10 Melhores Atividades em Marraquexe

Marraquexe é um lugar com destinos turísticos incríveis para visitar: história, arquitetura, arte e belas paisagens naturais. Venha descobrir todas as jóias escondidas que tem para oferecer!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Melhores Atividades em Marraquexe

Mercado marroquino | ©A_Different_Perspective

Marraquexe, também conhecida como a cidade vermelha, é uma cidade antiga fundada em 1071 no centro de Marrocos. Aqui, encontrará uma grande variedade de actividades para fazer durante a sua estadia. Assim, quer se junte a uma das visitas guiadas ou explore por conta própria, descobrirá a história, a cultura e o cenário natural deste lugar mágico.

Se não sabe o que ver e fazer em Marraquexe, pode dar um passeio de camelo pelo Palm Grove, provar a gastronomia local e aprender a confecionar alguns pratos numa aula de culinária. Pode também perder-se na cidade velha, fazer compras nos souks e até visitar o deserto. Eu conto-lhe tudo.

1. Fazer um passeio de camelo pelo palmeiral de Marraquexe

Palmeira de Marraquexe| ©Miquel C.
Palmeira de Marraquexe| ©Miquel C.

O Palmeiral de Marraquexe é o local perfeito para passeios de camelo. Este pequeno oásis com mais de 100.000 palmeiras irá surpreendê-lo com a sua beleza cénica e atmosfera calma do deserto. Se reservar uma excursão ao Palmeiral de Marraquexe, tenha em atenção que viajará de carro até ao palmeiral durante cerca de 10 minutos. Aí, subirá no dorso de um camelo e, durante cerca de uma hora, desfrutará de perspectivas únicas.

Verá uma série de leitos de rios secos, belas zonas desérticas, algumas aldeias locais e centenas de palmeiras ao longo da cidade. É definitivamente o cenário perfeito para tirar as melhores fotografias. Também aprenderá sobre a cultura berbere e beberá o tradicional chá de menta à sombra das árvores.

Uma caraterística especial destes passeios de camelo é que poderá vestir um Tuareg. Trata-se de uma peça de vestuário tradicional marroquina utilizada para o proteger do sol no deserto. De facto, este vestuário, juntamente com os trilhos arenosos, proporcionará o cenário perfeito para as melhores fotografias.

Informações úteis

  • Preço: o preço médio desta atividade é de aproximadamente 20 euros por pessoa.
  • Duração: este passeio de camelo tem normalmente a duração de 1 hora.
  • Benefícios: Irá passear de camelo por um pequeno oásis coberto de palmeiras e desfrutar de uma bela paisagem.

Reservar uma visita ao palmeiral de Marraquexe

2. Faça um passeio pelo deserto de Marraquexe

Deserto de Marrocos| ©Fernando Rodríguez
Deserto de Marrocos| ©Fernando Rodríguez

Viajar para a chamada cidade vermelha e não descobrir as suas zonas desérticas seria como nunca a ter visitado. É por isso que deve incluir no seu itinerário uma excursão de um dia ao deserto de Marraquexe. Poderá desfrutar de todas as maravilhas deste belo lugar. Para ser mais preciso, esta atividade tem lugar no deserto de Agafay, a cerca de 40 minutos de carro de Marraquexe, pois é o mais próximo da cidade. Trata-se de um pequeno oásis com uma paisagem árida e desolada.

Se reservar esta excursão ao deserto de Agafay a partir de Marraquexe, viajará com um motorista-guia, que lhe contará a história do local e algumas anedotas. À chegada, apreciará a deslumbrante paisagem do deserto, tirará fotografias e relaxará com um chá de menta tradicional numa haima.

O seu guia também o levará num passeio de camelo através dos desertos desolados do deserto de Agafay. Terá uma visão diferente do local: dunas pedregosas, as montanhas do Alto Atlas e, se tiver sorte, verá ocasionalmente flores silvestres a crescer.

Informações úteis

  • Preço: o preço da visita ao deserto de Marraquexe começa em 34 euros por pessoa.
  • Duração: o passeio dura um dia.
  • Particularidades: Apreciará uma paisagem desértica espantosa com dunas de pedra e as montanhas do Alto Atlas como pano de fundo.

Reservar uma excursão ao deserto de Agafay

3. Explore a Medina de Marraquexe a pé e mergulhe na história do local

Palácio Bahia| ©Jan Hoogland
Palácio Bahia| ©Jan Hoogland

Quer pretenda estar em Marraquexe durante um dia ou mais, como está a descobrir, Marraquexe tem muito para ver e fazer, e o seu itinerário deve incluir uma visita à Medina, ou cidade velha, Património Mundial da UNESCO. Desta forma, poderá mergulhar na história e na cultura da chamada cidade vermelha.

Embora possa fazer esta experiência por conta própria , o ideal é reservar uma visita guiada à Medina. Desta forma, não correrá o risco de se perder nas ruas estreitas mas pitorescas da Medina. Seja qual for a opção escolhida, não terá de se preocupar com o que ver e fazer na Medina de Marraquexe, uma vez que esta alberga muitos locais de interesse. Por exemplo:

  • O Palácio Bahia: é um edifício do século XIX com mosaicos, pinturas e jardins.
  • A Mesquita de Kutubia, dedicada ao culto da religião islâmica em Marraquexe.
  • Ostúmulos Saadid: erigidos em honra dos pais do Sultão Ahmad al-Mansur no século XVI.
  • Os souks ou mercados tradicionais.

Informações úteis

  • Preço: o custo da visita guiada à Medina começa geralmente em 26 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade dura geralmente cerca de 2 horas.
  • Vantagens: descobrirá a história e a cultura escondidas na cidade velha de Marraquexe.

Reservar uma visita guiada à Medina

4. Visite o Jardim Majorelle e desfrute deste pequeno oásis

No interior do Jardim Majorelle| ©Chiew Loo
No interior do Jardim Majorelle| ©Chiew Loo

Entre as melhores coisas para fazer em Marraquexe está uma visita ao Jardim Majorelle. Trata-se de um pequeno oásis que foi controlado pela mão do homem, para oferecer uma importante coleção botânica, várias espécies de aves e uma pequena amostra da arquitetura marroquina.

Pode percorrê-lo sozinho e descobrir pouco a pouco as jóias escondidas que alberga, mas a minha recomendação é que reserve uma visita guiada ao Jardim Majorelle para não perder nenhuma das suas jóias:

  • A coleçãode cactos: com cerca de 60 espécies diferentes.
  • A coleção de palmeiras**:** com uma grande família de palmeiras locais e outras trazidas das Ilhas Canárias, do Pacífico, de África, da bacia do Mediterrâneo e da Índia.
  • Afloresta de bambus: com uma longa extensão de bambus trazidos da Ásia.
  • A lagoa de plantas aquáticas: onde verá os belos nenúfares e algumas flores de lótus.

Terá acesso ao Museu Berbere, cujas exposições o ajudarão a conhecer parte da história da cidade, o Memorial dedicado ao costureiro Yves Saint Laurent e a Pierre Bergé, a Boutique e o Café Majorelle. Pode também visitar o Museu Yves Saint Laurent, dedicado ao icónico costureiro francês.

Informações úteis

  • Preço: O preço de uma visita guiada aos Jardins Majorelle é de 77 euros por pessoa. A entrada geral custa em média 14 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: A duração da visita é de 4 horas. Está aberto de outubro a abril das 8h às 18h, de maio a setembro das 8h às 18h30 e durante o Ramadão das 9h às 17h.
  • Vantagens: Desfrutará de um espaço tranquilo rodeado de um belo cenário natural, enquanto aprende sobre botânica, história e moda.

Reservar uma visita aos Jardins Majorelle

5. Descobrir a cidade de Marraquexe a voar num balão de ar quente

Balões de ar quente| ©Katherine Holtham
Balões de ar quente| ©Katherine Holtham

Se planeia explorar Marraquexe em dois dias ou mais, vai querer incorporar uma experiência aérea no seu itinerário. É o caso de um passeio de balão de ar quente com um piloto profissional para descobrir as melhores vistas panorâmicas da cidade em todo o seu esplendor.

Tenha em atenção que, se reservar um passeio de balão de ar quente, esta atividade realiza-se normalmente ao nascer ou ao pôr do sol. À chegada ao destino designado para a experiência, receberá instruções de voo do piloto. Verá também como o pessoal insufla o balão. Atingirá uma altura de cerca de 1.371 metros e sobrevoará os céus de Marraquexe durante cerca de quatro horas. Ficará maravilhado com as majestosas vistas do deserto, o palmeiral e outras paisagens abertas da cidade e dos seus arredores.

Esta experiência é ideal se viajou para Marraquexe com crianças, pois elas divertir-se-ão enquanto aprendem sobre a história da Medina, alguns dos monumentos e a cultura muçulmana em geral, graças aos comentários do guia. Além disso, poderá tirar fotografias aéreas com perspectivas incríveis.

Informações úteis

  • Preço: o preço desta atividade é de cerca de 238 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade dura normalmente cerca de 4 horas.
  • Vantagens: poderá ver a cidade de Marraquexe a partir de uma vista aérea e obter algumas vistas panorâmicas de cortar a respiração do nascer ou do pôr do sol.

Reservar um passeio de balão de ar quente

6. Relaxar num banho turco tradicional

Hammam em Marraquexe| ©Brian Lyttle
Hammam em Marraquexe| ©Brian Lyttle

Reservar um banho num hammam tradicional é uma boa ideia, quer planeie passar um a sete dias em Marraquexe, ou mesmo mais. Poderá relaxar e afastar-se durante algumas horas da azáfama caraterística das ruas da Medina. Para esta experiência, será recolhido à porta do seu hotel e levado para um dos hammams da cidade. Normalmente, estes incluem Les Bains de l'Alhambra, Les Bains de Marrakech, Sublima Spa, entre outros.

Quando chegar ao hammam, sentir-se-á como um local. Poderá experimentar de perto uma das actividades da cultura muçulmana, que há séculos faz parte da vida social dos habitantes desta parte do mundo.

Receberá o tratamento tradicional composto por uma sauna, um banho esfoliante com sabão de eucalipto e uma massagem com óleo de argão marroquino. Tudo isto, acompanhado do habitual chá de menta, que certamente já provou desde o seu primeiro dia na cidade.

Informações úteis

  • Preço: o preço desta atividade começa em 56 € por pessoa.
  • Duração: a experiência do hammam em Marraquexe dura normalmente cerca de 2 horas.
  • Vantagens: vai relaxar, mimar a sua pele num hammam, enquanto descobre o tradicional banho turco.

Reservar um banho num spa hammam tradicional

7. Encontre os melhores presentes nos souks de Marraquexe

As ruas de Marraquexe| ©Jose Ramírez
As ruas de Marraquexe| ©Jose Ramírez

Os souks de Marraquexe situam-se na Medina, pelo que um passeio por eles é obrigatório quando se percorre a cidade velha. No entanto, este pitoresco labirinto de lojas merece um pouco mais de tempo para ser visitado. Por esta razão, é ideal reservar uma visita guiada aos souks de Marraquexe, a chamada meca do regateio, e comprar alguns produtos.

Não terá de se preocupar em não saber como se deslocar em Marraquexe e nas ruas estreitas dos seus souks, pois o guia levá-lo-á às bancas que compõem os souks. Descobrirá os locais com as melhores pechinchas e aprenderá a regatear como um local.

Ao mergulhar nos souks, verá uma grande variedade de produtos: chinelos, tapetes variados, moda marroquina, malas de couro, cerâmicas, jóias, lâmpadas, óleo de argão, kaftans e outros artesanatos. Encontrará também legumes, fruta, comida de rua, especiarias e muito mais. Para além das informações sobre a história do local fornecidas pelo guia, terá a oportunidade de falar com os comerciantes para aprender sobre a cultura desta parte do mundo. Poderá também observar os artesãos a trabalhar nas suas lojas.

Informações de interesse

  • Preço: esta visita guiada aos souks de Marraquexe custa normalmente cerca de 27 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade dura cerca de 3 horas.
  • Vantagens: Explorará os souks de Marraquexe com um guia, com tempo suficiente para comprar alguns produtos locais.

Reservar uma excursão aos souks de Marraquexe

8. Explorar o terreno montanhoso de Marraquexe numa moto-quatro

Quadriciclo em Marrocos| ©Peter Ruebsamen
Quadriciclo em Marrocos| ©Peter Ruebsamen

Se gosta de aventuras sobre rodas, então durante a sua estadia em Marraquexe não pode perder um passeio de moto-quatro em Marraquexe. Percorrerá o terreno montanhoso, o que lhe permitirá descobrir contrastes naturais surpreendentes.

Este tipo de atividade começa à porta do seu hotel em Marraquexe. Aí, será recolhido e transportado de carro até ao palmeiral vizinho, num trajeto de cerca de 10 minutos. O guia ensinar-lhe-á as noções básicas do quadriciclo.

Passará por uma série de trilhos rochosos e planaltos desérticos até chegar a uma bela colina. A partir daí, terá uma vista deslumbrante onde a cor da areia do deserto se mistura com a cor das palmeiras. Poderá também parar para tomar um refrescante chá de menta com os habitantes locais numa aldeia berbere.

Informações úteis

  • Preço: o custo desta aventura começa em 26 euros por pessoa.
  • Duração: este passeio dura normalmente cerca de 2 horas.
  • Benefícios: Poderá explorar alguns dos planaltos desérticos e trilhos rochosos de Marraquexe numa moto-quatro, numa animada aventura guiada.

Reservar um passeio de moto-quatro em Marraquexe

9. Participe numa aula de culinária em Marraquexe

Aula de culinária| ©Edgar Castrejon
Aula de culinária| ©Edgar Castrejon

Se é fã de comida marroquina, não pode perder a oportunidade de provar a requintada cozinha de Marraquexe. E, melhor ainda, aprender a preparar os pratos tradicionais desta cidade, na companhia de um chef profissional local. Este tipo de atividade tem lugar na cozinha da casa do chefe, que se situa geralmente na zona da Medina. Mas, antes disso, passeará pelo mercado local para comprar os ingredientes frescos, as ervas e as especiarias necessárias.

Preparará uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Todas elas são receitas tradicionais habitualmente propostas nos restaurantes de Marraquexe e degustadas diariamente pelos habitantes locais. Também pode sugerir ao especialista os seus pratos marroquinos preferidos. Por exemplo, entre as preparações efectuadas nesta experiência culinária encontram-se as seguintes:

  • Tajine ou guisado de frango, borrego ou legumes.
  • Pastela, uma massa que combina o sabor doce da massa folhada com um recheio salgado e um aroma requintado de canela.
  • Cuscuz: um prato feito com sêmola de trigo, que faz parte da cozinha berbere.
  • Zaaluk, uma salada de alface, tomate, atum e cebola.

Outra opção se quiser descobrir estas e outras iguarias da cozinha marroquina é reservar uma visita gastronómica.

Informações úteis

  • Preço: o valor da atividade é de cerca de 42 euros por pessoa.
  • Duração: a experiência culinária dura geralmente 4 horas.
  • Benefícios: aprenderá os segredos da cozinha marroquina, preparará alguns pratos tradicionais e passeará por um mercado local.

Reservar um passeio gastronómico

10. Fazer um passeio fotográfico pelo deserto

Mesquita de Marrocos| ©mohamed hachimi
Mesquita de Marrocos| ©mohamed hachimi

Deixe as selfies no passado durante a sua estadia em Marraquexe e aproveite ao máximo o cenário mágico desta cidade antiga. Deixe que um profissional capte a sua viagem através de uma visita fotográfica aos destinos turísticos do seu interesse.

Depois de se encontrar com o seu fotógrafo no centro da cidade, a aventura começa. Percorrerá a Medina com as suas mesquitas, as ruas estreitas dos souks e a enorme praça Djemaa El-Fna, que servirá de pano de fundo para cada fotografia. Também pode escolher previamente os seus destinos preferidos. Por exemplo, uma viagem ao palmeiral ou ao deserto de Marraquexe.

Seja qual for o destino, o fotógrafo fará um brainstorming para tirar partido dos reflexos e sombras oferecidos pela luz natural de Marraquexe. Além disso, ele procurará as melhores perspectivas para si e obterá fotografias fantásticas.

Informações úteis

  • Preço: o preço deste passeio fotográfico é de cerca de 227 € por pessoa ou grupos de até 20 pessoas.
  • Duração: a atividade está normalmente planeada para durar aproximadamente 3 horas.
  • Benefícios: irá obter fotografias profissionais fantásticas em formato digital, que poderá partilhar nas suas redes sociais e guardar como recordação da viagem.

Reservar uma excursão ao deserto de Marraquexe