Mais sobre: 12 coisas para ver e fazer na Medina de Marraquexe
A medina é o nome dado à cidade velha de Marraquexe. Desde os alojamentos mais luxuosos do mundo, os tradicionais banhos marroquianos ou Hammams, as visitas a palácios, mercados e mesquitas... Há muito para ver e fazer na medina de Marraquexe!
Rodeada por aproximadamente 19 quilómetros de muralhas construídas em 1122, a Medina é o nome dado a todo o centro histórico da cidade; é a parte mais antiga, também chamada de Cidade Velha. Até há pouco mais de 100 anos, toda a cidade de Marraquexe e a sua atividade comercial encontravam-se dentro destas muralhas.
1. Considere fazer uma visita guiada
Se é a sua primeira vez em Marrocos, se não tem experiência em viajar para países estrangeiros em desenvolvimento; se estiver a viajar sozinho e/ou se não domina o inglês ou o francês, uma forma de se sentir mais seguro em Marraquexe é contratar uma visita guiada durante os seus primeiros dias em Marraquexe
A Medina de Marraquexe é Património Mundial e um bom guia facilitará a sua vida, levando-o aos locais de maior interesse e dando-lhe os conselhos necessários para continuar a viagem por conta própria. O guia será especialmente útil quando visitar os souks de Marraquexe, onde é realmente fácil se perder, mesmo para os próprios moradores locais. Além disso, poderá esclarecer todas as suas dúvidas e aprender maneiras de se comunicar.
Além disso, é essencial que planeie uma manhã de spa na sua viagem de dois dias em Marraquexe ou três dias em Marraquexe.
2. Perca-se nos souks da Medina
Para os compradores que exploram Marraquexe, os souks são o melhor lugar para visitar em Marrocos; perder-se neles é inevitável e faz parte da diversão quando se visita esta cidade efervescente. O que mais gosto é que os souks de Marraquexe oferecem num único lugar uma visão completa de todo o artesanato de Marrocos, combinando nas suas criações talento milenar, cultura e tradição.
O labirinto de ruelas de Marraquexe está repleto de tecidos coloridos, roupas, cerâmica e joalharia. Se parar nas bancas o tempo suficiente, terá a oportunidade de ver os trabalhadores a criar os seus belos desenhos. É comum encontrar nas oficinas jovens aprendizes com os seus mestres, que ouvem repetidamente o Alcorão enquanto trabalham nas suas criações.
Além do artesanato marroquino, nos souks de Marraquexe poderá encontrar uma variedade de carnes, frutas e vegetais, por isso não hesite se se sentir tentado a provar alguma fruta da estação. Da arquitetura aos cheiros, cores e sons, sentirá como o lugar invade todos os seus sentidos, uma experiência que não vai querer perder!
Passeie pelos jardins Majorelle
3. Passeie pelos jardins Majorelle
Jacques Majorelle foi um pintor de origem francesa que ficou tão encantado com a beleza de Marrocos que decidiu mudar-se definitivamente para esta cidade e investir o seu tempo e dinheiro na criação de um belo chalé em estilo Art Déco.
Embora as pinturas de Majorelle, focadas principalmente em retratar a vida local marroquina, o tenham tornado famoso na Europa. A sua obra mais famosa é, sem dúvida, o fabuloso jardim tropical repleto de cactos, palmeiras e fetos. Após a morte do seu proprietário em 1962, o Jardin Majorelle caiu em abandono, mas a propriedade foi recuperada e remodelada para ser aberta ao público após ter sido adquirida pelo próprio Yves Saint Laurent.
4. Visite os alojamentos de luxo e os Hammans
Entrada do Hotel La Mamounia
Dois dos hotéis mais prestigiados do mundo, o Hotel La Mamounia e o Hotel Royal Mansour, estão localizados dentro dos limites da medina de Marraquexe. O mais interessante é que estão totalmente abertos aos visitantes, pelo que pode incluir estas paragens no seu itinerário.
Pode planear um passeio para explorar os jardins do La Mamounia, fazer uma pausa no café ou visitar as lojas de luxo no interior das suas instalações. Por seu lado, o hotel Royal Mansour deslumbra o espectador pela sua impressionante arquitetura.
Quanto aos banhos turcos tradicionais, eles estão espalhados por toda a medina; os mais modernos e luxuosos oferecem aos seus clientes complementos adicionais, como tratamentos de beleza típicos dos spas modernos e, claro, sessões de massagem.
Experimente as delícias gastronómicas de Marraquexe
5. Experimente as delícias gastronómicas de Marraquexe
E se quiser mergulhar de cabeça na cultura popular de Marrocos, não deixe de fazer um tour gastronómico. Uma experiência de nada menos que 3 horas de duração, na qual estará acompanhado por um guia especializado, com quem poderá aprender toda a história e cultura local de Marraquexe e seus mercados.
Além disso, irá provar uma grande variedade de produtos locais, como azeitonas, tâmaras, pão marroquino ou chá, bem como pratos típicos como o kofta.
Esta experiência inclui cerca de dez degustações, com as quais ficará totalmente satisfeito e saciado.
6. Desfrute de Djema El Fna após o anoitecer
A praça principal de Marraquexe chama-se Djemaa El Fna e está localizada no coração da medina. A melhor altura para a visitar é após o pôr do sol. É o momento em que a cidade se veste com um ambiente festivo único.
Na sua visita a Djemaa El Fna, prepare-se para uma avalanche de experiências interessantes com mulheres que desenham tatuagens de henna no corpo, encantadores de serpentes, macacos treinados (super inteligentes e amigáveis) e até acrobatas e dançarinos no mais puro estilo do Cirque Du Soleil.
Os moradores locais que vivem na medina aproveitam as noites espetaculares para vender praticamente tudo: desde tapetes a roupas, comida marroquina, especiarias e ervas de todos os tipos. Os turistas têm que aprender a se locomover pela cidade, abrir caminho entre as muitas barracas ambulantes, mergulhar na cultura local para imergir o máximo possível na atmosfera frenética e carregada do lugar.
Não deixe de visitar a Mesquita de Koutoubia
7. Não deixe de visitar a Mesquita de Koutoubia
Nenhuma visita a Marraquexe estaria completa sem uma paragem obrigatória na Mesquita Koutoubia. Considerada o símbolo da cidade, é particularmente famosa pelo seu imponente minarete de 70 metros que pode ser facilmente apreciado a quilómetros de distância. Construída em 1162, é considerada uma das obras-primas da arquitetura almóada.
Tenha em mente que, como nas demais mesquitas da cidade, a entrada é proibida para não muçulmanos. Portanto, você terá que se contentar em admirar a vista externa, composta por belos jardins de rosas, laranjeiras e palmeiras. Um tour guiado por Marraquexe incluirá entre suas paradas uma visita a este monumento histórico, joia da arquitetura local.
Visite a Medersa Ben Youssef
8. Visite a Medersa Ben Youssef
A Medersa de Ben Youssef é um dos edifícios mais bonitos da cidade e um dos maiores exemplos da arte da era saadita em Marrocos. Localizado em frente à Mesquita Ali Ben Yousse, este edifício foi construído como uma escola teológica e, em seu auge, chegou a abrigar 900 estudantes, sendo o maior centro de estudos do Alcorão do país. Uma parada obrigatória entre os muitos lugares para visitar em Marraquexe
As muitas salas em forma de tocas onde os estudantes outrora dormiam estão agrupadas em torno de pequenos pátios internos, seguindo o modelo típico de distribuição arquitetónica da cultura islâmica. Entre os pequenos pátios destaca-se um pátio interno principal que serve como área comum geral.
Quando visitar a Medersa de Ben Youssef, reserve um momento para admirar os azulejos zellige (um tipo de azulejo artesanal característico de Marrocos), os tetos de estalactites, os detalhes em madeira de cedro e as inscrições cúficas usadas como decoração no interior dos pátios.
9. Entre no Palácio da Baía
Embora do exterior possa parecer um edifício modesto, a riqueza arquitetónica do interior do Palácio da Bahía faz com que valha a pena uma visita em qualquer passeio pela medina de Marraquexe. As duas principais atrações são o pátio principal em mármore e os luxuosos salões localizados na zona do haram.
O palácio foi construído no final do século XIX como residência do Grão-Visir Bou Ahmed, que na época estava ao serviço do sultão Moulay al-Hasan I. Atrás das suas portas, encontrará quartos com tetos de mosaicos e pedra esculpida ornamentada, com um nível de detalhe e bom gosto requintado. O conjunto da decoração interior resulta numa exibição do artesanato marroquino no seu máximo esplendor.
Durante os meses de altas temperaturas, o interior do Palácio da Baía serve de refúgio ao calor abrasador de Marrocos. O exuberante pátio interior do grande riad é composto principalmente por plantas de folhas de bananeira e árvores cítricas, constituindo um refúgio tranquilo em contraste com o exterior da Medina.
Explore as muralhas
10. Explore as muralhas
Bab Agnaou
Uma vez que os domínios de Marraquexe se estenderam para além das muralhas, um passeio pela muralha é uma boa forma de apreciar e distinguir o contraste entre a parte antiga e a parte nova da cidade. A muralha cobre uma área aproximada de 18 km, onde encontrará mais de 20 portas impressionantes, das quais Bab Agnaou é considerada a mais bonita.
As muralhas que rodeiam a medina de Marraquexe foram construídas no século XII como uma muralha de proteção para cuidar dos ataques externos às pessoas que lá viviam. Hoje em dia, a maioria dos hotéis, riads e restaurantes tradicionais estão localizados dentro das suas muralhas, formando o que conhecemos como a cidade velha.
Os marroquinos decidiram preservar a muralha por ser um ícone da cidade e uma obra arquitetónica impressionante por si só. As paredes estão repletas de sebes, jardins e bancos que são um bom lugar para descansar durante o seu passeio.
Explore os túmulos Saadies
11. Explore os túmulos Saadies
As tumbas Saadies são o local onde estão atualmente enterrados mais de 100 príncipes e o sultão Ahmed el Mansour. Todo o mausoléu é revestido com pedras de mármore, formando um espaço interior deslumbrante. Nas tumbas, cobertas com azulejos brilhantes, podem ser encontradas inscrições extremamente elaboradas. Os espaços funerários são de um gosto requintado, com magníficas câmaras abobadadas banhadas pela luz subtil das lanternas naturais que criam no interior um ambiente solene, tranquilo e sereno.
Se visitar as tumbas Saadies, recomendo chegar cedo, antes das 10 da manhã, para evitar possíveis aglomerações. O preço de entrada é de aproximadamente 1 €.
Explore o Museu de Marraquexe
12. Explore o Museu de Marraquexe
Explorar o Museu de Marraquexe é muito mais do que arte e história. O principal museu da cidade foi instalado num palácio do século XIX com uma arquitetura e um design requintados. Possui uma fascinante coleção de arte composta por objetos tradicionais de diferentes regiões ou aldeias marroquinas. No entanto, pessoalmente, considero que a própria arquitetura do museu é uma obra de arte imersiva que turistas e locais irão apreciar igualmente.
Na sua visita à medina de Marraquexe, reserve um momento para abraçar a tranquilidade e a paz deste espaço. Enquanto passeia entre arcos e colunas milimetricamente decoradas com mosaicos coloridos, aprecie de perto a arte marroquina e não se esqueça de tomar um saboroso chá de menta no café.
Prepare-se para a sua aventura na Medina de Marraquexe
Antes de visitar a Medina de Marraquexe, deve estar bem preparado, por isso partilho os meus conselhos mais úteis para viajar para Marraquexe. Lembre-se que, embora Marraquexe seja uma cidade bonita e apaixonante, é considerada um dos principais centros culturais não só de Marrocos, mas de toda a África. Localizada na lista dos destinos mais visitados do mundo, as suas ruas fervilham de atividade durante todo o dia, todos os dias. Prepare a sua energia e aproveite!
Dicas úteis para visitar a Medina.
Vista do céu, a Medina se assemelha a um favo de mel gigante e, em seu interior, as atividades que você pode realizar são quase infinitas. A seguir, indicamos uma série de dicas para a sua visita:
- Use roupas adequadas: não se esqueça de que 70% dos marroquinos são de origem árabe, cuja cultura é muito conservadora.
- Leve dinheiro em numerário: antes de entrar nos mercados, certifique-se de levar consigo alguns dirhams. Na maioria dos casos, não poderá usar os seus cartões de crédito nas compras de rua na Medina.
- Tenha à mão um mapa do local: ou o Google Maps para consultar.