10 coisas a fazer em Marraquexe em março

Aproveite a oportunidade de viajar para Marraquexe em março, um mês em que nem a época alta nem o calor começaram, mas em que pode desfrutar de uma grande variedade de planos e actividades culturais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas a fazer em Marraquexe em março

Marraquexe Koutoubia | ©Jimmy Jaeh

Viajar para Marraquexe em março? Está com sorte, pois as temperaturas primaveris dar-lhe-ão as boas-vindas para desfrutar da cidade sem as multidões que chegam dois meses depois. março é também um mês que prova que Marraquexe é a cidade cultural por excelência em Marrocos, pois há muitos festivais e eventos que preencherão o seu calendário durante a sua viagem.

Para todos, desde os mais jovens aos mais desportivos, março está repleto de actividades divertidas, mágicas e culturais para visitar todos os encantos de Marraquexe com todos os seus sentidos.

1. Começar a primavera nas cascatas de Ouzoud

Cascatas de Ouzoud| ©Tomkeene
Cascatas de Ouzoud| ©Tomkeene

Apetece-lhe desfrutar de um espetáculo da natureza? Em março, com a primavera apenas a começar, mas sem as multidões que se encontram em Marraquexe no verão, as cascatas de Ouzoud, as cascatas mais altas de Marrocos, estão no seu estado mais belo, à espera da sua visita.

Porquê março? Porque é nessa altura que as cascatas têm mais água, o que significa mais força na sua queda e também mais vegetação à sua volta. Durante o resto do ano, continuam a ser um belo espetáculo, mas se estiver em Marraquexe em março, recomendo que faça uma excursão de um dia a Ouzoud para não as perder.

O bom das excursões organizadas é que o apanham no hotel e, em cerca de 2 horas, levam-no às cascatas, situadas no Alto Atlas, para que possa desfrutar de um dos melhores espectáculos da natureza que alguma vez verá. Durante a sua visita, recomendo que faça um dos trilhos que levam ao topo das cascatas para as ver cair lá de cima.

Reservar uma excursão às cascatas de Ouzoud

2. Viajar através de quilómetros de deserto em cima de um camelo

Passeio de camelo em Merzouga| ©Saâd Jebbour
Passeio de camelo em Merzouga| ©Saâd Jebbour

Por muito cliché que seja, passear de camelo pelos desertos dos arredores de Marraquexe é uma atividade que não pode perder. Ao fazê-lo em março, evita-se também o calor sufocante dos meses de verão, as tempestades de areia e um deserto cheio de turistas.

Embora o Saara seja o deserto mais conhecido, mais perto de Marraquexe há outros desertos de igual interesse, incluindo o famoso Palm Grove de Marraquexe, onde o verde das palmeiras se mistura com o dourado da areia. Dependendo do tempo de que dispuser e do número de dias que quiser passar a atravessar o deserto, terá de escolher entre as muitas excursões disponíveis.

A grande vantagem de ir de camelo é que pode facilmente aproximar-se das aldeias berberes que vão surgindo à medida que vai passando pelo deserto, para além de viver uma experiência única e típica da zona, já que este animal sempre foi o meio de transporte tradicional. O meu conselho é sair de manhã cedo, aproveitar todas as horas de luz do dia (cerca de onze em março) e ficar para ver o pôr do sol e o sol a pôr-se atrás das dunas.

Reserve o seu passeio de camelo pelo palmeiral de Marraquexe

3. Visite o Vale do Ourika no auge do seu esplendor

Aldeia berbere no vale do Ourika| ©JM
Aldeia berbere no vale do Ourika| ©JM

Quer entrar numa aldeia berbere e conhecer de perto o seu modo de vida? Então não se esqueça de fazer uma viagem ao Vale do Ourika. Embora haja muitos locais a visitar, o meu conselho é que, assim que chegar, vá ver as cascatas, que são mais fortes durante o mês de março, e se lhe apetecer e a água não estiver muito fria, aproveite para dar um mergulho no rio!

A maior quantidade de água e a chegada iminente da primavera fazem com que o vale esteja cheio de verde, pelo que recomendo que pare para o admirar e relaxe ao som das cascatas e da natureza.

Depois de ver as cascatas, vá a uma das casas berberes, onde o receberão e lhe ensinarão um pouco da sua cultura e tradições. Pode também visitar um mercado tradicional em Ourika, que se realiza normalmente às segundas-feiras, e aproveitar para comprar algumas especiarias ou provar alguns dos pratos típicos da região.

Reservar uma excursão ao Vale de Ourika

4. Aprenda a regatear no mercado sem complicações

Visitar um souk na Medina| ©Omar Bárcena
Visitar um souk na Medina| ©Omar Bárcena

Como é que está a regatear? Posso garantir-lhe que, quando regressar de Marraquexe, terá adquirido toda a experiência que lhe falta, pois é uma cidade onde os preços nunca são fixos e dependem da sua capacidade de negociação. Quando chega a qualquer souk, os vendedores começam a vender-lhe os seus produtos, e todo este incentivo pode ser avassalador, mas num mês como março, quando o número de turistas é menor, é uma boa altura para se entregar à arte de regatear.

Embora possa ser confuso tentar colocar um preço nos bens que quer comprar, lembre-se que regatear faz parte da cultura de Marraquexe. De facto, os próprios lojistas estão dispostos a regatear consigo e não querem que aceite o primeiro preço que lhe dão sem uma pequena discussão prévia! O meu conselho é que pergunte os preços de vários produtos, mesmo que não esteja interessado em todos, e faça o vendedor acreditar que acha que são demasiado caros. A pouco e pouco, chegarão a um preço que vos convém.

Reservar uma visita guiada ao souk de Marraquexe

5. Viva a ilusão da sua infância no Festival Internacional de Magia

Ato de magia| ©MagicHQ
Ato de magia| ©MagicHQ

Se, em criança, lia histórias como as de As Mil e Uma Noites, é possível que, assim que chegar a Marrocos, se sinta transportado para um dos cenários onde essas histórias tiveram lugar: as cores, a arquitetura, os objectos... Em suma, Marraquexe torna-se um lugar de grande encanto e magia, mas especialmente em março, quando se realiza o Festival Internacional de Magia, um evento que se realiza desde 2001 por iniciativa do Rei Mohammed VI.

Nos seus passeios pela Praça Jemaâ el-Fna, a praça mais central e famosa de Marraquexe, já terá ficado impressionado com os encantadores de serpentes, ilusionistas e cartomantes que tentam expor-lhe as suas artes mágicas, mas quando o Festival Internacional de Magia começa, todos eles se reúnem em torno de um evento onde nada parece impossível.

O Festival de Marraquexe conta com a presença de dezenas de mágicos de diferentes países, muitos dos quais de renome internacional. Recomendo vivamente que assistam a qualquer um dos espectáculos, especialmente se viajarem para Marrocos com crianças; prometo que sairão de lá com um sorriso na cara. Se ainda tiver fome de mais magia, basta procurá-la nas ruas de Marraquexe - vai encontrá-la em todo o lado!

6. Experimente o estilo de vida marroquino na Riad Art Expo

Um riad marroquino| ©Catherine Pioh
Um riad marroquino| ©Catherine Pioh

A decoração e a arquitetura de Marraquexe deixam-no de boca aberta? Então vai adorar o que tenho para lhe dizer: em março, realiza-se em Marraquexe a Riad Art Expo, uma exposição sobre o estilo de vida, o design, as casas e a cultura marroquinos. Nesta exposição, é possível ver de perto elementos decorativos típicos das casas marroquinas, como tapetes e cerâmica.

Artesãos, designers, decoradores de interiores e até hoteleiros de diferentes partes do país, como Casablanca e Tânger, reúnem-se em Marraquexe em março para expor as suas criações e dar vida ao calor e ao estilo das casas marroquinas. Mas não é tudo, porque durante este evento, organizado em grande parte pela prestigiada revista de design de interiores Couleurs Maroc, há também festas e até uma cerimónia de entrega de prémios.

Sem dúvida, esta exposição é tudo o que precisa para regressar da sua viagem a Marrocos com inspiração e vontade de redecorar a sua casa, uma vez que este evento ajuda a estabelecer quais serão as tendências para a próxima estação, mas também a revalorizar o estilo de vida tradicional do país.

7. Partir para lugares desconhecidos com o Maroc Classic Rallye Marrakech

Carros clássicos do Rallye Maroc| ©Claire D
Carros clássicos do Rallye Maroc| ©Claire D

Não creio que seja proprietário de um carro desportivo construído entre 1930 e 1983, mas se se contentar em apenas assistir e não participar, durante a sua visita a Marrocos não pode perder o Marrakech Maroc Classic Rallye, um percurso onde carros antigos de valor incalculável percorrem as ruas e desertos da cidade todos os anos em março.

Dividido em cerca de seis etapas, o percurso seguido pelos carros passa por alguns locais desconhecidos da região, mas que representam verdadeiros tesouros. Se quiser conhecer bem estes locais, recomendo que fique atento ao percurso do rali e, se lhe apetecer, venha aplaudir os pilotos e os seus curiosos veículos.

O percurso termina em Marraquexe, mas antes passa por outras cidades como Agadir, Ait Benhaddou e Bin El Ouidane. Porque não aproveitar para fazer uma viagem a partir de Marraquexe e seguir o Maroc Classic Rallye?

Reservar uma excursão a partir de Marraquexe

8. Apreciar a arte durante a primavera da Poesia

A Praça do Fna| ©F Mira
A Praça do Fna| ©F Mira

Muitos amantes da arte viajam para Marraquexe em março para apreciar a Printemps de la Poésie. A Printemps de la Poésie realiza-se normalmente em meados de março, no início da primavera, e gira em torno da poesia. No entanto, não pense que a poesia é a escrita em verso, pois assume muitas formas durante a sua primavera: performance, vídeo, exposições... Marraquexe está cheia de poesia e pode fazer parte dela.

Le Printemps de la Poésie não se realiza num único local, mas pode assistir às suas muitas actividades em diferentes locais, como a Praça Jemaâ el-Fna, a Universidade de Letras e o centro cultural Dar Charifa. A variedade de espectáculos é tal que até os mais pequenos se podem divertir, por isso, se viajar para Marraquexe com crianças, não pode perder.

9. Viva uma aventura e participe no polidesportivo Transmarocaine

Participar no polidesportivo Transmarocaine| ©La Transmarocaine
Participar no polidesportivo Transmarocaine| ©La Transmarocaine

Qual é o seu nível de fitness? Pergunto-lhe porque, se for muito bom, talvez queira inscrever-se na Transmarocaine, uma corrida para grandes desportistas através das montanhas e desertos de Marraquexe. Aproveitando o facto de as temperaturas ainda serem amenas e as probabilidades de chuva serem mínimas, março é sempre o mês de lançamento desta prova multidesportiva.

A Transmarocaine é muito intensa e dura cerca de três dias, durante os quais os atletas têm de combinar trail running, BTT, canoagem e corrida. Para além do seu valor desportivo, esta corrida é importante pela sua solidariedade e respeito pelo ambiente em que se realiza. Talvez já o tenha imaginado, mas todos os obstáculos encontrados pelos corredores são naturais. Uma oportunidade perfeita para conhecer Marraquexe e os seus arredores e, ao mesmo tempo, apoiar as populações desfavorecidas.

Estou a pensar que talvez embarcar nesta aventura seja demais, uma vez que só é adequada para grandes atletas, mas lembre-se de que o deserto de Marraquexe é um local obrigatório durante a sua visita, por isso não perca a oportunidade de fazer uma excursão no deserto.

10. Faça trekking e desfrute da natureza e da primavera.

Trekking em Marrocos| ©Kimkim
Trekking em Marrocos| ©Kimkim

Provavelmente já ouviu dizer que Marraquexe é uma cidade movimentada, e é, mas se precisar de sair do centro e desfrutar da natureza durante a sua viagem, recomendo que faça trekking. março é o mês perfeito para isso, pois muitos dos percursos passam pelas montanhas do Atlas e, nos meses de inverno puro em Marraquexe, o gelo pode dificultar a caminhada. No verão em Marraquexe, por outro lado, o calor pode ser igualmente perigoso.

Uma das grandes vantagens de fazer caminhadas em Marraquexe é que não só aprenderá sobre a flora e a fauna da região, mas também sobre a história das aldeias berberes que pontilham as montanhas do Alto Atlas, como Imlil, Ait Mizan e Targa. O meu conselho é reservar uma caminhada ou um guia de montanha, uma vez que os percursos nem sempre estão sinalizados e passam por zonas onde é fácil perder-se, por isso esteja bem equipado (não se esqueça de um velo para o caso de arrefecer) e siga os conselhos de segurança do guia.

Que temperatura se pode esperar em Marraquexe em março?

Mesquita de Koutoubia| ©Daniel Csörföly
Mesquita de Koutoubia| ©Daniel Csörföly

Se vai a Marraquexe em março, está com sorte, porque o tempo é perfeito para uma viagem confortável, em que não vai ter muito calor nem muito frio. Sendo o mês que marca o fim do inverno, mas também o início da primavera, as temperaturas em março são amenas, entre os 10ºC e os 23ºC em média, e com uma probabilidade muito baixa de chuva.

Recomendo que traga roupa leve, porque durante o dia estará mais quente, mas não se esqueça de levar alguma roupa quente na mala, porque a temperatura desce muito rapidamente à noite; vai querer estar preparado para isso!

Reservar uma visita guiada à Medina de Marraquexe

O que fazer se um dia ficar demasiado quente

Jardim Majorelle| ©Mike Finn
Jardim Majorelle| ©Mike Finn

Marraquexe é uma cidade para ser desfrutada ao ar livre, perdendo-se nos seus souks ou vagueando pelo deserto, mas é claro que, por vezes, o calor impede-nos de a aproveitar tanto quanto gostaríamos. Nos últimos dias de março, as temperaturas podem ultrapassar os 25ºC e o calor é notório. Se juntarmos a isto o clima árido e seco da cidade, podemos precisar de planos alternativos para não derretermos ao sol.

Aqui estão duas opções:

  • Visitar o Jardim Majorelle, não só pelos milhares de espécies de plantas que alberga, que deslumbram pela sua beleza e cores, mas também porque este jardim cria um microclima que trará um pouco de frescura aos dias mais quentes de março.
  • Fugir por um dia para a praia em Essaouira: na costa, o clima é um pouco mais húmido e as ondas trazem uma leve brisa que torna o calor mais suportável. Como se isso não bastasse, Essaouira fica a cerca de três horas de Marraquexe, o que faz dela o destino perfeito para desfrutar da tranquilidade (e do peixe) desta bonita aldeia piscatória.

Já acabou de organizar a sua viagem a Marraquexe? Não se esqueça de consultar o nosso post sobre todas as coisas para ver e fazer em Marraquexe, e não se esqueça de pegar no seu calendário e anotar todos os eventos importantes para não perder nada e viver Marraquexe a partir do coração.

Reservar uma visita guiada aos Jardins Majorelle e ao Palmeiral