Mais sobre: Passeios de camelo em Marrakech
Se tivéssemos de descrever Marraquexe, viriam-nos à cabeça o aroma das especiarias, as cores do deserto, a agitação do souk... e os camelos. Andar de camelo pelas paisagens de Marraquexe é uma experiência fascinante.
Passeio de camelo pelo Palmeiral de Marraquexe
Explore o Palmeral de Marraquexe de camelo
Descubra este local popular e fascinante da forma mais original possível, com um passeio de camelo acompanhado por um guia profissional.
Neste passeio de camelo pelo Palmeral de Marraquexe, terá a oportunidade de descobrir o Palmeral de Marraquexe de camelo. Um passeio de uma hora de duração, no qual também poderá integrar-se no ambiente, experimentando as roupas tradicionais do Saara marroquino.
Além disso, não perderá nenhum detalhe, pois será acompanhado por um guia experiente que lhe ensinará inúmeros dados interessantes e o mergulhará nos costumes e na cultura local. E não só isso, mas também terá a possibilidade de visitar uma aldeia berbere e, uma vez terminado o passeio, poderá saborear um chá de menta.
Recomendado se... for com a família ou amigos, é ainda mais divertido.
Excursões ao deserto com passeios de camelo
Se durante a sua visita a Marraquexe quiser andar de camelo, tem várias opções. Acompanhe-me e explicarei detalhadamente para que não tenha dúvidas sobre qual escolher.
Excursão de um dia ao deserto de Agafay com passeio de camelo
É uma das opções mais populares: ir e voltar no mesmo dia de Marraquexe ao deserto de Agafay, situado no sopé da cordilheira do Atlas, e desfrutar das maravilhosas cascatas da região e da vista de diferentes aldeias berberes durante o seu passeio de camelo. De manhã cedo, um motorista irá buscá-lo ao seu hotel e levá-lo até à zona do deserto.
Em uma dessas aldeias, haverá tempo livre para o almoço: por seis euros adicionais ao preço da excursão, será oferecido um almoço em uma casa local, mas você também pode explorar os arredores por conta própria e procurar algum prato típico para experimentar ou até mesmo levar sua própria comida (não recomendo isso devido ao peso da mochila durante o passeio de camelo e porque a bebida ficará quente durante o dia).
O que mais gostei nesta excursão é que a experiência não inclui apenas o passeio de camelo, mas também belas vistas e o contacto próximo com a população local, que o convidará para tomar chá berbere. Os habitantes da zona estão habituados ao contacto com os turistas, pelo que é fácil comunicar com eles (pelo menos com os mais jovens) em francês ou inglês e, em qualquer caso, o guia pode traduzir. Apesar de estar ciente de que esta é uma experiência «preparada», continuei a achá-la muito autêntica.
Excursão ao deserto de Zagora
Nesta excursão de 2 dias ao deserto de Zagora, que fica a sete horas de Marraquexe, viverá uma aventura incrível, pois dormirá sob as estrelas num acampamento berbere, visitará a cidade de Ait Ben Haddou e passeará de camelo. Uma experiência muito completa, na qual será acompanhado por um guia experiente que lhe contará inúmeros detalhes sobre o local e como se vive no deserto.
Além disso, o transporte está incluído, pelo que não terá de se preocupar com isso e poderá desfrutar de paisagens de sonho. E se é daqueles que gosta de fazer turismo gastronómico, com esta excursão terá a oportunidade de desfrutar de um jantar e de um pequeno-almoço típicos.
Excursão ao deserto de Merzouga
Nesta excursão de três dias ao deserto de Merzouga, viverá uma verdadeira travessia, pois fica a nada mais nada menos que 600 quilómetros de Marraquexe. Acompanhado por um guia experiente que lhe dará todos os detalhes sobre este lugar impressionante, conhecido como a pérola do deserto do Saara, poderá desfrutar de um passeio de camelo com duração de 2 horas. Além disso, inclui jantares e pequenos-almoços, para que possa saborear a gastronomia marroquina.
É claro que esta experiência inclui alojamento e uma das noites será passada num acampamento no meio do deserto. Sim, tal como leu, algo inesquecível. Além disso, se é um amante da fauna, não ficará desapontado, pois neste deserto pode encontrar diversas espécies, como raposas do deserto, lagartos de cauda espinhosa ou víboras das areias.
Deve saber que esta proposta tem duas opções à escolha: o passeio de quadriciclo ou uma excursão que termina em Fez.
Excursão de meio dia ao deserto de Jebilet com passeio de camelo
Uma opção intermédia entre passar um dia inteiro no passeio de camelo e fazer o percurso curto nos arredores de Marraquexe é esta excursão de meio dia ao deserto de Jebilet com passeio de camelo. Tem uma duração aproximada de meio dia (com uma saída pela manhã e outra à tarde). O destino é Jebilet, um deserto de pedra ao norte da cidade. O passeio de camelo dura cerca de duas horas e você tomará chá e panquecas com os habitantes locais da região.
Esta excursão está disponível em inglês e francês. Um motorista irá buscá-lo no seu hotel no horário escolhido e, junto com um pequeno grupo de no máximo 16 pessoas, irá levá-lo até a área do deserto de Jebilet, onde começa a sua visita. Ao chegar a este ponto, um guia local irá ensinar-lhe como montar no camelo e guiá-lo ao longo de um passeio pela zona. Se mantiver o equilíbrio, não se esqueça de tirar fotos durante o passeio para guardar como recordação, a zona merece.
Chegados a um determinado ponto do percurso, haverá uma paragem para tomar chá e panquecas com uma família local que lhe contará histórias interessantes sobre como se vive no deserto e quais são os principais rituais do povo berbere.
Vale a pena andar de camelo em Marraquexe?
Andar de camelo é uma experiência muito procurada entre as pessoas que viajam para Marrocos e, sem dúvida, não terá a oportunidade de fazê-lo em muitos lugares.
Se está a pensar se andar de camelo é como andar a cavalo, dir-lhe-ei que não. Trata-se apenas de se sentar corretamente e coordenar os seus movimentos com os do animal para evitar dores nas costas. O guia explicará como fazê-lo, mas não é difícil, apesar de o movimento poder ser desconfortável para algumas pessoas. Se acha que pode ser o seu caso, escolha um passeio curto ou um em que sejam feitas pausas. Evite a experiência se tiver problemas nas costas e, se em algum momento se sentir desconfortável, informe o seu guia.
Além disso, tenha em conta que os camelos neste tipo de passeios andam em caravana. Ou seja, o guia experiente conduz uma fila de camelos e os outros seguem-no. Os camelos são animais muito calmos e dóceis e, além disso, estão habituados a transportar turistas, por isso não precisa de ter medo e basta deixar-se levar.
Quando pode fazer um passeio de camelo em Marraquexe?
Os passeios de camelo acontecem praticamente todos os dias em horários diferentes. Os grupos costumam ser do mesmo tamanho, então não há vantagem em fazê-los em um dia ou outro por causa da afluência de pessoas; pode selecionar a data que melhor se adapta aos seus planos de viagem.
Também não terá problemas com o clima, já que em Marrocos o clima costuma ser bastante estável. Na eventualidade de circunstâncias adversas e o passeio ser cancelado devido a chuva ou tempestade de areia, o seu dinheiro será devolvido ou o passeio será remarcado para outro dia.
As crianças podem andar de camelo?
As crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas neste tipo de passeio, principalmente para evitar uma queda do camelo por não conseguirem manter o equilíbrio, e não porque o animal vá se rebelar.
Mesmo assim, a idade mínima para andar de camelo é de dois anos.
Que recomendações devo ter em conta ao andar de camelo?
A maioria das excursões para andar de camelo a partir de Marraquexe destacam-se pelo conforto que proporcionam aos viajantes, uma vez que, normalmente, o passeio o vai buscar ao hotel e o leva de volta quando terminar. No entanto, há alguns detalhes que é bom ter em conta antes de sair do hotel:
- Leve água: não se esqueça de que vai passear de camelo pelo deserto; em algumas ocasiões, os próprios cameleiros fornecem água, mas em outras não. Durante o passeio, não há nenhum lugar onde se possa comprar água (está no deserto) e, com o calor, pelo menos eu fiquei com bastante sede durante o percurso. Encha uma garrafa com água fria antes de sair do hotel e leve-a numa mochila.
- Leve roupas confortáveis: se usar calções, é possível que o atrito com a sela do camelo seja desconfortável, por isso recomendo calças compridas e largas com ténis que permitam apoiar-se para manter o equilíbrio corretamente. Lembre-se de que faz calor e é melhor usar roupas leves, mas que ao mesmo tempo protejam do sol. Às vezes, os próprios cameleiros fornecem roupas típicas do deserto para você usar durante a viagem e se proteger do sol.
- Proteja-se do sol: o sol bate muito forte no deserto, mesmo que às vezes sopre vento e você não perceba. É normal usar protetor solar nos braços e nas pernas, mas uma área que muitos esquecem é a nuca; na verdade, para isso, são usados turbantes em várias dessas excursões e os próprios berberes às vezes os fornecem. Independentemente disso, leve um lenço para se cobrir, use óculos de sol e leve consigo protetor solar, caso precise usá-lo ao longo do caminho.
- Não se preocupe com a comida: Nas curtas caminhadas de camelo, não precisa de se preocupar com a comida, pois elas duram apenas cerca de duas horas. Quanto às excursões de um dia ou meio dia, também não tem muito com que se preocupar; na hora do almoço, ou lhe proporão pagar um pequeno suplemento extra para almoçar numa casa berbere ou o deixarão num local onde poderá comprar algo por conta própria. Pode levar algo para petiscar na mochila, se quiser, mas normalmente não é necessário.
- Cuidado com as fotos: claro que pode tirar fotos em cima do camelo ou pedir ao seu guia para tirar uma foto sua antes de subir ou quando estiver em cima. Onde tem que ter cuidado é ao tirar a câmara durante o passeio para fotografar a paisagem; o movimento do camelo pode fazer com que perca o equilíbrio e que o seu telemóvel ou câmara caiam no chão. É melhor pedir ao seu guia para parar se quiser tirar alguma fotografia.
- As gorjetas não estão incluídas: O preço destes passeios não inclui gorjetas nem para o guia berbere que conduz o camelo nem para a família que pode convidá-lo para tomar chá no caso de excursões mais longas. Não é necessário, mas se quiser dar-lhes algum dinheiro, pode fazê-lo; não só não ficarão ofendidos porque estão habituados, como lhe agradecerão com gentileza.
Dúvidas frequentes sobre as excursões de camelo
A experiência é recomendável para grávidas?
Para evitar quedas ou dores nas costas, a experiência não é recomendada para mulheres grávidas.
É possível visitar o deserto sem andar de camelo?
As excursões ao deserto normalmente incluem um passeio de camelo, mas isso não significa que seja uma condição imprescindível para visitá-lo ou percorrer as populações locais. Na verdade, muitas vezes os berberes, em vez de irem montados em camelos, vão a pé conduzindo um, por isso, se solicitar, não haverá qualquer problema em acompanhá-los a pé em vez de o fazer montado num camelo.
Outras atividades interessantes em Marraquexe
Se ainda não o fez, deve considerar reservar uma visita guiada pela cidade. O souk pode parecer um labirinto e, com um guia local, você terá a certeza de visitar os locais mais especiais, sem deixar nenhum de fora. Se o que você deseja é sair para descobrir os arredores da cidade, está com sorte, pois há lugares incríveis a uma curta distância, o que permite fazer excursões para passar o dia ou até mesmo dormir no deserto por uma noite. Deixo aqui os que mais gosto neste artigo: Os 10 melhores tours e excursões a partir de Marraquexe.