Mais sobre: 8 coisas para fazer em Marrakech no inverno
Se reservou um voo para dezembro, janeiro ou fevereiro, tomou uma boa decisão. Nestas datas, a cidade é muito mais tranquila, pois os turistas costumam visitá-la na primavera ou no outono. Em Marraquexe, o inverno é geralmente mais quente em comparação com a península e, se não for assim, pode sempre aquecer-se num hammam tradicional.
1. Suba até à estação de inverno de Oukaïmeden
Se pensava que Marrocos é apenas a terra do sol e dos desertos, ficará surpreendido ao descobrir que também é famosa pelas suas estações de esqui. Neste país, é possível praticar este desporto em duas zonas:
- Em Mishliffen, na província de Fez.
- Na estação de Oukaïmeden, a mais importante de Marrocos e de todo o continente africano. Esta localidade está situada no Toubkal, um maciço do Grande Atlas a 4.164 m de altitude.
Embora as instalações de Oukaïmeden não tenham a mesma qualidade das europeias, grande parte do seu encanto deriva do exotismo do local: não é raro ver burros e vendedores ambulantes perto das pistas, bem como esquiadores improvisados e pessoas que se lançam pelas encostas com trenós caseiros.
E se não nevar, ainda pode visitar as montanhas fazendo uma excursão ao Atlas a partir de Marraquexe. Sem dúvida, não ficará indiferente.
2. Desligue-se da agitação nos Jardins Majorelle
No bairro de Gueliz, estende-se uma área verde muito popular entre turistas e moradores locais. Estamos a falar dos Jardins Majorelle, um jardim botânico que abriga palmeiras, coqueiros, cactos e outras espécies que compõem um verdadeiro éden.
Visitar no inverno é ideal, pois não encontrará a agitação e a multidão que podem existir noutras épocas do ano.
Além disso, se reservar uma excursão pelos Jardins Majorelle, a experiência será completa, pois poderá dar um passeio de camelo e beber um delicioso chá numa casa tradicional.
3. Desfrute de um hammam acolhedor
Quando as temperaturas baixam, não há nada melhor do que uns banhos de vapor. Pode encontrá-los em todo o lado, desde o souk até aos bairros mais modernos, mas o ritual segue normalmente alguns passos precisos:
- Primeiro, entrará numa sala onde encontrará dois cubos, um com água fria e outro com água quente. É a antecâmara do banho turco e serve para se acostumar ao calor do local.
- Após uma limpeza superficial, você passará para o segundo ambiente: a sala de vapor, cujo objetivo é expelir as impurezas da pele.
- Quando não aguentar mais o calor, deverá voltar à primeira sala, onde começa o verdadeiro ritual. Uma vez que os poros estão abertos, é hora de esfregar-se com o sabão beldi, um detergente escuro feito com azeite preto, soda cáustica e pasta de azeitonas.
- Depois de limpar e purificar a pele, poderá concluir a experiência com uma massagem com óleo de argão e um banho revigorante.
Se reservar uma experiência num hammam em Marraquexe, obterá múltiplos benefícios:
- Estimula o sistema nervoso.
- Elimina toxinas e impurezas.
- Tem um efeito expectorante benéfico.
- É muito útil para combater constipações e sinusite.
- É excelente para a pele.
- Contribui para o relaxamento.
4. Viva um Natal diferente
Marraquexe pode não ser o primeiro lugar que lhe vem à cabeça como destino de férias de inverno. No entanto, a Cidade Vermelha é perfeita para passar umas férias diferentes. Sendo um país de fé muçulmana, não encontrará muitas decorações nas suas ruas e praças, mas a situação muda quando se trata dos hotéis.
Se viajar mesmo antes do Natal, pode comprar os seus últimos presentes no Zoco. Assim, regressará a casa com presentes originais. Entre os artigos mais cobiçados, podemos mencionar os artigos em couro, os têxteis, as especiarias e a cerâmica marroquina. Se tiver espaço suficiente na mala, pode comprar um candeeiro árabe colorido.
Antes de adquirir qualquer peça de roupa ou objeto, lembre-se de que deve sempre negociar o preço. Para explorar a zona, tenha em conta os conselhos sobre o que ver e fazer na Medina de Marraquexe.
O conselho de Matteo
Durante a sua primeira visita aos souks, é aconselhável que passe pelas lojas sem comprar nada. Nesta primeira «incursão», peça apenas os preços para ter uma ideia do valor de mercado dos produtos que lhe interessam.
5. Termine o ano entre as dunas
Marraquexe é uma cidade dinâmica e cativante. As suas ruas e praças estão repletas de vida e, no entanto, por vezes podem ser um pouco caóticas. Se não lhe apetece receber o ano novo nos hotéis da cidade, pode optar por uma atividade diferente e relaxante: fazer uma excursão ao deserto de Marraquexe
As suas altas dunas douradas formam uma paisagem comovente e são o cenário ideal para atividades como um passeio de dromedário ou uma corrida de quadriciclo. Ao cair da noite, desfrutará de um jantar típico e de espetáculos de malabaristas, cuspidores de fogo e dançarinas do ventre.
No entanto, a principal atração é o céu salpicado por milhares de estrelas. Não é à toa que Marrocos é um dos principais destinos para os apaixonados por constelações.
6. Participe na maratona de Marraquexe
A Maratona Internacional de Marraquexe é um evento desportivo organizado pela Associação Le Grand Atlas (AGA). A primeira edição foi disputada em 1987 e, ano após ano, tornou-se um evento importante da Cidade Vermelha. Normalmente, a corrida começa e termina na Avenue de la Menara (perto do Hotel La Mamounia) e tem uma extensão total de 44 km.
A cada 5 km, encontrará postos de abastecimento com água e rodelas de laranja. A Maratona Internacional de Marraquexe realiza-se no mês de janeiro e é um evento imperdível para quem quer preparar-se para outros eventos desportivos, como, por exemplo, a Maratona de Tóquio. Pode levantar os dorsais na Place du 16 novembre (bairro de Gueliz). Lembre-se de levar consigo o seu passaporte.
7. Durma no deserto sem abrir mão do conforto
O inverno é a melhor época para viajar ao deserto. Se gostar da ideia, pode optar por fazer uma excursão de dois dias ao deserto de Marraquexe, na qual passará a noite acampando em um acampamento berbere.
As jaimas (tendas ou tendas de origem árabe) têm todo o tipo de luxos: casas de banho privativas, água quente, aquecimento, toalhas e elementos decorativos refinados. Além disso, os acampamentos costumam incluir uma área chill out onde poderá descansar tomando um chá ou observando as estrelas.
Muitas vezes, as propostas são complementadas com atividades como sandboarding (descida de dunas com pranchas) ou um passeio mais tradicional de camelo.
8. Passeie pelos jardins da Menara sem se preocupar com o calor
Os jardins da Menara abrangem uma grande extensão de terreno no sudoeste de Marraquexe. No seu interior prosperam ciprestes, oliveiras, palmeiras e laranjeiras que se alimentam da água proveniente do Atlas. Graças a um sistema de túneis subterrâneos, a preciosa água percorre cerca de 30 km até chegar ao lago no meio desta área verde.
O local é sem dúvida cativante e vale a pena dar um passeio para apreciar o contraste entre as árvores frutíferas e os picos nevados do Atlas.
Os jardins da Menara estão abertos todos os dias das 8h00 às 17h00.
As temperaturas em Marraquexe no inverno
Marraquexe tem um clima subtropical semidesértico, com invernos amenos e verões torrenciais.
A estação fria começa em dezembro e termina no final de fevereiro; nestes três meses, as temperaturas mínimas rondam os 5º, enquanto as máximas atingem os 20º.
Como pode imaginar, há uma grande diferença entre o dia e a noite, ainda mais se fizer alguma excursão ao deserto.
Planos alternativos para se proteger da chuva em Marraquexe
Embora raras, as chuvas ocorrem na forma de aguaceiros. Fevereiro é um dos meses mais afetados, mas, mesmo assim, não deve preocupar-se muito. De acordo com as estatísticas, este mês regista uma média de 40 mm de chuva.
Se o dia promete tempestade, o melhor é refugiar-se num museu ou numa atração coberta. Por exemplo, pode visitar:
- Os Túmulos Saaditas, os sepulcros da dinastia do sultão Ahmad al-Mansur.
- O Museu Dar Si Said, o museu de arte marroquina.
- A Madrasa de Ben Youssef, uma escola corânica perto da mesquita com o mesmo nome.
- O Museu Yves Saint Laurent.