10 Coisas para Fazer em Lisboa em Março

Tomou uma decisão muito acertada: viajar para Lisboa em março é a melhor forma de celebrar o início da primavera. A cidade portuguesa vai florescer durante a sua visita com muitos eventos culturais e naturais. Vai perdê-los?

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 Coisas para Fazer em Lisboa em Março

Lisboa, Portugal | ©João Reguengos

Se decidiu viajar para Lisboa em março, provavelmente já sabe que é um ótimo mês para dar as boas-vindas à primavera, que na capital portuguesa até chega um pouco mais cedo e pode aproveitar as temperaturas mais quentes desde o início do mês. Para além do bom tempo, março é um mês em que a cultura também floresce em Lisboa.

Compilei as actividades em Lisboa que mais me chamam a atenção, para que possa combinar a natureza primaveril da cidade com o seu lado mais cultural e moderno.

1. Aproveitar as horas de luz do dia num passeio de barco no rio Tejo

O rio Tejo a passar por Lisboa| ©Daniel Lobo
O rio Tejo a passar por Lisboa| ©Daniel Lobo

Todas as manhãs do dia 28 de março, tal como no resto da Europa, Lisboa e Portugal mudam a sua hora para se adaptarem ao verão, o que significa isto? Significa que no dia 28 o dia terá uma hora extra de luz do dia que pode aproveitar para prolongar o seu tradicional passeio de barco no rio Tejo. Acredite, não há melhor plano do que poder desfrutar de uma hora extra a ver o pôr do sol sobre Lisboa.

Para além de ver o pôr do sol enquanto navega pelo rio, vai poder ver os pontos mais emblemáticos da cidade. A bordo do cruzeiro ou do barco à vela poderá ver a Torre de Belém, a Ponte 25 de abril e o Cristo Rei. Para além disso, estes passeios costumam ter uma lotação reduzida, ideal para ouvir as explicações do guia e ter mais tranquilidade.

Noutras alturas do ano, quando a noite chega mais cedo, estes cruzeiros não são tão agradáveis, pois escurece logo e quando se desembarca, está demasiado escuro para fazer mais alguma coisa. No entanto, se for depois da mudança de hora, pode aproveitar ao máximo as últimas horas de luz do dia em Lisboa e depois mergulhar neste cruzeiro ao pôr do sol.

Reservar um passeio de barco ao pôr do sol

2. Admire os azulejos de Alfama com a melhor luz

Bairro de Alfama| ©Cycling Man
Bairro de Alfama| ©Cycling Man

Uma das maiores atracções de Lisboa é a arte dos seus azulejos, nunca os viu antes? Quando aterrar na cidade, não terá outra opção senão apreciá-los, pois decoram todos os cantos. Com as suas cores, formas e desenhos, contam histórias, razão pela qual Lisboa foi reconhecida como a Cidade Mundial do Azulejo. O sol primaveril que chega em março dá uma luz única que permite contemplar as suas cores de uma forma muito bonita e romântica.

Os azulejos estão sempre presentes, é certo, mas em março a luz é diferente e faz com que a cidade se encha de um brilho e energia diferentes, por isso é uma altura que adoro fazer um percurso pelo bairro de Alfama. Esta zona é uma das mais tradicionais e, na minha opinião, a que tem as casas de azulejos mais bonitas. No entanto, toda a cidade está cheia de cor nas suas fachadas, por isso faça uma visita guiada por tudo isto.

Reservar uma visita guiada a Alfama

3. Dar o primeiro mergulho da época nas praias de Sintra

Praia do Guincho| ©endless autumn
Praia do Guincho| ©endless autumn

Não é preciso esperar pelo verão para dar o primeiro mergulho do ano, não acha? Se for a Lisboa em março, também o pode fazer em Sintra, uma cidade declarada Património da Humanidade. Para além do Palácio da Pena, a sua principal atração turística, Sintra é um local onde o bom tempo que chega no final deste mês o encoraja a dar um mergulho nas suas praias naturais.

O meu conselho é que, se vai passar mais do que um dia em Lisboa, reserve uma excursão organizada a Sintra e fuja para Sintra para a conhecer, pois fica apenas a meia hora de distância. Não se arrependerá, prometo; a sua beleza natural e arquitetónica tornou-a num destino de férias único que pode ser apreciado desde o momento em que as temperaturas começam a subir.

As suas praias

A Praia Grande é selvagem e tem ondas grandes e fortes, por isso pode não lhe apetecer nadar, mas pode alugar equipamento de surf e fazer um pouco de surf. No entanto, existe uma zona balnear mais protegida e abrigada. O que talvez não se aperceba é que na areia existem vestígios de pegadas de dinossauros com mais de 110 milhões de anos.

Muito melhor para banhos, a Praia da Adraga surpreende com as suas águas cristalinas e um passeio de areia fina, perfeito para caminhar ou deitar-se a apanhar os primeiros raios de sol da primavera. O bom é que, como não é época alta, terá quase toda a praia só para si.

Palácio da Pena

Sabias que o Palácio da Pena é o local mais visitado de Portugal? Pois é, e não é de admirar, pois a sua história e arquitetura merecem uma visita. O melhor é que fica numa zona alta, pelo que de lá se pode ver a costa e a vila de Sintra a seus pés.

O mais impressionante é o desenho do edifício, que combina elementos românicos, barrocos e até mudéjares, com outros bem mais tradicionais portugueses, como os azulejos. No entanto, penso que a verdadeira beleza é o exterior, onde em março se pode ver um florescente jardim botânico.

Reserve a sua viagem para Sintra a partir de Lisboa

4. Desfrute das actividades de natureza oferecidas na Arrábida

Cascais| ©Luiz Pantoja
Cascais| ©Luiz Pantoja

Os meses de janeiro em Lisboa e fevereiro em Lisboa deixam muita chuva, pelo que os percursos pedestres ficam um pouco relegados nos planos dos lisboetas. No entanto, março é a altura certa para voltar a sair e explorar os ambientes mais naturais de Lisboa, como a Arrábida e a costa oeste.

O passeio pela costa oeste de Lisboa não é curto, especialmente se quiser conhecê-la em profundidade. Recomendo que reserve pelo menos meio dia para o fazer, mas a caminhada é bastante fácil, uma vez que é maioritariamente plana e percorre a costa de Lisboa. O melhor deste passeio é a beleza das paisagens.

Pode aproximar-se das praias selvagens de Lisboa e também ver restos fossilizados dos seres vivos que outrora habitaram a zona. Também pode fazer uma viagem à Arrábida e Sesimbra a partir de Lisboa com um passeio de caiaque ou mesmo este passeio privado de vinho e comida à Arrábida a partir de Lisboa.

Reserve a sua viagem à Arrábida

5. Desfrute do bom tempo de primavera nos terraços

O miradouro das Portas do Sol| ©Vitor Oliveira
O miradouro das Portas do Sol| ©Vitor Oliveira

Com o bom tempo chega a época das esplanadas de Lisboa, que até março estão normalmente fechadas devido às constantes chuvas de inverno em Lisboa, que não encorajam os seus habitantes a tomar uma bebida ou uma tapa ao ar livre. No entanto, com a chegada do bom tempo, pode juntar-se à vida lisboeta e passar a tarde numa das muitas esplanadas que enchem a cidade e permitem vê-la de cima.

Não pense que todas as esplanadas de Lisboa estão ao nível da rua. De facto, pode surpreender-se ao descobrir que em março ainda estão um pouco vazias. É normal, a maioria das pessoas prefere ir a bares cujas esplanadas estão nos telhados dos edifícios. Como deve imaginar, as vistas são muito melhores e o ambiente também.

Embora as esplanadas e os telhados dos bairros tradicionais tenham algo de especial, também encontrará alguns mais modernos e alternativos. O meu conselho é fazer um tour gastronómico por Lisboa para conhecer os locais mais históricos.

Marcar uma prova de vinhos e queijos em Lisboa

6. Dê asas à sua imaginação no Festival de Cinema de Animação de Lisboa.

Entrada na Monstra| ©MONSTRA Festival
Entrada na Monstra| ©MONSTRA Festival

Há um evento que não pode perder se for a Lisboa em março: a Monstra ou, por outras palavras, o seu festival de cinema de animação. Desde 2000, este festival de cinema tem dado destaque à animação através de estreias, workshops e conferências. É uma referência nacional!

Com mais de 20 edições, através de filmes, masterclasses e conferências, os organizadores têm conseguido, ano após ano, realçar o poder que este cinema tem de transmitir emoções.

Se viaja com crianças para Lisboa, saiba que elas vão gostar muito deste festival. Nem todos os filmes são adequados para elas, mas em geral é sempre muito interessante para elas ver os avanços da animação digital, assistir às exposições ou tentar descobrir quais os filmes que vão ganhar nas diferentes categorias do concurso que organizam.

7. Fronteiras Abertas no Ciclo de Cinema LGTBI

LGTBI| ©Monstera
LGTBI| ©Monstera

Quando se chega a Lisboa, percebe-se que esta se tornou uma cidade moderna, inclusiva e jovem. De facto, em março, acolhe o Festival de Cinema LGTBI. Recomendo vivamente a sua presença, pois permitir-lhe-á abrir ainda mais os olhos e a mente. Desde a sua primeira edição, em 2004, que este festival tenta dar visibilidade às realidades das pessoas LGBTI.

O festival nasceu com o objetivo de abrir debates, o que é feito após a exibição de cada filme. A verdade é que é uma oportunidade fantástica para voltar da viagem a Lisboa com muitas ideias e tendo conhecido outros pontos de vista.

Além disso, os filmes são muitas vezes realizados por artistas portugueses bastante jovens, pelo que não tem desculpa para conhecer melhor a cultura mais atual de Lisboa, ao mesmo tempo que abre os seus horizontes e ajuda a dar voz às suas realidades.

8. Conheça novos festivais no Fórum Internacional de Festivais de Música em Lisboa.

Festival de Música| ©Hanny Naibaho
Festival de Música| ©Hanny Naibaho

Gostas de festivais? De certeza que gostaria de ir a um, mas proponho-lhe algo muito mais interessante e único: ir a um festival sobre festivais. Sim, é disso que se trata o Fórum Internacional dos Festivais de Música de Lisboa, que reúne todos os anos, em março, especialistas da área, organiza sessões de cinema e junta os amantes da música. Vai perder?

Lisboa é uma cidade onde a música é importante e, de facto, quando chega o verão a Lisboa são vários os festivais que se realizam pela cidade. Talvez por isso não haja melhor local para organizar o Talkfest, onde se pode aprender muito sobre eles, desde o lado científico (embora pareça estranho) até ao lado mais criativo.

Sinceramente, é um luxo ficar a conhecer melhor como funciona um festival por dentro, ouvindo profissionais do sector, assistindo às exposições e até vendo um documentário. Claro que haverá mais do que um concerto e terá também a oportunidade de conhecer os melhores festivais, já que durante o fórum são premiados os que mais se destacaram em diferentes categorias.

9. Dar as boas-vindas à primavera nos parques de Lisboa

Parque Eduardo VII na primavera| ©Svetlana Cekic
Parque Eduardo VII na primavera| ©Svetlana Cekic

O que vai acontecer no dia 20 de março? Se, como eu, não gosta muito do frio, provavelmente já sabe a resposta: começa a primavera! E com ela vêm as flores e a exuberância dos jardins e parques de Lisboa, como é que se pode deixar de ver? Se viajar para a capital portuguesa no final de março, prepare-se para ver os seus espaços verdes em pleno esplendor.

Fazer um piquenique de primavera é um dos meus planos favoritos onde quer que esteja, mas se o cenário for um dos parques de Lisboa, fico ainda mais convencida. Tal como você, vai ver que muitas famílias e grupos de amigos decidiram organizar um piquenique ou simplesmente visitar um dos jardins. Eu digo-lhe quais são os meus preferidos!

Parque Eduardo VII

Não há ninguém que não vos recomende a visita ao Parque Eduardo VII. Gosto particularmente da sua imensidão, parece que o verde da relva nunca mais acaba. Encontrará também a Estufa Fría, uma estufa de mais de um hectare que não utiliza qualquer sistema moderno de ar condicionado, apenas uma estrutura de madeira. No seu interior, poderá ver de perto plantas tropicais como mangas e camélias.

Este parque alberga também um dos melhores miradouros sobre Lisboa. Daqui pode ver-se a Serra da Arrábida ao longe, se o dia estiver limpo. Em qualquer dos casos, terá uma vista panorâmica incrível sobre as colinas e os jardins da cidade.

Perto da Graça

Quando a primavera chega a esta esplanada, o verde inunda tudo. Além disso, nos últimos anos, foram plantadas aqui 180 árvores, por isso, se procura sombra num dia de sol em março, vai encontrá-la aqui.

Em pleno centro histórico de Lisboa, este parque tem uma grande zona de piqueniques. Aconselho-o a pegar em alguma comida e vir aqui uma tarde para descansar depois de um dia de passeio por Lisboa.

Parque Florestal de Monsanto

O maior da cidade e tão impressionante que é uma floresta protegida. Isto significa que é o sítio ideal para compreender a importância da ecologia e do ambiente que nos rodeia. Recomendo que passe pelo menos uma tarde a explorar os seus ecossistemas e, embora não todos, parte dos seus 900 hectares.

Não se surpreenda se vir esquilos ou coelhos a saltitar à sua volta, pois há muitas espécies vivas no parque e, tal como você, elas saem para festejar assim que chega a primavera.

10. Festejar o dia de S. Patrício em Lisboa

Dia de S. Patrício em Lisboa| ©Rui Aperta
Dia de S. Patrício em Lisboa| ©Rui Aperta

Eu sei que o Dia de São Patrício é um feriado irlandês, mas sabia que os portugueses também têm origens celtas? Estas e a partilha do Oceano Atlântico (e as boas relações diplomáticas) fazem com que Lisboa se encha de verde e cerveja no dia 17 de março, que é o Dia de São Patrício. Claro que, se lá estiver, prepare-se para se divertir e brindar muito.

O Dia de S. Patrício é um dia especial para os irlandeses de todo o mundo, pelo que cidades como Lisboa também se vestem de verde. De facto, nos últimos anos, os monumentos mais importantes da cidade têm-no feito literalmente, já que as instituições quiseram apoiar esta festividade projectando luz verde no Cristo Rei, por exemplo.

Para além das luzes, a vida nocturna de Lisboa, sempre animada, celebra o Dia de São Patrício com as melhores cervejas. Se não quiser esperar que escureça, pode informar-se sobre as actividades organizadas durante o dia, como recitais de poesia irlandesa ou concertos.

Como é que está o tempo em Lisboa em março?

Praça Pedro IV em Lisboa| ©Thomas
Praça Pedro IV em Lisboa| ©Thomas

A primavera pode chegar a 20 de março, mas em Lisboa as temperaturas começam a subir logo no início do mês. O termómetro tem uma média de 18ºC e a previsão de chuva é bastante boa (apenas 10 dias de chuva por mês), pelo que é comum que cada vez mais lisboetas aproveitem os espaços exteriores da cidade.

Para mim, março é um dos melhores meses para ir a Lisboa, devido ao bom tempo e ao facto de, a pouco e pouco, as horas de luz do dia começarem a aumentar, pelo que se pode aproveitar ao máximo os dias.

Há muito turismo em Lisboa durante o mês de março?

Praça do Comércio de Lisboa| ©Claudio Schwarz
Praça do Comércio de Lisboa| ©Claudio Schwarz

Como a época alta ainda não começou, o mês de março é bastante calmo. No entanto, com as temperaturas amenas do mês e a chegada da primavera, vai encontrar muito mais gente nas ruas.

O menor número de turistas significa que os preços dos voos e dos alojamentos ainda não atingiram o pico que atingem a partir de abril, quando as férias da Páscoa e do verão trazem muitos viajantes a Lisboa. Por isso, se quer poupar dinheiro na sua viagem mas não abdicar do bom tempo, março é um ótimo mês para ir a Lisboa.

Quais são os seus planos para a sua viagem a Lisboa em março? Espero ter-te dado algumas ideias, avisa-me quando voltares!