10 coisas a fazer em Londres em fevereiro

O mês de fevereiro na capital de Inglaterra é sinónimo de actividades fabulosas, incluindo moda, música, arte, exposições e Tortitas - continue a ler para saber mais!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas a fazer em Londres em fevereiro

Trafalgar Square, Londres | ©Diane Picchiottino

Atualmente, Londres é uma das cidades mais diversificadas do mundo; rica em história e tradição, é o lar de algumas das culturas mais proeminentes do mundo. A capital britânica atrai mais de 27 milhões de visitantes por ano, o que a torna a cidade mais visitada da Europa.

fevereiro é um excelente mês para visitar Londres atempadamente, uma vez que o frio do inverno tende a atrair menos multidões e as filas de espera são reduzidas. Além disso, o ambiente festivo do Dia dos Namorados irá cativá-lo. Aqui está uma lista de actividades a considerar se visitar Londres este mês.

1. Visitar o Parque Harry Potter no Warner Bross Studio

Castelo de Hogwarst| ©Karen Roe
Castelo de Hogwarst| ©Karen Roe

Esta atração leva-o diretamente aos bastidores da realização de uma das sagas mais icónicas de todos os tempos. Trata-se de uma visita ao Parque Harry Potter em Londres, onde pode ver os cenários reais da lendária saga, bem como uma variedade de adereços, modelos e adereços para os efeitos especiais no grande ecrã.

Se estiver a pensar como chegar ao Parque Harry Potter nos Estúdios Warner Bross, este localiza-se em Leavesden, Hertfordshire; cerca de 32 km a noroeste de Londres. Ou pode também reservar bilhetes, incluindo transferes a partir de Londres.

Reservar bilhetes para o Parque Harry Potter

2. Comemore o Dia dos Namorados num cruzeiro pelo rio Tâmisa

Cruzeiro dos Namorados| ©Paul Kohler
Cruzeiro dos Namorados| ©Paul Kohler

Se estiver a visitar Londres em fevereiro com o seu parceiro, resistir à atmosfera festiva do Dia dos Namorados que permeia a cidade durante todo o mês será uma missão impossível. Londres é o cenário ideal para um Dia dos Namorados que não seja atormentado por planos aborrecidos e clichés sazonais. Na capital britânica, há até quem se vista a rigor neste dia.

Sem dúvida, o plano estrela para esta noite especial é fazer um dos cruzeiros no Tamisa. Existe uma grande variedade de preços para estes cruzeiros, adaptados a todos os orçamentos. Pode escolher desde o mais económico cruzeiro de 1 hora de Westminster a Greenwich, até aos que incluem jantar, ou o mais romântico: os cruzeiros ao pôr do sol.

Reservar um cruzeiro ao pôr do sol no Tamisa

3. Descubra o colorido Festival das Orquídeas nos Jardins de Kew

Festival de Orquídeas dos Jardins de Kew| ©Russell Harris
Festival de Orquídeas dos Jardins de Kew| ©Russell Harris

Todos os anos, desde as primeiras semanas de fevereiro até meados de março, os Jardins de Ke w acolhem o seu Festival de Orquídeas anual. Se tem interesse em plantas, esta é uma oportunidade a não perder e uma experiência que só Londres pode proporcionar.

O festival realiza-se no Conservatório Princesa de Gales, um espaço com ar condicionado concebido para preservar a atmosfera tropical que estas belas flores exigem.

Jardins de Kew

Este paraíso de flores no centro de Londres é o local a visitar se quiser fazer uma pausa da azáfama e do ar poluído da cidade. Aqui encontrará uma miríade de espécies de plantas e árvores, várias galerias de jardins perfeitamente cuidados, estufas e até uma impressionante representação de uma colmeia de abelhas.

Reservar bilhetes para os Jardins de Kew

4. Não perca os musicais do West End de Londres

À espera do início do espetáculo no Her Majesty's Theatre| ©Lotta Holmström
À espera do início do espetáculo no Her Majesty's Theatre| ©Lotta Holmström

Londres, para além de ser um destino turístico popular, é uma cidade famosa pela sua indústria teatral. Tal como a Broadway em Nova Iorque, é no West End que se encontram os melhores musicais de Londres. É por isso que os turistas que visitam a cidade adicionam sempre um espetáculo do West End à sua lista de coisas a fazer em Londres.

Ao mesmo tempo, o inverno em Londres é a altura perfeita para os amantes do teatro aproveitarem os saldos. Dependendo do espetáculo, é possível encontrar bilhetes com desconto e diferentes ofertas. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os bilhetes de teatro são mais baratos, numa tentativa de fazer com que mais pessoas saiam do calor das suas casas.

Reservar bilhetes para os musicais de Londres

5. Desfrute da Semana da Moda de Londres

Desfile de moda em Londres| ©Isabel Infantes
Desfile de moda em Londres| ©Isabel Infantes

Esta é uma experiência imersiva de alta-costura que inclui desfiles e apresentações de estilistas britânicos e internacionais e é muito apreciada pelos amantes da moda.

A London Fashion Week é uma das quatro semanas de moda mais importantes do mundo e tem lugar todos os anos em fevereiro e setembro. Este evento é realizado noutras cidades, como Paris, Milão e Nova Iorque. Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos diretamente no seu sítio Web, escolhendo o estilista que deseja ver e contactando o gabinete de imprensa do evento.

Se tiver dificuldade em entrar nos eventos mais exclusivos, aqui vai uma dica: compre ingressos para participar do London Fashion Week Festival. Este é um evento mais acessível e económico que se realiza logo após a London Fashion Week. Pode participar em conversas ao vivo com personalidades da indústria da moda, assistir a desfiles exclusivos, ter acesso a descontos em lojas de luxo e muitas outras actividades.

6. Se vai com crianças, não perca o Imagine Children's Festival

Crianças no Imagine Children's Festival| ©Victor Frankowski
Crianças no Imagine Children's Festival| ©Victor Frankowski

Se está a planear visitar Londres com crianças, recomendamos que vá ao Imagine Children's Festival, um festival de artes concebido principalmente para crianças, que se realiza todos os anos em fevereiro, durante 12 dias, no Southbank Centre. Há eventos para todas as idades, desde bebés a adolescentes, e pelo menos metade deles são completamente gratuitos!

Este festival infantil não só é encantador, como também celebra o poder de contar histórias. Recomendamos que dê uma vista de olhos à deliciosa variedade de actividades e espectáculos na sua visita a Londres, pois há algo para todas as idades e gostos. Desde música, arte, narração de histórias, marionetas e jogos, a criatividade está na ordem do dia.

7. Participe na celebração do Dia da Panqueca Inglesa

Nas corridas de panquecas| ©Martin Deutsch.
Nas corridas de panquecas| ©Martin Deutsch.

A Terça-feira Gorda é um feriado religioso que precede o período de jejum de 40 dias da Quaresma. É celebrado entre 3 de fevereiro e 9 de março de cada ano e os ingleses comemoram-no com o seu tradicional banquete de panquecas. Se estiver em Londres para esta celebração, delicie-se e junte-se à diversão com uma montanha de panquecas e participe numa das famosas corridas de panquecas.

O que são corridas de panquecas?

É uma corrida de estafetas em que os participantes correm por uma rua, de frigideira na mão, a virar panquecas. É uma tradição da Terça-feira Gorda em Inglaterra; embora se realize em quase todas as cidades inglesas, os historiadores situam as suas origens em Olney, Buckinghamshire. Se quiser juntar-se a esta celebração peculiar, aqui ficam algumas ideias:

Porque é que se celebra o dia das panquecas?

A tradição por detrás desta celebração envolveu a utilização criativa de certos alimentos que seriam voluntariamente abandonados durante a Quaresma devido ao jejum: manteiga, ovos e leite.

8. Não perca o London Classic Car Show

Visita ao Salão de Automóveis Clássicos de Londres| ©Tony Harrison
Visita ao Salão de Automóveis Clássicos de Londres| ©Tony Harrison

O London Classic Car Show é definido como o evento obrigatório para qualquer proprietário, colecionador, conhecedor ou fã de automóveis clássicos. É uma celebração popular que se realiza em fevereiro na metrópole inglesa e reúne uma das mais extensas colecções do Reino Unido.

Durante dois dias, terá a oportunidade de apreciar uma coleção que, normalmente, inclui mais de 700 automóveis clássicos. Em eventos anteriores, foi montada uma pista de condução coberta onde se exibem os melhores carros em ação. Além disso, existe a oportunidade não só de ver, mas também de comprar alguns dos modelos em exposição e entrar em contacto com figuras influentes ou concessionários líderes do sector.

9. Não perca o Camden Market

Visitar o Camden Market| ©Mario Sánchez Prada
Visitar o Camden Market| ©Mario Sánchez Prada

Esta é a quarta atração turística mais popular de Londres e um dos mercados mais famosos do mundo; cerca de 10.000 turistas visitam-no todos os fins-de-semana, pelo que pode ficar incrivelmente cheio. O nosso conselho é que, se visitar Londres em fevereiro, aproveite a época baixa e os dias menos concorridos para visitar o Camden Market e desfrutar ainda mais da experiência.

O que se pode encontrar no Camden Market?

Localizado no norte de Londres, num local conhecido como Camden Town, tem uma atmosfera muito diferente do resto da cidade. Repleto de originalidade e de um ambiente alternativo, o mercado está dividido em seis espaços diferentes, onde se podem encontrar lojas de souvenirs, roupa alternativa, calçado, milhares de artigos feitos à mão e, claro, boa comida!

Qual é o horário de funcionamento do Camden Market?

O site oficial indica que o Camden Markets está aberto diariamente das 10h às 18h. Durante a época de inverno, este horário pode variar entre as 8:30 e as 17:00 horas. O Camden Market está aberto durante todo o ano e só fecha no dia de Natal.

10. Mergulhe na celebração do Ano Novo Chinês

Desfile do Ano Novo Chinês| ©Kel, eh?
Desfile do Ano Novo Chinês| ©Kel, eh?

O Ano Novo Chinês ocorre todos os anos em meados de fevereiro, variando em alguns dias ou semanas. A celebração do feriado em Londres é uma das maiores do mundo fora da Ásia, razão pela qual centenas de milhares de pessoas se deslocam a Londres todos os anos.

Os eventos do Ano Novo Chinês em Londres são animados, divertidos e acolhedores. Incluem danças do dragão, pratos tradicionais e espectáculos teatrais. A maravilhosa e criativa exibição do desfile do Ano Novo Chinês pela comunidade asiática tem lugar no centro de Londres. Os bares e restaurantes locais juntam-se à celebração adoptando a tradição e organizando festas temáticas nos seus estabelecimentos.

Temperaturas em Londres em fevereiro

Neve em Londres| ©Landsil
Neve em Londres| ©Landsil

Se decidir visitar Londres durante o mês de fevereiro, deve estar preparado para o tempo frio durante a maior parte do mês. De acordo com os dados oficiais, a temperatura máxima média é de 8°C ou 46°F; enquanto a mínima média ronda os 2°C ou 36°F.

O número médio de dias de sol em fevereiro é de apenas 12, com 16 dias de chuva ou 10 dias de chuva e 3 dias de neve. Recapitulando, só pode contar com sol em metade dos seus dias em Londres durante o mês de fevereiro. Aproveite este tempo para fazer actividades ao ar livre, como as principais excursões da cidade.

Reservar uma visita secreta ao centro de Londres

As multidões de turistas em Londres em fevereiro

Visitar a Tower Brigde| ©Vienna Reyes
Visitar a Tower Brigde| ©Vienna Reyes

Como resultado do inverno e das suas baixas temperaturas, o número de turistas em Londres em fevereiro está abaixo da média em comparação com outros meses do ano no mesmo destino.

fevereiro é o mês ideal para viajar para Londres com um orçamento limitado. Durante este mês, os turistas mais tradicionais preferem fazer férias em destinos mais quentes. Esta é uma grande vantagem a aproveitar: as filas de espera são quase nulas, pelo que poderá desfrutar de muito mais actividades, como os principais museus da capital britânica.

Reserve os seus bilhetes para o Museu de Cera Madame Tussauds

Preços em Londres em fevereiro

Pagar a fatura| ©cottonbro
Pagar a fatura| ©cottonbro

fevereiro é uma boa altura para visitar Londres com um orçamento limitado, uma vez que é um período de época baixa e, devido ao tempo frio, muitas pessoas não consideram que seja a melhor altura para viajar para Londres. Uma visita durante fevereiro pode acabar por custar muito menos do que uma viagem semelhante durante os meses de época alta, como junho ou julho.

Apesar de ainda estar bastante frio, temos a certeza de que os preços reduzidos dos bilhetes o encorajarão a ficar por cá. Durante o mês de fevereiro, muitos alojamentos oferecem descontos e, se vier de outro país, também pode encontrar descontos nos bilhetes de avião. Além disso, pode também beneficiar de preços reduzidos nas excursões.

Reserve a sua excursão a Oxford, Windsor e Stonehenge a partir de Londres

O que levar na mala para a sua visita a Londres em fevereiro

Fazer a mala| ©Timur Weber
Fazer a mala| ©Timur Weber

Como já foi referido, Londres é um destino muito frio em fevereiro, pelo que terá de ter a sua roupa de inverno pronta antes de viajar. Como dica geral, evite usar roupas largas, uma vez que os ventos podem ser bastante fortes e podem ser bastante frios, resultando em desconforto ou numa rajada de vento que leve embora algumas das suas peças favoritas.

Quando viajar para Londres, tente fazer a sua mala:

  • Roupa de inverno quente.
  • Casacos impermeáveis
  • Botas impermeáveis
  • Luvas quentes e protectores de ouvidos quentes.
  • Chapéus, casacos com capuz ou ambos.
  • Não se esqueça de um guarda-chuva, vai agradecer-lhe quando começar a chover.

Reserve o seu transfer partilhado do aeroporto de Londres para o seu hotel

Planos alternativos para se proteger da chuva em fevereiro

De longe, a Torre de Londres| ©Federico Lo Forte
De longe, a Torre de Londres| ©Federico Lo Forte

Como fevereiro em Londres é um mês que promete chuva de vez em quando, é bom ter planos alternativos ou actividades para fazer quando a sua aplicação meteorológica prevê aguaceiros durante todo o dia. Aqui está um post com algumas atividades de inverno que valem a pena em Londres:

Visitar os museus de Londres

Quer se interesse por arte, ciência ou história, em Londres vai encontrar alguns dos museus mais impressionantes do mundo e todos com entrada gratuita para o público. Entre os melhores museus de Londres encontram-se o British Museum, a National Gallery, o Tate Modern, o Science Museum e o Natural History Museum.

À margem desta lista está o museu de cera de Londres, mais conhecido como Madame Tussauds; é um dos poucos museus em que tem de pagar a entrada, mas se considerarmos as figuras de cera que encontrará no Madame Tussauds, vale bem a pena.

Uma visita guiada à Torre de Londres

Este é o local ideal para aprender sobre a história britânica e, enquanto o faz, apreciar a maravilhosa exposição das jóias da coroa da família real, incluindo a coroa do estado imperial. Os guardas são muito simpáticos e encantam os visitantes que compram bilhetes para a Torre de Londres com contos sangrentos e histórias de tempos passados.

Reservar bilhetes para a Torre de Londres