O que ver e fazer em Londres em 1 dia

Se só tem um dia para ver Londres e é a sua primeira vez na cidade, tem de ler este roteiro!
O que ver e fazer em Londres em 1 dia

Outras atividades populares em Londres

Mais sobre: O que ver e fazer em Londres em 1 dia

A capital britânica é uma cidade enorme, onde há muito para ver. Mas se planeia visitar Londres num dia durante uma escapadela, terá de explorar os locais mais importantes, pois é muito complicado ver tudo. Especialmente se for a primeira vez que viaja para lá.

Para que possa conhecer várias das atrações turísticas mais importantes de Londres num dia, criei este pequeno roteiro que lhe servirá de guia. Todos os locais estão relativamente próximos uns dos outros, pelo que poderá conhecê-los dando um longo passeio. Calce sapatos confortáveis, porque vamos começar!

Londres num dia, pela manhã

Tower Bridge - Londres - Reino Unido|©Jan Voorhaar
Tower Bridge - Londres - Reino Unido|©Jan Voorhaar

Começamos o dia na Tower Bridge, onde pode chegar de metro, descendo na estação Tower Hill, ou na paragem do autocarro turístico de Londres 362 Tower Hill, ambas muito perto da Torre de Londres.

Percorra a Tower Bridge

A Tower Bridge é um dos símbolos mais marcantes de Londres, que atrai todos os olhares. Trata-se de uma ponte levadiça do século XIX, construída num belo estilo vitoriano, cuja foto não pode faltar no seu álbum de recordações.

Reserve o seu bilhete para a Tower Bridge para saber como foi construída e como funcionava o seu sistema de elevação.

Neste lado do rio, antes de continuar o passeio pelo centro de Londres, recomendo que faça uma pausa e recarregue as energias. No post onde comer perto da Torre de Londres encontrará várias sugestões e restaurantes para visitar.

Conheça a história da Torre de Londres

A próxima parada do passeio: a Torre de Londres. Você ficará surpreso ao ver um lugar tão bem conservado como este, uma fortaleza antiga que está de pé há quase um milénio e que, ao longo do tempo, testemunhou muitos capítulos importantes da história da Inglaterra. Em torno da Torre de Londres existe uma aura de mistério e terror devido a vários acontecimentos sinistros que ocorreram dentro de suas paredes.

Talvez por isso seja uma das atrações turísticas mais populares da cidade, embora haja outros motivos para explorar o monumento, como a coleção das Joias da Coroa, a exposição "Line of Kings" ou o Palácio Medieval, para citar alguns. Devido ao grande fluxo de visitantes, recomendo que reserve o seu ingresso para a Torre de Londres com antecedência.

No post O que ver na Torre de Londres, poderá ler um resumo dos locais mais destacados para visitar no interior.

Reserve bilhetes para a Torre de Londres

Entre na Catedral de São Paulo

A Catedral de São Paulo| ©Olga Lioncat
A Catedral de São Paulo| ©Olga Lioncat

Continue este passeio de Londres em um dia visitando a Catedral de São Paulo, uma das maiores do mundo e a segunda em tamanho, depois da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Sabia que no local onde ela se encontra sempre houve construções de caráter religioso? Há registros de que aqui foi erguido um dolmen, um templo grego e, por volta do século VI d.C., já havia uma igreja neste terreno.

Antes da atual Catedral de São Paulo, existia outra feita em madeira que foi destruída pelo fogo durante o Grande Incêndio de Londres em 1666. Alguns anos mais tarde, o arquiteto Christopher Wren foi encarregado de reconstruí-la e as obras foram concluídas em 1710. Felizmente, nada mais aconteceu com ela e sobreviveu aos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.

A decoração é maravilhosa, especialmente os belos tetos adornados com pinturas a fresco.

Reserve os seus bilhetes para a Catedral de São Paulo

Suba na London Eye

Atravesse a ponte de Westminster para chegar ao outro lado do rio e chegar ao London Eye, a espetacular roda gigante às margens do rio Tamisa que mudou o horizonte da cidade até a chegada do imponente arranha-céu The Shard.

Deste lado do rio, terá vistas completamente novas e muito bonitas do Palácio de Westminster, do Big Ben e do próprio Tamisa, mas a melhor forma de apreciá-las é subindo na London Eye para contemplar a bela paisagem urbana a partir de uma vista aérea. Tem várias opções de bilhetes para subir:

Esta é uma das experiências imperdíveis que deve viver durante a sua estadia na capital britânica. Dê uma olhada nos horários de funcionamento do London Eye e nos preços dos bilhetes para planear a sua visita e, assim que tiver um tempo livre, desafie o seu medo de altura para subir ao topo.

Reserve o seu bilhete para o London Eye

Londres num dia, à tarde

Palácio de Westminster|©Jhonnilo Soares Cunha
Palácio de Westminster|©Jhonnilo Soares Cunha

Depois de fazer uma pausa para comer, o início da tarde é um bom momento para fazer uma visita guiada a pé por Londres, pela zona de Westminster e pelo Palácio de Buckingham. É uma ótima opção para conhecer, com a ajuda de um guia, todos os segredos do centro de Londres e curiosidades que irão valorizar a sua viagem.

Deixe-se deslumbrar pelo Big Ben e pelo Palácio de Westminster

A próxima parada nesta rota de Londres em um dia é o Big Ben e o Palácio de Westminster. Também conhecido como Casas do Parlamento, este fabuloso edifício em estilo gótico vitoriano sempre foi um símbolo do poder político, tanto quando desempenhava o papel de residência real como atualmente, quando abriga as duas câmaras que compõem o parlamento britânico.

As salas do Palácio de Westminster estão decoradas com um requintado estilo clássico inglês. Recomendo fazer uma visita guiada para apreciar a magnífica arquitetura do edifício e dar um passeio pelos arredores para tirar algumas fotografias. Algumas áreas estão abertas ao público, como os seus belos jardins, de onde poderá contemplar as Casas do Parlamento mais de perto. Não se esqueça de tirar a foto obrigatória com o Big Ben ao fundo, o mítico relógio do Palácio de Westminster que é um ícone da cidade.

A seguir, indico algumas sugestões para visitar ambos os locais, bem como os seus arredores:

Reserve uma visita guiada à Abadia de Westminster

Maravilhe-se com a Abadia de Westminster

Depois de visitar o Big Ben e o Palácio de Westminster, continue a caminhar e chegará à Abadia de Westminster, o templo cristão mais antigo da Inglaterra e um dos seus monumentos mais importantes. Tanto é assim que é considerada um pedaço vivo da história do país. Por isso, não deve perdê-la enquanto faz o percurso de Londres num dia.

Por fora é uma beleza, mas a melhor forma de apreciar esta joia gótica é fazendo uma visita guiada ao interior da Abadia de Westminster, pois ela abriga muitas obras de arte maravilhosas e locais incríveis, como o Panteão Real, o Recanto dos Poetas ou a Sala Capitular, entre muitos outros. Sabia que é a igreja onde são celebradas as coroações reais?

Se ficou curioso, recomendo que leia o post o que ver na Abadia de Westminster, onde poderá descobrir tudo o que este santuário nacional tem para oferecer.

Reserve uma visita guiada à Abadia de Westminster

Não perca o Palácio de Buckingham

Exterior do Palácio de Buckingham| ©Craige McGonigle
Exterior do Palácio de Buckingham| ©Craige McGonigle

A próxima paragem nesta rota de Londres em um dia é o famoso Palácio de Buckingham, residência da família real britânica desde os tempos da rainha Vitória e onde atualmente vive a rainha Isabel II da Inglaterra. E é precisamente aqui que reside o seu encanto: é um dos poucos palácios ativos no mundo. Muitos visitantes chegam a este local para ver a espetacular cerimónia da troca da guarda em Londres.

Se tiver algum tempo e a sua visita coincidir com o dia em que este evento está programado (consulte o perfil do Twitter para saber quando ocorre), recomendo que fique, pois é um espetáculo muito curioso de se ver e poderá tirar muitas fotos de recordação.

Para apreciar a troca da guarda no Palácio de Buckingham, aconselho que se posicione na zona do monumento à Vitória, no centro da rotunda em frente ao portão do palácio, pois de lá terá as melhores vistas. Vou contar-lhe mais sobre a experiência de ver a troca da guarda e o Palácio de Buckingham.

Reserve uma visita ao Palácio de Buckingham com a troca da guarda

Caminhe até ao James’s Park

Pode passear desde os portões do Palácio de Buckingham até St. James's Park, o mais antigo dos Parques Reais da cidade. No século XVI, o rei Henrique VIII adquiriu o terreno para transformá-lo em seu coto de caça privado, mas foi somente no século XVII que o parque foi construído como é conhecido hoje.

Embora não seja um dos parques mais famosos da cidade, o St. James's Park fica muito perto do Palácio de Buckingham, por isso suas plantas e flores parecem muito bem cuidadas. É o cenário perfeito para uma bela sessão fotográfica numa manhã ensolarada, com o palácio ao fundo.

Recomendo visitar o seu lago artificial rodeado por árvores. De lá, há uma vista linda do parque e reina uma sensação de tranquilidade, interrompida apenas pelo canto dos pássaros. Não vai sentir que está no coração da agitada Londres!

Reserve o melhor autocarro turístico de Londres

Londres num dia, à noite

Trafalgar Square à noite|©Leena22
Trafalgar Square à noite|©Leena22

Depois de fazer uma pausa no St. James’s Park e tirar algumas fotos da paisagem ao entardecer, é um bom momento para continuar esta rota de Londres em um dia e fazer a etapa final.

Caminhe pela Trafalgar Square

Ao sair do St. James's Park, siga pela rua The Mall e chegará à Trafalgar Square, outra das praças mais animadas e famosas de Londres. Esta praça foi construída no século XIX para comemorar a vitória britânica na "batalha de Trafalgar" e atualmente nela podemos ver várias atrações turísticas que com certeza vai querer fotografar.

De um lado, a Coluna de Nelson, erguida em homenagem ao almirante inglês Horatio Nelson, que morreu durante a batalha. Ela é cercada por vários leões construídos com o bronze fundido dos canhões franceses. Do outro lado, a National Gallery, o museu de arte mais importante da cidade, que recomendo visitar por dentro quando tiver tempo. Através do site Hellotickets, você tem várias visitas guiadas disponíveis:

Na Trafalgar Square, também poderá ver uma estátua do presidente americano George Washington, doada pelo estado da Virgínia. Este monumento tem uma curiosidade: foi colocado sobre solo importado da América porque o personagem jurou nunca mais pisar em solo britânico. Curioso, não é?

Visita guiada à National Gallery de Londres

Chegue a Piccadilly Circus

E, pela Regent Street, chegará a Piccadilly Circus, a última paragem deste roteiro de Londres em um dia! Esta praça central é conhecida pelos seus grandes letreiros luminosos e por ter no centro a fonte de Eros, um dos emblemas da capital britânica.

Localizada no West End, Piccadilly Circus está sempre cheia de gente a qualquer hora do dia, porque nos seus arredores há muitos restaurantes, lojas, teatros e cinemas.

Verá que é um local muito animado, onde se reúnem tanto londrinos como turistas para se divertirem. Especialmente à noite, quando as luzes de néon dos cartazes sobre os edifícios da praça brilham, dando-lhe um aspecto mágico e futurista muito interessante. Na verdade, é uma das paragens se reservar o autocarro turístico noturno de Londres.

Reserve o autocarro turístico noturno de Londres

Termine o passeio com o melhor musical

Para encerrar um dia tão fabuloso como este percorrendo as ruas de Londres, que tal aproveitar que termina em Piccadilly Circus para relaxar assistindo a um dos musicais do West End?

Os espetáculos são maravilhosos e rivalizam com os da famosa Broadway de Nova Iorque. Com certeza os musicais de Londres vão deixar você impressionado! Mas recomendo que compre os seus ingressos para os musicais de Londres com antecedência.

Compre bilhetes para os musicais de Londres

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 6280 Avaliações
  • L
    L.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma visita obrigatória para qualquer fã de Harry Potter!
  • R
    R.
    4
    (0 Avaliações)
    O cenário mergulha-o completamente no mundo mágico.
  • A
    A.
    4
    (0 Avaliações)
    O acesso ao parque foi rápido graças aos bilhetes antecipados.
  • L
    L.
    5
    (0 Avaliações)
    A experiência foi educativa e divertida; aprendi muito sobre produção.
  • C
    C.
    4
    (0 Avaliações)
    Teria gostado de mais sinalização nalguns pontos do percurso.