão cerca de duas horas a visitar alguns dos principais locais de Lisboa. Desta forma, poderá abrigar-se do frio e ver todos os locais mais emblemáticos a um bom ritmo.

Além disso, este tipo de passeios são bastante baratos e existem vários bilhetes durante o dia, pelo que, quer porque o tempo não está bom, quer porque tem pouco tempo para visitar a cidade, esta pode ser sempre uma boa alternativa para passear em Lisboa em fevereiro.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Lisboa

3. Aquecer a beber vinho do Porto

Beber vinho| ©Breakingpic
Beber vinho| ©Breakingpic

Apesar de Lisboa estar repleta de paisagens sempre que lá vai, não se esqueça que em fevereiro, apesar de ser o fim do inverno, ainda faz bastante frio, pelo que nunca é má ideia fazer uma paragem para conhecer um dos seus mais famosos licores e aquecer um pouco.

O Porto é um vinho que esteve em processo de fermentação e tem um elevado teor alcoólico, pelo que deve ser bebido com moderação. Há muitos locais em Lisboa onde pode pedir um cálice e abrigar-se do frio a um preço bastante barato, como o famoso bar Arcaz Velho, em Santa Apolónia.

Prova de vinhos

Se o vinho do Porto é demasiado forte para si mas não quer deixar de provar as bebidas típicas, não se esqueça que está numa zona com um vinho com denominação de origem. Não lhe será difícil encontrar uma prova de vinhos na sua viagem a Lisboa em fevereiro, que lhe permitirá provar a essência desta terra e, ao mesmo tempo, aquecê-lo um pouco com a alegria do vinho.

Marcar uma prova de vinhos e queijos em Lisboa

4. Não se vá embora sem assistir a um espetáculo de Fado

Espetáculo de fado no Chiado| ©Lola Marin
Espetáculo de fado no Chiado| ©Lola Marin

O fado é a música popular mais caraterística da cultura portuguesa e sempre que vem a Lisboa, não pode faltar. No entanto, em fevereiro, com o frio e os dias curtos, é um dos melhores planos, pois poderá apreciar os diferentes espectáculos de Fado ao vivo que se realizam por toda a cidade enquanto se abriga do frio. Por vezes também tem a oportunidade de jantar enquanto assiste a um concerto de Fado.

Alguns dos bairros mais bonitos e turísticos de Lisboa, como o Chiado, têm diferentes espaços que oferecem a partir de cerca de 20€ um espetáculo incrível onde as guitarras portuguesas acompanham as maravilhosas e tristes vozes desta canção mundialmente famosa.

Reservar bilhetes para um espetáculo de Fado

5. Aproveite ao máximo uma pausa em Sintra sem multidões

O Palácio da Pena| ©laredawg
O Palácio da Pena| ©laredawg

Se veio passar uns dias a Lisboa em fevereiro, não pode perder a oportunidade de fazer uma das excursões mais populares da cidade na época baixa, sem multidões e com a cidade a parecer só para si. Sintra fica a apenas 25 quilómetros de Lisboa e chegar a Sintra a partir de Lisboa é muito mais fácil do que se possa pensar.

Por menos de 5€ pode apanhar um comboio ou um autocarro que o levará a esta deslumbrante vila em não mais de 40 minutos e explorá-la à vontade com a tranquilidade de ser um dos poucos turistas que tiraram uns dias de férias em fevereiro para a visitar.

Sintra é um lugar que parece saído de um conto de fadas. Há muito que foi declarada Património da Humanidade e só de passear pelas suas ruas já vale a pena. No entanto, o seu ponto alto é o Palácio da Pena, que se tornou um símbolo da cidade. A entrada para o seu interior custa menos de 15 euros, mas posso garantir que ver de perto esta maravilha arquitetónica vale bem a pena, sobretudo se o puder ver sem tanta gente na época alta.

Reservar uma excursão a Sintra

6. Viva o Carnaval de Lisboa

Carnaval de Lisboa| ©Genn
Carnaval de Lisboa| ©Genn

Durante o mês de fevereiro, Lisboa, tal como muitas outras cidades do mundo, celebra a chegada do Carnaval, uma festa colorida e alegre onde as pessoas celebram o fim do inverno e saem à rua para festejar e divertir-se.

O Carnaval de Lisboa realiza-se normalmente em meados de fevereiro, entre os dias 10 e 20, e é vulgarmente conhecido como o "Carnaval dos Vilões". O seu principal ponto de concentração é a zona do Parque das Nações, onde se organizam desfiles, concertos e concursos de máscaras.

Além disso, durante esta semana não deixará de ouvir todo o tipo de ritmos nas ruas e não lhe faltarão planos e eventos especiais que se organizam em torno desta festa tão animada. Consulte as datas e venha desfrutar do Carnaval de Lisboa!

Reservar uma visita guiada a Lisboa

7. Visitar os museus em época baixa

Museu Calouste Gulbenkian| ©Mark
Museu Calouste Gulbenkian| ©Mark

fevereiro é um mês ideal para vir visitar Lisboa, pois muitas pessoas têm relutância em vir pensando que estará demasiado frio e desagradável. No entanto, as temperaturas são um pouco mais quentes e suportáveis do que nos meses anteriores.

Precisamente por causa desta ideia, a cidade está normalmente bastante vazia e pode ser uma altura perfeita para fazer uma visita guiada aos museus mais famosos sem ter de esperar em longas filas e sem ter de reservar com muita antecedência.

Lisboa é uma capital cultural no panorama europeu e há muitos museus que não pode perder se vier durante a época baixa, em fevereiro. Aqui fica uma lista dos principais para que possa escolher o que mais se adequa aos seus gostos:

  • Museu Calouste Gulbenkian: tem uma enorme coleção de peças e obras de todas as idades e pinturas de artistas como Rembrandt, Renoir ou Rubens. A taxa de entrada é de aproximadamente 10 euros.
  • Museu Nacional de Arte Antiga: reúne pinturas e artes decorativas, maioritariamente de artistas portugueses de vários séculos de história. A entrada custa cerca de 5 euros, embora aos domingos seja gratuita até às 14 horas.
  • Museu do Fado: tem uma exposição permanente e várias exposições temporárias sobre a história e o legado cultural do Fado na história de Portugal. A entrada custa cerca de 5 euros.
  • Museu Coleção Berardo: um dos melhores museus de Lisboa para apreciar arte contemporânea com obras de artistas portugueses e outros como Dalí. A entrada custa cerca de 5 euros, embora seja gratuita todos os sábados.

8. Ver a música alternativa no Festival ID NoLimits

Mesa de DJs| ©Gabriel Barletta
Mesa de DJs| ©Gabriel Barletta

Apesar dos planos turísticos da cidade, se é apaixonado por música e quer conhecer as últimas tendências das batidas urbanas e electrónicas, não perca o ID NoLimits Festival, um evento que se realiza todos os anos durante dois dias no final de fevereiro e que se tornou uma plataforma para as bandas mais novas e experimentais.

Normalmente, este festival tem lugar no Centro de Congressos do Estoril, a apenas uma hora de transportes públicos do centro de Lisboa. Este festival não é apenas sobre música, mas também sobre arte e uma mistura de estilos.

Reservar um tour de arte de rua em Lisboa

9. Experimente a ópera no Teatro São Carlos

Teatro Nacional de São Carlos| ©Casper M
Teatro Nacional de São Carlos| ©Casper M

O Teatro São Carlos é um local de visita obrigatória em Lisboa para os amantes da cultura e da arte, pois é considerado um dos mais belos da cidade. Ao longo do ano, oferece um vasto leque de espectáculos de teatro, dança e música.

No entanto, durante o mês de fevereiro, há vários ciclos de ópera que não pode perder se vier a Lisboa durante este mês. Quer venha com a sua cara-metade no mês do amor e queira oferecer-lhe um plano especial, quer queira fazer mais turismo de inverno indoor.

Este teatro abriu as suas portas em 1793 para substituir o antigo teatro destruído no terramoto de Lisboa e, desde então, não deixou de ser uma referência cultural para toda a cidade. Não pode perder o seu cair do pano!

10. Não perca o Festival Antena 2

Festival de Música| ©Hanny Naibaho
Festival de Música| ©Hanny Naibaho

A Antena 2 é uma das estações de rádio mais famosas de Portugal. Há muitos anos que emite música popular portuguesa e é um ponto de referência para os seus habitantes.

Se vier a Lisboa em fevereiro, estará com sorte, pois é o mês em que se realiza o festival anual da estação, com concertos ao vivo dos melhores grupos nacionais do ano. Uma óptima forma de conhecer melhor a cultura portuguesa e compreender os ritmos e costumes do país vizinho.

Este festival decorre normalmente durante dois ou três dias na primeira semana de fevereiro e são organizados diferentes eventos em diferentes locais, tanto em Lisboa como na outra grande cidade, o Porto. Os bilhetes para os concertos custam normalmente cerca de 5 euros por pessoa, por isso, se estiver interessado neste plano, informe-se sobre as datas deste ano e os concertos que mais lhe interessam.

O tempo em Lisboa em fevereiro

Pôr do sol em Lisboa| ©Andreas Brucker
Pôr do sol em Lisboa| ©Andreas Brucker

fevereiro é um mês generoso para Portugal e mais especificamente para Lisboa porque, estando numa zona central do país, tem temperaturas bastante estáveis. Apesar de ser inverno, a temperatura média diária ronda os 10ºC, com máximas de 13ºC e mínimas de cerca de 9ºC.

Sendo uma cidade fluvial, a temperatura acaba por ser mais quente e húmida. Por isso, com um bom casaco pode estar confortável na rua sem ter de se abrigar.

No entanto, deve ter em conta que no final de fevereiro começa a época das chuvas e pode ser frequente que alguns dias possam estar um pouco nublados ou cintilantes. Neste caso, recomendo que procures planos indoor como museus, teatros ou exposições, que não estarão cheios de turistas.

O que deve levar na mala para a sua viagem a Lisboa em fevereiro?

Preparar a bagagem| ©Kindel Media
Preparar a bagagem| ©Kindel Media

Portugal é o nosso país vizinho e tem todo o tipo de bens de primeira necessidade disponíveis nos supermercados, lojas e farmácias. Recomendo que viaje o mais leve possível, tenha bons sapatos impermeáveis para o caso de um dia chover e, acima de tudo, roupas confortáveis e leves para que possa deslocar-se de um lugar para outro sem se arrepender das mudanças de temperatura.

Leve sempre um guarda-chuva dobrável na mala para o caso de começar a chover e não se esqueça da sua máquina fotográfica para imortalizar esta bela cidade.

fevereiro é um ótimo mês se quiser vir a Lisboa. Não penses muito nisso, porque esta cidade vai facilitar-te a vida e proporcionar-te uma bela experiência cheia de alegria, amor, cultura e gastronomia.