Os 10 melhores restaurantes de Marraquexe

Tem paixão por explorar a gastronomia local quando viaja? Ótimo! Porque a comida em Marraquexe vai cativar os seus sentidos.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 7 minutos

Os 10 melhores restaurantes de Marraquexe

Comida local em Marraquexe | ©Xiquinhosilva

Para além de ser um lugar tremendamente animado, onde há muitas coisas para ver e fazer, Marraquexe é também uma cidade que abre o apetite. Tem uma grande variedade de restaurantes para todos os gostos, onde se pode provar alguns dos melhores pratos de Marrocos.

Quer seja a primeira vez que a visita ou já tenha perdido a conta às viagens que já fez, terá sempre vontade de descobrir novos locais onde se deixe cativar pelos sabores da gastronomia local. Eis 10 dos melhores restaurantes de Marraquexe onde comerá como um sultão!

1. Café Kif Kif

Tajine de frango| ©The Travelista
Tajine de frango| ©The Travelista

O Café Kif Kif é uma pequena taberna situada na famosa Praça Koutoubia, no coração de Marraquexe, onde se pode provar os melhores sabores da cozinha tradicional marroquina com um toque internacional.

Assim que entrar, verá que o local é acolhedor e aconchegante. Sente-se nos sofás almofadados do primeiro andar ou vá até ao terraço superior para desfrutar das melhores vistas da Koutoubia da cidade enquanto prova o delicioso tajine, um dos pratos estrela de Marrocos. Há vários tipos de tajine, frango, borrego, sardinhas, kofta... Pode também escolher entre outras especialidades como briwates, cous cous ou salada marroquina. Os pratos são 100% caseiros, algo que se nota à primeira dentada!

O serviço no Café Kif Kif é rápido, o atendimento é simpático e os preços são acessíveis. Sem dúvida, um dos melhores restaurantes de Marraquexe que deve visitar.

  • Morada: 28 Rue Koutoubia, Marraquexe 40000, Marrocos
  • Prato principal Tajine de frango com ameixas.

2. Le Trou au Mur

Saladas Mezze, Le Trou Au Mur| ©Second-Half Travels
Saladas Mezze, Le Trou Au Mur| ©Second-Half Travels

Situado num pequeno riad na parte mais antiga da Medina, o Le Trou au Mur é um restaurante elegante com um ambiente intimista que traz uma lufada de ar fresco em termos de oferta gastronómica, indo um pouco além do habitual cuscuz e tajine.

O seu menu é inspirado nas receitas tradicionais da avó, mas com pratos invulgares como o tihane (entranhas recheadas com kefta temperada com limão), o mechoui (borrego grelhado) ou o peixe assado com aletria e limões em conserva. Tudo preparado de forma totalmente caseira.

Recomendo que se sente no terraço do restaurante Le Trou au Mur, porque tem um ambiente fantástico e uma vista fantástica. O serviço é muito profissional e atencioso e os preços, embora um pouco mais elevados, valem bem a pena.

  • Endereço: 39 Derb el Farnatchi, Rue Souk el Fassis, Qua'at Ben Ahid, MarrakechvMedina,
  • Prato principal: Tangia

3. Kafé Merstan

Prato de Brochette| ©Sébastien Bertrand
Prato de Brochette| ©Sébastien Bertrand

O Kafé Merstan é um restaurante acolhedor situado no coração da Medina, ideal para uma pausa no caminho depois de um longo dia de turismo no centro de Marraquexe. Parece um pequeno oásis no meio da azáfama da cidade. Se possível, aconselho-o a arranjar uma mesa no terraço do primeiro andar, de onde se tem uma vista fantástica.

Tem também jactos de água que aliviam o calor e tornam a refeição ainda mais deliciosa, ajudando-o a desligar-se por um bocado!

Quanto ao menu do Kafé Merstan, é inspirado na cozinha tradicional marroquina e é muito bom. O pessoal do restaurante é muito simpático e, como falam inglês, poderão aconselhar-lhe pratos de acordo com os seus gostos. No entanto, recomendo que experimente a pastilla au chocolat, o cuscuz de legumes com borrego ou os briwats com queijo. Os preços são baratos.

  • Endereço: N° 02 trik souk chaaria kaat benahid 40000 Marraquexe

Prato principal: Pastilla au chocolat

4. Café Bazaar

Tajine de borrego| ©Andrew Nash
Tajine de borrego| ©Andrew Nash

Se procura um restaurante bom e barato em Marraquexe, anote na sua lista o Bazaar Café, um local tranquilo e encantador situado em Mouassine, um dos bairros mais antigos da Medina.

O seu terraço é um local espetacular para comer. É confortável e oferece uma vista invulgar da cidade. É ótimo para tirar algumas fotografias enquanto espera que lhe tragam a comida.

Quanto ao menu, é inspirado na cozinha árabe e mediterrânica, com pratos que lembram a Grécia, Itália, Espanha, Líbano e, claro, Marrocos. Tudo é cuidadosamente preparado com produtos frescos locais.

No Bazaar Café, recomendo que prove o hummus, o tajine e o cuscuz, sem esquecer as sobremesas, que são deliciosas com uma chávena de chá quente!

  • Morada: Derb Sidi El Yamani, 24B, Marraquexe 40000 Marrocos
  • Prato principal: Tajine de borrego

5. La Perle Blanche

Prato de peixe frito| ©Benson Kua
Prato de peixe frito| ©Benson Kua

Um sítio fabuloso para comer bom peixe a um preço muito razoável é o La Perle Blanche. O restaurante é um lugar pequeno e tranquilo e tudo na decoração está relacionado com o mar, até o proprietário usa um boné de marinheiro!

Ele prepara uma fritada de peixe que é inacreditável. Os calamares são tão deliciosos que se derretem na boca e as espetadas de peixe são imperdíveis. Os camarões também são óptimos. Tudo acompanhado de batatas fritas. O proprietário fala inglês, por isso pode pedir-lhe mais sugestões. Ele cozinha os pratos à vista dos clientes e é divertido vê-lo prepará-los com tanto entusiasmo.

Uma daquelas pequenas jóias na Medina de Marraquexe que não pode perder durante as suas férias na cidade. Se lhe apetecer comer peixe fresco, não hesite, La Perle Blanchete vai deliciá-lo!

  • Endereço: Arset Aouzal, Marraquexe 40000, Marrocos
  • Prato principal: Peixe e batatas fritas

6. Café Babouche

Tarte de frango| ©stu_spivack
Tarte de frango| ©stu_spivack

Situado a uma curta distância a pé da famosa Praça Jamaa el Fna, na Medina de Marraquexe, o Café Babouche é um ótimo local para parar para uma refeição num ambiente descontraído e acolhedor.

A comida é preparada na hora e o seu extenso menu inclui pratos tradicionais marroquinos, bem como pratos mediterrânicos e internacionais com um toque gourmet.

Se não tiver a certeza do que escolher, os empregados de mesa são muito simpáticos e prestáveis. Se lhe apetecer cozinha marroquina, recomendo a pastella, o tajine ou o cous cous, mas se estiver na cidade há alguns dias e lhe apetecer comida ocidental, as pizzas e os hambúrgueres são muito saborosos.

O serviço é bom e o preço também. Também têm música ao vivo em algumas noites. O Café Babouche é um sítio onde vai querer voltar para mais.

  • Morada: 37 Rue Des Banque Medina, Marraquexe 40400 Marrocos
  • Prato principal: Pastilla

7. La Cantine des Gazelles

Tajine de vitela no La Cantine Des Gazelles| ©farberjared
Tajine de vitela no La Cantine Des Gazelles| ©farberjared

La Cantine des Gazelles está localizada no souk de Marraquexe, muito perto da praça Jemaa el Fna. É um dos restaurantes mais populares da cidade e está sempre cheio, por isso, se quiser visitá-lo, recomendo que tente fazer uma reserva antes.

Para além da sua localização central, o segredo do seu sucesso é a boa relação qualidade/preço do seu menu, que começa nos 9 euros. Aqui pode saborear deliciosos pratos da cozinha tradicional marroquina (kefta, pastela, cous cous, tajine, etc.), bem como outras opções como saladas, pizzas e sanduíches.

Enquanto espera pela sua refeição, é presenteado com sumo de fruta e azeitonas. Um gesto muito simpático da parte do serviço que é sempre apreciado.

Não deixe La Cantine des Gazelles sem experimentar um chá marroquino com pastelaria- é a cereja no topo do bolo de uma óptima refeição!

  • Morada: 6 Dabachi Kennaria Kennaria, Marraquexe 40040 Marrocos
  • Prato principal: Cous cous royal

8. Cozinha dos Terroirs

Tajine de vitela| ©Isabelle Hurbain-Palatin
Tajine de vitela| ©Isabelle Hurbain-Palatin

Muito perto de La Cantine des Gazelles encontra-se outro restaurante maravilhoso: Cuisine des Terroirs. É um bom sítio para descobrir a comida tradicional marroquina e os empregados de mesa fazem muito boas recomendações. Fazem tudo o que podem para o ajudar a escolher algo que lhe agrade.

O terraço no topo do restaurante é um lugar muito acolhedor, por isso, se tiver oportunidade, recomendo que arranje uma mesa lá.

O menu do Cuisine des Terroirs oferece muita variedade. Como disse, pode experimentar pratos tradicionais como tajine e cous cous, bem como pratos do Médio Oriente como shawarma. Se quiser um pouco de comida internacional, também têm hambúrgueres, tacos, paninis e massas. Depois da sua refeição, oferecem-lhe um chá de menta. Um toque agradável que traz um sorriso ao seu rosto.

  • Morada: 118 Rue Kennaria Rue Des Banques, Marraquexe 4030 Marrocos
  • Prato principal: Tajine de vitela com amêndoas e ameixas.

9. A Mesa de La Kasbah

Hambúrguer marroquino| ©Alpha
Hambúrguer marroquino| ©Alpha

Se estiver a visitar os Túmulos de Saadid (um dos locais mais visitados em Marraquexe) pode comer no La Table de La Kasbah, um restaurante próximo que também tem um agradável terraço com uma bela vista para a Mesquita Koutoubia.

É um sítio muito agradável e tranquilo para desfrutar dos melhores sabores da gastronomia local. Alguns dos seus pratos estrela são o tajine, a kefta, o cous cous e o hambúrguer marroquino.

As doses são fartas e o serviço é muito atencioso. A relação qualidade-preço também é algo positivo a destacar. Comerá muito bem sem gastar uma fortuna.

  • Endereço: Derb Hajra, Bab Agnaou, Kasbah, Marrakech 40000 Marrocos
  • Prato principal: Hambúrguer marroquino

10. Café Glaciar

Cous Cous com legumes| ©LablascovegmenuSeguir
Cous Cous com legumes| ©LablascovegmenuSeguir

O Café Glacier é um local privilegiado para desfrutar de vistas espectaculares sobre a Praça Jamaa el Fna. Uma experiência imperdível durante a sua viagem a Marraquexe é subir ao Grand Balcon para ver o pôr do sol enquanto saboreia um delicioso chá de menta.

É o melhor terraço para contemplar a azáfama da praça em baixo, com todo o tipo de pessoas a entrar e a sair do mercado. É um ótimo local para observar o lado mais autêntico da cidade, como se fosse apenas mais um Marraquexe.

Se decidir ficar para comer, experimente o tajine ou o cuscuz vegetariano. É simples mas saboroso. O preço do Café Glacier é um pouco mais elevado do que o de outros restaurantes, mas as vistas deslumbrantes da Praça Jamaa el Fna a partir do seu terraço valem a pena. Tente ir o mais cedo possível para conseguir um bom lugar, porque tende a ficar lotado.

  • Morada: Jemaa El Fna, Marraquexe Marrocos
  • Prato principal: Cuscuz vegetariano.

Reservar uma visita gastronómica a Marraquexe