Os melhores tours de Harry Potter em Londres
Londres é a cidade de Harry Potter e por toda a cidade encontrará referências e locais da saga. Vou falar-vos das diferentes visitas guiadas sobre o jovem feiticeiro que podem fazer na capital britânica.
Para muitos de nós, Londres não é apenas o Big Ben, Nothing Hill ou Hyde Park; para muitos de nós, Londres é o Beco Diagonal, a Plataforma 9 e ¾, Gringotts e o Caldeirão Furado. Bem-vindo a Hogwarts (ou quase...).
Uma das actividades que recomendo que faça em Londres, se é fã da saga Harry Potter, é fazer uma visita guiada aos locais onde os filmes foram filmados. Com um guia especializado, poderá visitar os locais mais importantes da cidade que deram vida às oito histórias deste famoso feiticeiro, como Trafalgar Square, Covent Garden ou Soho.
Passeio Turístico do Harry Potter em Londres
Visita aos locais de Harry Potter na cidade de Londres
Enquanto passeia pelas ruas de Londres, um guia especializado mostrar-lhe-á locais que aparecem ou inspiraram os filmes de Harry Potter.
A cidade de Londres está repleta de locais que têm a ver com os filmes de Harry Potter e com esta visita guiada não passarão despercebidos. Um guia irá mostrar-lhe a Plataforma 9 e 3/4, o Beco Diagonal e o Banco Gringotts enquanto passeia por Londres como um Muggle.
Este passeio também é feito em pequenos grupos de (no máximo) 25 pessoas. Isto significa que o guia pode concentrar-se nas explicações que lhe pede de uma forma mais personalizada. Os guias deste tipo de excursão têm duas coisas em comum: conhecem Londres por dentro e por fora e são fãs dos livros e filmes de Harry Potter, por isso aproveite a oportunidade e desfrute de cada momento da excursão!
- Recomendado se... quiser desfrutar do universo Harry Potter a um preço reduzido ouse ficar com vontade de mais depois de ver os estúdios Warner Bros.
Aqui estão os passeios a pé dos locais de Harry Potter em Londres
Por toda a cidade de Londres existem diferentes locais que inspiraram os livros e os filmes. Há alguns anos, os fãs tinham de os encontrar por conta própria, mas agora há guias especializados que lhos mostram num passeio a pé pelos locais de Harry Potter, ao mesmo tempo que lhe contam factos interessantes sobre a saga.
Neste passeio a pé de cerca de duas horas, um guia especializado não só na saga, mas também na história de Londres, levá-lo-á a locais de Harry Potter em Londres, tais como os seguintes:
Plataforma 9 e ¾ na estação King Cross
Na estação de King's Cross, encontra-se um canto onde a famosa plataforma foi recriada com um carrinho de bagagens através da parede. Pode tirar uma fotografia ali e depois parar na loja de recordações do Harry Potter enquanto o guia lhe conta como este ponto turístico foi criado após o sucesso dos filmes e como J.K. Rowling usou a estação como cenário para os seus livros. A pena é não poder apanhar o Expresso de Hogwarts...
Beco Diagonal no Mercado Leadenhall
Este é um dos mercados mais antigos de Londres e é inspirado no famoso Beco Diagonal, onde Harry comprava livros, poções e, claro, as varinhas de Ollivander. Esta é uma das paragens mais longas e mais especiais da visita; descobrirá como a realidade inspira a ficção e como a ficção transforma a realidade. O seu guia irá contar-lhe tudo sobre o Knockturn Alley ou o Leaky Cauldron Inn e depois deixá-lo-á alguns minutos para explorar a área à sua vontade.
Banco Gringotts e Embaixada da Austrália
O famoso banco dos duendes que aparece em vários filmes é inspirado na Embaixada da Austrália em Londres. Pode ter passado por lá e não ter reparado na semelhança, mas para lhe dar uma imagem mais clara, o seu guia irá mostrar-lhe fotografias dos filmes que provam que o banco dos feiticeiros foi de facto inspirado neste edifício.
Estreias e Trafalgar Square
Nem tudo nesta excursão gira em torno dos locais dos filmes, também aprenderá anedotas sobre os actores e o significado da saga, e Trafalgar Square será provavelmente o local que o seu guia escolherá para lhas contar. É precisamente a partir daqui que milhares de fãs viveram o final da saga, bem como outros momentos relacionados com o lançamento dos filmes.
Outras opções para desfrutar de Harry Potter em Londres: cruzeiro pelo Tamisa ou tour privado
Se quiser completar a experiência de passear pelos locais de Harry Potter em Londres, pode reservar uma excursão que inclui um cruzeiro no Tamisa. Também acompanhado por um guia, pode aprender curiosidades e anedotas sobre os filmes, enquanto relaxa num passeio de barco no rio. Esta atividade inclui ainda jogos interactivos que pode partilhar a bordo com outros fãs da saga.
E se o passeio a pé de duas horas for demasiado curto para si, recomendo que considere um passeio de carro privado pelos locais de Harry Potter, onde o guia estará dedicado exclusivamente a si e ao grupo com que viaja. Este passeio dura cerca de quatro horas, é totalmente adaptável às suas preferências e está disponível em inglês, espanhol e francês.
Esta é uma opção altamente recomendada se viajar para Londres com crianças, uma vez que pode pedir ao guia para alternar locais do filme com outros pontos de referência de Londres durante o passeio.
Comparamos todas as opções
Visita aos locais de Harry Potter na cidade de Londres
Enquanto passeia pelas ruas de Londres, um guia especializado mostrar-lhe-á locais que aparecem ou inspiraram os filmes de Harry Potter.
A opção que completa o passeio a pé de Harry Potter
Verá os pontos turísticos imperdíveis da cidade onde os filmes de Harry Potter foram filmados, como a Trafalgar Square e o London Eye. Depois, poderá relaxar num cruzeiro no Tamisa enquanto se diverte com jogos interactivos da saga.
Uma visita mais exclusiva com um pequeno grupo
Percorrerá os locais de filmagem dos filmes de Harry Potter com um guia num típico táxi preto inglês. Além disso, terá total liberdade para parar e tirar fotografias onde quiser, quando quiser.
Organize a sua própria visita guiada aos locais de filmagem de Harry Potter em Londres
Se decidir fazer uma visita guiada ao universo Harry Potter em Londres, quer se trate de uma visita de grupo ou de uma visita privada, há algumas coisas a ter em conta:
- Como a visita é feita a pé, é lógico que não irá visitar todos os locais, uma vez que Londres é uma cidade enorme e muitos deles estão bastante afastados uns dos outros.
- O ponto de encontro será sempre num local central a que possa chegar facilmente a partir do seu alojamento. Se tiver alguma dúvida, pode perguntar ao seu guia depois de reservar o seu lugar ou pedir para ser recolhido no seu hotel mediante um suplemento.
- As excursões duram entre duas e três horas, pelo que deve estar preparado para caminhar. Realizam-se quase todos os dias da semana e a melhor altura para as fazer depende das condições meteorológicas.
- Terá a oportunidade de comprar lembranças de Harry Potter em muitas das paragens da excursão, uma vez que passará por lojas de Harry Potter em diferentes partes de Londres e o guia deixará tempo para o fazer.
- Se tiver um London Pass, terá uma excursão incluída onde verá locais de filmagens de Harry Potter e de muitos outros filmes que foram filmados ou inspirados em Londres, como Mary Poppins, Sherlock Holmes e James Bond. Pode saber mais sobre os London Passes neste artigo sobre o London Pass. Os melhores passes turísticos de Londres.
- Quando tiver decidido a sua viagem a Londres, consulte as listas de teatros. Se tiver sorte, poderá assistir a um espetáculo de Harry Potter e o Legado Amaldiçoado.
Visitar os estúdios Warner Bros
Se, como eu, é um verdadeiro fã de Harry Potter, deve também considerar visitar o Parque Harry Potter nos estúdios Warner Bros. Para aproveitar ao máximo, vou dar-te algumas dicas:
- Como chegar lá: O transporte para os estúdios Warner Bros é um pormenor importante a ter em conta. Não se esqueça que ficam longe do centro de Londres, por isso é melhor reservar com antecedência para as viagens de ida e volta. Há autocarros directos da estação ferroviária de Watford Junction para os estúdios.
- Duraçãoda visita: Não se apresse a ver tudo, os pormenores estão tão bem pensados que vale a pena aproveitar cada recanto. Para ver tudo corretamente, recomendo que reserve entre 3 e 5 horas para a visita.
- Horário: ao comprar o seu bilhete (sempre com antecedência, pois só o pode trocar nos estúdios), pode escolher o dia e a hora da sua visita. Recomendo que escolha o primeiro horário para evitar multidões. Tenha em conta que pode entrar mas não pode sair, pelo que haverá cada vez mais pessoas nas instalações.
- Leve o audioguia: custa cerca de cinco libras, mas vale a pena: enquanto mergulha no mundo mágico, vão-lhe contando pormenores que desconhecia sobre o filme, os actores e a saga.
- Se for com crianças, elas ficarão fascinadas com a visita guiada, mas os mais pequenos podem ficar assustados com o realismo de alguns cenários ou com a visita à Floresta Proibida. Tenha isto em mente, caso queira evitar estas salas.
- Onde comer: Não se esqueça de passar pelo bar se quiser provar a famosa cerveja amanteigada ou pelo café Frog se quiser um sapo de chocolate. Não há sítio para comer nos arredores, por isso, se a sua visita coincidir com a hora de almoço, só poderá comer no restaurante do próprio estúdio, onde o preço não será muito barato.
- Souvernirs: A loja de recordações também merece uma visita, mesmo que seja só para se esmerar. Aqui encontrará todo o merchandising da saga disponível. Pode tirar fotografias, mas não deixe que a máquina estrague a experiência; é melhor vivê-la do que gravá-la.
Eis como é a visita guiada do Harry Potter nos estúdios Warner Bros.
Durante esta visita, para além de ver os cenários e os trajes dos filmes, ficará a saber mais sobre a saga e como os filmes foram feitos, incluindo os efeitos especiais. Tendo em conta os pormenores dos Muggles, recomendamos que reserve os bilhetes para os Estúdios Warner Bros com antecedência, devido ao grande número de visitantes, e que organize o transporte de e para os Estúdios Warner Bros, uma vez que estes ficam muito longe do centro. Um conselho: tenha cuidado se lhe oferecerem bilhetes de revenda para os estúdios Harry Potter.
Se quiser ter a certeza de que vale ou não a pena visitar os estúdios Warner Bros. para a digressão Harry Potter, vou dar-lhe uma pequena amostra do que lá vai encontrar. Para começar, os estúdios estão divididos em áreas interiores e exteriores e os cenários em ambos os locais têm não só adereços originais dos filmes, mas também informação cinematográfica sobre como foram feitos. Mas um passo de cada vez.
Além disso, os estúdios de Harry Potter em Londres não são apenas para ver - em muitos deles poderá fazer magia agitando uma varinha ou levantando uma vassoura.
O que verá nos estúdios interiores
- Comece a sua visita no Grande Refeitório, onde será recebido pelas figuras dos professores à mesa principal, tal como fazem todos os anos com Harry, Ron e Hermione, ou pelo menos nos anos em que ninguém bate com um carro voador num salgueiro de boxe (que, aliás, também verá nesta visita).
- Depois disso, segue-se para os corredores da escola, incluindo as escadas de mudança, onde verá uma grande quantidade de fotografias de antigos chefes das casas de Hogwarts, incluindo a Dama Gorda.
- Segue-se o percurso típico de início de aulas, passando pela sala de convívio e chegando ao dormitório de Gryffindor.
- Os gabinetes dos professores estão também à sua espera durante a visita, bem como vitrinas onde encontrará todas as informações sobre o desporto do Quidditch.
- Visitarás a casa de Lúcio Malfoy (arrepiante), a sala de estar dos Weasley ou uma Floresta Proibida muito elaborada, cheia de criaturas, efeitos visuais e sonoros.
O que verá nos estúdios exteriores
Quanto aos estúdios exteriores, também eles estão cheios de surpresas. Poderá ver a casa dos Dursley em Privet Drive (incluindo as escadas), o autocarro noturno, a Plataforma 9 e ¾, a loja de Ollivander e muitos outros recantos. A única desvantagem desta visita é que, depois de sair dos estúdios, é difícil voltar a misturar-se com os Muggles.
Aluguer de transporte para os estúdios a partir de Londres
Não é aconselhável reservar o transporte sem ter garantido os seus bilhetes, uma vez que a disponibilidade é muito limitada e corre o risco de chegar ao local e estar esgotado. Além disso, muitas opções de bilhetes para os parques incluem também a deslocação a partir de Londres.
No entanto, se já tem o seu bilhete e gostaria de reservar um serviço de transporte de e para o parque para o deixar no portão, pode consultar este post sobre como chegar aos Estúdios Harry Potter a partir de Londres.
Se estiver interessado numa visita guiada ao Harry Potter em Londres, também pode estar interessado em
Se você gostou da experiência do passeio a pé de Harry Potter, não deixe de fazer o passeio a pé de Londres durante sua visita à capital do Reino Unido. Pode pensar que o mundo Muggle não é tão encantador como o mundo mágico, mas lembre-se que Londres também é a cidade de Sherlock Holmes ou de Peter Pan e que, por si só, tem muitas histórias para lhe oferecer sem recorrer à fantasia.
Como digo, esta foi a minha preferida, mas a verdade é que a oferta de visitas guiadas em Londres é infinita e escrevi um guia para o ajudar a organizar todas as ideias, quais são as melhores visitas e porquê. Pode lê-lo neste artigo em Top 10 Tours e Excursões em Londres.