Passeios de Camelo em Marrakech

Andar de camelo é, sem dúvida, uma das actividades mais populares em Marraquexe. Eis como, onde e quanto custa

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Passeios de Camelo em Marrakech

Passeio de camelo ao pôr do sol no deserto | ©Inbal Malca

Se tivéssemos de descrever Marraquexe, pensaríamos no aroma das especiarias, nas cores do deserto, na azáfama do souk... e nos camelos. Passear de camelo pelas paisagens de Marraquexe é uma experiência fascinante.

A opção mais cómoda

Marrakech Palm Grove e Passeio de camelo

Explorar o palmeiral de Marraquexe de camelo

Descubra este local popular e fascinante da forma mais original possível, com um passeio de camelo de uma hora com um guia profissional.

Neste passeio de camelo pelo palmeiral de Marraquexe, terá a oportunidade de descobrir o palmeiral de Marraquexe a bordo de um camelo. Este passeio de uma hora dar-lhe-á a oportunidade de se misturar na atmosfera, experimentando as roupas tradicionais marroquinas do Saara.

Além disso, não perderá um único pormenor, pois será acompanhado por um guia especializado que lhe ensinará inúmeras curiosidades e o fará mergulhar nos costumes e na cultura locais. Para além disso, terá também a oportunidade de visitar uma aldeia berbere e, no final do passeio, poderá desfrutar de um chá de menta.

Recomendado se... for em família ou com amigos, é ainda mais divertido.

Excursões ao deserto com passeios de camelo

Cascatas do Atlas| ©fredsharples
Cascatas do Atlas| ©fredsharples

Se quiser andar de camelo durante a sua visita a Marraquexe, tem várias opções. Venha comigo e eu explicar-lhe-ei em pormenor para que não tenha dúvidas sobre qual escolher.

Excursão de um dia ao deserto de Agafay com passeio de camelo

Esta é uma das opções mais populares: ir e voltar no mesmo dia de Marraquexe para o deserto de Agafay, situado no sopé das montanhas do Atlas, e apreciar as maravilhosas cascatas da região e a vista de diferentes aldeias berberes durante o seu passeio de camelo. De manhã cedo, um motorista irá buscá-lo ao seu hotel e levá-lo-á para a zona desértica.

Numa destas aldeias haverá tempo livre para almoçar: por seis euros adicionais ao preço da excursão, ser-lhe-á oferecido o almoço numa casa local, mas também pode explorar os arredores à sua vontade e procurar alguns pratos típicos para experimentar ou mesmo trazer a sua própria comida (esta última opção não recomendo devido ao peso da mochila durante o passeio de camelo e porque a bebida vai aquecer durante o dia).

O que mais gostei neste passeio é que a experiência inclui não só o passeio de camelo, mas também belas vistas e um contacto próximo com a população local que o convidará para um chá berbere. Os habitantes locais estão habituados ao contacto com a população turística, pelo que é fácil entendê-los (pelo menos os mais jovens) em francês ou inglês e, em qualquer caso, o guia pode traduzir. Apesar de saber que se trata de uma experiência "preparada", não deixei de a achar muito autêntica.

Excursão ao deserto de Zagora

Descansar para continuar a excursão
Descansar para continuar a excursão

Nesta excursão de 2 dias ao deserto de Zagora, a sete horas de Marraquexe, viverá uma aventura incrível, dormindo sob as estrelas num acampamento berbere, visitando a cidade de Ait Ben Haddou e montando um camelo. Uma experiência muito completa em que será acompanhado por um guia especializado que lhe contará muitos pormenores sobre o local e a forma como as pessoas vivem no deserto.

Além disso, o transporte está incluído, pelo que não terá de se preocupar com o transporte e terá a oportunidade de desfrutar de algumas das mais belas paisagens. E se é daqueles que gostam de fazer turismo gastronómico, com esta excursão terá a oportunidade de desfrutar de um jantar típico e de um pequeno-almoço.

Excursão ao deserto de Merzouga

Esta excursão de três dias ao deserto de Merzouga é uma verdadeira viagem, pois fica a nada menos que 600 quilómetros de Marraquexe. Acompanhado por um guia especializado que lhe dará todos os pormenores sobre este lugar impressionante, conhecido como a pérola do deserto do Saara, desfrutará de um passeio de camelo de 2 horas. O jantar e o pequeno-almoço também estão incluídos, pelo que poderá provar a cozinha marroquina.

Naturalmente, esta experiência inclui alojamento e uma das noites dormirá num acampamento no meio do deserto. Sim, tal como leu, algo inesquecível. Além disso, se é um amante da vida selvagem, não ficará desapontado, pois neste deserto pode encontrar várias espécies, como raposas do deserto, lagartos de cauda espinhosa e víboras da areia.

É preciso saber que esta proposta tem duas opções à escolha: o passeio de quadriciclo ou uma excursão que termina em Fez.

Excursão de meio dia ao deserto de Jebilet com passeio de camelo

Camelos no deserto marroquino| ©Fabien Bazanegue
Camelos no deserto marroquino| ©Fabien Bazanegue

Uma opção intermédia entre o passeio de camelo de dia inteiro e a excursão curta nos arredores de Marraquexe é esta excursão de camelo de meio dia ao deserto de Jebilet. Tem uma duração aproximada de meio dia (com uma partida de manhã e outra à tarde). O destino é Jebilet, um deserto de pedra a norte da cidade, o passeio de camelo dura cerca de duas horas e terá chá e panquecas com os habitantes locais.

Este passeio está disponível em inglês e francês. Um motorista irá buscá-lo ao seu hotel à hora escolhida e, juntamente com um pequeno grupo de cerca de 16 pessoas no máximo, levá-lo-á até à zona desértica de Jebilet, onde começa a excursão. Neste ponto, um guia local mostrar-lhe-á como subir para o camelo e conduzi-lo-á num passeio pela área. Se conseguir manter o equilíbrio, não se esqueça de tirar fotografias ao longo do percurso para guardar de recordação, pois a zona vale a pena.

A certa altura do percurso, haverá uma paragem para tomar chá e comer panquecas com uma família local que lhe contará histórias interessantes sobre a vida no deserto e os principais rituais do povo berbere.

Vale a pena andar de camelo em Marraquexe?

Andar de camelo é uma experiência muito procurada pelas pessoas que viajam para Marrocos, e certamente não terá a oportunidade de o fazer em muitos lugares.

Se está a pensar se andar de camelo é como andar a cavalo, eu diria que não. É apenas uma questão de se sentar corretamente e de coordenar os seus movimentos com os do animal para evitar dores nas costas. O guia explicará como fazer isso, mas não é difícil, embora o movimento possa ser incómodo para algumas pessoas. Se pensa que este pode ser o seu caso, escolha um passeio curto ou com pausas. Evite a experiência se tiver problemas de costas e, se em algum momento se sentir desconfortável, informe o seu guia.

Tenha também em conta que os camelos neste tipo de passeio estão em caravana. Por outras palavras, o guia especializado conduz uma fila de camelos e os outros seguem-no. Os camelos são animais muito calmos e dóceis e estão habituados a transportar turistas, por isso não precisa de ter medo e deixe-se levar.

Reservar um passeio de camelo no Palm Grove

Quando se pode fazer um passeio de camelo em Marraquexe?

Os passeios de camelo realizam-se quase todos os dias, a horas diferentes. Os grupos tendem a ser do mesmo tamanho, pelo que não há vantagem em fazê-los num dia ou noutro devido a multidões; pode escolher a data que melhor se adequa aos seus planos de viagem.

Também não terá problemas com o tempo, uma vez que o clima de Marrocos é normalmente bastante estável. No caso raro de surgirem circunstâncias adversas e o passeio ser cancelado devido à chuva ou a uma tempestade de areia, será reembolsado ou remarcado para outro dia.

Reservar um passeio de camelo no Palmeiral

As crianças podem andar de camelo?

As crianças com menos de 12 anos devem ser acompanhadas neste tipo de passeio, principalmente para evitar que o camelo caia se não conseguirem manter o equilíbrio, e não porque o animal se vá revelar.

No entanto, a idade mínima para andar de camelo é de dois anos.

Reservar um passeio de camelo no Palm Grove

Que recomendações devo ter em conta ao andar de camelo?

Passeio de camelo nas dunas| ©Yeo Khee
Passeio de camelo nas dunas| ©Yeo Khee

A maior parte dos passeios de camelo a partir de Marraquexe distinguem-se pela sua comodidade para os viajantes, uma vez que a excursão vai normalmente buscá-lo ao seu hotel e leva-o de volta quando tiver terminado. No entanto, há algumas coisas a ter em conta antes de sair do seu hotel:

  • Leve água: Não se esqueça que vai andar de camelo no deserto; por vezes, os condutores dos camelos fornecem-lhe água, outras vezes não. Não há sítio para comprar água durante a viagem (estamos no deserto) e, com o calor, pelo menos para mim, fiquei com bastante sede durante a viagem. Encha uma garrafa de água fria antes de sair do hotel e leve-a numa mochila.
  • Use roupas confortáveis: Se estiver de calções, pode sentir-se desconfortável ao roçar na sela do camelo, por isso recomendo calças compr idas e largas com sapatilhas que lhe permitam manter-se em pé para manter o equilíbrio. Lembre-se que está calor e é melhor usar roupa leve que o proteja do sol. Por vezes, os próprios condutores de camelos dão-lhe roupa típica do deserto para usar durante a viagem, para o proteger do sol.
  • Proteger-se do sol: O sol é muito forte no deserto, embora por vezes o vento sopre e não nos apercebamos. É normal usar protetor solar nos braços e nas pernas, mas uma zona que muitas pessoas esquecem é a nuca; de facto, em muitas destas excursões usam-se turbantes para o efeito e, por vezes, são os próprios berberes que o fornecem. De qualquer modo, leve um lenço para se cobrir, óculos de sol e protetor solar para o caso de precisar de o usar durante o percurso.
  • Nãose preocupe com a comida: Nos passeios de camelo curtos não tem de se preocupar com a comida, porque só duram cerca de duas horas. Quanto às excursões de um dia ou de meio dia, também não tem muito com que se preocupar; à hora do almoço, ser-lhe-á proposto pagar um pequeno suplemento extra para almoçar numa casa berbere ou ser-lhe-á deixado num local onde poderá comprar algo por sua conta. Se quiser, pode levar alguns petiscos na mochila, mas normalmente não é necessário.
  • Cuidado com as fotografias: É claro que pode tirar fotografias no camelo ou pedir ao seu guia para as tirar antes de subir para o camelo ou depois de subir para o camelo. É preciso ter cuidado quando se tira a máquina fotográfica durante o passeio para tirar fotografias da paisagem; o movimento do camelo pode fazer com que perca o equilíbrio e o seu telemóvel ou máquina fotográfica caia no chão. Peça ao seu guia para parar se quiser tirar uma fotografia.
  • Gorjetanão incluída: O preço destas excursões não inclui gorjetas nem ao guia berbere que conduz o camelo, nem à família que eventualmente o convide para tomar chá nas excursões mais longas. Não é necessário, mas se quiser dar-lhes algum dinheiro, pode fazê-lo; não só não ficarão ofendidos, porque estão habituados, como lhe agradecerão gentilmente.

Reservar um passeio de camelo no Palm Grove

Perguntas frequentes sobre passeios de camelo

Silhuetas ao pôr do sol
Silhuetas ao pôr do sol

A experiência é recomendada para mulheres grávidas?

Para evitar quedas ou dores nas costas, a experiência não é recomendada para mulheres grávidas.

É possível visitar o deserto sem andar de camelo?

As excursões ao deserto implicam normalmente um passeio de camelo, mas isso não significa que seja um pré-requisito para visitar o deserto ou percorrer as aldeias locais. De facto, os berberes deslocam-se muitas vezes a pé em vez de montarem um camelo, pelo que, se lhes perguntar, não terão qualquer problema em acompanhá-lo a pé em vez de o fazerem num camelo.

Reservar um passeio de camelo no Palm Grove

Outras actividades interessantes em Marraquexe

Loja de especiarias do Souk| ©Jose Ramirez
Loja de especiarias do Souk| ©Jose Ramirez

Se ainda não o fez, deve considerar reservar uma visita guiada à cidade. O souk pode parecer um labirinto e, com um guia local, terá a certeza de ver todos os pontos turísticos especiais sem perder um único. Se te apetecer sair e descobrir a área em redor da cidade, estás com sorte, porque há alguns lugares fantásticos a uma curta distância a pé, permitindo-te fazer passeios de um dia ou mesmo viagens de uma noite ao deserto. Aqui estão os que eu mais gosto neste artigo: Os 10 melhores tours e excursões partindo de Marrakech.

Reservar uma excursão ao souk