10 lugares secretos de Londres

Se quiser conhecer alguns dos locais secretos de Londres que são frequentemente ignorados pela maioria dos turistas, prepare a sua máquina fotográfica, porque eles não o vão deixar indiferente!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 8 minutos

10 lugares secretos de Londres

O arranha-céus Shard, Londres | ©Dimitry Anikin

Se depois de ver os monumentos mais emblemáticos da capital britânica lhe apetece descobrir lugares originais que não costumam aparecer nos guias de viagem da cidade, veio ao sítio certo porque neste post vai encontrar 10 lugares secretos em Londres com muito charme que o vão surpreender.

1. Pequena Veneza

primavera em Little Venice| ©Matthias v.d. Elbe
primavera em Little Venice| ©Matthias v.d. Elbe

Little Venice é um desses lugares secretos em Londres que não pode deixar de visitar durante as férias. Situado no bairro de Maida Vale, perto de Camden, em Regent's Park, este lugar é um oásis de tranquilidade pouco conhecido onde se pode passar algum tempo (especialmente na primavera em Londres e no verão em Londres) longe da azáfama da cidade, quando apetece desligar.

Little Venice situa-se num belo cenário natural, com ruas empedradas arborizadas e muitas casas de campo de estilo georgiano nas margens do canal. Este sempre foi um local muito boémio, para onde os artistas fugiam em busca de inspiração.

A melhor maneira de apreciar os canais desta joia secreta de Londres é a pé. Na junção do Regent's Canal e do Grand Union Canal, há um pequeno cais repleto de barcos coloridos e de aspeto invulgar, alguns com cafés onde pode desfrutar do ambiente descontraído e outros onde vivem os habitantes locais. Poderá tirar fotografias fantásticas ao longo do percurso.

  • Endereço: Maida Ave, Londres W2 1ST, Reino Unido
  • Como chegar lá: De metro, na estação de Paddington (linhas Bakerloo, Circle, District e Hammersmith & City) e na estação de Warwick Avenue (linha Bakerloo).

Reserve uma excursão secreta pelo centro de Londres

2. Passagem de Camden

Passeio a pé pela Camden Passage| ©Edward
Passeio a pé pela Camden Passage| ©Edward

Outro dos locais secretos de Londres que deve visitar durante a sua estadia é Camden Passage, no bairro de Islington. Esta rua pedonal do século XVIII é o lar de muitas lojas de antiguidades e cafés encantadores, onde recomendo que passe para comprar uma lembrança especial ou apenas para relaxar com uma chávena de chá num local tão pitoresco.

Mas se gosta de mercados de rua, tem de ir a Camden Passage às quartas-feiras ou sábados, pois desde 1960 que existe aqui um mercado conhecido como The Camden Passage Antiques Market. Aqui pode encontrar todo o tipo de objectos decorativos, jóias, livros, roupas e mobiliário vintage.

Camden Passage é uma rua raramente visitada por turistas, por isso, se procura algo original para fazer em Londres, não hesite em visitá-la, pois irá divertir-se imenso num local onde o tempo parece ter parado.

  • Endereço: 1 Camden Psge, London N1 8EA
  • Como chegar lá: De metro, estação Angel, linha Northern.

Reservar uma visita privada a Londres

3. Mercado Leadenhall

Mercado de Leadenhall| ©Simon Rae
Mercado de Leadenhall| ©Simon Rae

Não muito longe da Torre de Londres fica o Leadenhall Market, outro dos pontos secretos de Londres que, se for fã da saga Harry Potter, conhecerá, mas se não for, pode ainda não estar no seu radar e é um belo lugar que deve definitivamente visitar durante a sua viagem.

É um dos mercados mais antigos da capital britânica, que remonta ao século XIV. Foi completamente destruído pelo Grande Incêndio de 1666, tendo sido construído um novo e redesenhado o seu aspeto no século XIX para dar origem a este belo mercado de estilo vitoriano com a sua estrutura de aço e vidro, que pode visitar atualmente.

De facto, foi o cenário de numerosos filmes como "Lara Croft: Tomb Raider", "O Imaginário do Doutor Parnassus" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal".

Se estiver a passear pela cidade de Londres, recomendo-lhe que vá ao Leadenhall Market. Há muitas lojas onde se podem comprar lembranças e restaurantes onde se pode fazer uma pausa para desfrutar do ambiente.

  • Endereço: Gracechurch Street, Londres, EC3V 1LT
  • Como chegar lá: De metro, estação Bank, Central, Northern e Waterloo & City Line.

Reservar uma excursão gastronómica em Londres

4. Micro Biblioteca de Lewisham

Visitar a Micro Biblioteca de Lewisham| ©Seb Handley.
Visitar a Micro Biblioteca de Lewisham| ©Seb Handley.

Desde que toda a gente tem um telemóvel colado à mão, as cabines telefónicas de rua são um vestígio do passado, embora em cidades como Londres gozem do estatuto de ícones culturais como o Big Ben ou a Tower Bridge.

Para evitar a sua deterioração, muitas destas cabines vermelhas foram convertidas em desfibrilhadores, painéis publicitários e até quiosques. Mas há uma em particular, no sudeste de Londres, que foi transformada na biblioteca mais pequena da cidade.

Chama-se Lewisham Micro Library e está situada no cruzamento da Tyrwhitt Road com a Lewisham Way. Nasceu de uma iniciativa de troca de livros entre vizinhos e, atualmente, existe até um clube de leitura (The Phone Box Book Club) num pub próximo.

Se está à procura de um passeio fotográfico original na capital britânica, não se esqueça de adicionar este local secreto de Londres à lista.

  • Endereço: Lewisham Way, Londres SE8 4DL, Reino Unido.
  • Como chegar lá: De comboio, estação de Brockley.

5. Jardim de Kyoto

No Jardim de Quioto| ©Daniel Cupples
No Jardim de Quioto| ©Daniel Cupples

Diante dos parques mais famosos da capital britânica, como o Hyde Park, o Regent's Park ou o St. James's Park, existem alguns lugares secretos em Londres que escapam aos olhos dos turistas, onde há verdadeiros tesouros a descobrir.

É o caso do Holland Park, muito próximo do Palácio de Kensington, provavelmente um dos mais desconhecidos mas também um dos mais belos pelo seu paisagismo original. No seu interior, existe um belo jardim de estilo japonês que despertará todos os seus sentidos: o Kyoto Garden.

Foi desenhado no século XX por paisagistas japoneses para o centenário da Sociedade Japonesa do Reino Unido e, ao passear pela sua vegetação, sentir-se-á como se tivesse sido teletransportado para o Japão com esta fabulosa combinação de água, lanternas de pedra e diferentes plantas e flores.

Recomendo a visita ao Kyoto Garden durante o outono em Londres, altura em que está mais bonito com a explosão de cores que a natureza experimenta nesta estação.

  • Endereço: Holland Park Ave, Londres W11 4UA, Reino Unido.
  • Como chegar lá: De metro, estação Holland Park, linha Central.

Reservar uma visita secreta ao centro de Londres

6. Templo de Neasden

Exterior do Templo de Neasden| ©Commons
Exterior do Templo de Neasden| ©Commons

Se a ideia de conhecer outras culturas sem sair de Londres lhe agrada, outro dos locais secretos de Londres a visitar é o Templo de Neasden, o primeiro templo hindu da Grã-Bretanha.

Está localizado no noroeste de Londres, perto do Estádio de Wembley e, para além da sua grande dimensão, destaca-se por ter sido construído com técnicas e materiais tradicionais, tal como seriam utilizados na Índia.

O Templo de Neasden está dividido em várias áreas que podem ser visitadas: o santuário, o centro cultural e a exposição permanente sobre o hinduísmo. Esta última é paga, mas a entrada no resto do santuário é gratuita.

Se quiser visitá-lo, aconselho-o a ir de manhã cedo, pois há um serviço religioso ao meio-dia. Está aberto diariamente das 9 às 18 horas.

  • Endereço: Pramukh Swami Rd, Neasden, London NW10 8HW, Reino Unido
  • Como chegar lá: De metro, estação de Neasden, linha Jubilee.

7. Neal's Yard

Muros de Neal's Yard| ©Elisa.rolle
Muros de Neal's Yard| ©Elisa.rolle

Perto da Covent Garden Square fica o Neal's Yard, um dos locais secretos mais fotogénicos e encantadores de Londres, decorado com muitas flores e plantas e fachadas de edifícios e lojas pintadas de cor.

É uma zona muito conhecida entre os londrinos, mas não tanto entre os turistas, por isso é uma visita obrigatória se quiser descobrir o lado da cidade que não aparece nos típicos guias de viagem, e vai conseguir fotografias fantásticas para o seu Instagram!

Neal's Yard está cheio de cafés e lojas especializadas em comida saudável e cosmética natural. Um lugar muito original para fazer uma pausa para o café ou para se presentear com uma lembrança especial.

  • Endereço: Neal's Yard
  • Como chegar lá: De metro, estação de Covent Garden, linha Piccadilly.

Reservar uma visita secreta ao centro de Londres

8. Igreja de St. Dunstan

Exterior da Igreja de St. Dunstan| ©Elisa.rolle
Exterior da Igreja de St. Dunstan| ©Elisa.rolle

Situada a meio caminho entre a London Bridge e a Torre de Londres, a Igreja de São Dunstan é um dos locais secretos mais encantadores de Londres para descobrir nas suas férias.

Com mais de 900 anos de história, a igreja foi construída na época saxónica e sofreu muitas vicissitudes ao longo da sua história. O Grande Incêndio de 1666 devastou-a e foi reconstruída em numerosas ocasiões até que os bombardeamentos nazis a destruíram quase completamente e a igreja anglicana decidiu não a restaurar, deixando-a em estado de ruína.

Na década de 1960, foi decidido converter os restos da Igreja de St. Dunstan num bucólico jardim público onde se podem tirar belas fotografias.

  • Endereço: St Dunstan's Hill, Londres EC3R 5DD, Reino Unido
  • Como chegar lá: De metro, estações Tower Hill ou Monument, Circle e District Line.

9. O Edifício Shard

O Shard ao pôr do sol| ©Fred Moon
O Shard ao pôr do sol| ©Fred Moon

Embora as vistas do London Eye sejam provavelmente as mais populares da cidade, as vistas mais impressionantes são, de facto, as do The Shard, um arranha-céus que passa muitas vezes despercebido aos turistas e cujo observatório, The View, é quase um desses lugares secretos de Londres que tanto nos fascinam.

Mas o que é que faz com que os bilhetes para o The Shard sejam um atrativo tão grande para os visitantes de Londres? Principalmente o facto de ser o edifício mais alto do Reino Unido e de a sua silhueta ter transformado a linha do horizonte londrino, não esquecendo que do seu miradouro é possível desfrutar de vistas panorâmicas de 360º de cortar a respiração sobre o centro da cidade.

A partir daí terá a oportunidade de ver várias atracções londrinas como a Tower Bridge, o Shakespeare's Globe Theatre, o Big Ben e o Palácio de Westminster, a Torre de Londres ou o London Eye, entre muitas outras.

  • Endereço: 32 London Bridge St, London SE1 9SG, Reino Unido
  • Como chegar lá: De metro, estação London Bridge, linhas Northern e Jubilee.

Reservar bilhetes para o The Shard

10. Excursão Sherlock Holmes em Londres

Visitando o Sherlock Holmes Pub| ©Vazbo
Visitando o Sherlock Holmes Pub| ©Vazbo

Outra forma de conhecer alguns dos lugares secretos de Londres é uma visita guiada a Sherlock Holmes, que o leva a seguir os passos do popular detetive, cuja história está ligada à da capital britânica!

Esta visita pode ser feita por conta própria ou juntando-se a uma visita guiada pelas ruas de Londres, mostrando-lhe os lugares que inspiraram o escritor Arthur Conan Doyle, os lugares que aparecem nos romances e alguns locais que aparecem nas várias adaptações cinematográficas e televisivas.

Recomendo esta última opção, a visita guiada, porque se fores com um guia local terás sempre um melhor contexto do que estás a ver e eles também te contarão muitos factos interessantes sobre a personagem e o autor que talvez não saibas.

Ah! E não te esqueças de visitar o Sherlock Holmes Pub, um local essencial no teu percurso sobre o detetive se fores um amante dos livros de Arthur Conan Doyle.

  • Endereço: Sherlock Holmes Pub. 10 Northumberland St, London WC2N 5DB, UK.
  • Como chegar lá: De metro, estação Charing Cross, linhas Bakerloo e Northern.

Reserve uma excursão secreta pelo centro de Londres