10 coisas a fazer em Marraquexe em junho

junho é um mês ideal para desfrutar de Marraquexe: na primeira quinzena as temperaturas ainda não são elevadas e na segunda quinzena não se pode perder os planos sazonais.

María Cano

María Cano

leitura de 11 minutos

10 coisas a fazer em Marraquexe em junho

Deserto em Marraquexe | ©Yeo Khee

Em junho, o termómetro de Marraquexe começa a registar temperaturas mais elevadas, com uma temperatura média diurna de 25-35°C, baixando para 15-20°C à noite.

Mesmo assim, é um mês muito agradável para visitar os vários monumentos e jardins, pois não é tão quente como em julho e agosto, e há muitas horas de sol. Além disso, não é época alta e os preços são mais baixos.

1. Desfrutar do Festival de Música de Gnaoua em Essaouira

O Festival de Música Gnaoua de Essaouira| ©Magharebia
O Festival de Música Gnaoua de Essaouira| ©Magharebia

Se for a Marraquexe em junho, não pode perder o Festival de Música Gnaoua de Essaouira. De facto, seja qual for a altura em que se vá a Marraquexe, é sempre aconselhável fazer uma viagem a Essaouira, pois é uma das cidades mais bonitas de Marrocos. Mas se, além disso, a sua viagem coincidir com a última semana de junho, terá uma dupla razão para ir, por isso reserve a sua viagem a Essaouira com antecedência.

O festival realiza-se desde 1998 com o objetivo de promover a música Gnaoua e de promover certos valores como a união de culturas e a paz. De facto, o festival é um expoente da mestiçagem musical e a utilização de vários instrumentos típicos da música Gnaoua, como os tambores (ganga), os címbalos (qraqeb), o tambor de três cordas (guembri) e o alaúde, é comum.

O evento tem uma importante presença internacional e reúne todos os anos músicos de diferentes estilos, como reggae, jazz, pop e rock, com um público de cerca de 400.000 pessoas. A entrada é gratuita e é um evento imperdível!

Mais informações sobre o festival

Reservar uma viagem a Essaouira

2. Passeio pelo Jardim Majorelle

Jardim Majorelle| ©Kamal Hammadi
Jardim Majorelle| ©Kamal Hammadi

Uma das melhores coisas para fazer em junho é visitar o Jardim Majorelle. É uma altura muito especial porque no final da primavera o jardim está em todo o seu esplendor e o lago torna as temperaturas mais amenas, tornando-o num local muito agradável para passear. Um verdadeiro oásis no coração da cidade de Marraquexe. O jardim esconde mais de 300 espécies de plantas provenientes de todo o mundo. Destacam-se palmeiras, cactos, roseiras, buganvílias, bambus e lagos com flores de lótus e nenúfares.

O precursor deste jardim foi o pintor francês Jacque Majorelle, que em 1922 comprou uma propriedade com palmeiras. Mais tarde, criou uma moradia em estilo art déco e um jardim botânico com um grande número de espécies. Como amante da natureza, Majorelle trazia espécimes de todas as suas viagens.

O pintor sofreu um acidente e, nos anos seguintes, o jardim ficou muito abandonado, mas mais tarde, nos anos 80, o empresário e estilista Yves Saint Laurent comprou a propriedade e duplicou o número de espécies. Atualmente, é um dos locais mais visitados da cidade.

Para mais informações

  • Situado em... Rue Yves St Laurent, (40090), Marraquexe.
  • O Jardin Majorelle, com preços a partir de 12 euros, está aberto das 11 às 17 horas.
  • É também a sede do Museu de Arte Berbere.

Reservar uma visita aos Jardins Majorelle

3. Faça uma viagem ao deserto de Marraquexe, uma experiência inesquecível

Visitar Merzouga| ©Jeff Jewiss
Visitar Merzouga| ©Jeff Jewiss

Se quiser fazer uma viagem ao deserto, tem várias opções. Pode reservar uma viagem ao deserto de Merzouga, ao deserto de Zagora, ou às montanhas do Atlas e ao deserto de Agafay, ou se tiver pouco tempo, pode optar por reservar uma excursão ao deserto de Marraquexe com jantar. Todas são opções perfeitas para o mês de junho, antes da chegada do calor abrasador de julho e agosto.

Especificamente, o deserto de Agafay fica a cerca de 40 quilómetros, o deserto de Zagora a pouco mais de 350 quilómetros e o deserto de Merzouga a cerca de 550 quilómetros, sendo as três visitas inesquecíveis.

Para mais informações, consultar

Reserve a sua excursão ao deserto de Marraquexe

4. Fugir da agitação com um passeio pelo palmeiral de Marraquexe

Golfe no Palmeiral| ©Iain I
Golfe no Palmeiral| ©Iain I

Outro grande plano para junho é reservar um passeio de camelo pelo Palm Grove, um enclave com cerca de 100.000 palmeiras plantadas durante a dinastia Almorávida e localizado a nordeste da cidade. É considerada uma zona de luxo e alberga uma série de hotéis de luxo e campos de golfe.

É comum percorrer o Palmeiral de Marraquexe a camelo, a cavalo ou num passeio de moto-quatro. Uma forma agradável e ideal de fugir à azáfama da cidade em pleno mês de junho e de fazer um plano com toda a família. Poderá também fazer uma pequena pausa enquanto desfruta de um chá verde.

Mais informações

Reservar um passeio de camelo no Palmeiral

5. Dar um passeio noturno pela praça Jamaa el-Fna

Praça Jamaa el-Fna à noite| ©Alexander J.E. Bradley
Praça Jamaa el-Fna à noite| ©Alexander J.E. Bradley

Qualquer que seja a época do ano em que visite Marraquexe, a praça Jamaa el-Fna é um lugar que não deve perder. Está localizada na Medina de Marraquexe, a zona histórica de Marraquexe, e a forma ideal de conhecer toda a história deste enclave é reservar um passeio pela Medina de Marraquexe

. Especificamente, a partir de junho, recomendo que faça a sua visita à noite, pois o passeio é muito mais agradável devido à temperatura. Além disso, a praça está repleta de barracas de comida onde se pode jantar enquanto se assiste a um espetáculo improvisado.

Mais informações

Reservar uma visita guiada à Medina de Marraquexe

6. Descubra os túmulos Saadianos sem multidões

Túmulos Saadid| ©Montse PB
Túmulos Saadid| ©Montse PB

Um dos monumentos mais visitados em Marraquexe são os túmulos Saadid. São de pequena dimensão, pelo que a lotação é limitada. junho é, portanto, o mês ideal para os visitar, uma vez que não há tantos turistas como noutros meses do ano e não terá de fazer fila durante tanto tempo.

A dinastia Sa'did reinou entre 1524 e 1659, e os túmulos Sa'did datam dessa época, tendo sido descobertos e abertos ao público no início do século XX. Existe um mausoléu principal que alberga o sultão Ahmad al-Mansur e a sua família.

Mais informações sobre os túmulos do Sultão

  • Situado em... Rue de La Kasbah (40000). Marraquexe.
  • A entrada custa a partir de 6,50€ e o horário de funcionamento é das 9 h. - 12 h. e das 14:30 - 18 h. aproximadamente.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

7. Visitar o Jardim Secreto

O Jardim Secreto| ©Mike Finn
O Jardim Secreto| ©Mike Finn

O Jardim Sec reto situa-se no coração de Marraquexe e é também um plano ideal para o mês de junho, uma vez que se pode escapar à agitação da cidade e ao calor enquanto se desfruta de um passeio agradável e exótico. Tal como os outros espaços verdes da cidade, as plantas e as flores estarão em plena floração nesta altura do ano.

O Le Jardin Secret abriu as suas portas em 2016, embora remonte à dinastia Saadiana, há mais de 400 anos, e alberga quase uma centena de espécies. Está dividido em duas partes, um jardim exótico de um lado e um jardim islâmico do outro.

Para mais informações

  • Situado em... Rue Mouassine 121 (40030). Medina de Marraquexe.
  • Le Jardin Secret está aberto das 9h30 às 19h30 e custa a partir de 7 euros.

8. Rir à brava com Marrakech Du Rire

Em Marrakech Du Rire| ©Marrakech Due Rire
Em Marrakech Du Rire| ©Marrakech Due Rire

Se vai a Marraquexe em junho, saiba que é o mês do Festival Marrakech Du Rire, um evento que se realiza há mais de uma década e que é tão popular que é transmitido pela televisão.

Desfiles, carnavais, galas e espectáculos diversos são apenas algumas das atracções deste aclamado evento, onde a comédia e o humor são os principais protagonistas e onde os espectadores se divertirão à grande.

Todos os anos, Marrakech Du Rire acolhe jovens promissores e grandes artistas, nacionais e internacionais, que têm algo em comum para além do seu talento: vão fazê-lo rir. Não hesite em vir, não se vai arrepender!

Mais informações

  • Pode encontrá-lo em... diferentes locais de Marraquexe.

9. Fazer uma viagem ao Jardim Anima

No Jardim Anima| ©Anima Garden
No Jardim Anima| ©Anima Garden

Outra boa opção é fazer uma visita ao Jardim Anima ou Jardim André Heller. Os seus caminhos sombrios e a abundância de flores e plantas fazem dele um lugar mágico para visitar em junho. Tem também uma série de instalações artísticas.

Este jardim de quase dois hectares foi criado pelo artista André Heller, um dos artistas multimédia de maior renome internacional, e é um local ideal para fugir à agitação da grande cidade. Também pode desfrutar de um delicioso bolo e chá ou de um menu saboroso com pratos tradicionais confeccionados com produtos locais.

O Anima Garden está aberto diariamente das 9h00 às 18h00 e a entrada custa a partir de 3 euros. Há também um serviço de transporte gratuito de quinta a domingo para facilitar o acesso ao local, que está localizado a cerca de 30 quilómetros do centro da cidade.

Para mais informações

  • Situado em... Douar Sbiti Ourika, Route d'Ourika (40000). Marraquexe.

10. Dar um mergulho na estância Plage Rouge

Piscina do Plage Rouge| ©lapiguerouge
Piscina do Plage Rouge| ©lapiguerouge

Outro plano ideal para um dos dias mais quentes da sua visita a Marraquexe em junho é aproveitar a oportunidade para dar um mergulho no complexo turístico Plage Rouge que, localizado a pouco mais de 15 quilómetros da medina, tem uma piscina de mais de dois mil quilómetros quadrados com camas balinesas e espreguiçadeiras para um dia de relaxamento.

Também pode aproveitar para tomar um cocktail, ouvir música ao vivo ou desfrutar de um jantar saboroso durante a sua visita.

Mais informações

  • Situado em... Route de Casablanca (40000). Marraquexe.
  • Este complexo turístico foi inaugurado em abril, embora junho, com a chegada do calor, seja o mês mais popular entre o público.
  • A entrada custa a partir de 14 euros.

A temperatura em Marraquexe em junho

Visitar a Porta Azul em Fez| ©Bjørn Christian Tørrissen
Visitar a Porta Azul em Fez| ©Bjørn Christian Tørrissen

Como prelúdio do verão, as temperaturas em Marraquexe em junho começam a subir, mas não se assemelham em nada aos meses centrais da época estival, em que é quase impossível andar a pé a meio do dia.

Em junho, pode geralmente desfrutar de tudo o que há para ver e fazer em Marraquexe, uma vez que a temperatura média ronda os 20-35°C e a precipitação é rara.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

As multidões de turistas de Marraquexe em junho

Passear pela Medina de Marraquexe| ©Juan Antonio Segal
Passear pela Medina de Marraquexe| ©Juan Antonio Segal

O número de turistas em Marraquexe em junho é baixo. Ao contrário de agosto, que tem um grande número de visitantes apesar do calor, ou dos meses de abril, maio e outubro, que coincidem com a época alta. É, por isso, o mês ideal para visitar, pois não terá de esperar em longas filas nas várias atracções e poderá passear à vontade.

É muito importante que antes da sua visita tenha todas as informações sobre segurança em Mar raquexe e sobre como se deslocar em Marraquexe.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

Festas de junho em Marraquexe

Vista para as montanhas do Atlas| ©Med EDDARAMI
Vista para as montanhas do Atlas| ©Med EDDARAMI

O calendário de festas de Marraquexe em geral e de Marrocos em particular é bastante singular, como acontece em todos os destinos. Mesmo assim, Marraquexe não tem nenhuma festa específica que coincida com o mês de junho. No entanto, a Marrakech Du Rire é uma festa popular e, devido à sua popularidade, é mesmo transmitida pela televisão.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

Preços de Marraquexe em junho

Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth
Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth

Marrocos é um destino ideal para visitar em junho no que diz respeito aos preços, uma vez que não coincide com os meses de época alta, pelo que os preços das viagens, do alojamento e da alimentação são mais baratos do que noutras alturas do ano. Mesmo assim, em termos gerais, é uma viagem barata. Os custos mais caros podem ser o bilhete de avião e o alojamento, dependendo da altura do ano em que se visita.

Por outro lado, sinta-se à vontade para visitar o post Marraquexe num dia, Marraquexe em dois dias, Marraquexe em três dias, Marraquexe em quatro dias, Marraquexe em cinco dias e Marraquexe em sete dias e criar o seu próprio itinerário de acordo com os seus dias de estadia.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

O que levar na mala para uma visita a Marraquexe em junho

Fazer as malas| ©Craig Adderley
Fazer as malas| ©Craig Adderley

Se visitar Marraquexe em junho, tenha em conta que as temperaturas serão elevadas, pelo que é preferível levar roupa leve de linho ou de algodão, ideal para as temperaturas mais elevadas. É também aconselhável levar um chapéu ou bon é para cobrir a cabeça e um lenço ou foulard para cobrir os ombros no caso de entrar numa mesquita ou similar.

Deve também ter em conta que Marrocos é um país muçulmano e é aconselhável não usar roupas decotadas, sem alças ou curtas no caso das mulheres, de modo a evitar olhares incómodos. No entanto, apesar de ser um país islâmico, é um dos países mais ocidentalizados do mundo, pelo que os códigos de vestuário não são tão rigorosos como noutros locais.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

Quando visitar Marraquexe

Visitar as Gargantas de Todra| ©albertxebic
Visitar as Gargantas de Todra| ©albertxebic

Se você ainda não tem certeza sobre a melhor época para visitar Marrakech, não hesite em ler o post quando visitar Marrakech.

Por outro lado, se você está procurando informações sobre outros meses específicos, leia os artigos sobre janeiroem Marrakech, fevereiro em Marrakech, março em Marrakech, abril em Marrakech, maio em Marrakech, julho em Marrakech, agosto em Marrakech, setembro em Marrakech, outubro em Marrakech, novembro em Mar rakech e dezembro em Marrakech. Por outro lado, se tiver dúvidas sobre se é melhor ir numa estação ou noutra, pode ler os posts Marraquexe no verão ou Marraquexe no inverno.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe