Melhores excursões no deserto em Marrocos partindo de Marrakech

Se gosta do deserto, Marrocos é o destino ideal para si. O país é o lar de paisagens áridas e rochosas e de áreas de grandes dunas. A escolha da experiência depende da duração da sua estadia, do afastamento e da estação do ano - continue a ler para descobrir todas as opções!

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 8 minutos

Melhores excursões no deserto em Marrocos partindo de Marrakech

Marrocos | ©Paul Macallan

As excursões ao deserto são uma das coisas imperdíveis a fazer em Marraquexe. É o sonho de qualquer viajante intrépido fazer uma caminhada pelo deserto. Se quiser sentir-se como Lawrence da Arábia, veja as melhores excursões de um, dois ou três dias.

1. Jantar no deserto de Agafay

Noite estrelada em Agafay| ©Andre Roseta
Noite estrelada em Agafay| ©Andre Roseta

Esta excursão leva-o ao vizinho deserto de Agafay, que fica a cerca de 30 quilómetros da Cidade Vermelha. Não se esqueça da imagem típica das dunas: esta paisagem natural é caracterizada por um terreno árido coberto de pedras e seixos e com quase nenhuma vegetação.

A excursão parte de Marraquexe à tarde (geralmente por volta das 15:00 ou 16:00) e, após uma hora de autocarro ou de 4x4, chegará ao seu destino. Aí, será recebido pelos berberes com um típico chá de menta. No final do dia, pode escolher entre duas opções: um passeio de camelo ao pôr do sol ou, se preferir, pode ficar no acampamento para ver o pôr do sol e, mais tarde, as estrelas.

Desfrutará também de um jantar tradicional com receitas típicas da região, como zaalouk (uma deliciosa salada de beringela), cuscuz de legumes, harira (uma sopa saudável feita com legumes e borrego ou vaca), meshwi (borrego assado) e tajine de frango. A fogueira, o céu limpo e os malabaristas que fazem fogo dão um toque especial à experiência.

Tem também a opção de escolher a excursão às montanhas do Atlas com um passeio de camelo.

Informações úteis

  • Preço aproximado: a partir de 40 ¤ sem jantar; cerca de 70 ¤ com jantar incluído.
  • Duração: a partir de 6 horas
  • Recomendado: para quem tem pouco tempo e não quer perder uma experiência no deserto em Marraquexe.
  • Mais informações: Excursões ao deserto de Agafay a partir de Marraquexe

Reserve a sua excursão ao deserto de Agafay

2. Excursão de dia e de noite no deserto de Zagora

Dunas no deserto de Zagora| ©John Englart
Dunas no deserto de Zagora| ©John Englart

A cidade de Zagora situa-se a cerca de 360 km de Marraquexe e é muito popular entre os turistas com pouco tempo disponível. De facto, dois dias e uma noite são suficientes para a visitar, enquanto outros destinos requerem pelo menos mais uma noite.

Para chegar a Zagora, é preciso acordar cedo porque, infelizmente, as estradas do país não estão em muito boas condições. A excursão ao deserto de Zagora parte normalmente da Cidade Vermelha às 08:00 e, depois de passar o desfiladeiro de Tichka, passa pelo Kasbah de Ait Ben Haddou, por Ouarzazate e pelo Vale do Draa, um oásis verde esculpido pelo rio com o mesmo nome.

À chegada, pode escolher entre uma variedade de actividades: passeios de camelo ao pôr do sol, percursos em moto-quatro ou em 4x4, dormir numa tenda para observar as estrelas, etc. A paisagem de Zagora é árida e rochosa, mas há um local onde se encontram alguns montes de areia: as dunas de Tinfou, uma versão em miniatura do Saara mais tradicional.

Informações úteis

  • Custo aproximado: cerca de 90 ¤ incluindo jantar e pequeno-almoço.
  • Duração: dois dias e uma noite
  • Recomendado: para aqueles que querem passar uma noite no deserto sem sacrificar o conforto.
  • Mais informações: Excursões ao deserto de Zagora em Marrocos.

Reserve a sua excursão ao deserto de Zagora

3. Excursão de 3 dias ao deserto de Merzouga

Visita às Gargantas de Todra.| ©albertxebic
Visita às Gargantas de Todra.| ©albertxebic

A excursão de 2 noites e 3 dias ao deserto de Merzouga começa de manhã cedo em Marraquexe. O miniautocarro ou o 4x4 conduzi-lo-á ao longo das montanhas do Alto Atlas e, depois de passar por vales e aldeias berberes, continua a sua viagem tocando a aldeia fortificada de Ait Ben Haddou e a vizinha Ouarzazate, a Porta do Saara.

Depois de um almoço típico, o seu motorista levá-lo-á a Boumalne Dades, uma aldeia de 2.000 habitantes. Aqui vivem os Imazighen, os descendentes dos primeiros habitantes do Norte de África. O primeiro dia termina em Tinghir e, após um merecido descanso, a viagem recomeça na manhã seguinte.

Depois de um pequeno-almoço revigorante, a viagem chega às Gargantas de Todra, um corredor de rocha que faz lembrar o Grand Canyon nos Estados Unidos. Estas montanhas são o resultado de séculos e séculos de erosão; o rio Todra moldou os penhascos para nos dar esta paisagem de cortar a respiração. À tarde, depois de uma paragem para almoço, o autocarro ou o 4x4 chegam às dunas de Erg Chebbi.

Nesta paisagem de conto de fadas, pode terminar o dia com uma atividade imperdível: um passeio de camelo ao pôr do sol. Ao cair da noite, os berberes preparam uma refeição tradicional e, uma vez terminada, poderá contemplar um maravilhoso céu estrelado antes de cair nos braços de Morfeu.

No terceiro e último dia, a viagem regressa a Marraquexe e faz uma paragem em Ouarzazate, já mencionada. Antes de regressar à Cidade Vermelha, terá a oportunidade de admirar os Kasbahs de Taourirt e Tifoultoute.

Informações úteis

Reserve a sua excursão ao deserto de Merzouga

4. Excursão em quadriciclo no palmeiral

Quadriciclo no palmeiral marroquino| ©Laila Diaz
Quadriciclo no palmeiral marroquino| ©Laila Diaz

Para viver a experiência do deserto, também não é preciso afastar-se muito de Marraquexe. O Palmeiral da Cidade Vermelha é uma paisagem árida pontilhada de palmeiras, oliveiras e árvores de fruto. Este espaço natural faz fronteira com um dos bairros mais ricos de Marraquexe. Mesmo assim, conservou muito do seu encanto e é atravessado por uma miríade de caminhos não pavimentados.

As excursões em moto-quatro duram normalmente entre uma hora e meia e duas horas (sem contar com o autocarro ou a minivan) e passam pelo Palm Grove, por algumas aldeias e pelo deserto rochoso próximo. Se gosta da adrenalina da velocidade, esta é a atividade ideal para si. O percurso inclui normalmente uma paragem num oásis com palmeiras e uma segunda paragem numa casa berbere onde lhe será oferecido chá de menta e uma sobremesa típica.

O veículo só pode ser conduzido por duas pessoas, que podem, evidentemente, conduzir à vez. Para garantir a sua segurança, cada excursão fornece um capacete com viseira, um mackintosh para o proteger do pó e luvas. A idade mínima para conduzir um quadriciclo é de 16 anos e não é necessário ter carta de condução.

Informações úteis

  • Preço aproximado: 50 euros.
  • Duração: entre 3 e 4 horas, incluindo o tempo de deslocação.
  • Recomendado: para os amantes da velocidade

Reserve a sua excursão ao deserto de Marraquexe

5. Safari num buggy pelas dunas do palmeiral

O palmeiral de Marrocos num buggy| ©Marrakech Roues
O palmeiral de Marrocos num buggy| ©Marrakech Roues

Outra forma de explorar o palmeiral é andar de buggy, um veículo desportivo com uma história única. Se lhe apetecer a adrenalina da velocidade e o vento na cara, esta é a excursão perfeita.

A excursão começa no seu hotel ou riad: um 4x4 ou um miniautocarro levá-lo-á até ao Palm Grove, onde se encontrará com o seu guia. Este condutor experiente ensinar-lhe-á os truques do ofício e controlará a velocidade do grupo para garantir a segurança de todos os participantes. O passeio leva-o ao longo dos trilhos estéreis do Palmeirais, rodeados pelos jbiletes, uma paisagem vulcânica fascinante. Mais uma vez, o passeio termina com um saboroso chá de menta.

Informações úteis

  • Preço aproximado: 60 euros.
  • Duração: cerca de uma hora
  • Recomendado: para aqueles que querem sentir-se como Bud Spencer e Terence Hill em "And If You Don't, We're Mad".

Reserve a sua excursão ao deserto de Marraquexe

6. Excursão de 3 dias ao deserto com chegada a Fez

Visita à Porta Azul de Fez| ©Bjørn Christian Tørrissen
Visita à Porta Azul de Fez| ©Bjørn Christian Tørrissen

Mais uma vez, os dois primeiros dias podem ser sobrepostos à excursão anterior. Tudo muda no terceiro dia, quando, após uma etapa no deserto de Merzouga, o autocarro toma a estrada ao longo do rio Ziz.

Ao longo do caminho, verá oásis verdes e alguns castelos. Antes de chegar a Fez, o veículo pára em Midelt, uma pequena aldeia no meio da cordilheira do Atlas, onde se almoça antes de regressar à terceira maior cidade de Marrocos. Chegará ao seu destino à tarde/noite e o autocarro deixá-lo-á no seu hotel ou riad.

A visita organizada termina aqui, mas no dia seguinte terá a oportunidade de explorar Fez de alto a baixo. Cidade moura do século IX, Fez é famosa pela Madrasa Bou Inania (uma escola corânica aberta ao público não muçulmano) e pela Porta Azul (Bab Boujloud), a monumental entrada da Medina.

Outra coisa a não perder são as muitas fábricas de curtumes que ainda trabalham o material com as técnicas de antigamente. É claro que nenhuma visita estaria completa sem um pouco de compras. Existem três souks principais em Fez: Chemmaine (um paraíso para os amantes de frutos secos), Henna (com produtos de cosmética) e Attarine (onde se podem comprar especiarias e produtos naturais).

Informações úteis

  • Preço aproximado: a partir de 200 euros.
  • Duração: três dias e duas noites
  • Recomendado para aqueles que querem combinar uma excursão no deserto com uma visita a uma importante cidade marroquina.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada vs. visitar o deserto por conta própria?

Fotografia nocturna em Merzouga| ©Jaanus Jagomägi
Fotografia nocturna em Merzouga| ©Jaanus Jagomägi

O deserto é um lugar extremo e só os viajantes mais experientes podem explorá-lo por conta própria. As temperaturas quentes durante o dia caem a pique durante a noite e, se não tiver o equipamento adequado, vai apanhar muito frio. Além disso, se tiver um acidente com o seu veículo, será muito difícil comunicar a posição exacta e resgatar o seu 4x4. Viajar no deserto não é brincadeira e é altamente recomendável confiar na experiência dos habitantes locais.

Qual é a melhor altura para visitar o deserto?

Erg Chebbi, Deserto do Sara| ©cattan2011
Erg Chebbi, Deserto do Sara| ©cattan2011

Em geral, é melhor visitar o Saara durante o inverno. Entre novembro e fevereiro, o clima é mais agradável, enquanto as temperaturas podem facilmente atingir os 55°C durante o resto do ano. Se viajar durante os meses mais quentes e não quiser renunciar a um passeio pelas dunas, recomendo um passeio noturno de camelo. Desta forma, evitará derreter a meio do dia. Para mais informações, leia o artigo Marraquexe no inverno.

O que levar numa viagem ao deserto do Saara?

Bagagem de viagem| ©Dids
Bagagem de viagem| ©Dids

Antes de mais, deve levar na mochila uma garrafa de água engarrafada. Em Marrocos, é melhor evitar a água da torneira porque pode estar contaminada e causar dores de estômago. Para contrariar as temperaturas quentes durante o dia, recomendo o uso de roupa de cor clara. Se a sua excursão incluir uma paragem durante a noite, não se esqueça de levar um casaco quente. Quanto ao calçado, é preferível optar por sapatos confortáveis e fechados, que protejam bem os tornozelos.

Os lanches também não podem faltar na sua mochila. Tenha em conta os conselhos dos especialistas: os condutores do Paris-Dakar transportam frequentemente gomas , frutos secos (nozes, avelãs e amêndoas) e barras de absorção lenta. Pronto para partir?