Marraquexe no inverno
Deixe-se cativar pelo encanto de Marraquexe. A Cidade Vermelha tem um encanto único e encantou artistas como Yves Saint Laurent e Elton John.
Se reservou um voo em dezembro, janeiro ou fevereiro, fez a escolha certa. A cidade é muito mais calma nesta altura do ano, uma vez que os turistas tendem a visitar a cidade na primavera ou no outono. O inverno em Marraquexe é geralmente mais quente do que no continente e, se não for o caso, pode sempre aquecer-se num hammam tradicional.
Subir até à estância de inverno de Oukaïmeden
Se pensava que Marrocos era apenas o país do sol e dos desertos, ficará surpreendido ao descobrir que também é famoso pelas suas estâncias de esqui. Existem duas estâncias de esqui no país:
- Em Mishliffen, na província de Fez.
- Em Oukaïmeden, a estância de esqui mais importante de Marrocos e de todo o continente africano. Situa-se no Toubkal, um maciço do Alto Atlas, a 4.164 m de altitude.
Embora as instalações de Oukaïmeden não sejam da mesma qualidade que as da Europa, muito do seu encanto deriva do exotismo do local: não é raro ver burros e vendedores ambulantes perto das pistas, bem como esquiadores improvisados e pessoas que se lançam nas pistas com trenós caseiros.
E se não nevar, pode ainda assim visitar as montanhas , fazendo uma viagem às montanhas do Atlas a partir de Marraquexe. Não ficará indiferente.
Desligue-se da agitação nos Jardins Majorelle
No bairro de Gueliz, encontra-se um espaço verde muito apreciado pelos turistas e pelos habitantes locais. Estamos a falar dos Jardins Majorelle, um jardim botânico que alberga palmeiras, coqueiros, cactos e outras espécies que constituem um verdadeiro Éden.
A visita no inverno é ideal porque não encontrará a azáfama e as multidões de outras épocas do ano.
E se reservar uma visita aos Jardins Majorelle, a experiência fica completa porque pode fazer um passeio de camelo e beber um delicioso chá numa habitação tradicional.
Desfrutar de um hammam quente
Quando as temperaturas descem, não há nada melhor do que um banho de vapor. Encontramo-los em todo o lado, desde o souk até aos bairros mais trendy, mas o ritual segue normalmente alguns passos precisos:
- Primeiro, entra-se numa sala onde se encontram dois baldes, um com água fria e outro com água quente. Este é o prelúdio do hammam e serve para se habituar ao calor do local.
- Depois de uma limpeza superficial, passará para a segunda sala: a sala de vapor, cujo objetivo é expulsar as impurezas da pele.
- Quando não aguentar mais o calor, deve regressar à primeira sala onde começa o verdadeiro ritual. Uma vez abertos os poros, é altura de esfregar com sabão de beldi, um detergente escuro feito com azeite preto, soda cáustica e pasta de azeitona.
- Depois de limpar e purificar a pele, pode concluir a experiência com uma massagem de óleo de argão e um duche revigorante.
Reservar uma experiência de hammam em Marraquexe tem muitos benefícios:
- Estimula o sistema nervoso.
- Elimina as toxinas e as impurezas.
- Tem um efeito expetorante benéfico.
- É muito útil para combater as constipações e a sinusite.
- É excecional para a tez.
- Contribui para o relaxamento.
Viva um Natal diferente
Marraquexe pode não ser o primeiro lugar que lhe vem à cabeça como destino de férias de inverno. No entanto, a Cidade Vermelha é perfeita para um tipo diferente de férias. Sendo um país de fé muçulmana, não encontrará muitas decorações nas ruas e praças, mas isso é diferente quando se trata de hotéis.
Se viajar antes do Natal, pode comprar os seus últimos presentes no souk. Desta forma, regressará a casa com presentes originais. Entre os artigos mais procurados estão os artigos de couro, os têxteis, as especiarias e as cerâmicas marroquinas. Se tiveres espaço suficiente na tua mala, podes comprar um candeeiro árabe colorido.
Antes de comprar qualquer coisa, lembre-se sempre de negociar o preço. Para explorar a zona, tome nota dos nossos conselhos sobre o que ver e fazer na Medina de Marraquexe.
Conselhos de Matteo
Durante a sua primeira visita aos souks, é aconselhável percorrer as lojas sem comprar nada. Para esta primeira "incursão", basta perguntar os preços para ter uma ideia do valor de mercado dos produtos que lhe interessam.
Acabar o ano entre as dunas
Marraquexe é uma cidade dinâmica e cativante. As suas ruas e praças fervilham de vida, mas por vezes pode ser um pouco caótica. Se não lhe apetecer receber o Ano Novo nos hotéis da cidade, pode optar por uma atividade diferente e relaxante: uma viagem ao deserto de Marraquexe
. As suas imponentes dunas douradas criam uma paisagem emocionante e são o cenário ideal para actividades como um passeio de camelo ou uma corrida de moto-quatro. Depois de escurecer, desfrute de um jantar típico e de espectáculos com malabaristas, comedores de fogo e dançarinas do ventre.
A principal atração é, no entanto, o céu salpicado de milhares de estrelas. Não é por acaso que Marrocos é um dos principais destinos para os observadores de estrelas.
Participar na Maratona de Marraquexe
A Maratona Internacional de Marraquexe é um evento desportivo organizado pela Associação Le Grand Atlas (AGA). A primeira edição teve lugar em 1987 e, ano após ano, tornou-se um evento importante na Cidade Vermelha. A corrida começa e termina normalmente na Avenue de la Menara (perto do Hotel La Mamounia) e tem uma extensão total de 44 km.
A cada 5 km, encontram-se bancas de refrescos com água e rodelas de laranja. A Maratona Internacional de Marraquexe tem lugar em janeiro e é um evento obrigatório para aqueles que se querem preparar para outros eventos desportivos, como a Maratona de Tóquio. Pode levantar os seus dorsais de corrida na Place du 16 novembre (bairro de Gueliz). Não se esqueça de levar o seu passaporte consigo.
Dormir no deserto sem comprometer o conforto.
O inverno é a melhor altura para viajar para o deserto. Se gostar da ideia, pode optar por uma viagem de dois dias ao deserto de Marraquexe, onde passará a noite a acampar numa povoação berbere.
As tendas (tendas de origem árabe) têm todo o tipo de luxos: casas de banho privativas, água quente, aquecimento, toalhas e elementos decorativos requintados. Além disso, os acampamentos incluem geralmente uma zona de chill-out onde se pode relaxar com uma chávena de chá ou contemplar as estrelas.
Actividades como o sandboard ou um passeio de camelo mais tradicional estão muitas vezes incluídas.
Passeie pelos jardins de Menara sem se preocupar com o calor
Os Jardins de Menara cobrem uma grande extensão de terra no sudoeste de Marraquexe. Ciprestes, oliveiras, palmeiras e laranjeiras prosperam nos jardins, que são alimentados pela água das montanhas do Atlas. Graças a um sistema de túneis subterrâneos, o precioso líquido corre cerca de 30 quilómetros até ao lago situado no meio desta zona verde.
O local é certamente cativante e vale a pena um passeio para apreciar o contraste entre as árvores de fruto e os picos nevados do Atlas.
Os jardins de Menara estão abertos diariamente das 8h00 às 17h00.
Temperaturas em Marraquexe no inverno
Marraquexe tem um clima subtropical semi-desértico, com Invernos suaves e Verões quentes.
A estação fria começa em dezembro e termina no final de fevereiro; nestes três meses, as temperaturas mínimas rondam os 5ºC e as máximas atingem os 20ºC.
Como seria de esperar, há uma grande diferença entre o dia e a noite, especialmente se for fazer uma excursão ao deserto.
Planos alternativos para se proteger da chuva em Marraquexe
Embora rara, a chuva pode ocorrer sob a forma de aguaceiros. fevereiro é um dos meses mais afectados, mas mesmo assim, não se deve preocupar demasiado. De acordo com as estatísticas, este mês regista uma média de 40 mm de precipitação.
Se o dia promete ser tempestuoso, o melhor a fazer é abrigar-se num museu ou numa atração interior. Por exemplo, pode visitar:
- Os Túmulos Saadid, os túmulos da dinastia do Sultão Ahmad al-Mansur.
- O Museu Dar Si Said, o museu de arte marroquina.
- A Madrasa Ben Youssef, uma escola corânica perto da mesquita com o mesmo nome.
- O Museu Yves Saint Laurent.