10 coisas a fazer em Marraquexe em julho

julho é um mês muito especial para visitar Marraquexe porque, apesar do calor, pode desfrutar do programa completo do Festival de Artes Populares ou de outras celebrações como a Festa do Trono.

María Cano

María Cano

leitura de 11 minutos

10 coisas a fazer em Marraquexe em julho

Ali Ben Youssef em Marraquexe | ©Kees Kortmulder

julho é um mês que nem toda a gente recomenda para uma viagem a Marraquexe, pois as temperaturas são muito elevadas, atingindo em média os 40ºC. Mesmo assim, há uma série de festividades e eventos que fazem deste mês uma época muito especial para a sua viagem, como o Festival de Artes Populares, que enche a cidade de música e espectáculos durante mais de dez dias, ou a Festa do Trono, que é celebrada em grande estilo para comemorar a coroação de Mohammed VI.

1. Visita nocturna à Praça Jamaa el-Fna

Praça Jamaa el-Fna à noite| ©Alexander J.E. Bradley
Praça Jamaa el-Fna à noite| ©Alexander J.E. Bradley

Durante a sua visita a Marraquexe em julho, não perca uma visita à praça Jamaa el-Fna à noite. É a melhor altura do dia para a visitar, pois o calor não será tão sufocante e é um local que ganha vida à medida que o dia avança. As bancas de comida de rua tomam conta da praça.

E se não tiveres a certeza se queres comer numa das bancas improvisadas, que por sinal são muito baratas, podes ir a um dos restaurantes e bares que se encontram na praça e assistir ao dia a dia da praça. Deixo-te com os posts de comida marroquina e os melhores restaurantes de Marraquexe para que não tenhas dúvidas sobre onde comer.

E se não tiveres medo do calor, não hesites em visitar a praça durante o dia e poderás testemunhar como o ambiente muda radicalmente de manhã para a noite. É muito interessante assistir a este contraste. Além disso, na sua visita a Jamaa el Fna, não hesite em entrar na Medina.

  • Está situada na... Avenida Jamaa El Fna (40000). Marraquexe

Reservar uma visita guiada à Medina

2. Visitar um hammam

hammam| ©Jens Thommesen
hammam| ©Jens Thommesen

Uma experiência imperdível, seja qual for a altura do ano em que visite Marraquexe, é visitar um hammam e relaxar com uma massagem. É uma óptima maneira de mergulhar na sociedade marroquina.

Isto é, se estiver disposto a ir a um hammam tradicional, porque também há hammams mais modernos, não tão nativos, onde a experiência é igualmente fantástica, mas são obviamente mais turísticos. Seja qual for a sua escolha, de acordo com os seus gostos e interesses, é uma forma de relaxar e fazer uma pausa do calor e sairá de lá como novo.

Se for em julho, recomendo que aproveite as horas centrais do dia para fazer uma pausa do calor durante as horas em que o sol está mais quente.

  • Situa-seem... Várias opções em Marraquexe

Reservar um banho turco tradicional e uma massagem em Marraquexe

3. Fazer uma viagem ao Vale de Ourika

Paz, calma e vistas esplêndidas do vale de Ourika| ©puffin11k
Paz, calma e vistas esplêndidas do vale de Ourika| ©puffin11k

Outra opção para quem visita Marraquexe em julho é escapar à agitação da grande cidade e mergulhar na natureza com uma viagem ao Vale de Ourika, um dos lugares mais bonitos de Marrocos, que fica a apenas 60 quilómetros de Marraquexe e demora menos de uma hora a chegar. De facto, é o local mais próximo de Marraquexe para fugir ao calor.

Nesta excursão terá a oportunidade de dar um mergulho nas cascatas de Ourika, um plano ideal nesta época do ano, embora não possa desfrutar da tranquilidade tanto como noutros meses do ano, porque muitas pessoas optam por esta excursão para escapar às altas temperaturas.

E se quiser saber mais sobre outras excursões, não hesite em ler o post as melhores excursões a partir de Marraquexe.

  • Está localizado em... Ourika, a 60 quilómetros de Marraquexe.

Reservar uma excursão ao Vale de Ourika

4. Passeio pelas praias de Essaouira

Praia de Essaouira| ©Peter Schulz
Praia de Essaouira| ©Peter Schulz

Situada na costa atlântica de Marrocos, Essaouira é uma cidade turística, fortificada e portuária de Marrocos. É conhecida como a pérola azul do Atlântico e é Património Mundial desde 2001.

Situa-se a cerca de 180 quilómetros de Marraquexe e Essaouira é, em suma, uma visita obrigatória a partir de Marraquexe se for no mês de julho, porque desfrutar de um agradável passeio pelas suas praias e, claro, saborear uma saborosa refeição num dos seus restaurantes típicos é uma experiência única. Além disso, se é fã de "Game of Thrones", deve saber que é um dos locais de filmagem da aclamada série, Astapor.

Além disso, a beleza desta cidade não passou despercebida aos grandes artistas da música, do cinema e aos hippies da época, que encontraram em Essaouira um refúgio nos anos setenta. Existe também em Essaouira uma cooperativa de mulheres que produz óleo de argão artesanal, muito utilizado em produtos cosméticos.

  • Encontra-seem... Essaouira, a 180 km de Marraquexe.

Reservar uma viagem a Essaouira

5. Descubra os jardins Majorelle e o palmeiral de Marraquexe

Jardins Majorelle| ©David Stanley
Jardins Majorelle| ©David Stanley

Os Jardins Majorelle e o Palmeiral de Marraquexe são dois locais muito populares na capital marroquina e uma das propostas essenciais para a sua viagem a Marraquexe em julho. Se quiser conhecê-los com todo o conforto e sem perder nenhum pormenor, opte por uma excursão que inclua as duas experiências, incluindo o transfer de e para o hotel.

Uma excursão de 4 horas na qual terá a oportunidade de descobrir os Jardins Majorelle e contemplar os seus edifícios azuis. Passeará também pelo Palm Grove, um lugar onde a paz o invadirá.

O melhor de tudo é que poderá subir num camelo e fazer um passeio pelo Palmeiral.

  • Situa-se em... Rue Yves St Laurent e Rte de Fès.

Reservar uma visita aos Jardins Majorelle e ao Palmeiral

6. Compre os melhores presentes nos souks de Marraquexe

Souk marroquino| ©Neus Prats
Souk marroquino| ©Neus Prats

Se quiser destacar-se dos seus amigos e familiares trazendo os melhores presentes para as suas férias a um preço muito acessível, não deixe de fazer compras nos souks de Marraquexe, onde encontrará jóias étnicas, tais como sacos de couro, cerâmica, babouches ou kaftans.

E para o conhecer em profundidade, pode optar por reservar uma visita guiada aos souks de Marraquexe, com uma duração aproximada de 3 horas, durante as quais visitará este local animado com um guia profissional. Uma experiência única onde verá como os artesãos trabalham com os produtos locais.

  • Situadono... centro da cidade de Marraquexe.

Reservar uma visita aos souks de Marraquexe

7. Provar as melhores iguarias de Marraquexe

Comida marroquina| ©Charlie Marchant
Comida marroquina| ©Charlie Marchant

Um must para a sua viagem em julho é uma visita gastronómica a Marraquexe onde irá explorar os melhores sabores de Marrocos numa visita de cerca de 3 horas. Para além disso, provará os produtos mais típicos como azeitonas, pão marroquino, tâmaras, chá e especiarias.

Nesta experiência será acompanhado por um guia especializado com quem aprenderá sobre a história e a cultura local de Marraquexe. Visitará o mercado Djemaa el Fna, as suas bancas de comida local e terá a oportunidade de provar uma deliciosa kofta, um prato tradicional marroquino feito com carne picada.

  • Está localizado no... No centro de Marraquexe.

Reservar um passeio gastronómico em Marraquexe

8. Maravilhar-se com as cascatas de Ouzoud

Cascatas de Ouzoud| ©just_a_cheeseburger
Cascatas de Ouzoud| ©just_a_cheeseburger

Um dos planos ideais para a sua viagem a Marraquexe em julho é visitar as Cascatas de Ouzoud, um local ideal se quiser contemplar paisagens de sonho com montanhas e olivais, vales verdejantes, moinhos e pomares e vistas panorâmicas espectaculares.

Nesta excursão, que dura aproximadamente 10 horas, não perderá um único detalhe, pois um guia profissional irá acompanhá-lo e explicar-lhe tudo sobre este lugar maravilhoso e as suas origens berberes. Também poderá escapar ao calor com um mergulho na água e até fazer um passeio de barco.

O transporte de e para o local também está incluído, para que não tenha de se preocupar com nada.

  • Situa-se... a 150 quilómetros de Marraquexe.

Reservar uma excursão às cascatas de Ouzoud

9. Divertir-se no Festival de Artes Populares

Festa das artes populares| ©albertxebic
Festa das artes populares| ©albertxebic

Se a sua viagem coincidir com o mês de julho, está com sorte porque terá a oportunidade de desfrutar do Festival de Artes Populares de Marraquexe, que tem um programa completo durante mais de 10 dias com espectáculos nos vários palácios e nas principais praças e ruas da cidade. Este festival, que se realiza desde o final dos anos 50, valoriza o património cultural e artístico do Reino Alauita.

Dançarinos, encantadores de serpentes, adivinhos, músicos, animadores, acrobatas, poesia cantada, etc., são apenas algumas das atracções do Festival de Artes Populares de Marraquexe, que oferece todos os anos um grande número de espectáculos para todos os gostos e idades. Uma experiência única, a não perder, tanto para os habitantes locais como para os turistas.

  • Encontra-seem... Palácios, praças e ruas de Marraquexe.

10. Mergulhe na música local com o Festival de Música Ghiwani

Festival de Música de Ghiwani| ©Festicket
Festival de Música de Ghiwani| ©Festicket

O Festival de Música Ghiwani realiza-se em julho com o objetivo de promover e valorizar um género musical muito popular que marcou uma viragem na história da música marroquina desde os anos setenta.

A música Ghiwani teve uma grande influência nos grupos musicais não só em Marrocos, mas também no Norte de África em geral.

  • Situa-se em... Marraquexe.

Dica de viajante

Marraquexe tem uma grande variedade de eventos em julho, como o Festival de Artes Populares e o Festival do Trono. Se tiver oportunidade, não perca estes eventos.

11. Entre na comunidade com a Festa do Cordeiro

O Cordeiro| ©CHRISTIAN KRATZER
O Cordeiro| ©CHRISTIAN KRATZER

A Celebração do Sacrifício ou Festa do Cordeiro é uma festa muito importante no calendário muçulmano e comemora uma passagem do Alcorão. É celebrada 70 dias após o fim do Ramadão e dura três dias. É semelhante ao Natal do calendário cristão.

Esta celebração consiste no sacrifício de um cordeiro, de uma vaca ou de uma ovelha pelo chefe de família, embora nos últimos anos este costume se tenha perdido e se tenha contratado uma pessoa para o sacrifício, que é geralmente efectuado nos pátios das casas ou na rua, com um corte limpo para que o animal sofra o menos possível.

É uma festa em que se reforçam os laços comunitários e em que a carne obtida com a matança é partilhada com vizinhos, amigos, familiares e pobres.

  • Situado em... Marraquexe.

12. Junte-se à celebração da Festa do Trono

Presidir à cerimónia da Festa do Trono| ©MAP
Presidir à cerimónia da Festa do Trono| ©MAP

Marraquexe, tal como o resto de Marrocos, celebra a Festa do Trono, que comemora a coroação do Rei Mohammed VI. Trata-se de um acontecimento que realça a ligação entre o rei e o seu povo.

É um dia feriado e é celebrado em todas as cidades marroquinas. Desfiles e espectáculos de fogo de artifício fazem parte das várias festividades organizadas. Se a sua viagem coincidir com este dia, não hesite em sair à rua e juntar-se às celebrações, é um acontecimento verdadeiramente espetacular!

  • Está em... Marraquexe.

13. Fugir do calor com um mergulho na Plage Rouge

Piscina da Plage Rouge| ©lapiguerouge
Piscina da Plage Rouge| ©lapiguerouge

E se depois de alguns dias de turismo ao sol quiser fugir ao calor, a pouco mais de 15 quilómetros da medina, encontrará o complexo turístico Plage Rouge, que tem uma piscina de nada menos que dois mil quilómetros quadrados. Um lugar ideal para dar um mergulho e depois relaxar numa cama balinesa e espreguiçadeiras enquanto bebe um cocktail e desfruta de música ao vivo.

A entrada custa a partir de 14 euros e pode aproveitar a sua visita para desfrutar de um saboroso jantar num dos restaurantes do complexo.

  • Situado em... Route de Casablanca (40000). Marraquexe

14. Tomar banho na praia de Agadir

Praia de Agadir| ©B the travel brand
Praia de Agadir| ©B the travel brand

Se for a Marraquexe em julho, recomendo-lhe que visite a praia de Agadir. Situa-se a cerca de 250 quilómetros de Marraquexe e é uma das praias mais populares da costa atlântica. Tem 10 quilómetros de comprimento e está equipada para o turismo, com muitas espreguiçadeiras para tomar banhos de sol e passar um dia relaxante. É também um local ideal para a prática de desportos náuticos.

Um excelente local para se desligar da agitação de Marraquexe por um dia e, claro, para se refugiar do calor por um dia.

  • Estásituado em... Agadir, a 250 quilómetros de Marraquexe.

A temperatura em Marraquexe em julho

Passeio por Essaouira| ©rigel
Passeio por Essaouira| ©rigel

As temperaturas em Marraquexe em julho são bastante elevadas, com uma máxima média entre 35 e 38°C, que pode atingir 40°C, e uma mínima média entre 20 e 22°C. O contraste de temperatura é, portanto, muito elevado ao longo do dia. O contraste térmico é, portanto, muito elevado ao longo do dia.

Por outro lado, é importante ter em conta que as actividades durante as horas centrais do dia são mais limitadas devido ao calor excessivo registado pelo termómetro.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

Multidões de turistas em Marraquexe em julho

Jamaa El Fna| ©Mzximvs VdB
Jamaa El Fna| ©Mzximvs VdB

Apesar das temperaturas mais elevadas do ano, o número de turistas em Marraquexe em julho é muito elevado, uma vez que um grande número de europeus vai de férias durante este mês. Por conseguinte, é aconselhável reservar os voos e o alojamento com antecedência. Também é aconselhável levantar-se muito cedo para aproveitar as primeiras horas do dia, quando não está tão quente.

Antes da sua viagem, leia os artigos segurança em Marraquexe e como se deslocar em Marraquexe. São muito práticos.

Festas de julho em Marraquexe

Viagem a Marrocos| ©Louis Hansel
Viagem a Marrocos| ©Louis Hansel

julho em Marraquexe é um dos feriados nacionais mais importantes do ano, a Festa do Trono, que comemora a coroação de Mohammed VI, rei de Marrocos desde 1999. Há também uma série de outros eventos, como o Festival de Artes Populares.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

Preços em Marraquexe em julho

Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth
Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth

Os preços em Marraquexe em julho são um pouco mais elevados do que noutras épocas do ano. É um mês que coincide com as férias da maioria dos europeus, pelo que muitos optam por visitar a cidade nesta altura do ano e os voos e os hotéis, especialmente os que têm piscina, são mais caros do que noutros meses.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

O que levar na mala para uma visita a Marraquexe em julho

Fazer as malas| ©Craig Adderley
Fazer as malas| ©Craig Adderley

Se visitar Marraquexe em julho, é muito importante escolher o que levar na mala para a sua viagem, uma vez que o clima nesta altura do ano se caracteriza por temperaturas elevadas e um calor muito seco. Por conseguinte, é aconselhável levar roupa leve. Os melhores tecidos para esta altura do ano são o linho e o algodão. Além disso, não deixe de levar uma cobertura para a cabeça, como um chapéu ou boné e, claro, não se esqueça dos óculos de sol.

Marrocos é também um país muçulmano, pelo que se recomenda que as mulheres não usem roupas excessivamente decotadas, sem alças ou curtas. Uma opção possível é usar um lenço ou um foulard para cobrir os ombros.

Uma recomendação, não hesite em visitar o post Marraquexe num dia, Marraquexe em dois dias, Marraquexe em três dias, Marraquexe em quatro dias, Marraquexe em cinco dias e Marraquexe em sete dias e crie um itinerário antes de iniciar a sua viagem para aproveitar ao máximo os dias.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

Recomendações para o calor excessivo

Protetor solar| ©Onela Ymeri
Protetor solar| ©Onela Ymeri

Se viajar para Marraquexe em julho, deve saber que o calor é muito abrasador. Por conseguinte, é aconselhável manter-se sempre bem hidratado. Leve sempre consigo uma garrafa de água mineral. É também aconselhável usar roupas leves, cobrir o corpo o mais possível para evitar queimaduras solares e usar protetor solar. É também essencial usar protetor labial.

Além disso, recomendo que não hesite em ler o post o que ver e fazer em Marraquexe.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe