Melhor momento para ir a Londres

Se tem a certeza de que Londres será o destino da sua próxima escapadela, só falta decidir a altura do ano em que vai viajar para lá. Vejamos quais são as opções!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 7 minutos

Melhor momento para ir a Londres

Catedral de São Paulo | ©Daniel Roe

Dependendo da época das férias e dos planos que se pretende fazer, o clima do destino é algo a ter em conta na hora de planear os tão esperados dias de folga. No caso de Londres, o seu clima é oceânico, com verões frescos, invernos frios e chuvas significativas distribuídas ao longo do ano.

Mas qual é a melhor altura para viajar para Londres? Não se preocupe! Neste post analisamos esta questão para que possa ter uma ideia do que esperar na cidade durante cada estação do ano, para que possa escolher a que melhor se adequa a tudo o que quer ver e fazer na capital britânica.

1. Qual é a melhor altura para viajar para Londres?

London Bridge a partir do The Shard| ©Matt Brown
London Bridge a partir do The Shard| ©Matt Brown

Se fizermos uma avaliação do ponto de vista económico e climático, a melhor altura para ir a Londres são as estações da primavera e do outono, porque as temperaturas são agradáveis, há menos turistas na cidade e os preços, embora caros, são um pouco moderados.

Há uma coisa curiosa em Londres em comparação com outras cidades europeias: sendo a cidade mais visitada do continente, pode dizer-se que vive numa espécie de época alta contínua, porque os preços são normalmente elevados. Isto é especialmente notório durante o Natal e o verão, quando o tempo na capital britânica está no seu melhor e há uma avalanche de turistas.

Caso ainda não tenha uma data específica para visitar a cidade, na minha opinião a melhor altura para viajar para Londres é a primavera**(abril e maio**) e o outono**(setembro e outubro**). As temperaturas são amenas, há muitas horas de sol e pode encontrar preços melhores do que noutras alturas do ano.

De qualquer modo, ao planear a sua viagem, é sempre boa ideia verificar as temperaturas médias em Londres para o ajudar a escolher as actividades certas a fazer durante a sua estadia e a roupa certa a levar para a sua viagem.

Reserve as melhores excursões em Londres

2. Londres na primavera

No cruzeiro pelo rio Tamisa| ©Andy Roberts
No cruzeiro pelo rio Tamisa| ©Andy Roberts

Embora no hemisfério norte seja primavera a partir de março, em Londres este mês quase não difere do inverno e é nos meses de abril em Londres e maio em Londres que a mudança de estação é mais notória. As temperaturas tornam-se um pouco mais amenas em comparação com o inverno e os dias ganham gradualmente mais horas de luz do dia.

Quanto à chuva, tende a ser frequente, mas nada de surpreendente em Londres nesta altura do ano. As nuvens estão muito presentes na capital britânica e pode chover pelo menos metade dos dias do mês. Por isso, quando o sol brilha, os londrinos saem à rua para todo o tipo de actividades ao ar livre.

É uma óptima altura para fazer um cruzeiro no Tamisa, uma visita guiada a Londres ou percorrer os mercados de rua para comprar uma recordação especial ou fazer um piquenique num dos parques e jardins da cidade.

Reservar um cruzeiro no Tamisa

Multidões de turistas na primavera

Uma das vantagens de visitar Londres na primavera é o facto de haver menos turistas do que durante o verão e, embora as ruas estejam cheias de gente, não é tão movimentado e pode visitar os monumentos e museus de Londres à vontade.

Além disso, com exceção da Páscoa, os preços em Londres ainda não subiram como no verão, uma vez que não é época alta e pode encontrar algumas ofertas interessantes de alojamento no centro. A zona perfeita para se deslocar pela cidade em transportes públicos, especialmente se gostar de apanhar o metro de Londres.

Neste outro post, pode ler o que ver e fazer em Londres na primavera.

3. Londres no outono

outono nos jardins de Waterloo| ©carlfbagge
outono nos jardins de Waterloo| ©carlfbagge

A par da primavera, o outono(setembro em Londres e outubro em Londres) é outra boa altura para viajar para Londres.

As temperaturas continuam a ser agradáveis durante o dia, mas sem o calor típico do verão. No entanto, à medida que a estação avança, as noites tornam-se mais frescas e a humidade aumenta, assim como a pluviosidade. Tenha isto em conta quando fizer a sua mala!

Durante o outono, os londrinos aproveitam os dias de bom tempo para desfrutar de uma bebida numa esplanada, praticar desporto ou passear pelos parques da capital britânica. Com a mudança das folhas que esta estação traz, há uma explosão de cores nos jardins da cidade e a natureza fica linda. Para além disso, Londres brilha com uma luz especial, perfeita para um passeio fotográfico pelos seus parques e ruas.

No entanto, os dias estão a ficar mais curtos e a escurecer mais cedo, por isso, se pretende fazer algumas actividades ao ar livre durante a sua estadia, lembre-se de planear com antecedência.

Reserve as melhores excursões em Londres

A época turística do outono

Tal como na primavera, o número de turistas em Londres no outono é menor do que no verão. Isto significa que há menos filas para entrar nas principais atracções da capital e que pode desfrutar de passeios turísticos descontraídos e sem multidões - o que é uma verdadeira delícia!

Além disso, com a chegada da nova estação, os preços descem e é mais fácil encontrar excelentes ofertas de alojamento e voos por um pouco menos de dinheiro.

É também uma boa altura para viajar para a cidade porque há muitos eventos como o Underbelly Festival em Southbank, nas margens do Tamisa, o Oktoberfest ou o festival Illuminature.

Neste outro post pode ler o que ver e fazer em Londres no outono.

4. Londres no verão

Aproveitando o Solstício de verão| ©Stonehenge Stone Circle
Aproveitando o Solstício de verão| ©Stonehenge Stone Circle

Coincidindo com as temperaturas mais quentes do ano e com o período de férias, os meses de junho, julho e agosto constituem a época alta em Londres.

O clima nesta altura do ano é ideal para viajar para a capital britânica porque as temperaturas raramente ultrapassam os 25ºC, os dias são mais longos e é a estação em que chove menos. No entanto, não se deixe levar pela confiança excessiva, pois uma típica trovoada de verão pode formar-se de repente, arrefecendo o ar e deixando-o a tremer, razão pela qual deve sempre levar um guarda-chuva e uma camisola fina na sua mochila!

Durante o verão, pode aproveitar as horas de luz do dia mais longas para fazer uma viagem de Londres aos seus belos arredores (por exemplo, para ver o solstício de verão em Stonehenge), ver o interior do Palácio de Buckingham quando a família real vai de férias, ver o pôr do sol com uma bebida num telhado, explorar os locais secretos mais encantadores de Londres ou desfrutar do melhor cinema de verão ao ar livre.

Reserve uma excursão secreta pelos bairros de Londres

A época turística de verão

O verão é a época alta do turismo em Londres. Isto significa que as ruas estão cheias de turistas, os hotéis estão quase totalmente reservados e os preços sobem.

Se quiser visitar Londres durante esta estação, o meu conselho é que reserve o seu voo e alojamento com antecedência para tentar obter os melhores preços, uma vez que os preços sobem em flecha - e o mesmo se aplica aos seus bilhetes para as atracções que quer ver, uma vez que a disponibilidade se esgota rapidamente!

Apesar de ser um período com mais turistas, vale a pena visitar Londres no verão porque há muito ambiente nas ruas e eventos como o festival de comida Taste Of London, o Notting Hill Carnival ou o festival de música Wireless Festival.

Neste outro post pode ler o que ver e fazer em Londres no verão.

5. Londres no inverno

Desfrutar de patinagem no gelo| ©Ungry Young Man
Desfrutar de patinagem no gelo| ©Ungry Young Man

Exceto durante a época natalícia em Londres, o inverno não é a melhor altura para viajar para Londres porque os termómetros começam a descer consideravelmente e faz um frio de rachar. As temperaturas rondam os 5°C e descem ainda mais, sendo fácil a ocorrência de geadas, especialmente em janeiro em Londres e fevereiro em Londres.

Durante o dia, as horas de luz são escassas porque escurece muito cedo. Se juntarmos a isto as brumas do Tamisa, o céu nublado e os aguaceiros frequentes, é menos provável que consiga planear com antecedência e que queira passar o mínimo de tempo possível ao ar livre.

Mas isso não significa que não se possa manter ocupado a fazer coisas. Se o tempo não estiver bom, pode sempre fazer actividades no interior, como visitar o Parque dos Estúdios Harry Potter, ver um musical do West End ou um dos museus da cidade, ou ir tomar um chá da tarde tradicional.

Reservar bilhetes para o Parque Harry Potter

Multidões de turistas no inverno

Ir a Londres durante os meses de janeiro e fevereiro pode ser uma boa altura se não se importar com o frio e se quiser poupar no seu orçamento, uma vez que os preços baixam um pouco e pode encontrar boas opções de transporte e alojamento.

No entanto, se não tolerar as temperaturas frias, mesmo que seja época baixa de turismo e haja menos pessoas na cidade, é melhor esperar pela primavera.

Em Londres, os preços aumentam por volta de dezembro, no período que antecede o Natal, uma vez que Londres é bonita durante a época festiva e atrai muitos visitantes.

A partir de meados de novembro, em Londres, há muitos festivais de Natal, pistas de gelo, mercados de comida e muitas outras surpresas. Se tiver oportunidade, recomendo vivamente que os visite!

Além disso, se a sua viagem coincidir com a véspera de Ano Novo, também pode experimentar a forma como o Ano Novo é celebrado na cidade e ver o maravilhoso espetáculo de fogo de artifício no London Eye.

Neste outro post, pode ler sobre o que ver e fazer em Londres no inverno.

Comparamos as diferentes estações para visitar Londres na tabela abaixo

  • primavera
  • Temperaturas amenas
  • Chuva regular
  • Época média
  • Atracções turísticas muito concorridas
  • verão
  • Temperaturas agradáveis
  • Chuva ocasional
  • Época alta
  • Atracções turísticas muito concorridas
  • outono
  • Temperaturas amenas
  • Chuvas frequentes
  • Época média
  • Atracções turísticas menos concorridas
  • inverno
  • Temperaturas frias
  • Chuvas fortes
  • Época baixa
  • Atracções turísticas pouco concorridas