10 coisas a fazer em Marraquexe em abril

Se é fã de desporto, de arte urbana e se considera um caminhante intrépido, deve definitivamente considerar visitar Marraquexe em abril.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

10 coisas a fazer em Marraquexe em abril

Cartões postais do deserto | ©Sofia Gomez

abril é a altura ideal para visitar Marraquexe, pois é uma das épocas mais interessantes do ano devido aos eventos que se realizam nesta bela cidade.

A primavera e o outono são as melhores estações do ano para visitar Marraquexe e, para mim, a melhor altura é abril, pois as temperaturas começam a subir e o tempo torna-se mais seco e solarengo. Em suma, é o mês perfeito para descobrir as tradições mais especiais de Marraquexe.

1. Descobrir a Medina à meia-noite

A Medina à noite| ©Alexander J.E. Bradley
A Medina à noite| ©Alexander J.E. Bradley

abril coincide normalmente com o mês do Ramadão, pelo que encontrará muitos locais fechados. Esta é a altura ideal para conhecer a Medina de uma forma muito especial.

Durante este mês, o ritmo de vida na cidade muda: os mercados fecham de manhã, mas abrem à meia-noite. Após as refeições do Ramadão, os habitantes saem à rua e o ambiente torna-se animado e agradável para passear pelas ruas da Medina de Marraquexe.

Pode aproveitar a oportunidade para fazer compras, assistir aos espectáculos de rua em Jamaa el Fna, ir ao souk para comprar lembranças, provar algumas especialidades marroquinas ou reservar uma visita guiada a Marraquexe.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

2. Provar os doces típicos de Marraquexe

Entrega de doces numa caixa| ©Daniel Gómez
Entrega de doces numa caixa| ©Daniel Gómez

A chebakia é um dos doces mais cobiçados do mês do Ramadão. Devido ao seu elevado teor calórico, é a forma perfeita de quebrar o jejum ao fim do dia.

Destacam-se pela sua forma particular de flor e são feitos principalmente com farinha, amêndoas torradas e mergulhados em mel. São um doce muito especial para os marroquinos e é habitual reunirem-se ao cair da noite para os saborear em família.

Pode saboreá-los nos cafés, enquanto desfruta de um típico chá de menta, ou pedi-los para sobremesa em muitos dos melhores restaurantes de Marraquexe. E quando reservar uma visita gastronómica a Marraquexe durante o Ramadão, o guia irá certamente levá-lo a prová-los.

Reservar uma visita gastronómica a Marraquexe

3. Explorar os meandros de Marraquexe

Mesquita de Koutoubia| ©Daniel Csörföly
Mesquita de Koutoubia| ©Daniel Csörföly

abril é um mês de época alta para os turistas em Marraquexe, por isso vai apreciar algum tempo longe da azáfama da cidade. Convido-o a perder-se nas ruas menos turísticas da Medina, como a rua Dar el Bacha ou o misterioso Jardim Secreto.

É preciso estar atento e usar o bom senso para evitar acabar em becos indesejados. Certifique-se de que tem sempre internet no seu telemóvel. As ruas de Marraquexe são um pouco labirínticas, pelo que o acesso à Internet é essencial para evitar perder-se.

Se estiver preocupado com a segurança em Marraquexe e preferir ser acompanhado por um habitante local, pode optar por uma visita privada a Marraquexe com um guia que lhe contará todos os segredos da cidade.

Reservar uma visita privada a Marraquexe

4. Explorar Essaouira num dia

Ondas a bater nas muralhas de Essaouira| ©Doug Knuth
Ondas a bater nas muralhas de Essaouira| ©Doug Knuth

Se tiver tempo suficiente na sua viagem a Marraquexe em abril, recomendo que reserve uma excursão a Essaouira a partir de Marraquexe. É um sítio muito agradável e tranquilo, com praias fascinantes e belas ruas estreitas.

abril é a altura ideal para o fazer, graças ao bom tempo e ao clima quente e seco.

Pode desfrutar das melhores vistas de Essaouira a partir da fortaleza Skala du Port e dos pores-do-sol únicos que são já um símbolo da cidade. A título de curiosidade, Essaouira é o cenário de algumas cenas de Game of Thrones, pelo que é muito provável que alguns dos locais lhe sejam familiares.

Como chegar a Essaouira

Se preferir fazer o seu próprio caminho, a maneira mais fácil de ir de Marraquexe para Essaouira é de autocarro, que custa cerca de 10 euros.

Tenha em atenção que o Ramadão pode afetar os horários e as tarifas dos transportes e actividades.

Reservar uma excursão a Essaouira

5. Dar um passeio nas alturas ao nascer do sol.

Passeio de balão de ar quente sobre Marrocos| ©Agnecia Marruecos
Passeio de balão de ar quente sobre Marrocos| ©Agnecia Marruecos

Se quiser descobrir a cidade de uma perspetiva diferente, recomendo um passeio de balão de ar quente ao nascer do sol. abril é o mês ideal para aproveitar ao máximo esta experiência, pois permite-lhe sobrevoar a cidade num céu limpo e sem nuvens.

Não só sobrevoará as paisagens mais espectaculares da Cordilheira do Atlas sob um nascer do sol inigualável, como no final desfrutará de um saboroso pequeno-almoço tradicional marroquino e de um chá berbere acabado de fazer.

Deve ser reservado com antecedência, uma vez que estas excursões tendem a ser muito procuradas. Garanto-lhe que vale a pena começar cedo!

Reservar um passeio de balão sobre Marraquexe

6. Refrescar-se nas cascatas de Ouzoud

Cascatas de Ouzoud| ©Tomkeene
Cascatas de Ouzoud| ©Tomkeene

Uma forma perfeita de escapar à agitação de Marraquexe durante a sua visita em abril é reservar uma escapadela de um dia inteiro às Cascatas de Ouzoud, a pouco mais de 150 quilómetros da cidade.

Um guia local mostrar-lhe-á todos os pontos de interesse até chegar a uma espantosa cascata natural onde a água cai em cascata de uma altura de 110 metros. Poderá dar um mergulho nas convidativas águas frescas do rio Abid, na natureza selvagem, com a companhia dos simpáticos macacos locais que habitam a zona.

A excursão dura cerca de 7 horas e custa aproximadamente 21 euros por pessoa.

Reservar uma viagem às cascatas de Ouzoud

7. Participar na Maratona dos Sables

Maratona dos Sables| ©Cimbali International
Maratona dos Sables| ©Cimbali International

A Marathon des Sables é considerada uma das corridas mais duras do mundo. Consiste numa corrida de 250 quilómetros em apenas sete dias, sobre dunas e terrenos rochosos, com temperaturas extremamente quentes.

A corrida realiza-se normalmente durante a primeira semana de abril e está aberta a todos os audazes que se inscrevam, com a única condição de estarem de boa saúde.

Por isso, se se considera um grande atleta e acha que está preparado para enfrentar esta difícil corrida, não perca a oportunidade de participar nesta aventura, garanto-lhe que será uma experiência única na vida.

8. Desfrutar do Torneio Anual de Ténis de Marraquexe

Grande Prémio Hassan II| ©Tomkeene
Grande Prémio Hassan II| ©Tomkeene

Um dos eventos por excelência é o Grande Prémio Hassan II, que se realiza todos os anos entre a primeira e a segunda semana de abril no Clube Real de Ténis de Marraquexe.

É um dos eventos mais populares da cidade, sendo o único torneio de ténis profissional (ATP) realizado em Marrocos. Além disso, é inteiramente financiado pelo Rei de Marrocos, Mohammed VI.

9. O Festival Jardin'art de Marraquexe está na cidade

Festival Jardin'art| ©E. SANDER
Festival Jardin'art| ©E. SANDER

O Festival Jardin' art também se realiza em abril no Jardin des Arts da cidade. É composto por vários eventos relacionados com a botânica, que adornam o parque com exposições, esculturas efémeras e outras magníficas exibições florais.

É um ótimo lugar para ir com as crianças, pois elas podem desfrutar de oficinas de jardinagem e outras actividades para elas. À noite, são organizados concertos onde actuam artistas locais que criam uma atmosfera muito agradável.

A entrada é gratuita.

10. Venha assistir ao maior espetáculo de velocidade de África

Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR)| ©Chris Garamvolgyi
Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR)| ©Chris Garamvolgyi

A Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) da FIA (Federação Internacional do Automóvel) é um dos campeonatos internacionais de automóveis mais emocionantes, onde os melhores pilotos da indústria competem ao lado das mais prestigiadas marcas de automóveis.

Todos os anos, o campeonato pára em Marraquexe, normalmente no primeiro fim de semana de abril. Realiza-se no Circuito Moulay El Hassan, um percurso urbano fascinante que atravessa a cidade.

Se é fã de velocidade, aproveite a sua visita a Marraquexe em abril para fazer uma paragem no circuito automóvel mais impressionante de África: a emoção e a adrenalina estão garantidas.

O mês de abril pode coincidir com o Ramadão.

Tradições na celebração do Ramadão| ©Gabby Canonizado
Tradições na celebração do Ramadão| ©Gabby Canonizado

O Ramadão é o acontecimento sagrado mais importante em Marrocos. É celebrado todos os anos e decorre normalmente entre março e junho.

Durante este mês sagrado, que dura 29 ou 30 dias, os muçulmanos de todo o mundo são obrigados a abster-se de comer e beber durante o dia, até ao pôr do sol.

Devido a esta celebração, o ritmo da cidade altera-se e abranda. É provável que as lojas, os transportes, os restaurantes e os monumentos culturais estejam fechados ou alterem o seu horário de funcionamento.

Como é o tempo em Marraquexe em abril?

primavera em Marraquexe| ©Gunther S. Thompson
primavera em Marraquexe| ©Gunther S. Thompson

Se vai visitar Marraquexe, abril é a melhor altura para o fazer, pois as temperaturas primaveris permitir-lhe-ão visitar todos os cantos da cidade com conforto e fazer as suas excursões sem sofrer com o calor sufocante do verão ou com o mau tempo do inverno.

No verão, as temperaturas atingem normalmente mais de 40ºC e o inverno é a estação das chuvas. A primavera, e mais concretamente o mês de abril, é a altura ideal para visitar Marraquexe, pois a temperatura média é de 26ºC.

  • inverno
  • dezembro - março
  • Clima: Frio
  • Máxima 20ºC
  • Mínima 6ºC
  • primavera
  • março - junho
  • Clima: Temperado
  • Máxima 29ºC
  • Mínima 10ºC
  • verão
  • junho - agosto
  • Clima: Quente e seco
  • Máxima 37ºC
  • Mínima 17ºC
  • outono
  • setembro - novembro
  • Clima: Temperado
  • Máxima 33ºC
  • Mínima 11ºC

O que levar na mala para a sua visita a Marraquexe em abril

Bagagem de viagem| ©Dids
Bagagem de viagem| ©Dids
  • Roupa leve em tecidos frescos e respiráveis, como o linho ou o algodão.
  • À noite, o tempo arrefece, pelo que não se esqueça de levar uma camisola e umas calças compridas mais quentes.
  • Marraquexe é uma cidade bastante conservadora, por isso escolha roupas largas que cubram as pernas e os ombros.
  • Sapatos confortáveis e respiráveis, com os quais possa caminhar sem sofrer de assaduras e feridas.
  • Lembre-se que o sol é muito intenso, pelo que deve usar sempre um chapéu ou boné, óculos de sol e protetor solar.
  • Repelente de mosquitos.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe