30 coisas para ver e fazer em Londres

Londres é uma cidade fascinante em constante evolução. Se quiser ter a certeza de que não perde nada quando a visitar, não deixe de visitar estas atracções imperdíveis

Vicky Del Moral

Vicky Del Moral

leitura de 16 minutos

30 coisas para ver e fazer em Londres

Torre do Big Ben | ©Thomas Kelley

Poder-se-ia visitar Londres várias vezes e ainda assim não conhecer tudo. Bairros encantadores, museus magníficos, mercados de rua, monumentos classificados como Património Mundial, parques bucólicos... Londres tem mais de uma centena de atracções turísticas, 9 milhões de habitantes e 35 milhões de turistas por ano. Eis uma seleção do que ver e fazer na cidade.

1. Visitar a Abadia de Westminster e as Casas do Parlamento

Abadia de Westminster e as Casas do Parlamento| ©judy dean
Abadia de Westminster e as Casas do Parlamento| ©judy dean

Situadas no centro do poder político e religioso de Inglaterra durante mais de mil anos, o bairro de Whitehall e Westminster, estas duas atracções são um dos locais de visita obrigatória em Londres. A Abadia de Westminster é conhecida como a "Igreja da Família Real" por ser o panteão dos monarcas britânicos e o local das suas coroações desde 1066. Há muito para ver na Abadia de Westminster, por isso não cometa o erro de a ignorar na sua visita a Londres.

O Palácio de Westminster, Património da Humanidade, alberga as Casas do Parlamento, onde ainda hoje se decide a política e o futuro do país e onde se pode ver a torre onde se esconde o maior símbolo de Londres, o Big Ben, o sino que faz soar o grande relógio. Consulte os tipos de bilhetes para a Abadia de Westminster e as Casas do Parlamento, os horários de abertura da Abadia de Westminster e os preços dos bilhetes para a Abadia de Westminster.

Reservar bilhetes para a Abadia de Westminster

2. Passear no London Eye

London Eye| ©Reiseuhu
London Eye| ©Reiseuhu

Admire Londres do céu a bordo de uma das maiores rodas-gigantes do mundo, localizada no coração de Londres. A sua inauguração em 2000 valeu-lhe o título de "Roda do Milénio" e os seus 135 metros de altura tornaram-na a mais alta da Europa e, até 2006, do mundo.

A London Eye é o melhor local para desfrutar de uma incrível vista panorâmica de 360º da cidade e tirar as melhores fotografias do seu horizonte e de algumas das suas maravilhas, como o Big Ben, a Abadia de Westminster e a Catedral de São Paulo, durante os 30 minutos de viagem a bordo de uma das suas 32 cápsulas de vidro (uma para cada bairro de Londres). Se quiser ver a cidade iluminada, não perca a London Eye à noite; a experiência deixá-lo-á sem palavras.

Consulte os tipos de bilhetes para a London Eye, os horários de abertura da London Eye e os preços da roda gigante mais famosa de Londres. Esta é uma das atracções mais populares da capital britânica, pelo que poderá estar interessado em bilhetes combinados para a London Eye e um cruzeiro no rio Tamisa ou em bilhetes combinados para o Madame Tussauds e a London Eye; é uma excelente forma de poupar algumas liras muito necessárias nesta viagem.

Desfrutar de vistas deslumbrantes a partir do The Shard

Para além do London Eye, se não tem medo de vertigens e é atraído por emoções fortes, o melhor lugar para ver Londres quase do céu é o miradouro do The Shard, o edifício mais alto da Europa Ocidental que, com 310 metros de altura, mudou o horizonte da cidade.

Quer saber como subir ao observatório panorâmico deste imponente arranha-céus? No post The Shard Tickets encontrarás todos os detalhes para obteres os teus bilhetes. E se quiser saber mais, também pode ler este post sobre o restaurante do The Shard.

3. Entre na Torre de Londres

Torre de Londres| ©Doug Kerr
Torre de Londres| ©Doug Kerr

Este castelo histórico na margem norte do rio Tamisa, no centro de Londres, é oficialmente o Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestade. Construída em 1066, esta portentosa fortaleza medieval normanda serviu de centro de poder ininterrupto na história britânica e europeia durante mais de nove séculos e foi declarada Património da Humanidade.

Uma visita ao conjunto arquitetónico da Torre de Londres, composto por mais de sete edifícios e áreas de interesse, demorará nada menos de 3 horas e revelará a fascinante história de como a Torre de Londres mudou de função ao longo dos anos. Consulte os tipos de bilhetes para a Torre de Londres, os preços da Torre de Londres e os locais para comer depois da sua visita à Torre de Londres.

Reservar bilhetes para a Torre de Londres

4. Faça um passeio a pé à noite

Becos onde Jack, o Estripador, costumava vaguear| ©terencechisholm
Becos onde Jack, o Estripador, costumava vaguear| ©terencechisholm

Prepare-se para passar um momento assustador com uma excursão nocturna por Londres que lhe mostrará o lado menos "bonito" da cidade de Londres através da sua história mais sombria e de locais como a Torre de Londres e a sua torre sangrenta, o primeiro Hospital Psiquiátrico, os Poços da Peste, as zonas assombradas do East End e as histórias de como e onde operava um dos mais famosos assassinos em série da história, Jack, o Estripador. Confira todas as informações aqui.

5. Atravessar a Tower Bridge

Ponte da Torre de Londres| ©Charles Postiaux
Ponte da Torre de Londres| ©Charles Postiaux

Construída em 1894 sobre o rio Tâmisa, a Tower Bridge é a ponte mais famosa para se ver em Londres e deve seu nome à proximidade com a Torre de Londres. Pode aceder a esta ponte levadiça de pedra e ver como funciona o motor a vapor que a eleva, e subir ao topo e caminhar num passadiço de vidro enquanto desfruta de excelentes vistas da cidade.

Compare os melhores passeios a pé em Londres

6. Perca-se em Notting Hill

Mercado de Portobello| ©Robert Bye
Mercado de Portobello| ©Robert Bye

Este bairro, mais conhecido por filmes como Mary Poppins, que cantava o seu movimentado Portobello Market, e pelo filme homónimo protagonizado por Julia Roberts, é uma delícia para um passeio de sábado de manhã, quando todas as bancas da Portobello Street estão instaladas no meio das bonitas casas coloridas.

Compare os melhores passeios a pé em Londres

7. Visitar a Catedral de São Paulo

Dentro da Catedral de São Paulo| ©Mark Tominski
Dentro da Catedral de São Paulo| ©Mark Tominski

A segunda maior catedral do mundo impressiona pela sua enorme cúpula e pela sua cúpula de 111 metros de altura, à qual se pode subir para ter uma vista magnífica do centro de Londres ou descer à sua cripta, onde repousam os restos mortais de Nelson ou do Duque de Wellington. Sem dúvida, uma visita à Catedral de São Paulo é uma obrigação antes de deixar Londres.

Comprar bilhetes para St Paul's Cathedral

8. Faça um passeio a pé pelo centro histórico de Londres

Covent Garden| ©Nick Page
Covent Garden| ©Nick Page

Se gosta de conhecer uma cidade deambulando pelas suas ruas, um passeio a pé pela parte antiga de Londres será uma óptima maneira de descobrir a história da cidade através de locais como Covent Garden, o Monumento ao Grande Incêndio de Londres, a Catedral de São Paulo ou a Tower Bridge. Aqui está um link para o artigo que escrevi sobre Top 10 Tours e Excursões em Londres.

Reservar uma visita guiada a Londres

9. Visitar o Palácio de Buckingham

Palácio de Buckingham| ©Hailey Wagner
Palácio de Buckingham| ©Hailey Wagner

A residência oficial da família real britânica em Londres desde o século XIX e atual residência de Isabel II está luxuosamente decorada com lustres, mobiliário elegante e tesouros da coleção real espalhados pelas salas, como a Sala do Trono, onde são frequentemente tiradas fotografias nos casamentos reais.

Pode visitar o Palácio de Buckingham como parte das atracções incluídas no London Pass ou saber mais sobre ele com uma visita guiada ao palácio.

Assistir à Troca da Guarda em Londres

Visitar o Palácio de Buckingham e assistir à Troca da Guarda é uma das coisas mais típicas para se fazer em Londres. Trata-se de um colorido desfile militar na entrada principal do palácio, onde se vêem regimentos de guardas a pé e a cavalo, acompanhados por uma orquestra que entretém a cerimónia com música.

Quem faz a troca da guarda em Londres é uma secção especial do exército britânico chamada Guarda da Rainha (os de uniforme vermelho com um enorme chapéu de pele), cuja missão é proteger a chefe de Estado, ou seja, a Rainha Isabel II.

Se quiser saber todos os detalhes sobre este curioso espetáculo, não perca o artigo Como ver a Mudança da Guarda e o Palácio de Buckingham em Londres.

Reservar uma visita guiada a Buckingham com a Mudança da Guarda

10. Percorrer a cidade em autocarro turístico

Autocarro turístico| ©KK70088
Autocarro turístico| ©KK70088

Uma outra forma de se deslocar em Londres é a bordo de um dos numerosos autocarros turísticos que circulam pelo centro da cidade a qualquer hora. Com eles, pode admirar a cidade das alturas, confortavelmente sentado e subir e descer (o seu famoso "Hop on-Hop off") as vezes que quiser em cada uma das suas centenas de paragens ao longo de tudo o que pode e deve ser visto na maravilhosa metrópole de Londres.

Existem várias empresas de autocarros turísticos, incluindo a Big Bus Tours, a City Sightseeing, a The Original Tour, a Vintage Tour e a Golden Tours, parceira da Big Bus com o London Pass. Todas elas funcionam da mesma forma e incluem guias físicos ou áudio-guias em várias línguas, embora difiram nos seus percursos e número de percursos, nos preços, que são sempre mais baratos se os comprar com antecedência e online, e em certos serviços e ofertas incluídos.

Reserve o seu lugar no autocarro turístico de Londres

11. Passeio pelo Hyde Park

Parque Hyde| ©ben.snider
Parque Hyde| ©ben.snider

Outro ponto obrigatório numa viagem a Londres é um parque, por mais estranho que possa parecer. É o maior e mais famoso parque da cidade, onde se pode passear à volta de um enorme lago, de vários monumentos, de um roseiral e dos jardins e do Palácio de Kensington, que também se pode visitar por dentro.

12. Conheça a Londres de Harry Potter

Mercado Leadenhall| ©Simon Rae
Mercado Leadenhall| ©Simon Rae

Visitas guiadas à Londres de Harry Potter. Para os verdadeiros fãs da saga bruxa mais famosa da história ou para quem quer passar um bom bocado, especialmente se viajar com crianças, as excursões Harry Potter são das coisas mais divertidas para fazer, quer seja para visitar os lugares reais que inspiraram as histórias da saga Harry Potter ou para comprar lembranças Harry Potter em lojas especializadas.

Ainda tem fome de mais? Que tal reservar bilhetes para o Harry Potter Studios Park? Basta fazê-lo com antecedência para não correr o risco de encontrar bilhetes para o Parque Harry Potter no mercado de revenda. Nesta atração pode percorrer o Castelo de Hogwarts ou a Floresta Proibida como se estivesse dentro dos filmes. E, se estiver a pensar, chegar aos Estúdios Harry Potter a partir de Londres é rápido e fácil, por isso não hesite!

Comprar bilhetes para Harry Potter Studios

13. Cultive-se no Museu Britânico

Dentro do Museu Britânico| ©Tamara Menzi
Dentro do Museu Britânico| ©Tamara Menzi

Inaugurado em 1759, ele abriga uma vasta coleção de obras-chave da história humana, desde a Pedra de Roseta em sua sala egípcia até mármores do Partenon em Atenas e um Moai da Ilha de Páscoa.

14. Passeio por Trafalgar Square

Trafalgar Square| ©a.canvas.of.light
Trafalgar Square| ©a.canvas.of.light

Uma das praças mais populares para visitar em Londres, Trafalgar Square é o lar da Coluna de Nelson, com 50 metros de altura, construída em honra do almirante e da sua vitória na Batalha de Trafalgar.

15. Faça um cruzeiro no Tâmisa

Cruzeiro no rio Tamisa| ©Luca Vavassori
Cruzeiro no rio Tamisa| ©Luca Vavassori

Estes cruzeiros percorrem as águas do rio de Londres e considero-os obrigatórios, pelo menos uma vez, para ver uma outra perspetiva da cidade. Estes confortáveis cruzeiros no rio Tamisa têm várias opções, desde o simples passeio de uma hora até opções mais premium, como um cruzeiro com jantar no Tamisa.

Existem cruzeiros no Tamisa para todas as gamas de preços. Também pode adquirir um bilhete flexível de um dia que lhe permite entrar e sair do barco as vezes que quiser durante o dia, permitindo-lhe deslocar-se confortavelmente de uma ponta à outra da cidade enquanto faz uma pausa das longas caminhadas.

Reservar um cruzeiro no Tamisa

16. Faça um passeio pelo St James's Park

Parque de St. James| ©Andrés Motta
Parque de St. James| ©Andrés Motta

Situado perto do Palácio de Buckingham, o St James's Park é um dos Parques Reais de Londres e o mais apreciado pelos londrinos pelos seus belos jardins e divertidos parques infantis.

Reservar um Passeio de Bicicleta pelos Parques de Londres

17. Visite o Museu de História Natural

Museu de História Natural| ©Kevin Mueller
Museu de História Natural| ©Kevin Mueller

Este impressionante museu exibe recriações espectaculares de todas as espécies da Terra, incluindo reproduções à escala dos dinossauros e um incrível esqueleto de baleia azul.

Reservar bilhetes para o Museu de História Natural

18. Deixe-se hipnotizar pelas luzes de Piccadilly Circus

As luzes de Picadilly Circus à noite| ©Alex Holyoake
As luzes de Picadilly Circus à noite| ©Alex Holyoake

Esta pequena praça no cruzamento de várias ruas é popular pela sua vida agitada como ponto de encontro de locais e forasteiros e é caracterizada por grandes ecrãs de vídeo, sinais de publicidade em néon e a famosa fonte com a escultura de Eros. A partir de Piccadilly Circus, pode chegar a uma das ruas comerciais mais famosas da cidade, a Oxford Street.

19. Fazer uma excursão a partir de Londres

Stonehenge| ©Debbie Grap
Stonehenge| ©Debbie Grap

Se tiver a sorte de ter uma longa viagem pela frente ou se já tiver visitado Londres antes, pode aproveitar ao máximo a sua viagem para descobrir outras maravilhas com fácil acesso à capital. Há excursões a partir de Londres para todos os interesses e com várias opções para ir a um só lugar ou para aproveitar ao máximo o dia visitando vários deles, como é o caso da excursão a Stonehenge e Bath.

Poderá descobrir o complexo megalítico mais famoso e misterioso do planeta, com 5.000 anos, visitando Stonehenge numa viagem a partir de Londres; as célebres e pitorescas cidades universitárias de Oxford e Cambridge; o medieval Castelo de Warwick e os seus maravilhosos jardins ou a casa da família real britânica há mais de 900 anos, o Castelo de Windsor -

. Se preferir, pode percorrer a bucólica zona rural inglesa de Cotswolds; uma das mais belas cidades do país, Bath; e descobrir a Magna Carta em Salisbury ou onde nasceu Shakespeare, em Stratford-on-Avon.

Pode chegar a estes locais através de transportes alternativos de autocarro ou comboio, mas existem algumas visitas guiadas que são mais informativas, convenientes e até mais baratas do que ir por conta própria.

Stonehenge a partir de Londres, uma visita obrigatória

Se me perguntarem, se tiver de escolher uma excursão, é Stonehenge. Devido ao valor histórico deste complexo, vale a pena ir a Stonehenge a partir de Londres, seja por conta própria ou com uma excursão organizada. Há muitas coisas para fazer em Stonehenge que o vão deixar com um bom sabor na boca, mas sem dúvida que o melhor é visitar Stonehenge durante o solstício de verão. Se puder escolher a altura do ano para visitar Stonehenge, não hesite porque a experiência vai deixá-lo sem palavras.

Reservar uma viagem a Stonehenge a partir de Londres

20. Fazer um passeio de bicicleta pela cidade

Andar de bicicleta em Londres| ©Luca Bolatti Guzzo
Andar de bicicleta em Londres| ©Luca Bolatti Guzzo

Aprenda sobre a história da cidade e mais de 12 dos seus principais marcos, incluindo o Big Ben, a Abadia de Westminster, a Troca da Guarda no Palácio de Buckingham, os artistas de rua de Covent Garden e Trafalgar Square.

21. Visitar o Madame Tussauds

Madame Tussauds Londres| ©Citizen59
Madame Tussauds Londres| ©Citizen59

Conhecida como "a atração turística preferida de Londres" e uma das melhores para visitar com os mais pequenos, graças às suas impressionantes reproduções em cera de 250 das personagens mais populares da história do cinema, da política, da música, do desporto e do mundo do espetáculo.

E agora, para além de tudo o que há para ver no Madame Tussauds London, há agora experiências imersivas super divertidas sobre Sherlock Holmes, Star Wars, Marvel e a história de Londres a bordo do Spirit London Ride. Veja os tipos de ingressos para o Madame Tussauds

Comprar bilhetes para Madame Tussauds

22. Loja em Candem Town

Candem Town| ©Javi Vte Rejas
Candem Town| ©Javi Vte Rejas

Para um tipo diferente de lembrança de Londres, visite este bairro pitoresco e popular, que abriga o maior mercado da cidade, com mais de 1.000 lojas e barracas de rua, onde você pode comer e ouvir música ao vivo. Se mergulhar na zona, irá certamente encontrar alguns daqueles locais secretos de Londres que não aparecem em nenhum guia.

23. A melhor arte, na National Gallery

Galeria Nacional| ©Anas Miah
Galeria Nacional| ©Anas Miah

Esta famosa galeria de arte alberga uma impressionante coleção de pinturas de génios como Van Gogh, Miguel Ângelo, Rembrandt, Velázquez, Goya e muitos mais.

24. Visitar o Shakespeare's Globe

O Teatro Globe| ©Marcus Meissner
O Teatro Globe| ©Marcus Meissner

Se viu o famoso filme "Shakespeare Apaixonado", ficará com uma ideia do que verá nesta visita à reconstrução do teatro isabelino original onde foram representadas as peças mais famosas de Shakespeare e onde aprenderá sobre a escrita de peças na Londres do século XVI, incluindo a experiência do chá da tarde.

25. Entre no calabouço de Londres

Masmorra de Londres
Masmorra de Londres

Se conhece um pouco da história da cidade de Londres, já sabe que esta tem mais do que um episódio negro... Provavelmente já ouviu falar de Jack, o Estripador ou Sweeney Todd, mas já ouviu falar da Conspiração da Pólvora ou do Grande Incêndio de Londres? Se comprar bilhetes para o Museu das Masmorras de Londres, encontrará espectáculos interactivos que lhe falarão de todos estes acontecimentos e de outros igualmente arrepiantes. Prepare-se para ser assustado por um custo de cerca de 30 euros nas masmorras da capital inglesa.

Reservar bilhetes para o London Dungeon Museum

26. Assustar-se no Sea Life Aquarium

Aquário Sea Life
Aquário Sea Life

Está a viajar para Londres com crianças ou é um amante dos animais? De qualquer forma, uma visita ao Sea Life Aquarium é uma óptima maneira de terminar a sua viagem a Londres. Não só é o maior aquário da Inglaterra, mas também tem áreas temáticas, actividades interactivas e um incrível túnel de vidro a partir do qual pode ver as mais de 500 espécies que vivem no Sea Life Aquarium. Os bilhetes estão disponíveis a partir de £34.

Reservar bilhetes para o Sea Life Aquarium

27. Assista a um musical no West-End

O Fantasma da Ópera
O Fantasma da Ópera

Quem nunca ouviu falar dos musicais de Londres? Assistir a um ao vivo é uma experiência inesquecível. Alguns dos melhores musicais do West End londrino incluem musicais de renome como Les Miserables e Phantom of the Opera. Se puder pagar, não hesite em torná-lo um dos seus planos para sair à noite em Londres: o espetáculo vale o dinheiro e, para muitos deles, nem precisa de saber inglês, pois a música e a encenação transmitem mais do que palavras.

Comprar bilhetes para musicais em Londres

28. Comer como um rei em Londres sem gastar muito dinheiro

Comida e bebida
Comida e bebida

É possível comer bem numa cidade cara como Londres sem gastar muito dinheiro, mesmo que se pretenda comer perto do London Eye ou comer perto do The Shard. Sendo uma das cidades mais cosmopolitas do planeta, a oferta gastronómica é muito variada e há restaurantes acessíveis a todos os orçamentos.

Para que não caia na típica "armadilha para turistas", no artigo Os melhores passeios gastronómicos em Londres, apresento-lhe uma lista de 10 excelentes restaurantes onde pode aproveitar para comer durante a sua viagem. Verá opções para todos os gostos!

29. Não comprometa o conforto quando chegar

Aterragem do avião em Londres
Aterragem do avião em Londres

Quando chegamos a uma nova cidade, mal podemos esperar para chegar ao nosso hotel, largar as malas e visitar as coisas. Infelizmente, antes de o fazermos, ainda temos de passar por mais uma coisa um pouco incómoda: o aeroporto. Londres tem quatro aeroportos e todos eles estão longe do centro. Sabe como ir do aeroporto de Stansted para o centro de Londres, do aeroporto de Luton para Londres, do aeroporto de Gatwick para o centro e do aeroporto de Heathrow para o seu hotel em Londres?

Não lhe faltarão transportes públicos, mas o meu conselho é que contrate com antecedência um transfer privado ou partilhado. A vantagem? Não terá de esperar pela sua chegada e poderá deslocar-se com todo o conforto.

Reserve o seu transfer do aeroporto

30. Escolha a melhor altura para visitar Londres

Hyde Park no Natal
Hyde Park no Natal

Qual é a melhor altura para ir a Londres? É uma pergunta difícil, pois cada estação do ano tem o seu encanto; quer vá a Londres no verão, no inverno, na primavera ou no outono, verá que a cidade tem o seu encanto. No entanto, visitar Londres no Natal é uma das minhas opções preferidas devido às decorações que a cidade tem para oferecer nesta altura e às muitas actividades festivas que aí se encontram. Em todo o caso, se ainda não está convencido, o mais útil é dar uma vista de olhos a estes posts em que lhe digo o que fazer em Londres em cada um dos meses do ano:

Finalmente, se depois de ler tudo o que Londres tem para oferecer você está sobrecarregado e tem dúvidas sobre como aproveitar ao máximo a sua estadia, eu recomendo que você visite estes posts sobre o que ver e fazer em Londres, dependendo dos dias que você vai passar na capital britânica. Tenha uma boa viagem!