O que fazer em Marrakech

Marraquexe é a alma de Marrocos, uma cidade de contrastes que o agarra desde o início e, se quiser tirar o máximo partido da sua visita, não perca estes pontos essenciais

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

O que fazer em Marrakech

Minarete da Mesquita de Kutubia | ©Chronis Yan Va

O trânsito inunda as ruas de Marraquexe, onde peões, veículos e animais formam uma massa uniforme; o som da buzina mistura-se com as vozes dos peões e o apelo à oração... Poderia dar-vos muitas dicas diferentes para viajar para Marraquexe, mas estas são definitivamente as 10 coisas que não devem perder na cidade.

1. Passear pela Praça Jamaa el-Fna

Vida nocturna na praça Yamaa el-Fna| ©Sherpas 428
Vida nocturna na praça Yamaa el-Fna| ©Sherpas 428

Não sei se alguém já visitou Marraquexe sem visitar esta praça. Situada dentro da Medina de Marraquexe (a Medina é a zona histórica que é considerada o centro de Marraquexe e está rodeada por uma muralha), a enorme praça de Jamaa el-Fna é o coração da cidade e o ponto de referência para se orientar em qualquer passeio ou visita turística. Se tiver de escolher um primeiro sítio para ir quando chegar a Marraquexe, recomendo vivamente esta praça.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

2. Fazer compras no souk

O souk| ©César González Palomo
O souk| ©César González Palomo

Em poucas cidades eu recomendaria fazer compras como uma obrigação, mas em Marraquexe é uma experiência totalmente nova à qual pode estar habituado.

O mercado do souk é uma experiência em si mesmo; é menos sobre o que comprar ou o que comprar, e mais sobre a forma como os vendedores comunicam com os turistas (qualquer que seja a sua língua, irá certamente ouvi-los dirigir-se a si nela), apreciando o artesanato (os artesãos estão normalmente na parte de trás do souk, passando por um beco coberto) ou provando os doces que vendem ao nível da rua (não parecem muito higiénicos, mas prová-los faz parte da experiência local). No entanto, ter especial cuidado com os seus pertences durante o seu passeio pelo souk é um dos conselhos básicos de segurança em Marraquexe.

Reservar uma visita guiada ao souk em Marraquexe

3. Explorar o Jardim Majorelle

Jardim Majorelle| ©Mike Finn
Jardim Majorelle| ©Mike Finn

Quando se vai ao Jardim Majorelle, a primeira coisa que nos chama a atenção, mesmo antes de chegarmos ao portão, é a zona da Ville Nouvelle em que ele se situa. Basta apanhar um táxi da Medina para parecer que se chegou a uma cidade completamente diferente, com edifícios altos e passeios bem cuidados. De facto, esta é a parte rica da cidade e, sim, é também parte de Marrocos. Se quiseres mais informações sobre como chegar lá, dá uma vista de olhos no post sobre como se deslocar em Marraquexe.

Quanto ao jardim Majorelle, pessoalmente acho que é uma das melhores visitas que podes fazer na cidade, se não a melhor. A imagem que encontra quando atravessa os portões deste jardim (aberto 365 dias por ano) não tem nada a ver com o que é associado ao mundo árabe: foi construído nos anos 20 e 30 do século passado. Está decorado com espécies vegetais exóticas e o gosto dos edifícios e das ruas é requintado.

Reservar uma visita guiada aos Jardins Majorelle e ao Palmeiral de Marraquexe

4. Fazer um passeio de camelo

Passeio de camelo no deserto| ©Claudia Gschwend
Passeio de camelo no deserto| ©Claudia Gschwend

Pode parecer um cliché ir a Marrocos e andar de camelo, mas é um cliché que acaba por ser uma experiência muito gratificante. Os passeios de camelo permitem não só utilizar o camelo como meio de transporte, mas também ver os desertos à volta de Marraquexe e as aldeias berberes espalhadas por eles.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ir ao deserto do Sara para andar de camelo. Pode fazer passeios de camelo a partir de Marraquexe para vários pontos da área circundante (incluindo o famoso palmeiral de Marraquexe) que podem demorar desde algumas horas a um dia inteiro. Dica: se vai a Marraquexe com crianças, não perca esta atividade.

Reserve um passeio de camelo pelo palmeiral

5. Fazer um passeio pela cidade

Mesquita de Kutubia iluminada ao pôr do sol| ©Chronis Yan
Mesquita de Kutubia iluminada ao pôr do sol| ©Chronis Yan

Há muitas maneiras de visitar uma cidade, mas a melhor forma de a conhecer realmente é ter alguém local para lhe explicar o que está para além do ponto de vista do turista.

Pode escolher entre várias opções de passeios e excursões a partir de Marraquexe, onde um guia local lhe mostrará os recantos mais desconhecidos da cidade, lhe contará a história dos seus principais emblemas e lhe contará histórias interessantes sobre o modo de vida dos seus habitantes e a gastronomia de Marrocos. Aproveite a oportunidade para pedir ao seu guia recomendações de restaurantes em Marraquexe; ele ou ela terá todo o gosto em ajudá-lo.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

6. Relaxar num hammam tradicional

Num hammam| ©Enrico Furlan
Num hammam| ©Enrico Furlan

O meu plano quintessencial de Marraquexe é relaxar num hammam tradicional. Uma experiência que dura cerca de duas horas, na qual experimentará os banhos esfoliantes de eucalipto, as saunas e as massagens relaxantes com óleo de argão.

Num hammam tradicional marroquino, será atendido por terapeutas especializados. Desfrutará também de uma bebida tradicional de menta fresca.

Desfrute de uma tarde relaxante em Marrocos, enquanto experimenta a tradição local e cultural de cuidados com a pele. E não se preocupe com a forma de lá chegar, pois pode reservar uma experiência de ida e volta.

Reserve um banho e uma massagem num hammam tradicional

7. Faça uma viagem a Essaouira

Essaouria| ©Jean-Marc Astesana
Essaouria| ©Jean-Marc Astesana

Marraquexe é uma cidade com muito para apreciar, mas a azáfama das suas ruas faz com que seja bem-vinda uma fuga do centro para um dia numa parte mais relaxada de Marrocos. Uma visita à cidade piscatória de Essaouira é perfeita para isso. Fica a três horas de Marraquexe e há diferentes excursões a Essaouira em que se pode ir e voltar no mesmo dia; em qualquer caso, aqui está um post sobre como chegar de Marraquexe a Essaouira.

A sua principal atração é a tranquilidade das suas ruas, as vistas para o mar e, claro, o peixe barato e de qualidade que se pode comer na zona portuária. Se quiser passar mais alguns dias nesta cidade, pode fazer caminhadas ou visitar as suas estâncias de montanha, mas nas diferentes excursões que partem de Marraquexe terá tempo para explorar os principais pontos de interesse ao seu próprio ritmo.

Reservar uma excursão a Essaouira

8. Fazer uma viagem aos arredores

Cascatas de Ouzoud| ©just_a_cheeseburger
Cascatas de Ouzoud| ©just_a_cheeseburger

Há países onde ninguém pensaria em passar sem visitar as suas paisagens. No entanto, muitos turistas que se deslocam a Marraquexe ficam na cidade por desconhecerem a riqueza natural dos arredores.

Para evitar isso, basta procurar fotografias das montanhas do Atlas, do vale de Ourika, das cascatas de Ouzoud ou da aldeia de Ban Haddou. Se a sua principal reação é "Mas isto é perto de Marraquexe?", pode ler mais sobre todas as excursões organizadas a partir de Marraquexe aqui.

Excursões no deserto de Marraquexe: imperdível

De todas as excursões que se podem fazer a partir de Marraquexe, as excursões no deserto de Marrocos são, sem dúvida, as mais populares. A primeira coisa que deve saber é que a partir de Marraquexe pode visitar o deserto de Merzouga, o deserto de Zagora ou o deserto de Agafay. Embora se possa ver o deserto de Marraquexe num dia, a minha recomendação é passar a noite no deserto, pois a experiência é única. Também recomendo que reserve uma excursão organizada para o deserto a partir de Marraquexe, pois não vale a pena fazê-lo por conta própria, uma vez que as actividades que pode fazer no deserto são, na sua maioria, organizadas pelos organizadores das excursões.

Reservar uma excursão ao deserto a partir de Marraquexe

9. Visitar o Palácio Bahia

O Palácio Bahia| ©*SHERWOOD*
O Palácio Bahia| ©*SHERWOOD*

Também conhecido como o Palácio das Belas, pois é a tradução árabe de Bahia. Era por esta alcunha que era conhecido o favorito do vizir Ahmed ben Moussa, que mandou construir este palácio, que demorou 14 anos a ser concluído. O ponto alto do local é a ornamentação sumptuosa que cobre todo o edifício (e, se estiver a pensar, os mosaicos foram colocados um a um).

10. Descobrir os túmulos de Sa'did

Túmulos Sa'didi| ©Montse PB
Túmulos Sa'didi| ©Montse PB

Perto do Bahia Palace encontram-se os Túmulos de Sa'didi. Embora também esteja aberto até às quatro e meia da tarde, é melhor visitá-lo de manhã cedo para evitar multidões devido à sua pequena dimensão. No seu interior encontram-se túmulos famosos e uma decoração ostensiva em estuque e mármore digna da glória dos mais notáveis sultões do século XVI. Pelo tipo de decoração de cada túmulo e mausoléu, adivinhará o poder de compra de cada um dos notáveis aí sepultados.

11. Maravilhar-se com a Madrasa Ali Ben Youssef

Madrasa Ali Ben Youssef| ©Kees Kortmulder
Madrasa Ali Ben Youssef| ©Kees Kortmulder

Se já esteve na Alhambra de Granada ou no Alcazar de Sevilha, o cenário desta mesquita ser-lhe-á familiar. Se o Palácio da Bahia já era um símbolo da grandeza dos homens, este templo é um símbolo da grandeza de Alá, e é incrível.

É uma das poucas igrejas do país onde é permitida a entrada a não muçulmanos, por isso aproveite (embora esteja fechada durante as festas religiosas). O seu ponto forte é o pátio: pisos de mármore, tons delicados, arte ornamental, caligrafia esculpida, varandas gradeadas, mosaicos e outros elementos fazem dele uma obra de arte.

Finalmente, escolha a melhor altura para a sua viagem

Em Marrocos| ©angelgarciagordo
Em Marrocos| ©angelgarciagordo

Se está a pensar quando viajar para Marraquexe, visitar Marraquexe tanto no verão como no inverno tem as suas vantagens. Cada mês do ano oferece uma série de atracções, que pode consultar nesta lista:

Além disso, se ainda não tem a certeza de quantos dias passar na cidade marroquina, aqui está outra lista de itinerários, dependendo de quantos dias dura a sua viagem.