Assim é uma excursão organizada para Stonehenge e Bath saindo de Londres

Combinar duas das mais impressionantes atracções turísticas de Inglaterra numa só visita é a melhor opção se estiver em Londres.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 8 minutos

Assim é uma excursão organizada para Stonehenge e Bath saindo de Londres

Stonehenge | ©Ankit Sood

A visita a Stonehenge deve estar no topo da sua lista de coisas para ver em Londres. A pouco mais de 130 quilómetros da capital, não há dúvida de que visitar este mágico monumento neolítico é uma das experiências mais incríveis que se pode ter.

Se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo, pode combinar uma visita a Stonehenge com uma visita à cidade vizinha de Bath. Esta cidade, muito diferente da capital, oferece atracções como os seus famosos banhos romanos e a beleza das suas ruas. Para que possa fazer as duas visitas num só dia com conforto e sem ter de se preocupar com nada, analisei as excursões que partem de Londres para que possa escolher a que mais lhe convém.

A melhor opção

Passeio Diurno Stonehenge, Windsor e Bath saindo de Londres

Ver Stonehenge, Windsor e Bath

A excursão inclui visitas aos megálitos de Stonehenge, à cidade termal de Bath e ao Castelo de Windsor, acompanhados por um guia profissional e viajando num confortável autocarro de luxo.

Stonehenge é um complexo megalítico pré-histórico que foi um local de culto cujos elementos estão alinhados para marcar o nascer e o pôr do sol e diz-se mesmo que no seu interior se produziu uma chuva de Draconídeos. Tem mais de 5.000 anos, tendo sido construído no período Neolítico. Bath é considerada uma cidade termal, conhecida pelas suas fontes termais naturais, e vale a pena descobrir os edifícios e a arquitetura cor de mel.

Por último, Windsor é uma pequena cidade situada no condado de Berkshire (Inglaterra) e onde se encontra o Castelo de Windsor, residência oficial de 40 monarcas, com todos os atractivos da realeza e muito para descobrir durante a sua visita.

Recomendado se... quiser conhecer um pouco mais a fundo os arredores de Londres e saber mais sobre a história tanto da monarquia, como da sua arquitetura e dos seus impressionantes edifícios pré-históricos.

Opção 1: Excursão a Stonehenge, Castelo de Windsor e Bath

No Castelo de Windsor| ©Kevin Hutchinson
No Castelo de Windsor| ©Kevin Hutchinson

Uma das excursões que pode reservar em Londres para visitar Stonehenge e Bath inclui uma terceira visita que também pode ser do seu agrado: o Castelo de Windsor.

Depois de sair da capital, e viajando sempre num autocarro de luxo e com a companhia de um guia especializado que lhe explicará tudo o que precisa para desfrutar da visita, a excursão dirige-se ao Castelo de Windsor, casa da família real britânica há cerca de 900 anos, para o qual pode comprar bilhetes.

O que verá se escolher este tipo de excursão

  • Stonehenge: A primeira paragem depois de chegar a Stonehenge será o Centro de Visitantes. Aí poderá não só levantar o seu guia áudio, mas também visitar o museu e as exposições que explicam a história do monumento e muito mais.
  • Bath: Algumas das principais atracções da cidade de Bath são a esplêndida Ponte Pulteney, o Royal Crescent e algumas das suas belas casas, mas a cidade é mundialmente famosa pelos seus antigos banhos romanos.
  • Castelo de Windsor: sendo a residência da família real, este castelo é o mais longo castelo continuamente habitado na Europa. Pode comprar os seus bilhetes com antecedência para o Castelo de Windsor e, durante a sua visita, pode admirar a sua majestade.

Outra sala onde se pode entrar é a Capela de São Jorge. George. Alberga os túmulos de alguns dos mais importantes reis britânicos e foi também o local onde o Príncipe Harry e Meghan Markle se casaram.

Informações práticas

  • Preço: a partir de 80 euros
  • Duração: 11-12 horas

Porquegosto desta excursão: Porque ver Stonehenge, Bath e o Castelo de Windsor num só dia e sem ter de se preocupar com nada é perfeito para quem visita Londres e quer tirar o máximo partido da experiência.Recomendado se... tiver curiosidade em ter um vislumbre de como vivem os reis britânicos e quiser usar o dia para visitar outras atracções próximas.

Reserve a sua excursão a Stonehenge, Windsor e Bath

Opção 2: Excursão a Stonehenge e Bath

Aproveitar o sol em Stonehenge| ©Michael Sutton
Aproveitar o sol em Stonehenge| ©Michael Sutton

A capital britânica tem uma grande variedade de locais para visitar durante vários dias, mas a uma curta distância da capital há dois sítios que não podem faltar na sua viagem: Stonehenge e Bath.

O primeiro é, sem dúvida, o monumento megalítico mais famoso do mundo. Cheio de mistério, Stonehenge vale a pena uma viagem fora de Londres, reservando uma excursão a Stonehenge para caminhar à volta das suas pedras.

A cidade vizinha de Bath, por outro lado, é considerada uma das cidades mais bonitas do país, além de ser o lar dos impressionantes banhos romanos que lhe deram o nome e, dada a proximidade de ambos os locais, a melhor maneira de os ver num dia e aproveitar ao máximo o seu tempo é reservar uma excursão organizada que combine os dois locais.

O que verá se escolher este tipo de excursão

  • Stonehenge: O melhor deste passeio é que terá muito tempo para passear pelo complexo de Stonehenge, incluindo o museu e o Centro de Visitantes. Graças ao audioguia, terá sempre informações detalhadas sobre o que está a ver para tornar a visita uma experiência ainda mais completa. Neste monumento, poderá ver o seu famoso círculo interior de pedra, bem como cinco reconstruções de casas neolíticas. Também poderá desfrutar de duas interessantes exposições para que possa sair de lá como um especialista em Stonehenge.
  • Bath: Em Bath poderá ver lugares como a maravilhosa Ponte Pulteney, o Royal Crescent e algumas das suas belas casas. Claro que, se tiveres escolhido a opção que inclui bilhetes para os Banhos Romanos, também poderás entrar para os ver.

Informações úteis para os visitantes da cidade

  • Preço: A partir de 90 euros
  • Duração: entre 10,5 e 11 horas.

Porque é que eu gosto deste passeio: É a forma perfeita de ver dois dos lugares mais impressionantes do país num só dia e sem preocupações.

Recomendado se... quiser aproveitar ao máximo a sua estadia em Londres e visitar alguns locais próximos da capital.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada vs. visitar Stonehenge e Bath por conta própria?

Visita a Bath| ©Pedro Szekely
Visita a Bath| ©Pedro Szekely

Pode estar a hesitar entre contratar uma excursão organizada a partir de Londres para visitar Stonehenge e Bath (na lista das melhores excursões a partir de Londres) ou tentar fazê-lo por conta própria. É claro que a segunda opção é sempre possível, mas a primeira tem duas grandes vantagens: tempo e comodidade.

Visitar Stonehenge e Bath por conta própria num único dia pode ser complicado. É verdade que chegar a ambos os sítios a partir da capital não é difícil. No caso de Stonehenge, será quase inevitável mudar em Salisbury, enquanto há comboios e autocarros directos para Bath. O problema surge quando se pretende combinar as duas visitas no mesmo dia.

Embora existam comboios de Bath para Salisbury, onde se tem de apanhar um autocarro para o monumento, pode ser difícil encaixar os horários de forma a dar tempo para ver tudo à vontade. Talvez a melhor opção, se quiser fazer isto, seja passar a noite em Bath antes de regressar a Londres.

Ter de pesquisar as diferentes combinações de transportes e horários dos sítios que quer visitar para não os encontrar fechados torna a reserva da excursão organizada a Stonehenge e Bath muito mais conveniente. Afinal de contas, é só entrar no autocarro e ser levado para Stonehenge e Bath.

Como reservar a excursão a Stonehenge e Bath

Visitar Stonehenge com a visita guiada| ©Bryony Elena
Visitar Stonehenge com a visita guiada| ©Bryony Elena

Reservar a sua excursão a Stonehenge e Bath é fácil. Basta introduzir as datas e os dados no sítio Web e receberá um e-mail de confirmação. Recomendo que preste atenção às diferentes opções que terá para escolher.

Quando chegar ao ponto de encontro, tudo o que tem de fazer é mostrar ao guia o voucher incluído no e-mail, sem necessidade de imprimir nada.

Reserve a sua excursão a Bath, Avebury e Lacock Village

Vale a pena ir a Stonehenge e Bath a partir de Londres?

Bath| ©Aaron & Carol
Bath| ©Aaron & Carol

É impossível dar uma resposta a esta pergunta, pois depende muito dos seus gostos. Assim, se for um amante do espetáculo, talvez prefira ir a um dos musicais de Londres em vez de passar um dia a visitar estes locais, ou se quiser provar a melhor comida de Londres, talvez opte por uma excursão gastronómica em Londres. O que quero dizer é que uma cidade tão grande oferece tantas alternativas e este passeio pode ser um complemento a algumas das actividades principais da sua viagem.

No entanto, o meu conselho é que tente arranjar tempo para este passeio. A magia e o mistério de Stonehenge proporcionam aos visitantes uma experiência difícil de superar e, se a isto juntarmos a beleza de Bath, é uma visita quase obrigatória para qualquer viajante.

Obviamente, a sua escolha dependerá também do tempo que vai passar em Londres. Claro que, se ficar apenas dois ou três dias, é muito provável que tenha todos os momentos ocupados, quer seja com os museus ou simplesmente descobrindo o que os diferentes bairros de Londres têm para oferecer. No entanto, se ficar em Londres durante seis dias ou mais, recomendo que saia da cidade e descubra as maravilhas que Stonehenge e Bath têm para oferecer.

Planear a sua visita: algumas dicas básicas

inverno em Stonehenge| ©Fred Rockwood
inverno em Stonehenge| ©Fred Rockwood
  • Quando ir: Aqui pode consultar as melhores alturas para ir a Stonehenge, o que também é válido para Bath. Normalmente, é inevitável encontrar muitos visitantes, embora o seu número seja reduzido nos meses de outono ou inverno. Se não for num fim de semana, poderá visitar os dois locais mais confortavelmente.
  • Duração da visita: Uma visita a Stonehenge pode durar entre 1 hora e 1,5 horas. Embora possa não parecer muito tempo, é tempo mais do que suficiente para percorrer as estruturas de pedra e visitar o museu. Por outro lado, a duração da visita a Bath dependerá das opções que tiver escolhido, mas no total pode durar mais ou menos o mesmo tempo que a paragem em Stonehenge.
  • O que vestir: mesmo que vá no verão, nunca se deve esquecer que o clima britânico pode ser bastante variável. Tente sempre usar roupas confortáveis e, dependendo da previsão do tempo, roupas que sejam suficientemente quentes para não se sentir desconfortável. Os sapatos também devem ser confortáveis, uma vez que irá caminhar durante bastante tempo e a superfície de Stonehenge é bastante irregular. Por fim, não se esqueça de levar um mackintosh, para o caso de ter de o levar.
  • Onde comer: Se não tiver reservado as opções de alimentação, terá de encontrar um local adequado para comer. Pode sempre trazer um lanche ou, se não tiver, usar os locais que encontrar. O Stonehenge Visitor Centre tem um restaurante no interior que, embora não se compare com os melhores de Londres, pode ser um bom sítio para comer qualquer coisa. Em Bath, por sua vez, não terá dificuldade em encontrar um sítio que lhe agrade.
  • Ir a Stonehenge e Bath com crianças: ambos os locais têm atracções suficientes para que as crianças não se aborreçam durante a visita. Obviamente, elas tendem a cansar-se antes dos adultos, mas se se distraírem, podem passar um dia fantástico. Em Stonehenge, é aconselhável comprar um guia áudio para que as crianças possam ouvir as diferentes explicações sobre o que estão a ver.
  • Verifique o tempo antes de ir: como já referi, o tempo britânico é muitas vezes bastante imprevisível. Por esta razão, recomendo que verifique a previsão do tempo com alguma antecedência para que se possa preparar para a sua visita.

Reserve a sua viagem a Bath, Avebury e Lacock Village